13 outubro 2015

Curaçao: Dicas, Informações, Hospedagem, Restaurantes & Muito Mais!



Seguindo nossas férias, após praticamemte 3 dias inteiros em Aruba (1° à noite, 2, 3 e 4 de outubro), nós continuamos nossas andanças pelo Caribe e fomos para CURAÇAO!

Como vocês devem ter lido no final do post anterior, a gente deveria ter ido para Curaçao no dia 4/10 de manhã cedo. Mas perdemos o vôo... Depois tivemos problemas com atrasos e só chegamos em Curaçao às 18h. Ou seja, eu havia planejado 5 dias inteiros em Curaçao, o que seria suficiente para ver o principal, mas as confusões com a Insel Air (e em parte também foi minha culpa) custaram-me 1 dia precioso de passeio em Curaçao.

Acabamos tendo 5 noites, porém só 4 dias inteiros para passeios o que foi uma pena porque Curaçao merece mais!

Klein Curaçao

Sea Aquarium

Em todo caso, como não dá para ficar chorando pelo "leite derramado", nós fizemos o nosso melhor para aproveitarmos ao máximo e, embora tenha sido super corrido, conseguimos ver e visitar muitas coisas! As principais que eu desejava ver e onde queria mergulhar, felizmente nós conseguimos! Mas não dá para dizer que vimos tudo ou que curtimos tudo do jeito que eu gostaria, com mais calma.

A passagem aérea com a Insel Air foi comprada pelo site da companhia com 1 mês de antecedência porque antes disso eles não liberavam no site para compra. Custou cerca de R$700,00 para cada um (a alta do dólar colaborou para esse valor porque 2 meses antes estava por R$500,00).

Klein Curaçao

Cas Abao

E o vôo entre Aruba e Curaçao durou cerca de 25 a 30 minutos apenas. Na ida, o avião até que era grandinho, em parceria com a KLM, que, se entendi direito, administra o aeroporto de Curaçao que faz parte do grupo da KLM. Já o avião da volta, era bem pequeno, duplo hélice e não muito confortável. Ainda bem que o voo é rapidinho.

Klein Curaçao

Bem, vamos falar um pouco dessa ilha paradisíaca, descoberta no final do século XV pelos espanhóis e depois dominada, já no século XVI, pelos holandeses: Curaçao!

Assim como Aruba, São Martinho e Bonaire, Curaçao faz parte das Antilhas Holandesas.

Portanto, o idioma oficial é o Holandês, ou Dutch, como eles gostam de dizer. Isso porque Dutch seria mais apropriado já que é o idioma das Netherlands, do Reino dos Países Baixos que abrange também as ilhas caribenhas das Antilhas Holandesas.


Contudo, o idioma nativo é o Papiamento, como em Aruba, que é uma mistura de português, espanhol e holandês, com um pouco de francês e inglês.

Com mais de 170 mil habitantes, os naturais de Curaçao e Aruba têm direito ao passaporte Dutch/Holandês, por exemplo, mas são considerados países autônomos e independentes (a independência foi muito recente, em 2010, seguindo o exemplo de Aruba que se tornou independente em 1986), com Parlamento próprio que é formado a partir do voto dos habitantes, porém, possuem a figura de um Governador que é selecionado pelo rei dos Países Baixos. Outra curiosidade é que eles não podem ter Forças Armadas que são providenciadas pela Holanda.


- Situação Política: trata-se de uma Monarquia Constitucional Parlamentarista. O rei é o mesmo dos Países Baixos.

- Localização: com 444km2, Curaçao, assim como Aruba, também está estrategicamente localizada fora da Rota dos furacões, no mar do Caribe, bem perto da costa norte da Venezuela, e por isso é um destino ideal para visitar o ano todo!

Cas Abao

É claro que se houver furacão passando pelo Caribe, isso pode trazer reflexos no clima das ilhas, com mais chances de chuva e ventos fortes.

E o grande atrativo de Curaçao está embaixo d'água! Disseram-me que quem não mergulha (scuba) nem faz Snorkel,  conhecerá metade de Curaçao apenas.

Perto do Sea Aquarium e Ocean Resort

Mas, sinceramente, não espere muito porque já foi mais colorido, de acordo com moradores. Quem já mergulhou em Fernando de Noronha, Bonito, Maragogi, Porto de Galinhas, Los Roques, dentre outros, como eu, talvez fique um pouco frustrado. Vimos tartarugas marinhas, moreias, serpente do mar, corais e peixes,  só que eu imaginava que veria mais.


Ahhhh.. e as praias são lindas!

Que azul incrível das praias de Curaçao! Ficará para sempre em nossas lembranças.


Com uma quantidade de praias bem maior do que Aruba, até porque Curaçao é uma ilha bem maior, não faltam opções lindas de praias para conhecer! Na verdade, faltou foi tempo!

Kokomo Beach

A diferença é que em Curaçao as praias são divididas assim:

-  praias públicas gratuitas: você não paga e pode dar a sorte de ficar em uma palapa/gazebo/barraca, como no caso de Kenepa Grande, Playa Kalki, Klein Knip, Playa Jeremy, Playa Lagun e Kokomo Beach.

Playa Kalki

- praias públicas pagas: você paga em média 3.50usd para entrar na praia e também paga por cadeiras e barracas, como no caso da Cas Abao, PortoMari, Mambo Beach e Jean Thiel.

Cas Abao

- praias privadas e fechadas: essas possuem acesso restrito e geralmente pertencem aos resorts. Os frequentadores dos resorts poderão frequentar, como no caso do Ocean Resort, onde ficamos hospedados. Além disso, alguns oferecem o day pass pago para quem não está hospedado, como no caso do Baoase, que cobra 25usd por pessoa para usufruir da sua estrutura e da praia privada.

A presença e influência holandesa são muito mais marcantes em Curaçao do que em Aruba. A arquitetura de Curaçao, com casas baixinhas, coloridas e fofas, confere muito mais charme à Ilha que em nada tem a ver com os grandes hotéis e o toque mais comercial de Aruba.

Achamos Curaçao mais original e menos artificial!

E é principalmente na capital, Willemstad, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, que se pode observar uma arquitetura mais autêntica com prédios que datam do século XVIII.

Difícil mesmo é saber se o conjunto arquitetônico de Punda é mais bonito de dia ou à noite!

Conjunto Arquitetônico de Punda de dia

Conjunto Arquitetônico de Punda à noite

**INFORMAÇÕES IMPORTANTES**

- Passaporte e Visto: brasileiro não precisa ter visto para visitar Curaçao se a finalidade for unicamente o turismo. O passaporte deve ser válido e segue a regra holandesa, ou seja, a contar da data de volta, o passaporte precisa ter mais 3 meses de validade.

- Vacinas: a princípio, nenhuma é exigida. Mas, por via das dúvidas, recomendamos que se tenha o Atestado Internacional da Vacina contra a Febre Amarela, principalmente para quem for para Curaçao com companhias aéreas que fazem conexão no Panamá ou Colômbia.

- Fuso Horário: 1 hora a menos em comparação com o horário de Brasília (considerando o horário normal brasileiro, sem horário de verão).


- Voltagem e Tomadas: a voltagem padrão é de 120v e a tomada padrão é aquela de dois pauzinhos.

- Moeda: a moeda oficial é o Florim das Antilhas Neerlandesas, representada pelo ANG ou Guilder. Porém, o dólar americano é plenamente aceito. O que pode acontecer é de se pagar em dólar e receber o troco em moeda local.

1 dólar equivale a 1.78 guilders (*em outubro de 2015).

Playa Lagun

- Idioma: o idioma oficial é o Dutch e o nativo é o Papiamento. Com muita boa vontade, dá até para entender alguma coisa de Papiamento, como se fosse um português bem estranho.

É extremamente educado antecipar-se aos cumprimentos e desejar "Bon Dia", "Bon Tardi" e "Bon Nochi". E se for numa segunda feira de manhã, desejar "Bon Semana" também.

O pessoal local adora quando falamos um pouquinho de Papiamento. "Marsha Danki" é "Muito Obrigado". "Dushi" é "querido" ou tudo de legal para o pessoal de Curaçao."Bon Bini" significa "Bem Vindo".


Não se preocupem porque a maioria fala inglês muito muito bem! E alguns também falam espanhol.

Muitas iguanas pela ilha

- Melhor época: a temperatura não oscila muito durante o ano, ficando na casa dos 30°C.

E nós tivemos dias super Calientes por lá! !

A Alta Temporada vai de dezembro (Natal e Réveillon) até a Páscoa.

Julho e Agosto, por causa das férias escolares dos norte americanos e europeus, o movimento aumenta de novo e seria uma média temporada.

Cas Abao

Temporada de Chuvas: a ilha tem clima árido, contudo pode haver mais chances de chover entre os meses de outubro e janeiro.

Nós pegamos uns chuviscos apenas num dia pela manhã e, como eu já havia consultado nos sites de previsão do tempo que ficaria assim, tiramos essa manhã para passearmos em Willemstad.

Sempre recomendo acompanhar a previsão do tempo e gosto muito dos sites do Accuweather e Weather Channel para poder programar seus passeios.

- Hospedagem: muita gente prefere ficar na capital Willemstad, que é dividida em duas partes por conta do canal que liga a baía ao mar: Punda e Otrobanda.


Punda é mais fofinha, com muitos restaurantes e comércio, além do Mercado Público e Mercado Flutuante.

Mercado Flutuante, em Punda (onde você encontra de tudo um pouco! A maioria dos barcos vêm da Venezuela)

Já Otrobanda (a Outra Banda mesmo rsrs) também tem seu charme e vários hotéis de rede ficam lá, como o Marriott.

Mas quem fica no centro mesmo não tem praia boa para frequentar e depende de carro ou táxi para se deslocar até as praias mais próximas.


Em nosso caso, fomos convidados a ficar hospedados no Ocean Sky Apartment, um apartamento maravilhoso, luxuoso, enorme, totalmente equipado e com absolutamente tudo de que precisávamos para nossas 5 noites na ilha (menos comida), localizado no Ocean Resort, ao lado do Sea Aquarium.

