quinta-feira, 24 de março de 2016

Chile e Bolívia: Roteiro de 14 dias pelo Atacama e Uyuni

Aêêêêêhhhhhhh! !! Chegou mais um período de férias para a gente! 
Embarcaremos para mais uma aventura repleta de desafios e de belezas incríveis pelo Chile e Bolívia! 



Será a nossa primeira vez na Bolívia e, quanto ao Chile, eu - Lily - já o visitei por duas vezes (em 2008 e em 2011 - Confira o Guia de Santiago e Arredores que está na side bar / coluna do lado direito), e o Julio, por sua vez, esteve somente na Patagônia Chilena, sendo sua primeira vez em Santiago.
Mas o objetivo da viagem não é explorar a capital chilena... nosso foco são os desertos e salares: Atacama e Uyuni. 

Embarcamos hoje, dia 23/03, e regressaremos no dia 06/04. Serão, no total:

- 3 noites em Santiago 
- 8 noites em São Pedro do Atacama 
- 3 noites / 4 dias no Salar de Uyuni 

Sendo que optamos por dividir nossa hospedagem no Atacama em dois períodos e colocar a travessia para Uyuni no meio. Portanto, teremos um período inicial de 3 noites em São Pedro do Atacama, depois faremos a travessia a Uyuni, voltamos para São Pedro do Atacama para continuarmos os passeios.

Algumas informações iniciais da nossa logística:

- Visto: não precisa de visto para entrar no Chile nem na Bolívia 

- Passaporte: se você tiver uma identidade emitida há menos de 10 anos, será suficiente para o Chile. Mas para a Bolívia, é altamente recomendável portar o passaporte válido e a agência que contratamos para fazer a travessia pediu para a gente levar.

- Fuso Horário: não tem no Chile, mas tem na Bolívia de 1h para trás (atrasar o relógio), em relação ao horário de Brasília

- COMO CHEGAR:

1) Rio de Janeiro - Chile:

Não há vôo direto do Rio para Calama, que é a cidade com aeroporto mais próxima a São Pedro do Atacama, já que em São Pedro não tem aeroporto. 

Optamos por voar com a Tam do Rio para Santiago e resgatamos as passagens com milhas. 10.000 milhas para cada pessoa / por trecho.


Por conta dos horários de chegada dos voos em Santiago e os horários de partida dos voos para Calama, não havia outra forma  (isso para os horários existentes no momento em que resgatamos as passagens com milhas, porque isso pode mudar com o tempo e também eu acho que eles não colocam todos os voos disponíveis para resgate com milhas) senão dormir em Santiago. 

Daí, como o Julio não conhece a cidade, resolvemos ficar 2 noites para passearmos um pouco.

Obs.: Seguimos as indicações da Jô  (@fitbackpacker) e Sthe (@stheontheroad) e pegamos o trabsfer Transvip do aeroporto para o hotel em Santiago. Custou 7.600 pesos por pessoa o transfer compartilhado  (sai a cada 15 minutos) e contratamos diretamente no aeroporto.

Outra opção é pegar os táxis e negociar os valores. Tivemos que voltar ao aeroporto e pegamos um táxi que o Hotel Diego de Velazquez chamou para a gente é deu 20.000 pesos, num carro muito bom e novo e motorista atencioso.

Em Calama, faremos o transfer com a Pampa Transfer, que foi recomendada pela Flávia, da agência de turismo local Flávia Bia Expedições, com quem fechamos os passeios no Atacama. Mais ou menos 1:30 de distância entre Calama e São Pedro. 

Pois bem... Agora falta o trecho Santiago - Calama: compramos com a Lan  (você consegue hoje em dia comprar os voos da Lan dentro do site da Tam) e ficou em torno de R$750,00, com taxas, ida e volta, para cada um.

2) Chile - Bolívia:

Contratamos o Tour privado com a agência boliviana Ruta Verde e faremos a round-trip: partiremos para o Salar de Uyuni a partir de São Pedro e voltaremos para o Atacama ao final.

- MELHOR ÉPOCA PARA IR:

O bom desse passeio para o Atacama Uyuni é que dá para ir o ano inteiro. 

Mas cada época do ano tem seus atrativos e aí vai depender também da sua disponibilidade para viajar.

Eu optei por ir final de março e início de abril porque não estaria muito frio durante o dia, possibilitando mergulhar nas lagunas, bem como, em relação a Uyuni, estamos na expectativa de pegar o Salar com aquela película de água que o faz parecer um gigante espelho.

