16 fevereiro 2018

Natal: Roteiro de 4 dias de passeios

Há muito tempo que eu já desejava voltar para essa terra boa demais! Principalmente porque eu, apesar de já ter visitado o Rio Grande do Norte em outras 3 ocasiões, ainda não tinha ido lá com o Julio.

Maracajaú

Pipa

Portanto, seja pelo fato de ser um destino novo para nós dois juntos explorarmos, seja pelo fato de que minha última visita às terras potiguares foi em 2012... há muito tempo! ... já estava mais que na hora de voltar e o convite que recebemos da RZ Marketing caiu como uma luva: oportuno e maravilhoso!

Lá fomos nós de volta ao Nordeste, região que amamos muito, em novembro de 2017, aproveitando o feriado de Finados (02 de novembro), quando passamos 4 dias inteiros lindos, de muito sol, praia, passeios em Natal e a partir da capital, sendo que a maioria foi novidade para a gente... e de quebra redescobrimos uma Natal que mudou bastante nestes últimos quase 6 anos.

Perobas

Punaú

Maracajaú
Diga-se de passagem que essa época do ano é maravilhosa! Ainda não é alta temporada, que costuma começar oficialmente na segunda quinzena de dezembro e vai até o término do Carnaval, coincidindo em boa parte com o Verão, mas o bom de explorar o Nordeste em Outubro e Novembro, além de pegar ótimos preços por não ser alta temporada, é ter a quase certeza de pegar dias lindos e ensolarados.

Pipa

Porém, antes de começarmos a apresentar para vocês a nossa mais recente experiência no RN, não deixem de ler as dicas que já mostramos aqui no blog:





Ainda, acompanhem também pelo Instagram, onde estamos sempre postando um pouquinho sobre os destinos que já visitamos e, especialmente sobre Natal e os passeios que fizemos por lá, tem muita dica bacana nas legendas das fotos e vídeos postados na hashtag #ApaixonadosPorViagensNatal17

Pipa

Pipa

Pipa

E quem nos recebeu muito bem em Natal e organizou absolutamente tudo para a gente, desde passeios até a hospedagem foi a agência de turismo local, a Natal Praias. Inclusive, além das matérias que vocês encontrarão aqui no Apaixonados, também indico para vocês o portal da Natal Praias, que está muito bem estruturado e de fácil pesquisa para complementar na organização e no planejamento de vocês na próxima sua viagem que fizerem para Natal e região, tornando muito tranquila a tarefa de montar seus roteiros de passeios!

Passeios em Natal

Passeios pelo Rio Grande do Norte

Passeio para Maracajaú

Galinhos

Galinhos

Galinhos

Aliás, sobre a hospedagem no Pizzato Praia Hotel, devo dizer que foi super estratégica para a gente, com localização excelente na Ponta Negra, a 1 quadra da praia, próximo a diversos bares, restaurantes, a passos da Praia da Ponta Negra, com vista parcial para a Morro do Careca, a passos também das Feiras de Artesanato e boa infraestrutura de lazer, contando com piscina, salão de jogos com mesa de ping pong, totó...




Restaurante e bar, além de um café da manhã bem gostoso que se iniciava super cedo, o que foi formidável e permitiu que a gente pudesse todos os dias ir para os passeios super satisfeitos, mesmo no caso dos passeios que buscavam a gente bem cedo... isso não era problema porque o café da manhã começava às 6:00 e era bem completo com tudo de que gostamos!!





A suíte era simples, sem luxo, mas foi prática, funcional e tinha varanda com vista para a piscina e com vista parcial para o mar e Morro do Careca.



Agora sim, né? Vamos falar sobre esses 4 dias maravilhosos na Capital Potiguar?

Nós voamos com a Gol num voo direto do Rio para Natal (com saída do aeroporto Galeão) que foi providencial e perfeito nos horários, possibilitando um aproveitamento máximo do nosso feriado, porque a gente viajou na quarta à noite e chegou em Natal na madrugada de quinta. Assim tivemos quinta, sexta, sábado e domingo inteiros para aproveitarmos bastante, porque nosso voo de retorno foi na madrugada de segunda, com chegada no Rio de Janeiro na segunda de manhã e já emendamos direto com o trabalho... porque a gente é desse tipo que não perde tempo kkkkk... pelo menos por enquanto, sem filhos, fica fácil otimizar o tempo assim e fazer essas maluquices de viajar nas madrugadas da vida e emendar com o trabalho, né?

Como chegamos já de madrugada no aeroporto de Natal, ficamos na dúvida entre o Transfer coletivo (R$25,00 por pessoa), Uber ou Táxi99 (ambos custando em média R$55,00 para o deslocamento até Ponta Negra). No final das contas, um motorista de táxi apareceu e ofereceu fazer o valor dado nos aplicativos e ainda tinha máquina de cartão de crédito! Foi perfeito oorque estávamos com certa dificuldade de conseguir que alguém aceitasse a corrida pelos aplicativos  Fomos com ele e deu tudo certo. 


Ponta Negra

Assim, tivemos 4 dias inteirinhos para montar um roteiro supimpa que a Natal Praias viabilizou para a gente e nos ajudou bastante com várias dicas ótimas, especialmente sobre a Tábua das Marés.

Como a gente queria muito fazer passeios de mergulho e como eu tenho uma história de frustração por não ter conseguido conhecer Maracajaú em 2008, por causa de um temporal que atrapalhou o passeio no dia, as únicas coisas certas no nosso roteiro eram essas: fazer mergulho em piscinas naturais e conhecer Maracajaú!

Maracajaú

Maracajaú

Maracajaú

Maracajaú

Obs: Você entende sobre a Tábua das Marés? Sabe que ela influencia diretamente o seu passeio quando envolve mergulho em piscinas naturais? Se não sabia disso e se o foco da sua viagem para o Nordeste é justamente fazer o passeio em piscinais naturais com mergulho, você precisa ler a nossa matéria que explica direitinho sobre como planejar o melhor dia para você fazer esse passeio. CLIQUE AQUI e não deixe de perguntar para a agência de passeios que você contratar, ou o barqueiro ou jangadeiro, qual o melhor horário do dia para fazer a visita às piscinas naturais e ter a melhor experiência, ok?

Perobas

Perobas 

Apesar de já ter ido outras 3 vezes anteriores para Natal, essa cidade está sempre no meu coração!

Gosto muito da cidade e acho super prático usá-la como base para passeios do tipo daytrip (bate e volta), como é o caso do passeio pelas dunas de Genipabu

Os litorais sul e o norte são maravilhosos e merecem muitos dias para serem explorados nos mais variados passeios que são ofertados.


Galinhos

Galinhos

Galinhos

Por exemplo, Pipa, ao sul, eu costumo dize que é a Búzios do nordeste: badalada, charmosa, tem muita festa no réveillon e carnaval. E o que dizer do maior cajueiro do mundo? Você vai encontrar em Natal, com certeza, comida muito boa e farta, forró no melhor estilo rastapé, muito artesanato e praias bem legais em seus arredores.


Pipa

Pipa

Pipa

Pipa

Pipa

Até mesmo a praia urbana de Ponta Negra, onde fica o Morro do Careca, principal cartão postal da cidade, é gostosa para passar o dia. Vocês acreditam que a primeira vez em que estive em Natal, em 1994, eu subi o Morro do Careca e fiz esquibunda nele? Rsrs... naquela época podia! Já há algum tempo, por motivos óbvios de preservação, está proibido. 

Mas falar de Natal também esbarra em falar um pouco sobre Segurança Pública. Muitas pessoas me perguntaram sobre isso e o que eu posso dizer é que não tivemos problema algum, mas também não ficamos dando mole por lá, sabe? 

Em outros tempos, eu andaria a pé com mais tranquilidade. Dessa vez, todavia, ciente de que lamentavelmente a questão da segurança pública não está uma maravilha na cidade, a gente preferiu se cercar de mais cuidados. Usamos bastante Uber e Táxi 99, aplicativos de celular para os nossos deslocamentos à noite e também conversamos muito com os locais para saber informações mais precisas sobre essas questões. 

Por exemplo, a gente assistiu ao nascer do sol na Praia da Ponta Negra, já que estávamos hospedados tão próximos dela, a poucos passos. Mas fiquei um pouco tensa com a presença de alguns moradores de rua. Mais uma vez... nada aconteceu! Eu estava com o celular, GoPro e a Canon, coisa que eu JAMAIS FARIA NO RIO DE JANEIRO, onde moramos!!

Ponta Negra

Ponta Negra

Mas resolvi correr esse risco em Natal porque estava pertinho do hotel e, na pior das hipóteses, sairia correndo e gritando kkkkk... No fim, deu tudo certo, assistimos ao nascer do sol bem cedinho (e lá nasce cedo mesmo!!!! Pois não tem horário de verão, então o sol desponta no horizonte por volta das 5h da matina... haja disposição para madrugar e ver o Astro Rei dar o ar de sua graça, hein?), tiramos fotos, fizemos vídeos e sobrevivemos sem sustos. 

Ponta Negra

Ponta Negra

Em resumo, nossa volta a Natal foi ótima e constatamos como a cidade cresceu bastante, como mudou um monte de coisas, como o centro da cidade, que achei bem abandonado e deu aquela tristeza, sabe? Lembro bem da primeira vez que fui, há 22 anos e fiquei hospedada no centro... os passeios às Feiras de Artesanato e a visita ao Forte dos Reis Magos, um verdadeiro símbolo da cidade por ter sido a primeira construção em 1598.

Fiquei surpresa e encantada com a chegada dos Food Trucks em feiras, com a parte da cidade que cresceu perto do Estádio novo construído para a Copa do Mundo de 2014, como a Praia de Ponta Negra estava diferente, com uma contenção em pedras e sacos de areia que não existia quando fui da última vez... e ainda pudemos visitar mais uma vez Pipa, onde eu já não ia há quase 10 anos (Julio esteve lá em 2013), e finalmente conheci Maracajaú, Perobas, Galinhos e Barra de Punaú!! Percebam que nosso feriado de 4 dias rendeu um bocado e vou contar um pouco mais sobre cada passeio para vocês!

Nosso roteiro foi pensado com base na Tábua das Marés e ficou assim:

. 02/11 (quinta) - Praia de Pipa




. 03/11 (sexta) - Galinhos

 
 
 

. 04/11 (sábado) - Perobas + Barra de Punaú 

 
  
 

. 05/11 (domingo) - Maracajaú + Beach Park Ma-Noa 





Foram dias incríveis de muitas paisagens inesquecíveis, muitas dunas, piscinas naturais, falésias que já deixaram saudades! 

Onde se hospedar: recomendo o Pizzato Praia Hotel, mas se preferir outra hospedagem, tenham em mente que o melhor é com certeza ficar em Ponta Negra, perto de tudo!

Dicas de Restaurantes em Natal:

- Camarões: só de pensar em viajar para Natal eu já começo a sonhar com os frutos do mar... e se tem um lugar que eu considero obrigatório ir para comer bem é o Restaurante Camarões! Ir a Natal e não comer no Camarões, para mim, é o mesmo que não ir a Natal. Dentre os restaurantes da rede, nós fomos no Camarões Potiguar, que é enorme, bastante bonito, mas não pense que mesmo grande será fácil chegar e sentar, ainda mais se for em alta temporada ou em final de semana/feriado. Normalmente tem sim fila de espera e pode ser interessante ligar e tentar fazer uma reserva. É daqueles restaurante que vive cheio de locais e turistas. Localizado em Ponta Negra - http://www.camaroes.com.br/




- Casa de Taipas: a melhor tapiocaria da cidade, sem sombra de dúvidas! Amo muito! Já é a segunda vez que vou nela (a primeira foi em 2012, quando ficava em outro endereço) e adorei conhecer a nova casa e constatar que a qualidade está mais que mantida - https://natalpraias.com.br/casa-de-taipa-natal/





 

- Mangai: aquela casa com decoração mega tradicional, com os pratos mais típicos e incríveis do Nordeste, para você se fartar (ou melhor, se esbaldar) e sair de lá rolando... assim é o Mangai! Eu já conhecia a filial de João Pessoa e dessa vez fui conferir a de Natal. É o tipo de restaurante que eu diria que TEM QUE IR! E sabe o melhor? É um self service! Ok ok... você pode ter preconceito com esse formato de restaurante e achar que por causa disso ele se torna mais informal ou popular... não se engane quanto a isso no Mangai e vá conferir com seus próprios olhos! Com uns 200 pratos de comidas tradicionais, você vai adorar a oportunidade de fazer um verdadeiro passeio pela gastronomia nordestina - http://mangai.com.br/




- Nau Frutos do Mar Restaurante: eu também já conhecia o Nau de João Pessoa e estava muito curiosa para visitar a casa potiguar da rede. Ela já impressiona desde o lado de fora com sua arquitetura moderna, belíssima e segue encantando com seus enormes salões internos que se apresentam com ares sofisticados e com um atendimento impecável. O cardápio não é para barganhar, ainda mais se você optar por tábuas mais completas de frutos do mar. De todos os restaurantes onde estivemos, foi o mais $$$algado. Mas super valeu a pena pelo ambiente chique-rústico, pelo sabor do prato que pedimos (que é claro que só poderia ser frutos do mar) e pela noite super agradável e romântica - http://site.naufrutosdomar.com.br/restaurante-unidades-det-natal


 



Onde Fazer suas Comprinhas:

Eu não sei vocês, mas eu sou super fã de feirinhas de artesanato! Adooooro dar aquela olhadinha na moda, nas guloseimas e me divirto com a criatividade do pessoal!



Em Natal, há várias feirinhas em Ponta Negra e no Centro da cidade e recomendo que você tire um tempinho para visitar alguma ou algumas delas. Eu sempre encontro coisas bacanas para comprar, principalmente no quesito moda praia, como saídas de praia, cangas, biquínis e chapéus de palha, como também souvenirs dos mais variados, desde carteiras, porta-níqueis, chaveiros a ímãs. 

Também não pode faltar nas nossas compras quando visitamos o Nordeste um item precioso para nós: CASTANHAS! A gente ama muito mesmo e, em Natal, achamos os preços honestos. Também pudera, né? Se o Maior Cajueiro do Mundo está no Rio Grande do Norte, já é um sinal de que a terra é boa e fértil para produzir as castanhas de caju, que são as minhas favoritas. 

Aí o céu é o limite por lá, porque você vai encontrar castanha sem sal, com sal, doce com gergelim, doce com leite condensado, caramelada... eu gosto de provar todas! 






Como estávamos hospedados em Ponta Negra, a gente foi a pé até o Vilarte Centro de Artesanato, localizado na avenida principal que corta o bairro, a Avenida Engenheiro Roberto Freire.

Se você continuar caminhando pela Avenida, também chegará no Center Sul Ponta Negra e na Feirinha de Artesanato de Ponta Negra.




Não achei os preços ultra hiper mega baratos para fazer várias comprinhas por lá. Mas comprei duas saídas de praia com preços bons e poderia ter comprado mais, só que fiquei com peninha do Julio que já estava entediado kkkk... 

Vejam nos próximos posts como foi cada passeio:

- HOSPEDAGEM NO PIZZATO HOTEL - clique aqui

- PASSEIO A PIPA - clique aqui

- PASSEIO A GALINHOS - clique aqui

- PASSEIO A PEROBAS E BARRA DO PUNAÚ - clique aqui

- PASSEIO A MARACAJU E MA-NOA PARK - clique aqui



** SERVIÇO **

Os passeios foram feitos com a Natal Praias, a convite.

Para mais informações, visite o site da agência de passeios: https://www.natalpraias.com.br/  

. O que fazer em Natal

Posts no Instagram na Tag #apaixonadosporviagensnatal17 

MAIS FOTOS DA VIAGEM

Pipa - Cacimbinhas

Perobas
   
Galinhos



  1. Sou de Natal e sou guia de turismo. Amei o post de vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Sylvana! Sua terra é linda!
      Obrigada pelo carinho! Seja sempre vem vinda aqui no Apaixonados.

      Beijos,
      Lily

      Excluir
  2. Amei suas dicas, muito agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz com o seu comentário! Que bom que as dicas ajudaram! Seja sempre bem vinda.
      Beijos

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR