Esse será um ano de muita festa, com certeza, no mundo cervejeiro!!
A Lei Alemã da Pureza da Cerveja comemora 500 Anos de vida e os amantes da cerveja e turistas poderão celebrar muito, principalmente, na Alemanha, com diversos festivais, tours, exibições e programações especiais nas cervejarias.
Munique |
Hofbrauhaus |
Você sabia que o Sudoeste da Alemanha abriga 185 cervejarias e cada uma com suas próprias e distintas cervejas!
Desde 1516 que a Lei da Pureza Alemã especifica que a cerveja só pode ser feita com água, lúpulo, cevada e leveduras. Sem aditivos nem sabores artificiais.
As jóias do Sudoeste da Alemanha são a Floresta Negra, o Lago Constance e as cidades de Heidelberg, Baden-Baden e Stuttgart, cidades vibrantes, ricas em história e castelos românticos. Faz divisa com a Bavária, outra região famosa pelas cervejas, seus festivais, como a Oktoberfest, também faz fronteira com a região da Alsácia Francesa, com a Suíça e a Áustria. Além disso, o Sudoeste Alemão é a casa de marcas famosas, como a Mercedes-Benz e a Porsche.
Cerveja Campos do Jordão, de Campos do Jordão |
Mas já que o assunto é cerveja - e eu sei que estou ainda devendo o post sobre Munique - em ano de festa vocês podem esperar que vem muita coisa boa por aí, certo?
O Museu Technoseum, na cidade de Mannheim, dedicará uma exposição inteira à cerveja (de 19 de fevereiro a 24 de julho), enquanto inúmeras cervejarias de Baden-Württemberg oferecerão seminários e tours guiados relacionados à bebida.
Um dos festivais mais badalados da região é o Stuttgart Beer Festival, que acontecerá no final de Setembro e início de Outubro, coincidindo com a Oktoberfest de Munique.
Imperdível também será a iluminação especial que ganhará o Castelo de Heidelberg, em junho, julho e setembro, e as vinícolas de Freiburg e Stuttgart que também serão iluminadas. Aliás, nem só de cerveja vive o sudoeste da Alemanha, que também produz vinhos de qualidade.
Stuttgart é a capital da região e você pode chegar lá com a RailEurope, de trem ICE, a partir de Frankfurt e menos de 1:30, ou a partir de Basel em 2:40, ou a partir de Munique em 2:18.
Outros festivais de Cerveja da Região são:
Viram que nem só a região da Bavária Alemã que pode oferecer bons programas cervejeiros? Se você, como eu, já esteve em Munique e deseja ir além, desbravar mais cervejarias, conhecer outros festivais, invista no Sudoeste Alemão!
Nós, Apaixonados por Viagens (ou melhor, o Julio) somos grandes apreciadores da cerveja (eu até que curto bastante, mas o Julio é apaixonado!).
E buscamos sempre visitar cervejarias, conhecer cervejas gourmets dos locais por onde passamos, pois esse mercado cresce muito no Brasil diante de cursos cervejeiros que estão mais acessíveis e despertando a curiosidade das pessoas.
Aposto que você tem pelo menos um amigo metido a cervejeiro que produz sua própria cerveja, de modo artesanal, não? Eu tenho um amigo e meu cunhado! rsrs... De fato, é um universo muito interessante e as pessoas que nele mergulham querem sempre aprender mais e mais e se aperfeiçoar.
Então, se você curte bastante também a bebida mais querida dos brasileiros, dê uma olhada nos posts abaixo das experiências que já tivemos quando o assunto é Cerveja!
Outras cervejas gourmets, artesanais e diferentes, que já experimentamos e aprovamos são:
- BG, em Barra Grande da Bahia
- Jeffrey's, no Leblon, RJ
Se for a Munique, não deixe de visitar as famosas casas cervejeiras e seus biergartens:
- Hofbräuhaus
- Paulaner
- Augustiner
- Franziskaner
Apesar de toda uma jogada de marketing em cima dessa lei, as cervejas alemãs são maravilhosas. Fiquei com vontade de tomar uma por uma dessas das fotos :)
ResponderExcluirhahahahah... se é jogada de marketing, não posso afirmar. O que posso dizer é que a lei existe de fato. E também possoa afirmar que as cervejas são espetaculares e vale a pena fazer um tour cervejeiro pelo país!
ExcluirAbraços,
Lily