25 fevereiro 2016

Alemanha comemora os 500 Anos da Lei de Pureza da Cerveja

Alemanha comemora os 500 Anos da Lei de Pureza da Cerveja

Esse será um ano de muita festa, com certeza, no mundo cervejeiro!!

A Lei Alemã da Pureza da Cerveja comemora 500 Anos de vida e os amantes da cerveja e turistas poderão celebrar muito, principalmente, na Alemanha, com diversos festivais, tours, exibições e programações especiais nas cervejarias.

Munique

Hofbrauhaus

Você sabia que o Sudoeste da Alemanha abriga 185 cervejarias e cada uma com suas próprias e distintas cervejas!

Desde 1516 que a Lei da Pureza Alemã especifica que a cerveja só pode ser feita com água, lúpulo, cevada e leveduras. Sem aditivos nem sabores artificiais.

Oktoberfest de Blumenau
As jóias do Sudoeste da Alemanha são a Floresta Negra, o Lago Constance e as cidades de Heidelberg, Baden-Baden e Stuttgart, cidades vibrantes, ricas em história e castelos românticos. Faz divisa com a Bavária, outra região famosa pelas cervejas, seus festivais, como a Oktoberfest, também faz fronteira com a região da Alsácia Francesa, com a Suíça e a Áustria. Além disso, o Sudoeste Alemão é a casa de marcas famosas, como a Mercedes-Benz e a Porsche.

Vila St. Gallen
Cerveja Campos do Jordão, de Campos do Jordão

Mas já que o assunto é cerveja - e eu sei que estou ainda devendo o post sobre Munique - em ano de festa vocês podem esperar que vem muita coisa boa por aí, certo?

O Museu Technoseum, na cidade de Mannheim, dedicará uma exposição inteira à cerveja (de 19 de fevereiro a 24 de julho), enquanto inúmeras cervejarias de Baden-Württemberg oferecerão seminários e tours guiados relacionados à bebida. 

Fábrica da Heineken

Pub em Amsterdam
Um dos festivais mais badalados da região é o Stuttgart Beer Festival, que acontecerá no final de Setembro e início de Outubro, coincidindo com a Oktoberfest de Munique.

Imperdível também será a iluminação especial que ganhará o Castelo de Heidelberg, em junho, julho e setembro, e as vinícolas de Freiburg e Stuttgart que também serão iluminadas. Aliás, nem só de cerveja vive o sudoeste da Alemanha, que também produz vinhos de qualidade.

Munique

Munique
Stuttgart é a capital da região e você pode chegar lá com a RailEurope, de trem ICE, a partir de Frankfurt e menos de 1:30, ou a partir de Basel em 2:40, ou a partir de Munique em 2:18.

Fábrica da Bohemia
Outros festivais de Cerveja da Região são:










Petrópolis

Viram que nem só a região da Bavária Alemã que pode oferecer bons programas cervejeiros? Se você, como eu, já esteve em Munique e deseja ir além, desbravar mais cervejarias, conhecer outros festivais, invista no Sudoeste Alemão!

Nós, Apaixonados por Viagens (ou melhor, o Julio) somos grandes apreciadores da cerveja (eu até que curto bastante, mas o Julio é apaixonado!).

Hofbrauhaus, Munique

Augustiner
E buscamos sempre visitar cervejarias, conhecer cervejas gourmets dos locais por onde passamos, pois esse mercado cresce muito no Brasil diante de cursos cervejeiros que estão mais acessíveis e despertando a curiosidade das pessoas.

Aposto que você tem pelo menos um amigo metido a cervejeiro que produz sua própria cerveja, de modo artesanal, não? Eu tenho um amigo e meu cunhado! rsrs... De fato, é um universo muito interessante e as pessoas que nele mergulham querem sempre aprender mais e mais e se aperfeiçoar.

Augustiner

HB, em Munique

Então, se você curte bastante também a bebida mais querida dos brasileiros, dê uma olhada nos posts abaixo das experiências que já tivemos quando o assunto é Cerveja!







Fruh, a cerveja típica da cidade de Colônia, na Alemanha







Fábrica da Bohemia, em Petrópolis

Fábrica da Bohemia, Petrópolis
Outras cervejas gourmets, artesanais e diferentes, que já experimentamos e aprovamos são:

- BG, em Barra Grande da Bahia

- Jeffrey's, no Leblon, RJ



Bruxelas

Bruges, na Bélgica


Se for a Munique, não deixe de visitar as famosas casas cervejeiras e seus biergartens:

- Hofbräuhaus

- Paulaner

- Augustiner

- Franziskaner



  1. Apesar de toda uma jogada de marketing em cima dessa lei, as cervejas alemãs são maravilhosas. Fiquei com vontade de tomar uma por uma dessas das fotos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah... se é jogada de marketing, não posso afirmar. O que posso dizer é que a lei existe de fato. E também possoa afirmar que as cervejas são espetaculares e vale a pena fazer um tour cervejeiro pelo país!

      Abraços,
      Lily

      Excluir

Botão do Whatsapp só funciona no celular

Digite o que procura e tecle "enter" para buscar