No verão, principalmente em janeiro e fevereiro, pode chover tanto no Atacama como em Uyuni. Na verdade, é raro chover, mas se tiver que chover, será nessa época. 

Daí, se chover forte, o passeio ao Salar de Uyuni pode ficar prejudicado em muitos trechos que ficam alagados e os carros não passam.

No inverno, especialmente julho, faz muito frio e também é um período muito procurado por turistas.

Então, março, abril, maio, setembro, outubro e novembro são boas épocas com temperaturas mais amenas. Salvo a possibilidade de tempestades de areia que podem acontecer em setembro. 

Outra questão importante é verificar as fases da lua se você fizer muita questão de fazer o Tour Astronômico. Com lua cheia não há passeio.

- O QUE LEVAR (considerando que estou indo no início do outono)

Sofri muito nos últimos dias para fazer a mala, que é doida rsrs... a expectativa é a de que peguemos desde -10°C a 30°C , a depender do passeio, do horário, da altitude...

Ou seja, tenho desde biquíni e body para mergulho nas Lagunas até roupa térmica. Os itens que não podem faltar:

- roupa térmica 
- casaco corta vento
- casaco térmico / fleece
- camisetas de manga curta
- leggings 
- tênis, de preferência um apropriado para fazer Trekking
- biquíni 
- toalha (de preferência as que secam rápido) 
- 1 short
- chapéus
- cachecol
- 1 calça jeans 

Obs: Vejam que eu usei esses sacos para embalar a vácuo, pois isso é bem prático para ganhar espaço na mala. Mas tem um problema porque amassa bem a roupa. Comprei na loja Multicoisas um que já vinha com a bomba para retirar o ar. 




Dica: Pense na mala para se vestir no modo cebola, ou seja, em camadas, pois a variação de temperatura ao longo do dia é grande e você iniciará os passeios bem agasalhado, vai tirar parte dos casacos durante o dia, e voltará a vestir no final da tarde e à noite.

Minha farmácia também está maior dessa vez, principalmente depois do susto de o Julio ter ficado doente no Peru, com febre, supostamente por causa de uma infecção gastro-intestinal. Dessa vez, redobrei os cuidados e estou levando:

- Nasoclean 
- Maxidrate / gel umidificador das narinas
- Clarintin
- Floratil 
- Estomazil
- Dramin
- Tylenol 
- Buscoduo 
- Aciclovir
- Nebacetin 
- Antigases 
- Salompas emplastro
- Spray com a composição similar do Salompas 
- Band-Aid


Obs.: Todo remédio deve ser previamente diagnosticado por um médico. Eu, por exemplo, sou alérgica a alguns princípios ativos e não posso tomar tudo quanto remédio que existe. Por isso também que me preocupei em trazer minha farmacinha porque o "prevenido morreu de velho", certo?

Além disso, há também os itens indicados para sobreviver ao clima árido dos desertos e às impressionantes amplitudes térmicas da região:

- Água Termal
- Hidratante Cetaphil
- Vaseline para os lábios (filtro solar labial)
- Bepantol creme para o rosto
- Bepantol pomada
- Filtro solar fator 30, 50 e 60 (marcas La Roche Posay, Eucerin e Vichy)
- Shampoo a seco, se você tiver, para aqueles dias frios ou de falta de água ou quando só tiver água fria, esse shampoo a seco ajuda a segurar a oleosidade.

Por fim, há também o kit frescura para levar para os passeios e trilhas:

- lenços umedecidos 
- álcool em gel
- lenços de papel

E não se esqueçam das baterias extras para carregar os seus aparelhos durante o passeio, especialmente durante a travessia para Uyuni, bem como ADAPTADORES de tomada porque o padrão chileno é de três bolinhas. Um benjamin ou T também resolverá. 

Viram que não se trata apenas de separar as roupas, né? 

** Dica da minha amiga Di - Blog Histórias da Di ** 

O importante é ter em mente o seguinte:

- ROUPAS DE FRIO: Salar de Tara, Geiser el Tatio (levar roupa de banho), Lagunas Altiplanicas, Vulcán Láscar, Tour Astronômico;

- CASACO LEVE OU CORTA-VENTO: Vale de la Luna, Laguna Cejar (levar roupa de banho);

- ROUPAS LEVES: Termas de Puritama (com roupa de banho).

*** SOROCHE ***

Soroche, também conhecido como o mal das altitudes, por conta da pressão atmosférica mais baixa, ar rarefeito e possíveis sintomas que alguns organismos desenvolvem para lidar com essas condições, tais como:

- dor de cabeça 
- enjôo
- tontura
- moleza no corpo / cansaço 
- dificuldade em respirar
- aceleração cardíaca ... Dentre outros

Esses são os sintomas mais comuns e mais "fáceis" de lidar. Mas já ouvi relatos graves de cirurgias no baço ou outra parte do corpo afetada.

Ou seja, não é brincadeira e a gente tem que prestar atenção nos limites do organismo e não forçar, não abusar. 

Algumas dicas nos primeiros dias de aclimatação ajudam:

- Evitar bebidas alcoólicas
- Evitar comidas pesadas
- Evitar grandes esforços físicos 
- Tentar dormir bem nos primeiros dias e descansar
- Tomar chá de coca

Sobre remédios, cuidado com os que oferecem. Eu só tomo Tylenol e não curto tomar remédios diferentes.


** Alguns Gastos e o Câmbio **

Obs: Trocar no aeroporto somente o suficiente para o deslocamento até o hotel. A cotação no aeroporto  (em 23/3) estava assim:

- 1 real para 170 pesos
- 1 dólar 656 pesos

A cotação no aeroporto é sempre a pior.

Trocamos em um shopping perto do Hotel 1 dólar por 670 pesos e o câmbio feito no restaurante Aqui está Coco foi de 1 dólar por 680 pesos (nós pagamos a conta em dólares e o troco foi em pesos nesse câmbio)

CÂMBIO (cotações para o 21/03)

de acordo com o site  http://www.guinazu.cl/en/fx-rates/

Eu fiz o seguinte raciocínio: 

1 real = 179 pesos 
1 dólar = 678 pesos
1 dólar = 3,75 reais 

Logo, 3,75 reais equivalem a 671,25 pesos enquanto 1 dólar equivale a 678 pesos, ou seja, a diferença entre levar dólar ou real é muito pequena.

MINHA OPINIÃO: vale a pena levar os dólares, principalmente se você tiver dólares, para pagar os hotéis no Chile porque, se você pagar em dólar, ficará isento dos 19% do imposto local que eles cobram de quem paga em reais ou no cartão de crédito.

Dica: ao reservar seus hotéis no Booking.com ou site similar, opte por pagar diretamente ao hotel porque, se você pagar com cartão de crédito, incidirá o imposto.

Assim, vale a pena levar REAIS para trocar em casa de câmbio com a finalidade de pagar jantares/refeições/lanches, deslocamentos (táxi, metrô, transfer), compras, entradas nos parques, etc etc

Mais uma dica: se passar por Santiago, faça logo o câmbio lá porque costuma ser melhor do que em São Pedro do Atacama.

Alguns gastos certos:

. Ida a Undurraga de metrô e Ônibus: em torno de 4.000
. Sky Costanera: 8.000 *(ou 5.000, pois o site não informa direito)
. Transfer Pampa: 20.000
. Entradas dos Parques nos passeios no Atacama:
- Laguna Cejar: 17.000
- Lagunas Altiplânicas: 3.000
- Tour Astronômico: 20.000
- Termas Puritama: 15.000
- Vale da Lua: 3.000
- Geiser El Tatio: 5.000
- Tour do Vinho: 2.500
Ida a Cousiño Macul: 5.000

- Cálculo aproximado de refeições, por dia: 25usd por dia x 11 (tirei os 4 dias em Uyuni porque a agência Ruta Verde inclui todas as refeições) = 275 usd (arredondar para 300 usd) = mais ou menos 210.000 pesos chilenos.

Obs.: Nosso primeiro jantar foi no restaurante Aqui está Coco e 2 pratos principais + 2 sucos naturais da uva sauvignon blanc + 1 sobremesa, tudo ficou por 58 dólares.  Contudo, esse é considerado um restaurante caro para os padrões chilenos e está em 19° lugar no ranking do TripAdvisor dos melhores restaurantes de Santiago que listou mais de 3.400 estabelecimentos.

A princípio, pretendemos trocar em Santiago: 363.000 (trocar 540 dólares)

- Gastos certos com os Hotéis:

. Hotel Andes Suítes 110 usd
. Takha Takha 327 usd 
. La Ruca 453.60
. Casanoble  90.40 usd
Total 981 usd (a serem pagos em dólares para não incidirem os 19% do imposto local que é para chilenos e para os que ficam mais de 3 meses no país).

- Valores dos Passeios:

. Travessia Salar de Uyuni com a Ruta Verde: 1.053usd que foram pagos antes da viagem por meio de transferência bancária para uma conta no Brasil.

. Passeios no Atacama com a Flávia Bia Expediciones:

10 EXCURSÕES ATACAMA - 8  dias 

LAGUNA CEJAR 
GEYSER EL TATIO 
VALLE DE LA LUNA 
SALAR DE TARA  
LAGUNAS ALTIPLANICAS + PIEDRAS ROJAS 
LAGUNAS ESCONDIDAS
VULCAO LASCAR
TOUR VINHO + SALAR DE ATACAMA
TREKKING DE GUANTIN
TERMAS DE PURITAMA 

TOTAL POR PESSOA (cotação real dia, varia de acordo ao cambio): por 615.000 CLP  ou R$ 4.100,00. Esse é o valor sem desconto

Então, vamos ao nosso roteiro? Lembrando que esse roteiro pode sofrer alterações em relação aos passeios no Atacama, que foram todos planejados e organizados pela Flávia Bia Expedições, com quem fechamos os passeios, em parceria com o blog Apaixonados por Viagens.

A Flávia é uma brasileira que mora há anos em São Pedro do Atacama e conhece muito bem a região. Ela, além de ser muito simpática em nossas trocas de emails,  apresenta como grande facilitador a possibilidade de se poder pagar por meio de transferência bancária para uma conta em banco brasileiro. 


**O ROTEIRO**

-->> 23/03 - eu e Julio chegaremos em Santiago de tarde – voo JJ8074  12:55 / 17:40 - 4 horas de vôo direto, passando por Córdoba e Mendoza, a 11 mil metros. 


* Hospedagem em Santiago: Hotel Andes Suites (cortesia de uma diária em parceria com o blog Apaixonados por Viagens)

-->> 24/03 - nossas amigas Rebeca e Isabela chegarão em Santiago de tarde

* 12:00 - Lili e Julio – visita agendada à vinícola Undurraga – contatos: Marion Hoffstadt e/ou Patricia Jerez (parceria com o blog Apaixonados por Viagens) – 10.000 pesos por pessoa (tour agendado por e-mail pelo email visit@undurraga.cl)

Duração do tour: cerca de 1:30
Não há restaurante nem lanchonete. Levar lanche, se desejar.
http://www.undurraga.cl/

Como chegar: A Viña Undurraga está localizada no Camino a Melipilla, no km 34,Talagante.

Transporte público: SAIR COM 1:30 DE ANTECEDÊNCIA - Para chegar em transporte público, é necessário utilizar o Metrô Linha 1 (vermelha – DIREÇÃO SAN PABLO) até a Estación Central. AO SAIR DA CENTRAL, ESTARÁ DE FRENTE PARA UM SHOPPING. ENTRE NO SHOPPING E SIGA ATÉ O FINAL ONDE ESTÁ O TERMINAL. HÁ PLACAS. Em seguida procure o Terminal San Borja e tome o ônibus com destino a Talagante (frota Talagante plataformas 79-81) – TEM QUE SUBIR A ESCADA ROLANTE E IR ATÉ A PLATAFORMA 77. Recomenda-se pedir ao motorista para deixá-lo na Viña Undurraga. A viagem de ônibus demora cerca de 50 minutos.

HÁ O ÔNIBUS PARADOR E O DIRETO. PEGAR O DIRETO ONDE ESTÁ ESCRITO AUTOPISTA

* Todos juntos – visita ao Sky Costanera PÔR DO SOL - http://www.skycostanera.cl/

PÔR DO SOL ÀS 19:47 DE ACORDO COM O SITE ACCUWEATHER:

·  Horário de Funcionamento:       Segunda a Domingo (Inclui feriados) 10:00 Hrs a 22:00Hrs

· Ultima subida do elevador: 21:00Hrs - Adulto (13-64) ·  $8.000

Como Chegar: Sky Costanera está  localizado na Avenida Andrés Bello 2457, Nível Térreo, Providencia (ENTRE AS ESTAÇÕES DE METRÔ TOBALABA E LOS LEONES – MAIS PERTO DA TOBALABA)

----------------------------------------------------------

-->> 25/03 - Ida para Calama (Lily, Julio, Rebeca e Isa)

Voo LA150 07:45 Santiago - 09:55 Calama


CHEGADA NO AEROPORTO DE CALAMA ÀS 09:55

TRANSFER PAMPA (reservado pela Flávia Bia Expedições) – 20.000 pesos chilenos por pessoa 

- LILY E JULIO ESTARÃO NO HOTEL TAKHA TAKHA (CALLE Caracoles 101-A)

- REBECA E ISABELA NO HOSTAL LICKANA (CALLE Caracoles 140)

**PASSEIOS NO ATACAMA COM FLÁVIA BIA EXPEDIÇÕES**

10 EXCURSÕES ATACAMA - 8  dias 

LAGUNA CEJAR 
GEYSER EL TATIO 
VALLE DE LA LUNA 
SALAR DE TARA  
LAGUNAS ALTIPLANICAS + PIEDRAS ROJAS 
LAGUNAS ESCONDIDAS
VULCAO LASCAR
TOUR VINHO + SALAR DE ATACAMA
TREKKING DE GUANTIN
TERMAS DE PURITAMA 

TOTAL POR PESSOA (cotação real dia, varia de acordo ao cambio): por 615.000 CLP  ou por R$ 4.100,00. Esse é o valor sem desconto.

Não inclui entradas aos parques nacionais, que são pagas à parte.

Obs: levar 1,5L de água por pessoa por dia de passeio.

----------------------------------------------------------

SAN PEDRO DE ATACAMA: nós ficaremos na rua principal, a Calle Caracoles, onde ficam muitas agências de turismo, restaurantes e mercados. Outra rua importante é a Calle Toconao, que leva até a Plaza de Armas, que é a principal praça da cidade.

----------------------------------------------------------

-->> 25/03Laguna Cejar (Salar de Atacama): NOSSO PRIMEIRO PASSEIO NO ATACAMA

- LAGUNA CEJAR: Olhos de Salar, Lagoa Tebinquiche, Pôr do sol
Saída: 15:30 - 19:30 hrs. 
Tour: 35.000 cl
Entrada no Parque: 17.000 cl

- Reunião às 13h no escritório da Flávia Bia Expediciones.

- PAGAR A SPACE – TOUR ASTRONÔMICO (Caracoles 166) no dia 25 porque no dia 26 ficaremos fora o dia inteiro)

----------------------------------------------------------

-->> 26/03 - PASSEIO NO ATACAMA (Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas)

- LAGUNAS ALTIPLÂNICAS E PIEDRAS ROJAS – Povoado de Socaire – Trópico de Capricórnio - Lagoas Miscanti e Meniques – Pedras Vermelhas (Salar de Talar)
Saída: 06:30 - 17:00 hrs.
Tour: 80.000 cl
Entrada no Parque: 3.000 cl
Incluso: café da manhã e almoço 

---------------------------------------------------------

OBSERVAÇÃO: No dia 26/03 Tour Astronômico com a Space às 22h (20.000cl)
Contato: Paola
Tour em espanhol.
Saída às 22h
Endereço: Calle Caracoles 166

---------------------------------------------------------

-->> 27/03 - PASSEIO NO ATACAMA (Termas de Puritama pela manhã e Vale da Lua de tarde).

- TERMAS DE PURITAMA: 8 piscinas termais de 33,5º - 3.500 metros de altura
Saída: 08:30 às 13:00 hrs.
Tour: 35.000 cl
Entrada do Parque: 15.000 cl
Levar chinelo!!
Um dois passeios mais relaxantes no Atacama! 

- VALE DA LUA

Saída: 15:00 - 19:30 hrs. (inverno) 16:00 - 20:30 hrs. (verão)
Tour: 30.000 cl
Entrada do parque: 3.000 cl

----------------------------------------------------------

-->> 28/03 - INÍCIO DA TRAVESSIA UYUNI 

. DE 28 A 31 DE MARÇO - UYUNI
. SAÍDA ÀS 8:00
. COMPRAR COMIDA PARA O PRIMEIRO CAFÉ DA MANHÃ QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO!

INCLUSOS:
- refeições
- 2 litros de água para cada pessoa por dia
- hospedagem nos hotéis Tayka Stone, Luna Salada, Tayka Desert
- Entradas aos parques

. Agência: Ruta Verde

Total: U$1056,00 (câmbio de R$4,00) por pessoa

** ROTEIRO **

->> Primeiro dia: até San Pedro de Quemes (Hotel Tayka Stone)

Passaremos pela lagoas Verde e Colorida, vulcão Licancabur, mas não faremos paradas
Villa Mar – Stone City – El canon de la Cascada – Sora Sora Spring – San Augustín

->> Segundo dia: San Pedro de Quemes – Colchani (Salt Hotel Luna Salada)
Passaremos pelo Pueblo Quemado – Caltama – San Juan (Necropolis) – Julaca – Rio Grande -  Colchani (salinas) – Salar – Montículos de Sal -  Salt Hotel Luna Salada

->> Terceiro dia: Colchani – Ojo de Perdíz (Tayka Desert Hotel)
Passaremos pelo Cemitério de trens – San Cristóbal – Laguna Chullunkani – Hedionda Laguna – Lagoa Chiarkota – Laguna Honda – Laguna Ramaditas – Ojo de Perdíz

->> Quarto dia: Ojo de Perdíz – San Pedro do Atacama
Passaremos pela Stone Tree – Laguna Colorada – Geysers Sol de Mañana (2km²) – Polques Hot Springs – Valley of the Lady Desert – Laguna Verde – Licancabur Volcano – Hito Cajones – fronteira – San Pedro

. CHEGADA em São Pedro prevista para às 15:30

----------------------------------------------------------

** SEGUNDA ETAPA NO ATACAMA**


. HOSPEDAGEM EM SÃO PEDRO DE 31/03 A 05/04 NO HOTEL LA RUCA - Toconao 513

----------------------------------------------------------

-->> 01º/04 - ATACAMA (Salar de Tara) 

- SALAR DE TARA:
Saída: 08:00 - 16:00 hrs.
Altitude 4.400m
Tour: 75.000 cl
• Por estar a 4.400 metros de altitude, é necessário tomar alguns cuidados: tome bastante água no dia anterior e evite bebidas alcóolicas. Durante o passeio caminhe lentamente e evite movimentos muito rápidos.
O Salar de Tarde fica dentro da Reserva Nacional Los Flamencos. 

----------------------------------------------------------

-->> 02/04 - ATACAMA (Geyser El Tatio pela manhã, com TODOS - retorno às 12:30).

- GEYSER EL TATIO: Campo Geotérmico, Piscina Termal, Povoado de Machuca
Saída: 05:30 - 12:30 hrs.
Tour: 60.000 cl
Entrada no Parque: 5.000 cl
Por estar situado em uma altitude tão elevada, é indicado fazer esse passeio quando estiver bem aclimatado, ou seja, acostumado com a altitude.  

-->> NA PARTE DA TARDE DO DIA 02/04, seremos eu, Julio e Rebeca. Daí poderemos fazer nesta tarde UM dos seguintes passeios: Tour do Vinho ou Lagunas Escondidas (a ser definido).

----------------------------------------------------------

-->> 03/04 - PASSEIOS PELO ATACAMA (Sugestão para este dia: Trekking Guatín e/ou Lagunas Escondidas e/ou Tour do Vinho, a depender do que a gente fizer de passeio de tarde no dia 02/4, a gente deixa o que sobrar para esse dia 04).

. TREKKING DE GUATÍN: em torno de 3 horas de caminhada em 7 km, começa a 3.200 metros de altura e termina em 3.500 metros. Considerado de nível fácil
Saída: 08:30hrs as 14:30 hrs.
Tour: 60.000 cl

. TOUR DO VINHO: Toconao – Tour do Vinho – Lagoa Chaxa (Salar de Atacama) - Saída: 15:00 - 20:30 hrs.  Tour: 50.000 cl / Entrada: 2.500,00

Uma vinícola a mais de 2.400 metros de altitude. 

----------------------------------------------------------

-->> 04/04 - PASSEIOS PELO ATACAMA (Vulcão Láscar) 
- VULCÃO LASCAR: vulcão ativo – requer aclimatação prévia – considerado nível fácil – passa pela Lagoa Lejia
Saída: Entre 05:00 e 06:00 hrs.
Ascensão: entre 2 e 3 horas
Descida: 1 hora
Tempo de passeio: em torno de 9 horas
Altitude: 5.592 metros
Valor do Tour: 150.000 cl

----------------------------------------------------------

-->> 05/04 - RETORNO DE LILY, REBECA E JULIO PARA SANTIAGO

Saída de Calama de Lily, Julio e Rebeca no voo LA143 08:55 Calama - 11:00 Santiago

TRANSFER PARA CALAMA ÀS 6:00

- HOSPEDAGEM EM SANTIAGO: CASANOBLE HOTEL BOUTIQUE
Almirante Montt 440, Centro
.VALOR: 90,40 USD

- 16:00: Visita à Vinícola Cousiño Macul (parceria com o Blog Apaixonados por Viagens) – contato Elisa Cousino – TOUR PREMIUM – 20.000 pesos por pessoa (cortesia)

Como chegar: de táxi direto do hotel (cerca de 40 minutos) ou, como fica bem perto de Santiago, de metrô, pegando a linha 1 (azul) até a Estação Tobalaba e fazendo a baldeação para a linha 4 em direção à Plaza de Puente Alto. Descer na Estação Quilin e virar para a esquerda. Seguir pela passagem subterrânea que atravessa a Av. Quilin. Sair em frente a um grande centro comercial onde há um ponto de táxi que levará à vinícola em menos de 10 minutos. A corrida custa em torno de 2000 pesos chilenos. Lembre-se de fechar o preço antes de entrar no táxi.

Endereço: Calle Quilín, 7100 – Peñalolén – Região Metropolitana de Santiago

----------------------------------------------------------

06/04 - Retorno ao Brasil (Voo JJ8029 7:45)


*** RESTAURANTES EM SANTIAGO ***

. Laminga (bairro Bella Vista) - frutos do mar, comida chilena

N.º 7 de 3.460 Restaurantes em Santiago, pelo TripAdvisor 

. Aqui esta Coco (Frutos do Mar, comida chilena - bairro Providência)

 2.342 avaliações N.º 19 de 3.460 Restaurantes em Santiago, pelo TripAdvisor 

. Astrid & Gaston (comida peruana)

peruana e chilena - Bairro Providência
1.976 avaliações N.º 22 de 3.460 Restaurantes em Santiago, pelo TripAdvisor 

. La Mar (comida peruana - Vitacura)

844 avaliações N.º 25 de 3.460 Restaurantes em Santiago, pelo TripAdvisor 

. Baco Vino y Bistro (bar de vinhos - Providência) – para os amantes de vinho


*** RESTAURANTES EM SAN PEDRO DO ATACAMA ***

- La Estaka: Rua Caracoles, 259

- Rancho Cactus: Rua Toconao, 568.

- El Toconar: Rua Caracoles, 330

- Ayllu Restaurante: mais animado. Para tomar cervejas.

- Delícias de Carmen

- Roots Café

- Comida Gournet: La Casona, Ckunna

- Bar para Beber: Barros e Lola  (GLS, mas vão muitos heteros também e tem karaoke).

- Comida Caseira: Charkikan 


6 comentários:

  1. Olá Lily.. Adorei suas dicas, e não vejo a hora de vc relatar tudo quando voltar, estarei indo para Santiago e para o Deserto em maio.. Boa Viagem..
    Bjs
    Gbai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi,
      tudo certinho? Fico muito feliz por ter curtido a viagem e as dicas! Foi uma viagem incrível!
      Você vai adorar, viu?
      E se tiver dúvidas, conte conosco!
      Lembrando que leitor do Apaixonados por Viagens tem desconto nos passeios com a Flávia Bia Expediciones, viu?
      Beijo grande,
      Lily

      Excluir
  2. Olá!! Irei em Julho conhecer o Chile e fiquei tão encantada com Atacama que não tem como não dar uma esticada até lá! Só que ñ terei mais que 3 dias, vc acha q vale a pena, pois é uma viagem com passeios e td mais bem caros,né??? To confusa c o roteiro ainda!! Karize

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karize! Mil desculpas por não ter te respondido antes. Eu estava viajando e realmente perdi sua mensagem.
      Espero que tenha corrido tudo bem como sua viagem. Afinal, o que você decidiu? Fez o Atacama?
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  3. Olá! quanto fica a viagem toda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nan!

      Tudo bom? Depende bastante do tempo de viagem, tipos de passeios e hospedagem. Nós escolhemos hotéis um pouco melhores, fizemos passeios com uma ótima infraestrutura, optamos por fazer a travessia para Uyuni com mais luxo e menos perrengue rsrs... A viagem foi há um ano e, naquela época, deu algo em torno de uns R$13.000 para cada um (para 15 dias de viagem).
      Abraços,
      Lily

      Excluir