CONFIRA AQUI A MATÉRIA COMPLETA SOBRE O OCEAN SKY APARTMENT



Amamos a localização! Foram 5 noites e 4 dias incríveis em Curaçao!

Acordar e se deparar com essa janela bem à sua frente na cama... não tem preço!

A pé, nós íamos ao Sea Aquarium, à praia Mambo Beach (também chamada de Sea Aquarium Beach), onde há um Boulevard repleto de restaurantes (almoçamos no The Green House e gostamos dos rolls que pedimos), tem o próprio Mambo Beach Club, com piscina de frente para o mar e o restaurante Hemingway. Ou seja, tudo prático, fácil acesso e a localização não poderia ter sido melhor, inclusive porque estávamos com carro alugado e a gente ia para onde bem entendesse.

amanhecer no Ocean Sky Apartment

Mas o melhor eu ainda não falei: a praia privada do Ocean Resort, com direito a palapas, sombras e cadeiras que ficam disponíveis aos hóspedes! Um luxo!!



A praia é linda!!! E de lá pudemos ver os golfinhos do Sea Aquarium saltando! Aliás, da piscina do Ocean Resort a gente via os golfinhos também!



O nível de cuidado dentro do apartamento impressiona: eletrodomésticos novos, aliás, tudo muito bem cuidado e novo, várias toalhas de praia, bóia para praia, cozinha absolutamente completa com tudo, até mesmo uma máquina de lavar louça!! Filtro com água e gelo na geladeira (você não precisa comprar água, se não quiser) e até mesmo um kit de primeiros socorros! Eu fiquei realmente encantada em verificar a quantidade de detalhes e da preocupação com a qual a Marcia, proprietária, cuida do apartamento e de seus hóspedes.

Há, inclusive, um livro completo com instruções sobre o apartamento e com todas as opções de passeios e diversas dicas sobre Curaçao!

Talvez as únicas questões que podemos apontar sobre o Ocean Sky Apartment sejam: a acessibilidade por ser no segundo andar (são dois lances de escada), o fato de ter que ir ao mercado fazer compras e o mais próximo era a uns 5 minutos de carro e se chama Vreugdenhilarket e a questão de não ter as mordomias de um hotel, pois você que tem que preparar o café. Mas nada disso foi transtorno para a gente e gostamos muito dessa experiência de termos nossa casinha e podermos ficar à vontade com nossos horários.


- Deslocamento: optamos por alugar um carro pelo site da AutoEurope que nos ofereceu como melhor cotação a Avis, que nos custou cerca de 40 euros por dia, por um carro econômico um tanto velhinho por dentro. 

Após ler em diversos blogs que a melhor forma de se deslocar é com carro próprio, nem hesitei em alugar. Diferentemente de Aruba que tem muita facilidade para deslocamento em transporte público com o Arubus que conecta várias praias e até mesmo um shuttle no aeroporto para os hotéis,   em Curaçao eu não vi nada disso. Aliás, em Aruba é comum ver diversas agências de turismo circulando pelas ruas com seus passeios (ABC Tours, De Palm Beach, Fofoti Tour, Aruba Adventure.... dentre outras), em Curaçao, em todas as nossas andanças eu não vi nem reparei em nenhuma agência de turismo que me chamasse atenção fazendo City tour por lá. Logo, quem está sem carro acaba dependendo bastante de táxis, por exemplo.

Klein Curaçao

- Aeroporto de Curaçao: estava em boa parte em obras. Achei meio confuso. A parte do Duty Free é ridícula rsrs... E tivemos que pagar uma taxa de aeroporto ao voltarmos para Aruba no valor de 20 usd por pessoa.

Como o aeroporto fica afastado do centrinho, gastamos cerca de 30 minutos até chegarmos no Ocean Resort.

*OBSERVAÇÃO*

Klein Curaçao

Os valores em Curaçao são um pouco mais baratos dos que os de Aruba na ordem de 5 a 10%. Então, se você encontra algo que interesse no aeroporto de Curaçao, compre e garanta o preço porque muito provavelmente em Aruba será mais caro.

- Comprinhas: Aruba e Curaçao têm muitas lojas que são tax free! Aproveite!

A Loja de eletrônicos Boolchand's, que fica no centrinho de Punda, na rua de pedestres, é um exemplo disso. Lá nós compramos a GoPro 4 preta com cartão de memória de 16gb por 420usd e havíamos consultado antes no site da Amazon os preços que, em média, bem parecidos  (em torno dos 40usd, porém, sem taxa - que é acrescida ao final da compra no site da Amazon, sem cartão de memória). Acho que fizemos um bom negócio lá! !

lojas de grifes internacionais conhecidas, como a Mango, mas nem se compara a Aruba, onde se encontra facilmente em Palm Beach ou em Orejanstad algumas lojas da Tommy Hilfiger, Ralph Lauren, Calvin Klein, Victoria Secret's, dentre outras lojas famosas.

Em Curaçao tem outro problema: o comércio fecha cedo! O comércio em Willemstad fecha às 18h e isso atrapalhou bastante meus planos de olhar as modas porque o pôr do sol era às 18:25 (mais ou menos) nessa época que fui (outubro 2015).

Em Punda, além das lojas de rua, há lojas e restaurantes no Waterfront Arches.

Em Pietermaai, região colada em Punda, há muitos hotéis novos, um comércio descolado e restaurantes bacanas.

Em Otrobanda, além de lojas de rua, há as do Rif Fort e as do Shopping do Hotel Renaissance

Rif Fort

Já em Aruba, é possível ver lojas abertas até às 23h, principalmente em Palm Beach, no Paseo Herência e no Palm Beach Plaza.

- Bebida Alcoólica: não se recomenda beber nas ruas (a polícia pode até fazer vista grossa vez ou outra, mas o conselho é só beber dentro de bares e restaurantes).

- Drogas: não é por que Curaçao foi colonizada por holandeses e ainda mantém fortes laços com este país que a legalização de drogas seja tratada da mesma forma. Portanto, de novo, não se arrisque nem se exponha. Lembre-se de que você não está em Amsterdam.

- Turistas: grande parte do turismo vem da Europa, principalmente holandeses ou dutchs, como a maioria gosta de se auto denominar.

- Jogos: os Cassinos são bem comuns em Curaçao e Aruba. A prática dos jogos de azar, que são permitidos por lá, atraem muita gente atrás de um pouco de sorte.

- Wifi: em Punda há um wifi aberto de Curaçao que funciona muito bem. Em Otrobanda, tentei conectar mas não funcionou. (Tem também em Aruba um wifi aberto de Aruba, só que não consegui me conectar nele nas vezes que tentei).

- Geografia: A Ilha tem regiões bem distintas! A face oeste da ilha é de praias mais calmas e a face leste é de mar mais mexido, cliffs e muitas rochas. Há Parques Nacionais como o de Shete Boca e o Christofell, muitas lagoas e muitas montanhas, o que também já difere de Aruba que é uma ilha mais plana.

Indico também os blogs da Thais (www.guiamundoafora.com) e o do Rafa (www.essemundoenosso.com.br), onde obtive informações maravilhosas para montar meu roteiro de passeios em Curaçao. 

** RESTAURANTES **

Os restaurantes em que estivemos para jantar foram todos a convite:

Tapas do Restaurante Kome

1) Restaurante do Hotel Bijblauw - Confira aqui a matéria completa
2) Hajimaru Restaurant - Confira aqui a matéria completa

3) The Wine Cellar Restaurant - Confira aqui a matéria completa

4) Kome Restaurant - Confira aqui a matéria completa

5) De Gouverneur Restaurant - Confira aqui a matéria completa



Outros lugares em que estivemos:

- The Green House no Mambo Boulevard, em Sea Aquarium Beach. Há diversas opções para lanchinho e refeições neste Boulevard.
- Papagayo Beach Club, em Jan Thiel, onde estivemos para tomar uns drinks e assistir ao pôr do sol. Lá também tem outros restaurantes como o Tinto e o Zest.

** PÔR DO SOL **

O pôr do sol nesta época do ano acontece por volta das 18:25 e recomendamos alguns lugares para assistir ao pôr do sol: Bijblauw Hotel, Waterfront Arches, Mambo Beach, Kokomo Beach, Cas Abao, Portmari, Papagayo Beach Club, dentre outros ... isso sem contar o especial pôr do sol que vimos no Ocean Sky Apartment no Ocean Resort.

Kokomo Beach

Kokomo Beach

Há também o restaurante De Gouverneur, que fica em Otrobanda e, embora não se possa ver propriamente o pôr do sol, é um ótimo lugar para assistir à mudança na iluminação nos prédios de Punda com o anoitecer.

Nesses restaurantes com vista para o pôr do sol, recomenda-se reservar a mesa com antecedência.

Quanto à gorjeta, recomenda-se deixar uns 10 ou 15% do valor da conta. Raramente a gorjeta vem inserida na conta.

Percebemos que é comum os restaurantes servirem sempre água gratuitamente e também uma estradinha de cortesia também.

Cas Abao

- Segurança: também diferentemente de Aruba, nós tivemos muitas recomendações sobre a questão da segurança em Curaçao e cuidados necessários com nossos pertences, principalmente com os deixados dentro do carro.

Lamentavelmente, roubos com armas, furtos, carros com vidros quebrados para retirar as coisas de dentro são mais comuns do que imaginávamos.

A gente então redobrou a atenção e mantivemos aquele estado de alerta que já faz parte do nosso cotidiano no Rio de Janeiro.

De todo modo, nada nos aconteceu e tampouco vimos algo que pudesse inspirar medo. Mas vale a dica da atenção!

Portomari

- Tempo mínimo de estada em Curaçao: eu aconselho ficar pelo menos 5 dias inteiros. Se puder ficar 1 semana, com certeza você terá muita coisa a fazer ainda!

Nós ficamos 5 noites e 4 dias e foi mega corrido! E olha que quem nos conhece sabe que temos muita disposição!

- Gastos: considerando hospedagem, aluguel de carro, passeios e restaurantes, eu sugiro considerar R$1.000,00 por pessoa para uma viagem desse porte.

Em média, um jantar em um bom restaurante, estilo gourmet, com Chef, ficará entre 100usd e 150usd por casal.

Já em restaurantes mais de redes, mais simples ou lanchonetes, sem bebidas alcoólicas, a média cai para 30 a 50usd por casal.

O preço médio dos drinks/coquetéis tanto em Curaçao quanto em Aruba era de 8usd. E o preço médio das cervejas era de 5usd.

Por conta da influência maior holandesa em Curaçao, as cervejas Amstel e Heineken eram bem populares.

O preço médio de um prato principal em um restaurante mais sofisticado era de 25/30usd.

Em Curaçao praticamente não vimos esses restaurantes de redes como Wendy's, TGI Friday's, Subway, McDonald's, Taco Bell, Hard Rock Cafe, como em Aruba.

Afinal de contas, o turismo de Curaçao é muito mais focado nos europeus, notadamente os holandeses, enquanto que o turismo de Aruba é mais voltado para os americanos que curtem mais junkie food.

*RESUMINHO DOS PASSEIOS*

Como vocês já sabem, nós perdemos 1 dia precioso de Curaçao e tivemos que recuperar esse prejuízo acelerando o ritmo (que já costuma ser intenso nas nossas viagens).

Assim que chegamos em Curaçao, já era noite e, após nos acomodarmos no Ocean Sky Apartment, fomos jantar no Bijblauw Hotel.


Em nosso PRIMEIRO dia de passeios, exploramos os locais próximos ao Ocean Resort, até mesmo como forma de ambientação: Sea Aquarium, a praia privada do Ocean Resort, o Mambo Beach / Sea Aquarium Beach (onde você paga 3,5usd para ficar na praia, mas se andar pelo calçadão do Boulevard da praia, não precisa pagar!).



Fizemos um lanchinho no restaurante The Green House no Boulevard do Mambo Beach (comemos uns rools japoneses bem gostosos).

Mambo Beach

Mambo Beach Club

The Green House restaurante

Depois fomos conhecer JanThiel e ficamos no Papagayo Beach Club  (tem que pagar 3.50usd por pessoa para entrar na praia + 10 guilders por cadeira de praia, porém, após às 16h, não se paga mais pela cadeira!).





Ficamos até o pôr do sol e depois jantamos no excepcional Hajimaru Restaurant!



Em nosso SEGUNDO dia de passeios, tivemos um dia ainda mais intenso e corrido em Curaçao!  Pela manhã, fomos a convite ter um encontro com golfinhos do Sea Aquarium



Experiência linda e incrível! Adoramos! 


Custa 60usd por pessoa + 80usd por todas as fotos tiradas em um pendrive (há outras opções mais econômicas de fotos, como uma única foto impressa.)



Depois, passamos pelo Flamingo's Park onde pudemos observar vários por lá.


Seguimos, então, para conhecer mais praias: Cas Abao, cuja entrada é paga por carro (6usd) + 3usd por cadeira de praia. Também estivemos em PortoMari cuja entrada custa 5 guilders por pessoa e 6 guilders a cadeira.

Cas Abao

PortoMari

PortoMari

Em Cas Abao e Porto Mari, nós fizemos bastante Snorkel e vimos corais, peixes, moreia, serpente do mar e holandeses... muitos! Rsrs...

Também estivemos em Daaibooibay e finalizamos com um lindo pôr do sol na Kokomo Beach! Na Kokomo há um Beach Club que me pareceu muito legal.

Daaibooi Beach

Kokomo Beach

Kokomo Beach

Ainda, passamos em Otrobanda para ver os prédios fofos de Punda... Infelizmente, a charmosa Ponte Queen Emma, que é uma ponte de pedestre e flutuante que liga Otrobanda a Punda tinha sido retirada para manutenção. O jeito para os pedestres é atravessar de ferry, que é gratuito, enquanto a ponte não voltar.



E para quem está de carro, atravessar a altíssima Ponte Queen Julianna é uma emoção (impressiona mesmo pela altura) e confere vistas espetaculares de Willemstad.

Jantamos no The Wine Cellar, restaurante que existe há 42 anos e é repleto de requinte e sofisticação! Adoramos também.



Em nosso TERCEIRO dia de passeios, como amanheceu com um pouco de nuvens e havia previsão de chuva, resolvemos explorar o centrinho da cidade pela manhã e fomos para Willemstad.

Começamos por Punda e achei muito fofos os letreiros "Curaçao" e "Dushi" na praça Koningin Wilhelmina. Andamos pelas ruas de pedestres, tiramos fotos e fomos para Otrobanda, para mais fotos. 




Chegou a chover um pouquinho - chuviscos - mas logo depois melhorou, abriu um belo sol e seguimos para o Westpunt e o Parque Nacional de Shete Boca (a entrada no parque é paga e custou 10 guilders por pessoa). Exploramos um lado totalmente selvagem de Curaçao, sem praias paradisíacas, mas com rochas, ondas, pedras e uma paisagem quase lunar, repleta de corais fossilizados. .. muito interessante!






Também estivemos nas praias de Kalki, Piskado, Forti, Grote Knip, Klein Knip, Jeremi e Lagun. Ou seja, exploramos bastante o Westpunt! 

Playa Kalki

Playa Piskado

Playa Forti

Kenepa Grandi

Klein Knip

Playa Jeremi

Playa Lagun

E ficamos apaixonados pela praia Grote Knip  (ou Kenepa Grande). Que azul incrível e inesquecível!



E não é que depois dessa maratona ainda conseguimos ver o pôr do sol do Bijblauw Hotel em Punda



Não satisfeitos, a gente ainda correu de novo a Otrobanda para ver o anoitecer dos prédios de Punda


Dia corrido e muito bem aproveitado que se encerrou com outro ótimo jantar no Kome Restaurant!



Descolado, animado, com proposta bem jovial, demos sorte de ir na noite de tapas - toda quarta - e curtimos bastante!

Por fim, no QUARTO dia, dedicamos-nos ao passeio para a ilha Klein Curaçao, que pertence a Curaçao. Fomos com o passeio de barco organizado pela agência de turismo Mermaid. 




Há outras como a Bounty Adventures, mas me contaram que a Bounty joga plásticos no mar e foi a única a não ceder barco para a ação comunitária feita em conjunto com várias entidades e empresas de Curaçao para limpar Klein Curaçao. Não gostei disso porque viola meus princípios e optei pela Mermaid que tem como outro atrativo o fato de ser a única a possuir estrutura própria em Klein Curaçao com palapas, cadeiras, sombra e local para o almoço.


Contratamos também o transfer e às 6:15 fomos buscados no hotel. O catamarã saiu às 7h e pouco antes das 9h da manhã já estávamos em Klein Curaçao! Passamos o dia inteiro lá e o passeio também incluiu café da manhã com sanduíches e almoço, que foi um churrasco, com salada, arroz, outros carboidraros e frutas também!


Custou 105usd por pessoa mais 8usd pelo transfer.  Eles também têm Snorkel e máscara, mas a gente gosta de levar o nosso por uma questão de higiene mesmo.




* Itens para levar para o passeio *

- remédios contra enjoo se você tiver essa tendência, porque são 2 horas de navegação e as ondas nem sempre perdoam (um menino novo passou muito mal na ida).
- toalhas de banho para se secar

- filtro solar

- Snorkel 

- chapéu 

- papete/ sapatilha de neoprene para entrar no mar e não se machucar com as pedras

- câmera aquática 

- camiseta com filtro solar (como as da marca UV-Line) ajudam a aguentar o sol, principalmente durante as caminhadas ao Farol e Naufrágio e também no mergulho.





Foi um dia especial! Klein Curaçao é linda e ainda pudemos ver 2 tartarugas marinhas!!!


Às 15:30 já estávamos voltando e chegamos no Ocean Resort por volta das 17:40.

Ainda deu tempo de um último mergulho na espetacular praia do Ocean Resort e de assistir ao pôr do sol da varanda do Ocean Sky Apartment! Foi lindo!




Finalizamos com mais um delicioso jantar e dessa vez foi no De Gouverneur Restaurant, em Otrobanda, com vista privilegiada para o conjunto arquitetônico de Punda! Foi romântico e foi uma despedida perfeita de Curaçao.




No dia seguinte, a gente madrugou e foi para o aeroporto porque nosso vôo de volta para Aruba era às 7h! 

E assim foram as nossas 5 noites em Curaçao! Já estou com saudades!!

Se você tem dúvidas sobre qual é o melhor destino, Aruba ou Curaçao, CONFIRA AQUI ESSA MATÉRIA EM QUE EU COMPARO ESSAS DUAS ILHAS PARADISÍACAS!

  1. Respostas
    1. Oi Marcio!
      Que honra ter seu comentário aqui. Muito obrigada!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  2. Mega completo. Parabéns e obrigado por citar o Esse Mundo É Nosso. Quero voltar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!!!
      Êêêêêhhhhh... adorei!!! Eu é que te agradeço por ter também em seu blog ótimas dicas que me ajudaram muito antes de viajar! Parabéns também!!!
      Fico feliz por ter gostado! Amamos Curaçao e pretendemos voltar um dia... 5 noites (4 dias), embora mega intensos, foram pouco...
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  3. Olá!
    Muito bom o blog!

    R$1000,00 ou US$1000,00 por semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William, tudo bom? Eu sugiro um orçamento diário para passeios, aluguel de carro e restaurantes de 150usd por pessoa. Mas é claro que haverá dias em que você gastará menos e outros um pouco mais. É só uma estimativa, ok?
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  4. Olá casal apaixonados por viagens! Adorei o post! Leio alguns de vocês e fico com dúvidas sobre isso de hotel e restaurante convidar vcs. Entram em contato com vcs ou vcs que entram em contato pra tentar parceria e assim pode escrever pra gente? Pergunto isso porque não vejo preco de pratos, diárias ou algum ponto negativo quando vcs citam hospedagem e restaurantes. Só vejo analises de vantagens e desvantagens quando é referente a um local..destino...Bjs, Ju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju,
      tudo bom?
      Não sei se você realmente tem lido todos os textos na íntegra, porque eu faço sempre questão sim de apontar os pontos negativos dos lugares que eu conheço, ainda que a convite, pois eu não sou obrigada a somente falar bem de qualquer lugar que eu vá. Ocorre é que eventualmente existem lugares (restaurantes ou hospedagens ou passeios) que realmente são perfeitos dentro do meu entender. Se ler com atenção o texto acima, verá que eu mencionei o valor médio de um jantar a dois nos restaurantes que visitei.

      Com relação especificamente a essa hospedagem de Curaçao, eu inclusive coloquei no texto a seguinte observação: "Talvez as únicas questões que podemos apontar sobre o Ocean Sky Apartment sejam: a acessibilidade por ser no segundo andar (são dois lances de escada), o fato de ter que ir ao mercado fazer compras e o mais próximo era a uns 5 minutos de carro e se chama Vreugdenhilarket e a questão de não ter as mordomias de um hotel, pois você que tem que preparar o café. Mas nada disso foi transtorno para a gente e gostamos muito dessa experiência de termos nossa casinha e podermos ficar à vontade com nossos horários"

      Pelo que me parece que você não leu detidamente. Não coloquei o valor da hospedagem porque eu não paguei por ela, conforme mencionado, já que se tratou de um convite. Mas o link, se você clicar, vai te direcionar ao Booking.com onde você poderá fazer uma pesquisa de valores. Aliás, o valor que uma pessoa paga hoje não é necessariamente o mesmo que outra pagará daqui dois meses. Existe algo como alta temporada, baixa temporada, festas, promoções do próprio Booking.com com o Best Value etc que influenciam diretamente no valor.

      Espero ter tirado suas dúvidas. Posts exclusivos sobre os restaurantes, inclusive com os cardápios, ainda serão publicados, com mais detalhes. Este aqui foi um post resumo-guia com dicas para se planejar a viagem a Curaçao.

      Abraços,
      Lily

      Excluir
    2. Ahhhh... e tem mais rsrs... antes de eu ir para qualquer lugar que seja ou fazer qualquer tipo de passeio, eu realizo uma pesquisa prévia bem cuidadosa para justamente evitar ir a algum lugar que seja desagradável, prática esta que todos fazem ao planejar a sua viagem, pois, independentemente de parceria ou não, a gente prefere sempre frequentar lugares bons, minimizando os riscos de surpresas que possam comprometer a nossa viagem. Blogs, TripAdvisor, dicas no Instagram e Foruns no Facebook ajudam bastante nessa tarefa prévia de planejamento.

      Abraços,
      Lily

      Excluir
  5. Nossa, que viagem incrível! Eu morro de vontade de conhecer Curação, agora, depois de ver esse post e tantas fotos lindas, fiquei com mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii!!!
      Que linda! Obrigada por suas palavras! Nós amamos Curaçao! Um destino incrível e repleto de belezas. Vale a pena =)
      Beijos
      Lily

      Excluir
  6. Meu sonho eh ir para curação, agora vendo essas fotos estou ainda mais com vontade. essas aguas azul que sonho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen!
      Não desista do seu sonho, viu? Valerá cada centavo porque lá é lindo demais!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  7. Ótimo texto. Estou pensando em viajar ao Caribe e tenho Curaçao como prioridade, mas não falo absolutamente nada de espanhol ou inglês. Isso vai atrapalhar? Por favor, me dá uma dica. Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que legal! Muito obrigada pelas palavras e carinho.
      Olha, em Curaçao, por conta da colonização holandesa, eles realmente falam fluentemente o dutch e o inglês. Também falam o papiamento, que é o idioma local. Você irá sozinha? Ninguém que vá com você fala ao menos inglês? O inglês ajuda até mais do que o espanhol. Mas se você já viajar com tudo bem estudado, planejado e souber tudo que quer fazer, aí dá para se virar também com mímicas =)
      Feliz 2017!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  8. Adorei as dicas sobre Curaçao. não vi muito voce falando sobre o aluguel de carro. voce alugou pela internet antecipadamente? pega o carro no aeroporto? como é o funcionamento do gps? vc ja alugou carro com gps ou levou? como é a questão da sinalização das ruas? obrigada. fico no aguardo de umas dicas a esse respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Patrícia. não sei por que nao ficou cadastrado.

      Excluir
    2. Oi Patrícia, tudo bom? Sobre o aluguel do carro, sim sim! Foi feito antecipadamente pela internet. A gente sempre cota com algumas empresas e escolhe a mais em conta:

      - Deslocamento: optamos por alugar um carro pelo site da AutoEurope que nos ofereceu como melhor cotação a Avis, que nos custou cerca de 40 euros por dia, por um carro econômico um tanto velhinho por dentro.

      Temos GPS sim e levamos o nosso. A sinalização é parecida com a nossa!

      Espero ter ajudado!

      Beijos,
      Lily

      Excluir
  9. Oi Lily,

    Gostaria de registrar nossa viagem a curação feita nos dias 13/02 a 17/02.

    Comprarmos as passagens aereas pela Inselair, de Manaus/Curação, um dia antes da data previstas eles cancelaram o voo para 3 dias após a data programada, nao aceitei e fui ate a companhia que nos colocou em um voo da copa airlines que iria no mesmo dia, mas tendo que fazer uma escala no Panamá. Até ai tudo bem.

    Chegamos em Curação, fomos ate a ECONOMY RENT A CAR, eles não tem guichê no aeroporto, mas devido o voo ter mudado de horario, tive que ir ate a locadora, pagamos 15 dólares para o taxista, achei muito caro, pois ficava menos de 3 minutos do aeroporto, mas enfim, estamos em uma cidade turistica.
    Chegando a locadora, uma grande surpresa, alugamos um KIA SOUL AUTOMÁTICO, e nos entregaram um carro muito novo, com 1500km rodados somente, super recomendo essa locadora pela praticidade e atendimento, apesar de nao falar inglês ele se esforçou muito para entender o que queriamos.

    Waze baixado, fomos para o hotel, SAINT TROPEZ OCEAN CLUB, que por sinal superou minhas expectativas, pois tem um atendimento maravilhoso, super atenciosas, limpeza do quarto, organização, tudo muito bom.

    Passamos em um supermercado e fizemos compras para fazer nosso cafe da manhã e jantar, pois estavamos com nosso filho de 7 anos e ele não gostou muito da comida do local.

    Quanto as praias, nem preciso falar, tudo lindo, fantastico, nunca vimos nada igual.

    No nosso ranking de beleza classificamos dessa forma:
    1 - Port Mari
    2 - kenepa Chiki
    3 - Kenepa Grand
    4 - Daaiboi
    5 - Cas Abao

    Todas elas ficam bem próximas uma das outras no sentido WESTPUNT, não fomos para as praias do outro lado.

    Encantados com a estadia, chegou a hora de voltar, então ai que veio mais outro problema com a companhia aérea.

    Quando fomos embarcar, descobrimos que teriamos que pagar 39 dólares por pessoa,como taxa de embarque porque a insel air não possuia convenio com o aeroporto. UM ABSURDO, pois quando comprei a passagem não informaram nada disso.

    O voo estava marcado para as 20:30hs, foi alterado para as 22:00 e depois remarcado para as 23:30. Finalmente descobrimos que iriamos por outra companhia a AVIOR, aeronave de péssima qualidade, velha. Já no ar o ar condicionado começou a apresentar problemas, uma hora estava muito frio ou muito quente, pois o ar saia tao quente que nos sufocavam.

    Chegamos em Manaus as 2: 15 da manhã.

    Super recomendo o destino Curação, pela tranquilidade, beleza, povo muito simpático e prestativo.

    abs

    Espero ter ajudado alguem a decidir o seu próximo destino de viagem

    Maicon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente relato, Maicon!
      Muito obrigada pela por compartilhar conosco as suas experiências!!! Parabéns pela viagem linda.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  10. Meu Deus que post maravilhoso!
    Me esclareceu tantas coisas <3 . Vou em outubro também mas meu maior medo é a água estar turva por conta das chuvas. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Dianne! Tudo bom?
      Fico muito feliz por nosso Guia ter te ajudado! Curaçao foi um lugar que amamos muito!
      Vamos torcer para dar tudo certo, viu? Também fui em outubro e deu certo!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  11. Parabéns pelo post!! Está excelente!

    Vi em outros blogs também que devemos ficar sempre alertas aos nossos pertences em curação.
    E eu observei em algumas fotos que vocês levaram câmera profissional para tirar fotos nos passeios. Onde vocês deixam ela e os outros pertences na hora de mergulhar?
    Também quero levar a minha, mas estou com medo de deixar ela sozinha dentro de uma bolsa na areia ..
    Beijos e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Obrigada pelo comentário. Que bom que gostou das nossas dicas.
      Sim sim... é bom mesmo ficar sempre esperto com os pertences em Curaçao, infelizmente.
      Então, na hora de mergulhar, quando a gente ficava muito tempo longe, a gente deixava no carro, no porta malas, mas de forma discreta, sem que outras pessoas vissem. Ou, também pedíamos para que pessoas (de modo geral famílias, de turistas) próximas olhassem para a gente as coisas. Uma boa dica é levar uma mochila ou bolsa que você possa colocar um cadeado e esconder a chave... ou um cadeado de segredo funciona melhor até.
      E, sempre ficávamos de olho, sabe? A gente não nadou para tão longe assim e dava para ficar de olho sempre. Mas a melhor maneira é colocar seus pertences ao lado de alguma família, com crianças, de turistas também e pedir para dar uma olhada.

      Beijos,
      Lily

      Excluir
  12. Boa Tarde!

    Parabéns pelo Blog...vamos para Aruba e Curaçao em Maio e me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa! Muito obrigada, Aline! Fico feliz por saber que gostou das dicas.
      Seja sempre bem vinda aqui no blog e faça uma linda viagem! Aproveite bastante!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  13. Olá. Você saberia me dizer qual a melhor empresa para mergulho para iniciantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Puxa... não fizemos mergulho com cilindro em Curaçao, mas somente snorkel (flutuação)... por isso nem sei recomendar uma boa empresa, mas dê uma olhada no TripAdvisor e também tenho certeza de que seu hotel poderá ajudar.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  14. Valeu, suas dicas estão sendo muito úteis.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR