10 julho 2017

Recordar é Viver: De uma Era Não Digital... Viagens antigas e toda uma trajetória para chegar no que sou hoje!

Há muito tempo já que eu queria fazer um post aqui com fotos antigas, algumas de uma Era não Digital, lembram? Quem aqui teve câmera fotográfica de filme que tinha que depois revelar?

Pois eu já tive! E a primeira câmera que eu ganhei na vida foi aos 13 anos de idade, uma Olympus (em 1994), que meu pai havia comprado na Zona Franca de Manaus e trouxe para mim. É claro que nunca mais me esqueci e, embora ele odeie hoje em dia que eu tire tantas fotos, o culpado foi ele mesmo! kkkk... 

Eu já ensaiei contar um pouco para vocês sobre minhas experiências do passado em alguns posts, que vou relembrar aqui com vocês agora.

Por exemplo, minha primeira viagem para o exterior foi para a Disney, aos 13 anos de idade (não foi a toa que ganhei minha primeira câmera fotográfica com esta mesma idade!), viagem que fiz com minha irmã, para comemorar os 15 anos dela, numa época em que era bem comum viajar com excursões e nós não escampamos disso. Não fomos com nenhuma das "tias" famosas daquela época (entendedores entenderão kkk), mas fomos com a Grantur, que era famosinha também por levar adolescentes para a Disney/Flórida.

Disney, em 1994

- Clique Aqui e leia nossas matérias sobre a Flórida
- Clique Aqui e veja como foi a minha primeira viagem para fora do Brasil

Essa viagem foi muito engraçada porque, não apenas era a minha primeira vez viajando para fora do Brasil, como também foi a primeira vez que viajamos assim sozinhas, eu e minha irmã, sem nossos pais. Quer dizer... sem meus pais efetivamente eu já tinha viajado para ficar com parentes no Espírito Santo e, neste quesito, eu nunca tive mesmo problemas tanto que, aos 7 anos de idade, pela primeira vez eu entrei com minha madrinha num ônibus e fui com ela para o Espírito Santo passar férias na casa das minhas tias e avó. Viram que eu comecei cedo a ser independente e a me jogar no mundo, não é? Ok que o "mundo" era logo ali, pertinho... mas já era um bom começo!

Nós íamos muito mesmo para o Espírito Santo, porque minha mãe é capixaba e sua família, em grande parte, mora bem espalhada no ES, então era muito comum passar minhas férias por lá, entre as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Vitória, Jerônimo Monteiro, Itaipava, Piúma, Marataízes, Guarapari, Iriri... e por aí vai! Eu conheci bem o litoral capixaba que frequentei bastante desde bebê até os 23 anos, quando eu ia literalmente todo ano para lá! Depois, dos 23 anos, eu comecei a ir com menos frequência e mais quando havia alguma ocasião tipo festa, casamento, aniversário... até porque vamos combinar que eu precisava ampliar meus horizontes e usar minhas férias e feriados para cair no mundo de verdade!

Diversos lugares no Espírito Santo: Itaipava, Vitória, Guarapari (entre 1999 e 2005)

- Clique Aqui e leia como foi o nosso Desafio Wanderlust: nossa paixão por viajar!

De carro, com meus pais e irmãos, a gente costumava aproveitar ao menos umas 2 vezes por ano para passear, sendo certo que uma dessas vezes aí seria para o Espírito Santo, a outra a gente aproveitava para passear para algum lugar daqui do estado do Rio, como Petrópolis, Paraty, Muriqui (nesta aqui, que é distrito de Mangaratiba, já na Costa Verde Fluminense, um tio, irmão do meu pai, tinha casa de praia onde passamos muitos carnavais também!).

- Clique aqui e veja dicas de Petrópolis e Itaipava
Clique aqui e veja dicas de passeios no Rio de Janeiro
- Clique aqui e veja nossas dicas para Paraty e Trindade

E também já fomos de carro até Porto Seguro na Bahia, saindo do Espírito Santo, por longas e intermináveis cerca de 14 horas, naquela época... isso foi provavelmente em 1991. Pena que não tenho fotos dessa viagem comigo, nem digitalizadas...

Mas em 1995, já com 14 anos de idade, eu fiz a segunda viagem de avião da minha vida para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte! Foi incrível essa viagem, nas férias de julho, com minha mãe, irmãos, tia e primos... a gente se divertiu um bocado e ainda voltei de lá com meu primeiro namoradinho kkkk (Julio que não leia isso... rsrsrs...).

Rio Grande do Norte, em 1995

Rio Grande do Norte em 2008

- Clique Aqui e veja as matérias sobre Natal, Pipa, Genipabu e outros, no Rio Grande do Norte

O mais legal é que depois voltei para a Natal, já mais velha, em 2008 e em 2012... acho que já está na hora de ir mais uma vez, não acham? Eu realmente sou muito fã do Nordeste Brasileiro!

Então veio um gap de viagens de avião porque eu era bem nerd e estava muito focada em fazer um ótimo segundo grau para passar no vestibular. Assim, minhas férias voltaram a ser para curtir a família no Espírito Santo ou para passear em lugar próximo aqui pelo Rio de Janeiro mesmo.

Para comemorar que tinha passado no vestibular (eu cursei Direto na Uerj), veio a minha primeira vez em Cabo Frio e Búzios, no carnaval quando eu tinha 17 anos, em 1999! Fiquei na casa de uma amiga em Cabo Frio, com amigos, minha irmã e cunhado, e a partir de lá a gente, que estava de carro, ia conhecendo alguns dos lugares próximos, como Búzios e Araruama.

- Clique aqui e veja o nosso Mini Guia de Búzios

Diversos momentos em Búzios: Primeira Foto (canto superior à esquerda, 1999), depois vem 2005 e 2008

E a segunda  viagem para fora do Brasil, já aos 18 anos, foi com uma turma da faculdade de História da Arte e de Turismo, da UniverCidade, para a Europa, em 2000.

Notem que eu já fazia faculdade de Direito na Uerj, mas acabei me envolvendo com essa turma de Turismo e História da Arte para fazer um curso de História da Arte na Europa, mais precisamente na Itália e na França... seria isso já um prenúncio do que muitos anos depois estaria por vir com o blog de viagens? Possivelmente, hein? Em pensar que o blog nasceu 11 anos depois dessa viagem...

Roma, Pari, Florença e Pisa (2000)

Roma, Vaticano, Veneza (2000)

- Clique Aqui e leia as matérias que temos sobre os diversos países europeus que já visitamos ou que colaboradores do blog escreveram para a gente.

Agora sim, já na faculdade, estudando e trabalhando muuuuuuito (para quem não sabe, eu comecei a trabalhar com 18 anos e nunca mais parei! Já dei aula particular, já fui  monitora de pré vestibular, já dei aula de português em curso de idiomas para gringos, já vendi Natura, já confeccionei bolsas com bordados, já dei aula na faculdade... ou seja, eu me virava nos 30 e ia juntando meu dinheirinho para não depender dos meus pais para nada além do que eles já me davam, é claro, pois eu morei com meus pais até casar com o Julio!) ... então, trabalhando e estudando, eu fui aos poucos passeando um cadito mais. 

Daí, com o tempo, eu fui conseguindo fazer alguns outros passeios, mas, como eu continuava meio nerd rsrs... e ainda arrumei um namorado ao longo da faculdade em outro estado (sigo desejando que o Julio não esteja lendo minhas confissões kkk), o dinheirinho suado e pouco que eu juntava era mais para bancar esse namoro à distância e os passeios que a gente fazia.

Dessa forma, estive em Guarapari e Angra dos Reis/Ilha Grande, entre 2000 e 2004.

Ilha Grande em 2003, 2005 e 2006
- Clique aqui e veja nossas dicas para Ilha Grande

Com o fim da faculdade de Direito, em 2014, que também coincidiu com o fim do namoro, eu fui comemorar (e afogar as mágoas) com amigas em Campos do Jordão, em 2004! Voltei revigorada, não nego, e daí em diante, foi um despertar de uma nova era, de um desejo cada vez mais incontrolável de conquistar o mundo e explorá-lo cada vez!

Campos do Jordão, 2004

- Clique aqui e leia nosso mini guia de Campos do Jordão

Em março de 2005, na sequência, eu fui para a Europa pela segunda vez, e dessa vez eu visitei a Espanha (Madri, Toledo, Segovia e Ávila) e Portugal (Viseu foi minha base, mas estive também no Porto, Coimbra, Aveiro, Fátima, Serra da Estrela, dentre outros)!

Espanha: Madri, Toledo, Segovia e Avila (2005)

Portugal: Coimbra e Serra da Estrela (2005)
Foi uma delícia de viagem em que pude rever meus primos que moram em Portugal e descobrir como eu sou verdadeiramente apaixonada pela Europa! Sério, gente... se eu pudesse, se tivesse $$ sobrando e se o mundo não fosse tão grande que sempre me apresenta destinos incríveis a toda hora que eu quero conhecer, eu iria para a Europa todo ano fácil!

- Clique aqui e leia nossas matérias sobre Portugal

- Clique aqui e leia nossas matérias sobre a Espanha

A partir de então eu fui aos poucos juntando mais dindim e fazendo mais viagens enquanto eu conciliava com os compromissos do mestrado - sim, eu fiz mestrado em Direito da Cidade, também na Uerj, onde também cheguei a dar umas aulas e tive até uma turma só minha minha, em 2008, quando dei aula de Direito Civil rsrs... outros tempos, outras motivações, outras paixões... e como o tempo passa e muita coisa muda na vida, não é mesmo?

Enquanto 2005 foi um ano bem puxado de estudos, 2006 foi menos punk, porque as aulas do mestrado tinham acabado, mas eu ainda tinha que escrever a dissertação e, ao mesmo tempo, eu estava dando aulas e já havia começado a trabalhar no MPRJ (onde estou até hoje rsrs...). Logo, 2006, embora menos puxado, só me permitiu usar meu suado dinheirinho para viajar nos feriados, porque eu não tive férias (era meu primeiro ano de trabalho... e só teria férias em 2007!).

Mas até que eu consegui aproveitar um cadinho e fiz alguns passeios, como: passeio carnaval em Fortaleza, passeio o feriado de Páscoa em Buenos Aires, também fui com mumy para Curitiba no feriado de 1º de Maio, fui com minha irmã, cunhado e um namoradinho daquela época para Penedo... e assim a gente ia levando, com viagens não tão caras, mas sem deixar de viajar!

Buenos Aires em 2006 e 2008

Curitiba, em 2006

Ceará, 2006

Penedo, em 2006

Viram só como a gente consegue aproveitar bem os feriados?? 

Até que os anos foram se passando e a situação financeira foi melhorando, estabilizando, e eu fui conseguindo sempre administrar melhor meu $$ para viajar e segui aprendendo também a economizar, acompanhando promoções de passagens aéreas, juntando milhas nos programas de fidelidade... mas ainda era bem difícil fazer pesquisas, se compararmos a hoje em dia. Se vocês tiverem em mente que eu tive internet discada até 2006, já imaginou? Eram outros tempos!

E eu adorava mesmo pesquisar em livros de viagens... colecionava livros tipo guias, da Folha de São Paulo, por exemplo, Lonely Planet, dentre outros... eu realmente comecei aos poucos a perceber que eu tinha muito mais interesse, disposição e motivação para devorar esse tipo de livro do que os meus livros de Direito e códigos rsrs... mas ainda não tinha desistido do Direito e seguia estudando. O mestrado terminou em 2007, mas continuei estudando para concursos públicos e assim fiquei até final de 2013, quando fiz meu último concurso!

Em 2007, eu fui pela primeira vez a Salvador! Ôh terra boa, hein?? Tem como não gostar? É claro que eu adorei... só não sei se me empolgo muito para morar lá, mas que é sempre bom dar uma escapadinha para a terra dos orixás mais famosos do Brasil, isso é sim!

Salvador, em 2007
2007 também foi o ano de eu conhecer pela primeira vez os estados de Alagoas e Pernambuco!

Alagoas (Maceió) e Pernambuco (Porto de Galinhas), em 2007
Ainda em 2007, eu fui pela terceira vez para a Europa! Bem, não serei redundante em dizer que eu amo o Velho Continente rsrs... dessa vez, estive em Barcelona, Paris (minha segunda e última vez em Paris... já passou da hora de voltar!!), Praga, Amsterdã e Copenhagen!

Não foi uma viagem assim tão dos sonhos porque muita coisa não saiu como eu planejava, mas teve seu valor (todas as viagens têm, não é mesmo?). Sempre ficam aprendizados importantes e, a bem da verdade, os lugares que visitei são lindos e já até voltei para Amsterdã, depois disso, em 2013... e não vejo a hora de voltar a Praga, Paris, Barcelona e Copenhagen um dia!

Barcelona, Paris, Praga e Copenhagen, em 2007

Holanda e Dinamarca, em 2007

Amsterdã, Paris e Praga, em 2007
Clique Aqui e leia as matérias que temos sobre os diversos países europeus que já visitamos ou que colaboradores do blog escreveram para a gente.

Lembrem-se de que o blog Apaixonados por Viagens nasceu em 2011! Foi justamente o ano que tirei para ficar em casa só estudando para concurso público, mas, no auge do estresse, totalmente em crise existencial, cansada de só ficar decorando e reproduzindo pensamentos e doutrinas de terceiros, eu resolvi criar o blog para ser minha válvula de escape, para realmente não enlouquecer, para produzir algo que não fosse só ficar decorando leis, vírgulas e textos... e aí nasceu uma paixão que é incontrolável!

Algo também que sempre fiz, com prazer, era viajar com meus pais. Como eles têm muita dificuldade em aprender idiomas e não se viram tão bem em outros países, eu sempre ia com eles e acabava sendo guia de turismo, intérprete, companheira e quem organizava tudo. De quebra, eles também me davam uma boa ajuda de custo, já que era eu que montava tudinho nas nossas viagens, pois, se eles fossem em excursões ou pacotes de agências de turismo, eles acabariam gastando bem mais do que indo comigo... logo, era justo, né?

Com mumy, em Assis/Itália (2011), Nova Iorque (2010), Santiago do Chile (2011), Londres (2011), Valle Nevado no Chile (2011)

- Clique aqui e veja nosso mini guia de Santiago
- Clique aqui e veja nosso post índice de Nova Iorque
- Clique aqui e veja nossas dicas para Londres

2008 e 2009 também foram bons anos e produtivos dentro deste contexto de viagens! Aproveitei bastante e conheci vários destinos dentro do Brasil, especialmente durante os feriados.

Tiradentes/MG, 2009

Reveillón de 2008 para 2009, em Morro de São Paulo (e eu morro de saudades e não vejo a hora de voltar para lá um dia!)

Serra Gaúcha, em 2008

Paraty em diversos momentos: 2005, 2006 e 2008

Chile (Santiago, El Colorado e Viña del Mar), em 2008

Carnaval de 2009, na Paraíba: praia de Tambaba

Nova Friburgo, em 2009
- Clique aqui e veja nosso Mini Guia de João Pessoa
- Clique aqui e veja nossas sugestões de roteiros em Buenos Aires
- Clique aqui e veja nossas dicas para a Serra Gaúcha
- Clique aqui e veja O Melhor do Nordeste, para a gente
- Clique aqui e leia tudo o que temos sobre a Bahia (Trancoso, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Península de Maraú e Barra Grande, Mangue Seco, dentre outros)

Ah, 2009 também foi o ano em que conheci o Julio! kkkk... tinha chegar nele, não acham? Mas ele não queria namorar kkkk... e a gente só ficava mesmo brincando de gato e rato até que começamos a namorar no início de 2012.

Aí não teve mais jeito: juntaram dois apaixonados por viagens (porque o Julio é bem como eu!) e agora o céu o limite! 

E como eu me empolguei mexendo nas fotos antigas, vou mostrar para vocês como eu era bem fofinha quando criança kkk... 


Por fim, como vocês também devem ter reparado que eu era totalmente desapegada com minhas madeixas, e não me importava nem em cortar o cabelo de qualquer jeito nem em pintá-lo, resolvi também fazer uma montagem de fotos para juntar várias fases dessa época de rebeldia, quando eu podia maltratar meu cabelo porque ele não reclamava tanto kkkk... se eu fizer isso hoje em dia, estarei lascada, porque ele é capaz de cair todo! kkkk... 




  1. Adorei! Bom saber que você conhece bem as maravilhas do meu estado, Espírito Santo, que são tão pouco divulgadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Laura! Sim sim... mummy é capixaba e já estive muitas e muitas vezes em seu estado! Tenho minha avó, tios, tias, primos... muita família que mora aí!

      Obrigada por acompanhar nossas aventuras!

      Beijos,
      Lily

      Excluir
  2. Lilly, adorei esta matéria!!! Você fez uma bonita retrospectiva das suas viagens ao longo da sua vida, acabando por relatar grande parte da sua vida!!! Vendo essas fotos antigas, fiquei com muitas saudades de você, fui lembrando de muitas dessas fases da sua vida em que eu acompanhei de pertinho porque estava com você ou então através das historias as que você contava e das fotos que nos mostrava!!! Você sempre foi um exemplo para mim de uma pessoa guerreira, determinada, batalhadora e apaixonada pela vida, alguém que aproveita realmente ao máximo a vida, que tem sempre muita energia, disposição e muita alegria e alto-astral!!! Você sempre foi assim e o gosto por viajar sempre existiu em você, sempre curiosa e interessada em conhecer mais!!! Essa é a Lily que eu conheço bem desde que nasci! Eu cresci admirando você e Tati, por motivos diversos, e desejando ser como vocês quando fosse gente grande, minhas primas amadas!!!! Muitos Parabéns pelo seu percurso de vida, por ter descoberto essa grande e verdadeira paixão e vocação por viajar e escrever sobre as viagens, por ter alimentado essa paixão, que está crescendo cada vez mais juntamente com o seu blog!!! Desejo todo o sucesso do mundo para o teu blog e que você continue assim, feliz, realizada e apaixonada pela vida e por viagens e que o Júlio continue te acompanhando!!!! Da prima, Vanessa.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente sensacional! Lugares maravilhosos!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR