29 julho 2016

GUIA ATACAMA: ROTEIRO, DICAS, PASSEIOS


Finalmente consegui escrever detalhadamente sobre a incrível viagem que fizemos para o Atacama!!! 

Para facilitar a vida de vocês, reuni todos os posts aqui neste Guia para vocês poderem encontrar absolutamente todas as informações de que precisam para planejar a sua viagem para esse lugar surpreendente!

Laguna Cejar

Piedras Rojas

Nossa viagem foi feita entre o final do mês de março e o início do mês de abril de 2016.

- ROTEIRO COMPLETO DE 14 DIAS no Atacama e Salar de Uyuni (este post traz todas as informações mais importantes, logísticas, de planejamento e muitas dicas para você organizar sua viagem)

- 1ª ETAPA DA VIAGEM NO ATACAMA (esse post foi escrito e postado durante a viagem) 

- 2ª ETAPA DA VIAGEM NO ATACAMA (esse post foi escrito e postado durante a viagem) 












Salar de Tara

OS 14 DIAS DA VIAGEM FORAM DISTRIBUÍDOS ASSIM:

- 3 noites em Santiago 
- 8 noites em São Pedro do Atacama 
- 3 noites / 4 dias no Salar de Uyuni 

- Visto: não precisa de visto para entrar no Chile nem na Bolívia 

- Passaporte: se você tiver uma identidade emitida há menos de 10 anos, será suficiente para o Chile. Mas para a Bolívia, é altamente recomendável portar o passaporte válido e a agência que contratamos para fazer a travessia pediu para a gente levar.

- Fuso Horário: não tem no Chile, mas tem na Bolívia de 1h para trás (atrasar o relógio), em relação ao horário de Brasília

Laguna Legía

Vulcão Láscar

- MELHOR ÉPOCA PARA IR:

O bom desse passeio para o Atacama Uyuni é que dá para ir o ano inteiro. 

Mas cada época do ano tem seus atrativos e aí vai depender também da sua disponibilidade para viajar.

Eu optei por ir final de março e início de abril porque não estaria muito frio durante o dia, possibilitando mergulhar nas lagunas, bem como, em relação a Uyuni, estamos na expectativa de pegar o Salar com aquela película de água que o faz parecer um gigante espelho.

No verão, principalmente em janeiro e fevereiro, pode chover tanto no Atacama como em Uyuni. Na verdade, é raro chover, mas se tiver que chover, será nessa época. 

Daí, se chover forte, o passeio ao Salar de Uyuni pode ficar prejudicado em muitos trechos que ficam alagados e os carros não passam.

No inverno, especialmente julho, faz muito frio e também é um período muito procurado por turistas.

Então, março, abril, maio, setembro, outubro e novembro são boas épocas com temperaturas mais amenas. Salvo a possibilidade de tempestades de areia que podem acontecer em setembro. 

Outra questão importante é verificar as fases da lua se você fizer muita questão de fazer o Tour Astronômico. Com lua cheia não há passeio.

Laguna Chaxa / Salar do Atacama

Laguna Chaxa / Salar do Atacama

** RESTAURANTES EM SAN PEDRO DO ATACAMA **

- La Estaka: Rua Caracoles, 259

- Rancho Cactus: Rua Toconao, 568.

- El Toconar: Rua Caracoles, 330

- Ayllu Restaurante: mais animado. Para tomar cervejas.

- Delícias de Carmen

- Roots Café

- Comida Gournet: La Casona, Ckunna

- Bar para Beber: Barros e Lola  (GLS, mas vão muitos heteros também e tem karaoke).

- Comida Caseira: Charkikan 

Vicuñas pelas estradas

Laguna Cejar

** SOBRE A FLAVIA BIA EXPEDICIONES **

Todos os nossos passeios (menos o Tour Astronômico!) foram feitos em parceria com a querida Flávia, uma paulistana que abandonou a correria da rotina de grande cidade e foi há alguns anos para San Pedro do Atacama, onde adotou um novo estilo de vida e enveredou-se neste universo turístico.

Flávia nos recebeu com muito carinho e ofereceu a mim - Lily - a integralidade dos passeios e ofereceu ao Julio 50% de desconto. 

Seus serviços são prestados com muita dedicação e atenção com seus clientes. Ela, por enquanto, só trabalha com brasileiros, apesar de sua equipe ser formada principalmente por chilenos, que falam um ótimo portunhol para que nós compreendamos bem e entendem muito bem a língua portuguesa.

Os passeios da Flávia são organizados em grupos pequenos e são feitos em vans que comportam até umas 10 pessoas de maneira confortável. Todo o contato, desde os primeiros momentos, ao elaborar o roteiro, é feito pensando no perfil do viajante, seus interesses, gostos e limitações. 

Quando Julio passou mal, por exemplo, Flávia pediu a Carlinha, que é a cozinheira da sua equipe, que preparasse uma sopa para ele. E esse carinho nós vimos com todos os demais turistas que fizeram passeios conosco. 

Alguns podem até questionar que os preços praticados por ela são um pouco elevados se comparados com os preços oferecidos pelas agências na Calle Caracoles. E isso é verdade mesmo. 

Ocorre que os serviços que a Flávia oferece são sim diferenciados e as refeições incluídas nos almoços, além dos vinhos, são gourmets, bem preparadas e deliciosas.

Porém, mesmo que você não queira fazer os passeios com a Flávia porque prefere outra agência pelo motivo que for, verifique sempre se a agência que você contratar tem telefone satelital, kit de primeiros socorros, oxigênio, pneu step em bom estado, corda e outros itens importantes para evitar os possíveis perrengues da viagem. Lembre-se de que você estará em uma das regiões mais inóspitas e isoladas do planeta, onde celular não pega, as estradas são em maioria com pedras e trepidações... logo, é sempre melhor prevenir do que remediar e a verdade é que o barato pode sair bem caro depois. 


**ATENÇÃO** Combinei com a Flávia que os leitores do blog e seguidores do Instagram do Apaixonados por Viagens terão desconto ao fechar seus pacotes de passeios no Atacama com a Flávia Bia Expediciones!!!!!

Passeio da Laguna Cejar

A caminho de Piedras Rojas

Termas de Puritama

Vale da Morte - Pedra do Coyote
  1. Kadıköy reklam tabela Tabelaseç Kadıköy ve civarı bölgelerde reklam tabela hizmetleri sunmaktadır.

    ResponderExcluir
  2. Davetiye, davetiye zarfı, düğün davetiyesi, esenyurt davetiye
    https://www.davetiyegonder.com

    ResponderExcluir
  3. En yeni oyun haberleri ve sektördeki gelişmeleri anında öğrenmek ister misiniz? O zaman doğru adrestesiniz! Teknobird.com, oyun dünyasının nabzını tutan, sizi oyun gelişmelerinden haberdar eden öncü bir platformdur.

    ResponderExcluir
  4. Choosing the right pool coping can transform your swimming area into a luxurious retreat. Available in various materials like stone, concrete, and tile, it not only ensures durability against the elements but also adds a decorative touch, seamlessly blending the pool with your outdoor landscaping.

    source : https://serapool.com/en/pool-coping

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR