24 março 2016

Chile e Bolívia: Roteiro de 14 dias pelo Atacama e Uyuni

Aêêêêêhhhhhhh! !! Chegou mais um período de férias para a gente! 
Embarcaremos para mais uma aventura repleta de desafios e de belezas incríveis pelo Chile e Bolívia! 



Será a nossa primeira vez na Bolívia e, quanto ao Chile, eu - Lily - já o visitei por duas vezes (em 2008 e em 2011 - Confira o Guia de Santiago e Arredores que está na side bar / coluna do lado direito), e o Julio, por sua vez, esteve somente na Patagônia Chilena, sendo sua primeira vez em Santiago.
Mas o objetivo da viagem não é explorar a capital chilena... nosso foco são os desertos e salares: Atacama e Uyuni. 

Embarcamos hoje, dia 23/03, e regressaremos no dia 06/04. Serão, no total:

- 3 noites em Santiago 
- 8 noites em São Pedro do Atacama 
- 3 noites / 4 dias no Salar de Uyuni 

Sendo que optamos por dividir nossa hospedagem no Atacama em dois períodos e colocar a travessia para Uyuni no meio. Portanto, teremos um período inicial de 3 noites em São Pedro do Atacama, depois faremos a travessia a Uyuni, voltamos para São Pedro do Atacama para continuarmos os passeios.

Algumas informações iniciais da nossa logística:

- Visto: não precisa de visto para entrar no Chile nem na Bolívia 

- Passaporte: se você tiver uma identidade emitida há menos de 10 anos, será suficiente para o Chile. Mas para a Bolívia, é altamente recomendável portar o passaporte válido e a agência que contratamos para fazer a travessia pediu para a gente levar.

- Fuso Horário: não tem no Chile, mas tem na Bolívia de 1h para trás (atrasar o relógio), em relação ao horário de Brasília

- COMO CHEGAR:

1) Rio de Janeiro - Chile:

Não há vôo direto do Rio para Calama, que é a cidade com aeroporto mais próxima a São Pedro do Atacama, já que em São Pedro não tem aeroporto. 

Optamos por voar com a Tam do Rio para Santiago e resgatamos as passagens com milhas. 10.000 milhas para cada pessoa / por trecho.


Por conta dos horários de chegada dos voos em Santiago e os horários de partida dos voos para Calama, não havia outra forma  (isso para os horários existentes no momento em que resgatamos as passagens com milhas, porque isso pode mudar com o tempo e também eu acho que eles não colocam todos os voos disponíveis para resgate com milhas) senão dormir em Santiago. 

Daí, como o Julio não conhece a cidade, resolvemos ficar 2 noites para passearmos um pouco.

Obs.: Seguimos as indicações da Jô  (@fitbackpacker) e Sthe (@stheontheroad) e pegamos o trabsfer Transvip do aeroporto para o hotel em Santiago. Custou 7.600 pesos por pessoa o transfer compartilhado  (sai a cada 15 minutos) e contratamos diretamente no aeroporto.

Outra opção é pegar os táxis e negociar os valores. Tivemos que voltar ao aeroporto e pegamos um táxi que o Hotel Diego de Velazquez chamou para a gente é deu 20.000 pesos, num carro muito bom e novo e motorista atencioso.

Em Calama, faremos o transfer com a Pampa Transfer, que foi recomendada pela Flávia, da agência de turismo local Flávia Bia Expedições, com quem fechamos os passeios no Atacama. Mais ou menos 1:30 de distância entre Calama e São Pedro. 

Pois bem... Agora falta o trecho Santiago - Calama: compramos com a Lan  (você consegue hoje em dia comprar os voos da Lan dentro do site da Tam) e ficou em torno de R$750,00, com taxas, ida e volta, para cada um.

2) Chile - Bolívia:

Contratamos o Tour privado com a agência boliviana Ruta Verde e faremos a round-trip: partiremos para o Salar de Uyuni a partir de São Pedro e voltaremos para o Atacama ao final.

- MELHOR ÉPOCA PARA IR:

O bom desse passeio para o Atacama Uyuni é que dá para ir o ano inteiro. 

Mas cada época do ano tem seus atrativos e aí vai depender também da sua disponibilidade para viajar.

Eu optei por ir final de março e início de abril porque não estaria muito frio durante o dia, possibilitando mergulhar nas lagunas, bem como, em relação a Uyuni, estamos na expectativa de pegar o Salar com aquela película de água que o faz parecer um gigante espelho.

No verão, principalmente em janeiro e fevereiro, pode chover tanto no Atacama como em Uyuni. Na verdade, é raro chover, mas se tiver que chover, será nessa época. 

Daí, se chover forte, o passeio ao Salar de Uyuni pode ficar prejudicado em muitos trechos que ficam alagados e os carros não passam.

No inverno, especialmente julho, faz muito frio e também é um período muito procurado por turistas.

Então, março, abril, maio, setembro, outubro e novembro são boas épocas com temperaturas mais amenas. Salvo a possibilidade de tempestades de areia que podem acontecer em setembro. 

Outra questão importante é verificar as fases da lua se você fizer muita questão de fazer o Tour Astronômico. Com lua cheia não há passeio.

- O QUE LEVAR (considerando que estou indo no início do outono)

Sofri muito nos últimos dias para fazer a mala, que é doida rsrs... a expectativa é a de que peguemos desde -10°C a 30°C , a depender do passeio, do horário, da altitude...

Ou seja, tenho desde biquíni e body para mergulho nas Lagunas até roupa térmica. Os itens que não podem faltar:

- roupa térmica 
- casaco corta vento
- casaco térmico / fleece
- camisetas de manga curta
- leggings 
- tênis, de preferência um apropriado para fazer Trekking
- biquíni 
- toalha (de preferência as que secam rápido) 
- 1 short
- chapéus
- cachecol
- 1 calça jeans 

Obs: Vejam que eu usei esses sacos para embalar a vácuo, pois isso é bem prático para ganhar espaço na mala. Mas tem um problema porque amassa bem a roupa. Comprei na loja Multicoisas um que já vinha com a bomba para retirar o ar. 




Dica: Pense na mala para se vestir no modo cebola, ou seja, em camadas, pois a variação de temperatura ao longo do dia é grande e você iniciará os passeios bem agasalhado, vai tirar parte dos casacos durante o dia, e voltará a vestir no final da tarde e à noite.

Minha farmácia também está maior dessa vez, principalmente depois do susto de o Julio ter ficado doente no Peru, com febre, supostamente por causa de uma infecção gastro-intestinal. Dessa vez, redobrei os cuidados e estou levando:

- Nasoclean 
- Maxidrate / gel umidificador das narinas
- Clarintin
- Floratil 
- Estomazil
- Dramin
- Tylenol 
- Buscoduo 
- Aciclovir
- Nebacetin 
- Antigases 
- Salompas emplastro
- Spray com a composição similar do Salompas 
- Band-Aid


Obs.: Todo remédio deve ser previamente diagnosticado por um médico. Eu, por exemplo, sou alérgica a alguns princípios ativos e não posso tomar tudo quanto remédio que existe. Por isso também que me preocupei em trazer minha farmacinha porque o "prevenido morreu de velho", certo?

Além disso, há também os itens indicados para sobreviver ao clima árido dos desertos e às impressionantes amplitudes térmicas da região:

- Água Termal
- Hidratante Cetaphil
- Vaseline para os lábios (filtro solar labial)
- Bepantol creme para o rosto
- Bepantol pomada
- Filtro solar fator 30, 50 e 60 (marcas La Roche Posay, Eucerin e Vichy)
- Shampoo a seco, se você tiver, para aqueles dias frios ou de falta de água ou quando só tiver água fria, esse shampoo a seco ajuda a segurar a oleosidade.

Por fim, há também o kit frescura para levar para os passeios e trilhas:

- lenços umedecidos 
- álcool em gel
- lenços de papel

E não se esqueçam das baterias extras para carregar os seus aparelhos durante o passeio, especialmente durante a travessia para Uyuni, bem como ADAPTADORES de tomada porque o padrão chileno é de três bolinhas. Um benjamin ou T também resolverá. 

Viram que não se trata apenas de separar as roupas, né? 

** Dica da minha amiga Di - Blog Histórias da Di ** 

O importante é ter em mente o seguinte:

- ROUPAS DE FRIO: Salar de Tara, Geiser el Tatio (levar roupa de banho), Lagunas Altiplanicas, Vulcán Láscar, Tour Astronômico;

- CASACO LEVE OU CORTA-VENTO: Vale de la Luna, Laguna Cejar (levar roupa de banho);

- ROUPAS LEVES: Termas de Puritama (com roupa de banho).

*** SOROCHE ***

Soroche, também conhecido como o mal das altitudes, por conta da pressão atmosférica mais baixa, ar rarefeito e possíveis sintomas que alguns organismos desenvolvem para lidar com essas condições, tais como:

- dor de cabeça 
- enjôo
- tontura
- moleza no corpo / cansaço 
- dificuldade em respirar
- aceleração cardíaca ... Dentre outros

Esses são os sintomas mais comuns e mais "fáceis" de lidar. Mas já ouvi relatos graves de cirurgias no baço ou outra parte do corpo afetada.

Ou seja, não é brincadeira e a gente tem que prestar atenção nos limites do organismo e não forçar, não abusar. 

Algumas dicas nos primeiros dias de aclimatação ajudam:

- Evitar bebidas alcoólicas
- Evitar comidas pesadas
- Evitar grandes esforços físicos 
- Tentar dormir bem nos primeiros dias e descansar
- Tomar chá de coca

Sobre remédios, cuidado com os que oferecem. Eu só tomo Tylenol e não curto tomar remédios diferentes.


** Alguns Gastos e o Câmbio **

Obs: Trocar no aeroporto somente o suficiente para o deslocamento até o hotel. A cotação no aeroporto  (em 23/3) estava assim:

- 1 real para 170 pesos
- 1 dólar 656 pesos

A cotação no aeroporto é sempre a pior.

Trocamos em um shopping perto do Hotel 1 dólar por 670 pesos e o câmbio feito no restaurante Aqui está Coco foi de 1 dólar por 680 pesos (nós pagamos a conta em dólares e o troco foi em pesos nesse câmbio)

CÂMBIO (cotações para o 21/03)

de acordo com o site  http://www.guinazu.cl/en/fx-rates/

Eu fiz o seguinte raciocínio: 

1 real = 179 pesos 
1 dólar = 678 pesos
1 dólar = 3,75 reais 

Logo, 3,75 reais equivalem a 671,25 pesos enquanto 1 dólar equivale a 678 pesos, ou seja, a diferença entre levar dólar ou real é muito pequena.

MINHA OPINIÃO: vale a pena levar os dólares, principalmente se você tiver dólares, para pagar os hotéis no Chile porque, se você pagar em dólar, ficará isento dos 19% do imposto local que eles cobram de quem paga em reais ou no cartão de crédito.

Dica: ao reservar seus hotéis no Booking.com ou site similar, opte por pagar diretamente ao hotel porque, se você pagar com cartão de crédito, incidirá o imposto.

Assim, vale a pena levar REAIS para trocar em casa de câmbio com a finalidade de pagar jantares/refeições/lanches, deslocamentos (táxi, metrô, transfer), compras, entradas nos parques, etc etc

Mais uma dica: se passar por Santiago, faça logo o câmbio lá porque costuma ser melhor do que em São Pedro do Atacama.

Alguns gastos certos:

. Ida a Undurraga de metrô e Ônibus: em torno de 4.000
. Sky Costanera: 8.000 *(ou 5.000, pois o site não informa direito)
. Transfer Pampa: 20.000
. Entradas dos Parques nos passeios no Atacama:
- Laguna Cejar: 17.000
- Lagunas Altiplânicas: 3.000
- Tour Astronômico: 20.000
- Termas Puritama: 15.000
- Vale da Lua: 3.000
- Geiser El Tatio: 5.000
- Tour do Vinho: 2.500
Ida a Cousiño Macul: 5.000

- Cálculo aproximado de refeições, por dia: 25usd por dia x 11 (tirei os 4 dias em Uyuni porque a agência Ruta Verde inclui todas as refeições) = 275 usd (arredondar para 300 usd) = mais ou menos 210.000 pesos chilenos.

Obs.: Nosso primeiro jantar foi no restaurante Aqui está Coco e 2 pratos principais + 2 sucos naturais da uva sauvignon blanc + 1 sobremesa, tudo ficou por 58 dólares.  Contudo, esse é considerado um restaurante caro para os padrões chilenos e está em 19° lugar no ranking do TripAdvisor dos melhores restaurantes de Santiago que listou mais de 3.400 estabelecimentos.

A princípio, pretendemos trocar em Santiago: 363.000 (trocar 540 dólares)

- Gastos certos com os Hotéis:

. Hotel Andes Suítes 110 usd
. Takha Takha 327 usd 
. La Ruca 453.60
. Casanoble  90.40 usd
Total 981 usd (a serem pagos em dólares para não incidirem os 19% do imposto local que é para chilenos e para os que ficam mais de 3 meses no país).

- Valores dos Passeios:

. Travessia Salar de Uyuni com a Ruta Verde: 1.053usd que foram pagos antes da viagem por meio de transferência bancária para uma conta no Brasil.

. Passeios no Atacama com a Flávia Bia Expediciones:

10 EXCURSÕES ATACAMA - 8  dias 

LAGUNA CEJAR 
GEYSER EL TATIO 
VALLE DE LA LUNA 
SALAR DE TARA  
LAGUNAS ALTIPLANICAS + PIEDRAS ROJAS 
LAGUNAS ESCONDIDAS
VULCAO LASCAR
TOUR VINHO + SALAR DE ATACAMA
TREKKING DE GUANTIN
TERMAS DE PURITAMA 

TOTAL POR PESSOA (cotação real dia, varia de acordo ao cambio): por 615.000 CLP  ou R$ 4.100,00. Esse é o valor sem desconto

Então, vamos ao nosso roteiro? Lembrando que esse roteiro pode sofrer alterações em relação aos passeios no Atacama, que foram todos planejados e organizados pela Flávia Bia Expedições, com quem fechamos os passeios, em parceria com o blog Apaixonados por Viagens.

A Flávia é uma brasileira que mora há anos em São Pedro do Atacama e conhece muito bem a região. Ela, além de ser muito simpática em nossas trocas de emails,  apresenta como grande facilitador a possibilidade de se poder pagar por meio de transferência bancária para uma conta em banco brasileiro. 


**O ROTEIRO**

-->> 23/03 - eu e Julio chegaremos em Santiago de tarde – voo JJ8074  12:55 / 17:40 - 4 horas de vôo direto, passando por Córdoba e Mendoza, a 11 mil metros. 


* Hospedagem em Santiago: Hotel Andes Suites (cortesia de uma diária em parceria com o blog Apaixonados por Viagens)

-->> 24/03 - nossas amigas Rebeca e Isabela chegarão em Santiago de tarde

* 12:00 - Lili e Julio – visita agendada à vinícola Undurraga – contatos: Marion Hoffstadt e/ou Patricia Jerez (parceria com o blog Apaixonados por Viagens) – 10.000 pesos por pessoa (tour agendado por e-mail pelo email visit@undurraga.cl)

Duração do tour: cerca de 1:30
Não há restaurante nem lanchonete. Levar lanche, se desejar.
http://www.undurraga.cl/

Como chegar: A Viña Undurraga está localizada no Camino a Melipilla, no km 34,Talagante.

Transporte público: SAIR COM 1:30 DE ANTECEDÊNCIA - Para chegar em transporte público, é necessário utilizar o Metrô Linha 1 (vermelha – DIREÇÃO SAN PABLO) até a Estación Central. AO SAIR DA CENTRAL, ESTARÁ DE FRENTE PARA UM SHOPPING. ENTRE NO SHOPPING E SIGA ATÉ O FINAL ONDE ESTÁ O TERMINAL. HÁ PLACAS. Em seguida procure o Terminal San Borja e tome o ônibus com destino a Talagante (frota Talagante plataformas 79-81) – TEM QUE SUBIR A ESCADA ROLANTE E IR ATÉ A PLATAFORMA 77. Recomenda-se pedir ao motorista para deixá-lo na Viña Undurraga. A viagem de ônibus demora cerca de 50 minutos.

HÁ O ÔNIBUS PARADOR E O DIRETO. PEGAR O DIRETO ONDE ESTÁ ESCRITO AUTOPISTA

* Todos juntos – visita ao Sky Costanera PÔR DO SOL - http://www.skycostanera.cl/

PÔR DO SOL ÀS 19:47 DE ACORDO COM O SITE ACCUWEATHER:

·  Horário de Funcionamento:       Segunda a Domingo (Inclui feriados) 10:00 Hrs a 22:00Hrs

· Ultima subida do elevador: 21:00Hrs - Adulto (13-64) ·  $8.000

Como Chegar: Sky Costanera está  localizado na Avenida Andrés Bello 2457, Nível Térreo, Providencia (ENTRE AS ESTAÇÕES DE METRÔ TOBALABA E LOS LEONES – MAIS PERTO DA TOBALABA)

----------------------------------------------------------

-->> 25/03 - Ida para Calama (Lily, Julio, Rebeca e Isa)

Voo LA150 07:45 Santiago - 09:55 Calama


CHEGADA NO AEROPORTO DE CALAMA ÀS 09:55

TRANSFER PAMPA (reservado pela Flávia Bia Expedições) – 20.000 pesos chilenos por pessoa 

- LILY E JULIO ESTARÃO NO HOTEL TAKHA TAKHA (CALLE Caracoles 101-A)

- REBECA E ISABELA NO HOSTAL LICKANA (CALLE Caracoles 140)

**PASSEIOS NO ATACAMA COM FLÁVIA BIA EXPEDIÇÕES**

10 EXCURSÕES ATACAMA - 8  dias 

LAGUNA CEJAR 
GEYSER EL TATIO 
VALLE DE LA LUNA 
SALAR DE TARA  
LAGUNAS ALTIPLANICAS + PIEDRAS ROJAS 
LAGUNAS ESCONDIDAS
VULCAO LASCAR
TOUR VINHO + SALAR DE ATACAMA
TREKKING DE GUANTIN
TERMAS DE PURITAMA 

TOTAL POR PESSOA (cotação real dia, varia de acordo ao cambio): por 615.000 CLP  ou por R$ 4.100,00. Esse é o valor sem desconto.

Não inclui entradas aos parques nacionais, que são pagas à parte.

Obs: levar 1,5L de água por pessoa por dia de passeio.

----------------------------------------------------------

SAN PEDRO DE ATACAMA: nós ficaremos na rua principal, a Calle Caracoles, onde ficam muitas agências de turismo, restaurantes e mercados. Outra rua importante é a Calle Toconao, que leva até a Plaza de Armas, que é a principal praça da cidade.

----------------------------------------------------------

-->> 25/03Laguna Cejar (Salar de Atacama): NOSSO PRIMEIRO PASSEIO NO ATACAMA

- LAGUNA CEJAR: Olhos de Salar, Lagoa Tebinquiche, Pôr do sol
Saída: 15:30 - 19:30 hrs. 
Tour: 35.000 cl
Entrada no Parque: 17.000 cl

- Reunião às 13h no escritório da Flávia Bia Expediciones.

- PAGAR A SPACE – TOUR ASTRONÔMICO (Caracoles 166) no dia 25 porque no dia 26 ficaremos fora o dia inteiro)

----------------------------------------------------------

-->> 26/03 - PASSEIO NO ATACAMA (Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas)

- LAGUNAS ALTIPLÂNICAS E PIEDRAS ROJAS – Povoado de Socaire – Trópico de Capricórnio - Lagoas Miscanti e Meniques – Pedras Vermelhas (Salar de Talar)
Saída: 06:30 - 17:00 hrs.
Tour: 80.000 cl
Entrada no Parque: 3.000 cl
Incluso: café da manhã e almoço 

---------------------------------------------------------

OBSERVAÇÃO: No dia 26/03 Tour Astronômico com a Space às 22h (20.000cl)
Contato: Paola
Tour em espanhol.
Saída às 22h
Endereço: Calle Caracoles 166

---------------------------------------------------------

-->> 27/03 - PASSEIO NO ATACAMA (Termas de Puritama pela manhã e Vale da Lua de tarde).

- TERMAS DE PURITAMA: 8 piscinas termais de 33,5º - 3.500 metros de altura
Saída: 08:30 às 13:00 hrs.
Tour: 35.000 cl
Entrada do Parque: 15.000 cl
Levar chinelo!!
Um dois passeios mais relaxantes no Atacama! 

- VALE DA LUA

Saída: 15:00 - 19:30 hrs. (inverno) 16:00 - 20:30 hrs. (verão)
Tour: 30.000 cl
Entrada do parque: 3.000 cl

----------------------------------------------------------

-->> 28/03 - INÍCIO DA TRAVESSIA UYUNI 

. DE 28 A 31 DE MARÇO - UYUNI
. SAÍDA ÀS 8:00
. COMPRAR COMIDA PARA O PRIMEIRO CAFÉ DA MANHÃ QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO!

INCLUSOS:
- refeições
- 2 litros de água para cada pessoa por dia
- hospedagem nos hotéis Tayka Stone, Luna Salada, Tayka Desert
- Entradas aos parques

. Agência: Ruta Verde

Total: U$1056,00 (câmbio de R$4,00) por pessoa

** ROTEIRO **

->> Primeiro dia: até San Pedro de Quemes (Hotel Tayka Stone)

Passaremos pela lagoas Verde e Colorida, vulcão Licancabur, mas não faremos paradas
Villa Mar – Stone City – El canon de la Cascada – Sora Sora Spring – San Augustín

->> Segundo dia: San Pedro de Quemes – Colchani (Salt Hotel Luna Salada)
Passaremos pelo Pueblo Quemado – Caltama – San Juan (Necropolis) – Julaca – Rio Grande -  Colchani (salinas) – Salar – Montículos de Sal -  Salt Hotel Luna Salada

->> Terceiro dia: Colchani – Ojo de Perdíz (Tayka Desert Hotel)
Passaremos pelo Cemitério de trens – San Cristóbal – Laguna Chullunkani – Hedionda Laguna – Lagoa Chiarkota – Laguna Honda – Laguna Ramaditas – Ojo de Perdíz

->> Quarto dia: Ojo de Perdíz – San Pedro do Atacama
Passaremos pela Stone Tree – Laguna Colorada – Geysers Sol de Mañana (2km²) – Polques Hot Springs – Valley of the Lady Desert – Laguna Verde – Licancabur Volcano – Hito Cajones – fronteira – San Pedro

. CHEGADA em São Pedro prevista para às 15:30

----------------------------------------------------------

** SEGUNDA ETAPA NO ATACAMA**


. HOSPEDAGEM EM SÃO PEDRO DE 31/03 A 05/04 NO HOTEL LA RUCA - Toconao 513

----------------------------------------------------------

-->> 01º/04 - ATACAMA (Salar de Tara) 

- SALAR DE TARA:
Saída: 08:00 - 16:00 hrs.
Altitude 4.400m
Tour: 75.000 cl
• Por estar a 4.400 metros de altitude, é necessário tomar alguns cuidados: tome bastante água no dia anterior e evite bebidas alcóolicas. Durante o passeio caminhe lentamente e evite movimentos muito rápidos.
O Salar de Tarde fica dentro da Reserva Nacional Los Flamencos. 

----------------------------------------------------------

-->> 02/04 - ATACAMA (Geyser El Tatio pela manhã, com TODOS - retorno às 12:30).

- GEYSER EL TATIO: Campo Geotérmico, Piscina Termal, Povoado de Machuca
Saída: 05:30 - 12:30 hrs.
Tour: 60.000 cl
Entrada no Parque: 5.000 cl
Por estar situado em uma altitude tão elevada, é indicado fazer esse passeio quando estiver bem aclimatado, ou seja, acostumado com a altitude.  

-->> NA PARTE DA TARDE DO DIA 02/04, seremos eu, Julio e Rebeca. Daí poderemos fazer nesta tarde UM dos seguintes passeios: Tour do Vinho ou Lagunas Escondidas (a ser definido).

----------------------------------------------------------

-->> 03/04 - PASSEIOS PELO ATACAMA (Sugestão para este dia: Trekking Guatín e/ou Lagunas Escondidas e/ou Tour do Vinho, a depender do que a gente fizer de passeio de tarde no dia 02/4, a gente deixa o que sobrar para esse dia 04).

. TREKKING DE GUATÍN: em torno de 3 horas de caminhada em 7 km, começa a 3.200 metros de altura e termina em 3.500 metros. Considerado de nível fácil
Saída: 08:30hrs as 14:30 hrs.
Tour: 60.000 cl

. TOUR DO VINHO: Toconao – Tour do Vinho – Lagoa Chaxa (Salar de Atacama) - Saída: 15:00 - 20:30 hrs.  Tour: 50.000 cl / Entrada: 2.500,00

Uma vinícola a mais de 2.400 metros de altitude. 

----------------------------------------------------------

-->> 04/04 - PASSEIOS PELO ATACAMA (Vulcão Láscar) 
- VULCÃO LASCAR: vulcão ativo – requer aclimatação prévia – considerado nível fácil – passa pela Lagoa Lejia
Saída: Entre 05:00 e 06:00 hrs.
Ascensão: entre 2 e 3 horas
Descida: 1 hora
Tempo de passeio: em torno de 9 horas
Altitude: 5.592 metros
Valor do Tour: 150.000 cl

----------------------------------------------------------

-->> 05/04 - RETORNO DE LILY, REBECA E JULIO PARA SANTIAGO

Saída de Calama de Lily, Julio e Rebeca no voo LA143 08:55 Calama - 11:00 Santiago

TRANSFER PARA CALAMA ÀS 6:00

- HOSPEDAGEM EM SANTIAGO: CASANOBLE HOTEL BOUTIQUE
Almirante Montt 440, Centro
.VALOR: 90,40 USD

- 16:00: Visita à Vinícola Cousiño Macul (parceria com o Blog Apaixonados por Viagens) – contato Elisa Cousino – TOUR PREMIUM – 20.000 pesos por pessoa (cortesia)

Como chegar: de táxi direto do hotel (cerca de 40 minutos) ou, como fica bem perto de Santiago, de metrô, pegando a linha 1 (azul) até a Estação Tobalaba e fazendo a baldeação para a linha 4 em direção à Plaza de Puente Alto. Descer na Estação Quilin e virar para a esquerda. Seguir pela passagem subterrânea que atravessa a Av. Quilin. Sair em frente a um grande centro comercial onde há um ponto de táxi que levará à vinícola em menos de 10 minutos. A corrida custa em torno de 2000 pesos chilenos. Lembre-se de fechar o preço antes de entrar no táxi.

Endereço: Calle Quilín, 7100 – Peñalolén – Região Metropolitana de Santiago

----------------------------------------------------------

06/04 - Retorno ao Brasil (Voo JJ8029 7:45)


*** RESTAURANTES EM SANTIAGO ***

. Laminga (bairro Bella Vista) - frutos do mar, comida chilena

N.º 7 de 3.460 Restaurantes em Santiago, pelo TripAdvisor 

. Aqui esta Coco (Frutos do Mar, comida chilena - bairro Providência)

 2.342 avaliações N.º 19 de 3.460 Restaurantes em Santiago, pelo TripAdvisor 

. Astrid & Gaston (comida peruana)

peruana e chilena - Bairro Providência
1.976 avaliações N.º 22 de 3.460 Restaurantes em Santiago, pelo TripAdvisor 

. La Mar (comida peruana - Vitacura)

844 avaliações N.º 25 de 3.460 Restaurantes em Santiago, pelo TripAdvisor 

. Baco Vino y Bistro (bar de vinhos - Providência) – para os amantes de vinho


*** RESTAURANTES EM SAN PEDRO DO ATACAMA ***

- La Estaka: Rua Caracoles, 259

- Rancho Cactus: Rua Toconao, 568.

- El Toconar: Rua Caracoles, 330

- Ayllu Restaurante: mais animado. Para tomar cervejas.

- Delícias de Carmen

- Roots Café

- Comida Gournet: La Casona, Ckunna

- Bar para Beber: Barros e Lola  (GLS, mas vão muitos heteros também e tem karaoke).

- Comida Caseira: Charkikan 


  1. Olá Lily.. Adorei suas dicas, e não vejo a hora de vc relatar tudo quando voltar, estarei indo para Santiago e para o Deserto em maio.. Boa Viagem..
    Bjs
    Gbai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi,
      tudo certinho? Fico muito feliz por ter curtido a viagem e as dicas! Foi uma viagem incrível!
      Você vai adorar, viu?
      E se tiver dúvidas, conte conosco!
      Lembrando que leitor do Apaixonados por Viagens tem desconto nos passeios com a Flávia Bia Expediciones, viu?
      Beijo grande,
      Lily

      Excluir
  2. Olá!! Irei em Julho conhecer o Chile e fiquei tão encantada com Atacama que não tem como não dar uma esticada até lá! Só que ñ terei mais que 3 dias, vc acha q vale a pena, pois é uma viagem com passeios e td mais bem caros,né??? To confusa c o roteiro ainda!! Karize

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karize! Mil desculpas por não ter te respondido antes. Eu estava viajando e realmente perdi sua mensagem.
      Espero que tenha corrido tudo bem como sua viagem. Afinal, o que você decidiu? Fez o Atacama?
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  3. Olá! quanto fica a viagem toda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nan!

      Tudo bom? Depende bastante do tempo de viagem, tipos de passeios e hospedagem. Nós escolhemos hotéis um pouco melhores, fizemos passeios com uma ótima infraestrutura, optamos por fazer a travessia para Uyuni com mais luxo e menos perrengue rsrs... A viagem foi há um ano e, naquela época, deu algo em torno de uns R$13.000 para cada um (para 15 dias de viagem).
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  4. Olá, Lily
    O tour privado pelo Uyuni com a Ruta Verde foi acertado como? Com antecedência e data marcada? Pelo site deles, email ou telefone? Eles falam português ou só espanhol? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Silvia! Tudo certinho?
      Sim, fizemos com a Ruta Verde e o contato foi todo feito por email, com antecedência de pouco mais de um mês (um mês e meio a dois meses de antecedência, no máximo).

      Nós conversamos em inglês porque os donos são holandeses. Mas eles também entendem espanhol. Português não rola.

      Espero que dê tudo certo para vocês. Conosco foi excelente! Temos nada do que reclamar.

      Beijos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR