06 maio 2016

Top 20 Sunsets no Mundo!

Quem acompanha o @ApaixonadosPorViagens no Instagram sabe bem o quanto nós somos apaixonados pelo pôr do sol. Sempre que podemos, que as nuvens permitem, nós aguardamos por este momento do dia que, para nós, é um dos mais especiais e lindos.



Pensando nisso, resolvi fazer essa singela lista com os 20 mais belos Sunsets que já vimos! É claro que estou considerando somente as viagens que fizemos até hoje (maio de 2016), e tenho certeza de que essa lista não ficará desse jeito para sempre porque ainda pretendemos assistir à despedida do Astro Rei de diversos outros lugares do Brasil e do Mundo. 



Porém, até o presente momento, eis a nossa seleção! Tomara que vocês gostem!


1) Oia / Santorini - Grécia (junho 2015):

Considerado um dos mais lindos do mundo por diversos rankings de sites e revistas, nós achamos merecidíssimo e também é para nós o mais espetacular que já vimos até hoje!

Como estávamos hospedados em Oia, no hotel Oia Mare Villas, tivemos a oportunidade de assistir a este espetáculo por 3 noites! E não ficaríamos cansados de ver por outras mais se tivéssemos ficado mais tempo em Santorini.





Confira aqui o ROTEIRO COMPLETO da nossa Lua de Mel pela Grécia.

Veja também os lindos sunsets da Grécia que registramos.

O melhor e mais disputado local para ver o pôr do sol é do Kastro. As pessoas chegam bem cedo para garantir seu lugar na mureta e não arredam mais o pé dali. Mas a gente também gostou de ver da mureta, logo embaixo do Kastro, onde há um caminho famoso pelo sobe e desce dos burrinhos. Ali é beeem mais tranquilo e a vista é parecida, embora não seja a mesma. A melhor, ao meu ver, ainda é a do Kastro. 

2) Salar de Uyuni / Bolívia (março 2016):

Sabe quando a gente realiza um sonho? Tem alegria maior? Não tem! E conseguir fazer essa viagem ao Salar de Uyuni, mesmo não sendo esta a época do ano mais indicada para ver a película de água que se concentra no salar por causa das chuvas do verão, ou seja, era arriscado e a expectativa era grande.





Graças a Deus, e só tenho a agradecer, que deu tudo certo e não apenas assisti a um dos sunsets mais lindos da minha vida como tive um momento ímpar, maravilhoso e indescritível em um dos cenários mais incríveis do mundo!

Clique Aqui e confira como foi a nossa Viagem pela Bolívia.

Nós fizemos a travessia para Uyuni em 3 noites e 4 dias com a agência de turismo Ruta Verde. Saímos de São Pedro do Atacama, para onde regressamos ao final do tour.

3) Plaka / Milos - Grécia (junho 2015):

A viagem de lua de mel foi o grande sonho da minha vida realizado. Bem... Depois de ler aqui em cima sobre Uyuni, vocês certamente pensarão que eu tenho muitos sonhos, né? Mas eu tenho mesmo! Quando o assunto é viajar, eu sou "facinha" e tenho muitos sonhos e a wish list de destinos a conhecer um dia só aumenta.






Ocorre que meu caso com a Grécia é antigo, desde de criança, quando comecei a estudar história da Antiguidade, eu já nutria forte interesse pelo país. Com o tempo, com mais acesso a informações e fotos, a paixão e curiosidade só fizeram aumentar.

E essa viagem rendeu momentos lindos e paisagens inesquecíveis, como este pôr do sol em Milos, que foi a primeira ilha que visitamos em nosso roteiro de 24 dias pela Grécia.

É ou não é esplendoroso?

4) Little Venice / Mykonos - Grécia (junho 2015):

Mykonos prescinde de apresentação! Famosa por si só, a ilha reúne os mais célebres do Jet set internacional e no verão é festa o dia todo!

Mas nós estávamos em lua de mel rsrs... logo, o objetivo não era festar muito, mas sim curtir as praias, restaurantes e, é claro, o magnífico pôr do sol!







Little Venice foi o nosso lugar preferido para assistir à despedida do Astro Rei e super indicamos! Seja num restaurante  (neste caso, nós estivemos no Katerina's e foi lindo... façam reserva para garantir um balcão na varanda), seja dos moinhos.... Por ali tudo exala muito romantismo e fofura.

5) Fernando de Noronha - Pernambuco (setembro 2009):

Ahhhhh... Como o tempo passou rápido! Por mim, poderia ter congelado com esse pôr do sol esplêndido que algumas vezes do Mirante do Forte de São Pedro do Boldró, com o sol caindo no mar, na direção dos Morros Dois Irmãos... que espetáculo da natureza!

Eu fiquei tão apaixonada que fui duas vezes no mesmo ponto só para ver o pôr do sol. A primeira vez eu fui com o passeio ilhatur, que costuma encerrar ali e a segunda vez eu fui sozinha mesmo. Pena que minha câmera fotográfica há 7 anos não era tão boa como hoje em dia e não foi capaz captar toda a magnitude e beleza desse momento. Mas confiem em mim que vale a pena!

Praia da Conceição
Mirante do Boldró
Dois Irmãos ao fundo
Ainda em Noronha, também vi o pôr do sol da Praia da Conceição e foi lindo ... Assim como na Praia só Meio. Como Noronha é um arquipélago, da ilha principal, onde ficam as pousadas, é fácil escolher um lugar para apreciar o sol se pondo no mar... no horizonte... É lindo!

6) Empire State / NY (novembro 2014):

Nem o frio me impediu de fazer esse registro! E estava um frio de rachar.... mas dessa vez eu não deixei escapar o pôr do sol que vi do Empire State!

Estive em NY em 2010 e 2014. Mas em 2010, como fui no inverno, em fevereiro, não tive a sorte de ver muitos dias ensolarados. Aliás, sol foi a exceção. Porém, em 2014, para minha alegria e para fazer justiça, em pleno outono, eu vi mais dias ensolarados e me animei a buscar o pôr do sol perfeito!





Já havia visto fotos do sunset e anoitecer diretamente do Empire State e fiquei enlouquecida com essa possibilidade! É claro que me organizei e planejei direitinho para subir em horário próximo ao pôr do sol.

Como tínhamos o NY City Pass, ele permitia subir no Empire State de dia e depois voltar no final do dia sem ter que pagar duas entradas. Mas meu tempo era curto e não daria para fazer isso. Portanto, olhei no site AccuWeather qual seria o horário do pôr do sol e cheguei no Empire State com cerca de 1:30/2:00 de antecedência.

O frio lá no alto, com o vento, era bizarro! Desanimava qualquer ser humano normal a encarar ficar na varanda para fotografar o sol indo embora. Como eu não sou muito normal kkkkk... lá estava eu! Com as mãos doendo, porque para tirar as fotos com o celular, eu precisava tirar as luvas (isso agora está resolvido porque comprei luva na loja Decathlon que é térmica e touch screen... e funcionou no Atacama).

Sem palavras para descrever a emoção de ver o sol se despedindo e as luzes de Manhattan acendendo... pronto! Realizei mais um sonho e não deixei o frio me intimidar.




Eu sei que esse tópico é dedicado somente ao Empire State, mas eu também preciso compartilhar com vocês a emoção de ver o pôr do sol da Ponte do Brooklyn, com a Estátua da Liberdade ao fundo... foi incrível! Portanto, para quem for à NY e puder programar seu dia de passeios para encerrar na Brooklyn Bridge perto do pôr do sol, eu juro que não vai se arrepender! 




Outro pôr do sol lindo em NY é o visto diretamente da High Line!!! 





7) Petani Bay / Kefalonia - Grécia (junho 2015):

A Grécia de novo! Realmente, a cada ilha que visitávamos em nossa lua de mel - e foram 6 ilhas - a gente se encantava com um pôr do sol mais lindo que o outro...

Em especial, na Kefalonia, nós amamos o pôr do sol que vimos diretamente do Petani Bay Hotel, onde ficamos hospedados por 2 noites incríveis, com vista espetacular para a praia e aquele azul hipnotizante sem fim...






E a combinação com a piscina do hotel, de borda infinita, deixou o sunset ainda mais memorável!

Mas se você não estiver hospedado lá, tem como ver o pôr do sol da Petani Bay, lá embaixo, ou das muretas da estrada que desce (mas tenham muito cuidado) ou, ainda, do restaurante que tem ali perto.

8) Gran Roque / Los Roques (abril 2014):

Essa lista de melhores sunsets reúne também muitos sonhos realizados! Em 2009, eu pesquisei e organizei a minha primeira tentativa de ir a Los Roques, que restou frustrada... Nesta época, eu nem imaginava que um dia eu poderia ter blog de viagens. Mas guardei minhas pesquisas e, a cada ano que se passava, eu considerava ir....só que fatores alheios à minha vontade não permitiam.

Como acredito que as coisas acontecem quando têm que acontecer, em 2014 eu e Julio passamos 10 dias lindos nesse paraíso!






Pudemos ver o pôr do sol quase todo dia: em vários pontos da areia da praia de Gran Roque, do alto do morro e da ilha de Madrisquí.
O nosso preferido foi na praia de Gran Roque, logo depois da igrejinha, onde há um pier abandonado. É lindo ver o balé dos pelicanos e gaivotas que, com o retorno dos barcos pesqueiros no fim do dia, voam alvoroçados no pôr do sol.

9) Lençóis Maranhenses - Maranhão (julho 2013):

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses sempre estiveram no meu Top 5 destinos brasileiros de ecoturismo. Em 2012, eu e Julio organizamos a viagem, pagamos a passagem, reservamos hotel e passeios, na esperança de viajarmos no feriado do Rio+20. Acontece que só eu tive os pontos facultativos e o Julio não. Consequência disso? Cancelamos tudo, entubamos o prejuízo e a frustração.




Mas Deus sabe o que faz porque 2012 foi um ano de forte estiagem e as lagoas não estavam tão cheias, no seu esplendor, porque havia chovido pouco. Assim, no ano seguinte, tratamos de organizar tudo de novo para o feriado da vinda do Papa Francisco. E não é que deu tudo certo? Olha que fez tanto frio no Rio, nevou em Santa Catarina.... mas lá nos Lençóis fez um sol, um calor e mal vimos chuva. Aliás, tinha chovido muito antes e as lagoas estavam lindas e cheias.

Um dos passeios famosos por lá é o do pôr do sol na Lagoa Azul. E é óbvio que nós fomos e foi muito especial!
Outro pôr do sol que vimos foi na volta do passeio de quadriciclo pelos Pequenos Lençóis. Foi lindo demais.



10) Jericoacoara - Ceará (fevereiro 2012 e abril 2014):

Este é um clássico no assunto "pôr do sol Must See". É tão aguardado o pôr do sol em Jeri que até a duna ganhou esse nome: a Duna do Pôr do Sol, que é a maior da praia da vila, para onde todo santo dia, em alta ou baixa tempo, ocorre uma quase romaria de pessoas que a sobem e garantem o seu lugar nela, literalmente ao sol, para esperar pelo grande momento do dia.



Lendo assim parece até doideira, né? Mas não é porque esse pôr do sol no mar, no litoral brasileiro, pela sua posição, é raro e são poucos os destinos de praia do Brasil, que não sejam ilhas, que possuem essa privilegiada posição de poder ver o sol se pondo no mar.



Embora eu tenha visitado Jeri em 2012 e 2014, foi somente da última vez que tive a sorte de subir a Duna do Pôr do Sol e, finalmente, poder ver esse espetáculo da natureza!

Eita felicidade!!!
Em 2012, contudo, fui brindada com um pôr do sol "surpresa" diretamente da praia da vila. Tinha subido a duna e esperado um bocado para ver se as nuvens davam sinais de sumirem... mas como isso não aconteceu, voltei para a praia e para minha espreguiçadeira e caipirinha rsrs... e como eu adoro quando a natureza nos surpreende, viu? Não é que as nuvens dissiparam e o sol, já quase perto do mar e da linha do horizonte, apareceu, brilhou, reinou e mostrou a sua magnitude ao se despedir da gente! Foi lindo!






12) Pão de Açúcar e Arpoador / Rio de Janeiro:

Como vocês sabem, eu e Julio moramos no Rio de Janeiro e, sempre que podemos, quando o tempo permite, a gente se programa para ver o pôr do sol. E os nossos lugares preferidos são: Arpoador e Pão de Açúcar.




O Arpoador - ou Arpex, para os íntimos - é um clássico carioca! Democrático, gratuito, de fácil acesso, tanto da praia quanto da pedra (o mais tradicional é sentar-se na pedra e esperar pelo pôrdo sol) a vista é magnífica da orla mais badalada e fotografada da Cidade Maravilhosa: Arpoador, Ipanema e Leblon unem-se num show de cores!






Durante o verão, principalmente no mês de janeiro, o sol se põe no mar e é muito especial. Durante boa parte do ano, todavia, o sol se põe atrás dos Morros 2 Irmãos ou dos prédios.

Já o Pão de Açúcar, um dos mais famosos cartões postais da cidade, ao anoitecer, vai ganhando contornos mais expressivos e, lá do alto, o pôr do sol emociona a todos, gringos e brasileiros! É algo incrível!





Mas como tem que subir 2 bondinhos (um até o Morro da Urca e outro até o próprio Pão de Açúcar) sugiro que se chegue lá com cerca de 2h horas de antecedência do horário previsto para o pôr do sol para não correr risco de perdê-lo até porque, como tem pagar a entrada, e como se trata de uma atração turística disputada, em especial aos finais de semana, pode haver filas na bilheteria.

Ai gente... eu poderia ficar aqui só falando dos sunsets no Rio... Como o da Mureta da Urca, na Lagoa Rodrigo de Freitas, o  visto das praias, dos rooftops dos hotéis... tem tanto lugar lindo no Rio para ver o pôr do sol que sempre você encontrará um om qual se identifique mais. Por isso mesmo que eu escrevi um post só para fazer do sunset no Rio e espero que vocês curtam.




VEJAM AQUI A LISTA COM VÁRIOS LUGARES PARA ASSISTIR AO PÔR DO SOL NO RIO.

13) Aruba (outubro 2015):

Outro lugar onde o Pôr do Sol é uma atração turística, a paradisíaca e caribenha ilha de Aruba, cujo acesso para nós brasileiros está bastante facilitado pelos voos da Gol, por exemplo (eu fui com milhas!), justamente por ser uma ilha, nela é bem fácil ver o sol se pondo no mar, seja da praia, seja de algum restaurante.

Aliás, são várias as opções de restaurantes super românticos à beira da praia, no melhor estilo "pé na areia", onde você poderá curtir um momento único e especial com seu amor, esperando o sol ir embora. Mas lembre-se de fazer reserva antes porque eles costumam ser disputados.

Nós estivemos em alguns, mas nem sempre o sol, ou melhor, as nuvens, colaboravam. Ainda assim, vou deixar como dica os seguintes:

- Flying Fishbone: foi o mais lindo, o mais maravilhoso, o mais perfeito! A combinação como um todo - praia, restaurante, localização, velas, pôr do sol - é a melhor, na minha opinião. E, é claro, tivemos a sorte de verdadeiramente assistir ao pôr do sol.





- Passions on the Beach: com localização mais fácil, em Eagle Beach, ele é um charme também, com tochas e na areia da praia, todos têm uma vista privilegiada para o sunset, não importando a mesa onde estará sentado. 





- Barefoot: lugar lindo, também pé na areia, mas como opção para quem não quer sujar os pés, com mesas no seu interior, de frente para o mar, com ótima vista para o pôr do sol. Apenas não demos muita sorte (e estivemos lá 2 vezes!) porque as nuvens chegaram antes. Ainda assim, o espetáculo de cores foi inesquecível!
Agora, como disse antes, se você não quiser ir a um restaurante, pode perfeitamente ficar na praia, de preferência com um bom vinho ou espumante, aguardando o sol desaparecer no horizonte. E, por fim, embora eu não tenha consigo ir lá, o Restaurante La Tratoria El Faro Blanco, ao lado do Farol, é um dos lugares mais indicados para ver o pôr do sol da ilha. Infelizmente, apesar de ter feito reserva nele, não conseguimos ir, porque ele é mais distante e também porque o pôr do sol era muito cedo, perto das 18h (é super importante informar-se sobre o horário do pôr do sol e fazer a reserva do jantar para algo entre 30 minutos e 1h antes, para dar tempo de chegar, pedir um drink e esperar o sunset com calma) e o passeio que fizemos no dia terminou tarde, depois das 19h. Estávamos cansados e desistimos, com pesar, de ir. 



14) Curaçao (outubro 2015):

Outra ilha caribenha dos sonhos, destino ideal e perfeito para quem ama um mar azul turquesa neon escandalosamente lindo, para quem adora natureza, vida marinha, mergulhar, muito bom lugar para famílias, crianças e casais apaixonados... ahhhhhh... Curaçao é linda demais!!!



E foram dois lugares em Curaçao que nos marcaram muito quando o assunto é pôr do sol: a Kokomo Beach, onde há um píer lindíssimo para ver o sol se despedindo e uma ótima infraestrutura de praia para curtir o dia, se quiser.






E a praia de Jan Thiel, onde ficamos curtindo o fim de tarde no beach club Papagayo que conta com infraestrutura muito Top, digna dos melhores balneários europeus e com uma piscina com uma quase borda infinita que fica um escândalo no pôr do sol.



Eu não poderia deixar de mencionar o pôr do sol belíssimo que tivemos a oportunidade de ver do Ocean Sky Apartment, que foi impressionante, especialmente pelas cores do céu que foram de tirar o fôlego!



Nós recomendamos alugar carro em Curaçao para curtir melhor as suas praias.

15) Oásis de Huacachina / Peru (agosto 2014):

Esse lugar é outro muito difente, muito especial! Pense em um grande deserto relativamente perto do mar onde em seu meio há um lago natural, um verdadeiro oásis, como aqueles que a gente via em desenhos animados e filmes. Pensou? Pronto!! Eis Huacachina!

LEIA MAIS SOBRE NOSSOS PASSEIOS PELO OÁSIS DE HUACACHINA







A gente às vezes até se sentia um pouco em alguma das dunas de Genipabu ou Cumbuco, do nordeste brasileiro, mas a diferença é que as dunas peruanas são de areia mais amarelada. Ou até mesmo no Saara!

E o pôr do sol é sensacional! Lindo demais!

16) Atacama / Chile (março e abril de 2016):

Essa foi uma viagem recente que fizemos, que está muito muito presente em nossas lembranças e que nos marcou bastante com suas paisagens deslumbrantes em meio a um dos lugares mais inóspitos do mundo!

Alguns dos principais passeios são finalizados com o pôr do sol, como o da Laguna Cejar, Lagunas Escondidas e o Valle de la Luna! Aliás, dois passeios sensacionais com sunsets inesquecíveis.

Porém, o pôr do sol que mais nos emocionou, seja por causa das cores inimagináveis, que mudavam a cada minuto, de um amarelo vibrante, para um laranja, depois vermelho e, no final, um roxo sensacional... seja pela presença de flamingos que, além de comporem um cenário de natureza exuberante, ainda fizeram sua graça e deram um show com revoadas de um lado para o outro... seja pelo sentimento de despedida, porque era nosso penúltimo dia no Atacama e o coração apertado pela despedida que chegada somou-se a tudo isso... fato é que, na nossa humilde opinião, o pôr do sol mais lindo que vimos foi no Salar do Atacama, na Laguna Chaxa, passeio que fizemos em conjunto com a visita à vinícola da região de Toconao.



Foi ou não um espetáculo?



Querem saber mais sobre os passeios no Atacama? CLIQUEM ABAIXO:

- PASSEIOS NO ATACAMA: PARTE 1

- PASSEIOS NO ATACAMA: PARTE 2


17) Florença / Itália (novembro 2010):

Mexendo nas minhas fotos e nas minhas memórias, eu me dei conta de que realmente não consegui ver muito pôr do sol nas minhas idas para a Europa, salvo na lua de mel, na Grécia. Esse, em Florença, que listei aqui, não pois propriamente um pôr do sol, isso porque eu não vi o sol baixando, mas acompanhei todo o entardecer e as cores lindas do céu, diretamente da Ponte Vecchio, que é uma atração turística por si só, de tão pitoresca que é.




Outro lugar lindo e muito procurado para ver o pôr do sol é da Piazzale Michelangelo, que fica em uma posição estratégica, no alto de uma colina, com vista privilegiada para a cidade e para o rio. Nós não ficamos para ver a despedida do dia de lá, mas tinha muita gente sentada só esperando.

18) Búzios / Rio de Janeiro  (agosto 2015):

Balneário topíssimo do litoral brasileiro e sempre muito badalado, Búzios é um destino famoso que reúne desde celebridades a esportistas, famílias, casais, crianças... é um lugar muito democrático com opções de passeios para todo os bolsos e gostos. 

A cerca de 2:30 da capital carioca, é um destino também bem prático para a gente visitar ao longo do ano e, principalmente, fora das altas temporadas e do verão, que são épocas mais agitadas por lá e, portanto, mais caras. Eu prefiro as baixas temporadas, quando posso curtir os lugres mais sossegados e com calma. 


Mas como o assunto aqui é o pôr do sol, eu separei dois bem especiais de Búzios que arrancam suspiros de todos: no Porto da Barra e na Orla Bardot!

- Orla Bardot





- Porto da Barra:




São mais especiais e, mesmo que você não queira ficar em um barzinho ou restaurante esperando pelo momento, pode ficar nos banquinhos sentado ou caminhar pelos píers... com certeza haverá muitas alternativas e você encontrará a melhor!

VEJA MAIS DICAS EM NOSSO GUIA DE BÚZIOS

19) Barra Grande / Bahia (fevereiro 2016):

Nosso último carnaval foi neste lugar mágico, um cantinho muito especial no sul da Bahia, chamado de Barra Grande, um vilarejo localizado na Península de Maraú, a cerca de 1 hora de Itacaré. 

E todo dia a gente tentava fazer SUP no final do dia para apreciar mais de pertinho o sol se despedindo da gente!



A Ponta do Mutá é o lugar mais procurado para ver o pôr do sol e é verdadeiramente lindo!! Vale muito a pena fazer SUP lá!

Outro lugar belíssimo, com um conjunto muito rico de paisagens, com encontro do rio com o mar e manguezal, é o Bar da Jô! Também vale a pena praticar SUP lá!





SAIBAM MAIS DE BARRA GRANDE E TODOS OS PASSEIOS QUE FIZEMOS:

- BARRA GRANDE - PARTE 1

- BARRA GRANDE - PARTE 2


20) Morro de São Paulo - Bahia (dezembro 2008):

Essa foi uma viagem que eu - Lily - fiz no Ano Novo de 2008 para 2009, ocasião em que pude passar 5 dias neste local lindo!!! E mooooorrrooo de saudades de lá!

O pôr do sol também é muito mágico! 



E me lembro bem de como era lindo assistir ao pôr do sol lá do Farol, que é bem disputado, como também da Toca do Morcego! Pena que a câmera que eu tinha, há quase 10 anos, não era muito boa (aliás, a tecnologia evoluiu muito de lá para cá, para nossa alegria!). O importante é que esse pôr do sol estará para sempre guardado na memória e, quando eu voltar, poderei relembrar o quanto ele é magnífico!

VEJAM A MATÉRIA NO BLOG SOBRE MORRO DE SÃO PAULO.


  1. Que legal esse post!!!
    Eu acho a melhor hora do dia, e nas viagens sempre me programo para não perder esse momento.
    Eu também pude contemplar o por do sol em Morro de São Paulo, Barra Grande, Jericoacoara, Uyuni, Atacama e o que mais gostei entre esses foi Morro de São Paulo.
    Quando estou em casa também faço uns cliques do por do sol.
    Bjus
    @photonatrip

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam! Tudo certinho?
      Muito obrigada pelo comentário no post. Fico feliz por você ter gostado.
      De fato, o pôr do sol de Morro de São Paulo é incrível e inesquecível, né? Aiiiii que Moooooorrro de Saudades de lá!!!
      Beijos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR