Se você já vivenciou a terrível experiência de ter seu voo atrasado por horas e horas ou sendo cancelado, saiba que a empresa deve seguir um padrão de comportamento exigido pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.
Muitas pessoas já me perguntaram sobre o assunto e como proceder. Recentemente, meu irmão foi uma dessas e ficou "preso" no aeroporto de São Paulo até conseguir, finalmente, embarcar.
Algumas conjunturas políticas e econômicas, como greves, podem gerar transtornos enormes na organização dos voos.
Ultimamente, até mesmo as manifestações que estão Acordando o Brasil - Movimentos com o Vai pra Rua - causaram problemas dessa ordem, em Guarulhos, por exemplo, pois a rodovia de acesso ao aeroporto ficou bloqueada pela manifestação e muitos tiveram problemas, viajantes e tripulação.
Uma dica para os mais precavidos é acessar, antes de sair de casa, o site da Infraero. Tanto é possível acessar a Situação do Aeroporto, com também fazer uma Consulta sobre o Voo.
Alguns aeroportos, como Santos Dumont no Rio de Janeiro, ou o Afonso Pena em Curitiba, são grandes campeões em atrasos e cancelamento de voos pelas más condições climáticas (neblinas, chuvas etc).
Sendo assim, a regra número 1 é ser bem informado pela Companhia Aérea.
De acordo com a ANAC, funciona assim:
Nos casos de atraso e cancelamento de voo e preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking, etc), o passageiro que comparecer para embarque tem direito a assistência material, que envolve comunicação, alimentação e acomodação.
Essas medidas têm como objetivo minimizar o desconforto dos passageiros enquanto aguardam seu voo, atendendo às suas necessidades imediatas.
A assistência é oferecida gradualmente, pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso, cancelamento ou preterição de embarque, conforme demonstrado a seguir:
** A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas, etc).
** A partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc).
** A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.
** Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso.
--> Direitos dos passageiros em caso de atraso de voo superior a 4 horas:
- Se estiver no aeroporto de partida:
* Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
* Remarcar o voo para data e horário de sua conveniência, sem custo. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
* Embarcar no próximo voo da mesma empresa, se houver disponibilidade de lugares, para o mesmo destino. A empresa deverá oferecer assistência material.
- Se estiver em aeroporto de escala ou conexão:
* Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo. A empresa deverá oferecer assistência material.
* Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
* Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
* Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc). A empresa deverá oferecer
assistência material.
* Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
--> Direitos dos passageiros em caso de cancelamento de voo:
- Se estiver no aeroporto de partida:
* Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a
assistência material.
* Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
* Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
- Se estiver em aeroporto de escala ou conexão:
* Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo. A empresa deverá oferecer assistência material.
* Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
* Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
* Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
* Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc). A empresa deverá oferecer assistência material.
--> Preterição de embarque:
A preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking, etc) ocorre na situação em que o passageiro teve o seu embarque negado, mesmo tendo cumprido todos os requisitos para o embarque.
Logo que a empresa constatar que há possibilidade de preterição, deverá procurar por voluntários que aceitem embarcar em outro voo, mediante a oferta de compensações (dinheiro, bilhetes extras, milhas, diárias em hotéis, etc).
Caso você aceite essa compensação, a empresa poderá solicitar a assinatura de um recibo, comprovando que foi aceita a proposta.
Caso você não aceite a compensação, e seja preterido, caberá à empresa aérea oferecer alternativas de reacomodação e reembolso, além da assistência material.
- Direitos dos passageiros em caso de preterição de embarque:
. Se estiver no aeroporto de partida:
* Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
* Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
* Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
* Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc). A empresa deverá oferecer assistência material.
. Se estiver em aeroporto de escala ou conexão:
* Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo. A empresa deverá oferecer assistência material.
* Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
* Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
* Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
* Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc). A empresa deverá oferecer assistência material.
** Outras informações sobre reembolso nos casos de atraso de voo superior a 4 horas, cancelamento ou preterição:
Caso o voo atrase por mais de 4 horas, seja cancelado ou, ainda, o passageiro tenha seu embarque negado (preterição de embarque), a empresa deverá reembolsar o passageiro de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra da passagem.
A devolução dos valores já quitados e recebidos pela empresa aérea (compra à vista em dinheiro, cheque compensado ou débito em conta corrente) deverá ser imediata, em dinheiro ou por meio de crédito em conta bancária.
Se a passagem aérea foi financiada no cartão de crédito e tem parcelas a vencer, o reembolso obedecerá às regras da administradora do cartão. As providências para o reembolso devem ser imediatas.
Se for do interesse do passageiro, a empresa poderá oferecer, em vez de reembolso, créditos em programas de milhagem.
** DICAS IMPORTANTES:
A assistência material deverá ser oferecida também aos passageiros que já estiverem a bordo da aeronave, em solo, no que for cabível.
A empresa poderá suspender a prestação da assistência material para proceder ao embarque imediato.
Os direitos a assistência material, reacomodação e reembolso são devidos mesmo nos casos em que o atraso, cancelamento ou preterição tenha sido causado por condições meteorológicas adversas.
EM CASO DE DÚVIDAS OU RECLAMAÇÕES - FALE COM A ANAC
Internet: www.anac.gov.br/faleanac
Central de atendimento: 0800 725 4445
(atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana)
Konya
ResponderExcluirKayseri
Malatya
Elazığ
Tokat
J3ZYET
https://titandijital.com.tr/
ResponderExcluirbalıkesir parça eşya taşıma
eskişehir parça eşya taşıma
ardahan parça eşya taşıma
muş parça eşya taşıma
OHMCEH
kocaeli evden eve nakliyat
ResponderExcluirkilis evden eve nakliyat
bursa evden eve nakliyat
trabzon evden eve nakliyat
hakkari evden eve nakliyat
BC2O1
rize evden eve nakliyat
ResponderExcluirmuğla evden eve nakliyat
kırıkkale evden eve nakliyat
mardin evden eve nakliyat
istanbul evden eve nakliyat
UOV
933A7
ResponderExcluirErzincan Şehirler Arası Nakliyat
Çorum Şehir İçi Nakliyat
Çankırı Şehirler Arası Nakliyat
Kars Şehir İçi Nakliyat
Ünye Çelik Kapı
Ankara Parke Ustası
Giresun Parça Eşya Taşıma
Samsun Lojistik
Elazığ Şehirler Arası Nakliyat
9936A
ResponderExcluirKastamonu Evden Eve Nakliyat
Bingöl Şehir İçi Nakliyat
Şırnak Lojistik
Adana Evden Eve Nakliyat
Bayburt Şehir İçi Nakliyat
Ünye Çatı Ustası
Çerkezköy Kombi Servisi
Bitlis Şehirler Arası Nakliyat
Çerkezköy Buzdolabı Tamircisi
AFB5C
ResponderExcluirUrfa Evden Eve Nakliyat
Erzurum Lojistik
Muğla Parça Eşya Taşıma
Çerkezköy Televizyon Tamircisi
Bitcoin Nasıl Alınır
Bitexen Güvenilir mi
Kocaeli Parça Eşya Taşıma
Kastamonu Şehirler Arası Nakliyat
Adıyaman Evden Eve Nakliyat
B6312
ResponderExcluirDüzce Parça Eşya Taşıma
Mamak Fayans Ustası
Maraş Lojistik
Şırnak Şehirler Arası Nakliyat
Pi Network Coin Hangi Borsada
Iğdır Lojistik
Van Evden Eve Nakliyat
Niğde Parça Eşya Taşıma
Ünye Boya Ustası
E9D97
ResponderExcluirAnkara Lojistik
Denizli Şehirler Arası Nakliyat
Trabzon Şehir İçi Nakliyat
Burdur Lojistik
Çorum Evden Eve Nakliyat
Karaman Lojistik
Kars Evden Eve Nakliyat
Çerkezköy Kurtarıcı
Mefa Coin Hangi Borsada
7C8D0
ResponderExcluirCoin Üretme Siteleri
Binance Hesap Açma
Threads Beğeni Hilesi
Twitter Retweet Satın Al
Okex Borsası Güvenilir mi
Bitcoin Nasıl Alınır
Jns Coin Hangi Borsada
Referans Kimliği Nedir
Soundcloud Takipçi Hilesi
8BFC5
ResponderExcluirPinterest Takipçi Hilesi
Soundcloud Dinlenme Satın Al
Coin Kazma
Telcoin Coin Hangi Borsada
Pitbull Coin Hangi Borsada
Clubhouse Takipçi Hilesi
Soundcloud Reposts Hilesi
Shibanomi Coin Hangi Borsada
Mexc Borsası Güvenilir mi
EC0FB
ResponderExcluirTwitch Takipçi Hilesi
Instagram Beğeni Satın Al
Kripto Para Nasıl Alınır
Coin Nedir
Twitter Retweet Satın Al
Star Atlas Coin Hangi Borsada
Kripto Para Oynama
Coin Çıkarma Siteleri
Bitcoin Madenciliği Nasıl Yapılır
51C91
ResponderExcluiraloe vera sabunu
bitcoin ne zaman yükselir
huobi
kraken
paribu
kaldıraç nasıl yapılır
mobil proxy 4g
en düşük komisyonlu kripto borsası
referans kimligi nedir
27B31
ResponderExcluirprobit
kripto para nereden alınır
okex
coinex
referans kimliği nedir
bitcoin giriş
binance
binance
paribu
B3BA4
ResponderExcluirokex
coin nereden alınır
bybit
bibox
kraken
poloniex
canli sohbet
bingx
kripto para telegram
B508A
ResponderExcluirsanal ücretli şov
BA017
ResponderExcluirsanal canlı show
You really make it seem really easy along with your presentation
ResponderExcluirIt kind of feels too complex and extremely broad for me.
ResponderExcluirI found this paragraph at this website.
ResponderExcluirYou could certainly see your skills within the article you write.
ResponderExcluirUnderstand your rights regarding flight delays and cancellations. your website provides essential information and resources to help you demand the compensation you deserve.You really make it seem really easy along with your presentation
ResponderExcluirC63155B796
ResponderExcluirnovagra
kaldırıcı
themra macun
delay
lifta
cobra vega
ereksiyon hapı
bufalo çikolata
vigrande
A12A8E3818
ResponderExcluirsinegra
themra macun
maxman
degra
bufalo içecek
whatsapp ücretli show
novagra
geciktirici
canli web cam show
57DF1F4958
ResponderExcluirvega
bufalo çikolata
sinegra
degra
lifta
whatsapp görüntülü show güvenilir
ücretli şov
bufalo içecek
lady era
3ADFE444E5
ResponderExcluirücretli show
fx15
sinegra
viagra
vega
whatsapp görüntülü şov
performans arttırıcı
sertleştirici
delay
9C1571C44A
ResponderExcluircam show
whatsapp görüntülü show güvenilir
novagra hap
ücretli şov
cobra vega
bufalo çikolata
whatsapp ücretli show
görüntülü şov
görüntülü show
536A3A5659
ResponderExcluirtürk beğeni satın al