09 maio 2016

Melhores Hotéis RJ: Altos de Santa Teresa

Mais um lugar lindo que tivemos a honra de visitar e conhecer suas instalações foi o Altos de Santa Teresa Guest House, a quem somos gratos pela recepção carinhosa que tivemos e por aceitarem fazer parte do nosso Roteiro de Melhores Hospedagens do Rio de Janeiro.

Lembrando a todos que o critério de seleção dos hotéis e pousadas foi inteiramente pautado em suas pontuações e comentários recebidos nos sites TripAdvisor e Booking.com, com bastante seriedade e cuidado para trazer aos leitores do Apaixonados por Viagens aqueles que estão dentre os melhores da Cidade Maravilhosa! 



Dessa forma, fomos conhecer o Altos de Santa Teresa Guest House, que tem nota 8.7 no Booking, a partir de mais de 110 comentários, e nota 9 no TripAdvisor, com quase 300 comentários, um dos lugares mais românticos onde eu já estive.


Essa charmosa hospedagem está localizado em um bairro muito histórico da Cidade Maravilhosa, bairro que é sempre muito assosciado ao seu lado lúdico, artístico, gastronômico e a um belo cartão postal do Rio de Janeiro, que é o bondinho de Santa Teresa.


Assim é Santa Teresa! Um lugar que também confere vistas sensacionais, de tirar o fôlego, para os dois principais pontos turísticos do Rio: Baía de Guanabara com o Pão de Açúcar e o Corcovado com o Cristo Redentor! Sim, uma localização privilegiada para quem deseja conhecer algo novo, ir além da orla de Copacabana e Ipanema, fazer novos passeios.



Ficamos somente uma diária, de um sábado para um domingo (de 16 para 17 de abril de 2016) e fomos muito bem recebidos pelo Pablo, argentino que lá trabalha, que nos contou um pouco sobre a história do casarão que abriga a Guest House hoje em dia. Nós ficamos impressionados com o tamanho dele e curiosos em saber se ele foi construído para ser um hotel. Então, Pablo contou-nos um pouco sobre os proprietários, que moram lá no Altos de Santa Teresa mesmo.



A casa foi construída no início do século XX, em 1904, e já passou por diversas obras de restaurações e renovações para chegar na aparência que hoje tem, mesclando o vintage com o moderno, sem comprometer a sua autenticidade e conservando a sua cor amarela de origem e o telhado original. Jorge e Edson são os proprietários, sendo que Jorge, que lá estava presente, é de origem franco-argentina. Achei super interessante que, em um primeiro momento, a aquisição da propriedade foi pensada para ser um ambiente de tratamento, de descanso e relax para pacientes de seus donos, que são psicólogos e trabalhavam na França.


Eles pensavam que seria uma boa oportunidade para seus pacientes fazerem um tratamento diferente, no Brasil, em um ambiente de imersão na natureza e que transmite muita paz. A ideia não vingou e os donos acabaram por se mudar para o Rio de Janeiro e assim, há mais ou menos 5 anos, nasceu o Altos de Santa Teresa Guest House, seguindo uma linha de Guest House europeia e que combinou muita arte, muito estilo elegante, que podemos perceber em seus pisos e escadas de madeira, mobiliário em estilo colonial, mas também contemporâncio, com elementos orientais e exóticos, outros objetos indíginas também... ou seja, uma mescla bem harmonizada de arte, de natureza, de paisagens maravilhosas e tudo isso com muito bom gosto e sofisticação.




Como já disse, nós ficamos não apenas deslumbrados com as vistas estonteantes para o Pão de Açúcar e Cristo Redentor, como também com o tamanho do casarão, que é composto por diversos ambientes e algumas passagens quase que secretas rsrs...



** AMBIENTES DO ALTOS DE SANTA TERESA **

A parte externa é a que mais chama a atenção pela harmonia e beleza. E a melhor de todas é, sem dúvida, a hidromassagem aquecida, de onde se pode contemplar a Baía de Guanabara e Pão de Açúcar, curtindo a jacuzzy que é aquecida e ultra relaxante.




Só não gostamos muito do barulho que a hidromassagem faz quando ligada. Já perceberam que é difícil encontrar uma hidromassagem sem ou com pouco barulho? Se fosse possível, aí sim seria absolutamente perfeito.




Ao seu redor, um espelho d`água cumpre exatamente este papel e reflete perfeitamente o Cristo Redentor com muita poesia e perfeição.




Espreguiçadeiras finalizam esse espaço que nos lembra um deck, mas também pode ser um solarium, e foi onde mais passamos o nosso tempo, observando a mudança de cores do céu, principalmente com o pôr do sol do primeiro dia que conferiu contornos incríveis às nuvens... muito especial e muito romântico!




Também havia música ambiente para completar o momento e um chuveiro. Só faltou um banheiro mais perto, porque, ou a gente ia em nossa suíte, que ficava embaixo, ou dentro do salão principal.

Dica: sobre o sol, nós observamos que, na época que fomos (mês de abril) o sol incide na hidromassagem entre às 10h e às 13:30h, mais ou menos. Ou seja, na maior parte do dia ela fica na sombra. Mas como ela é aquecida, isso não é um problema. Só foi mesmo complicado "achar" a luz perfeita para a gente fotografar.


Vamos falar dos demais ambientes? 

A piscina também é aquecida, só que, quando estivemos lá, não achamos a água aquecida e, como a vista da jacuzzi é bem mais indevassada e bonita do que a vista da piscina, nós nem ficamos na piscina. Julio deu um mergulho nela para sentir se a água estava gelada. E estava fria.



O Salão Principal é uma parte de uso comum dos hóspedes, onde também é servido o café da manhã todo dia, em uma grande mesa de vidro, compartilhada pelos hóspedes que prefiram ficar no ambiente interno, que é climatizado com ar condicionado.


Essa parte interna, na verdade, é composta por vários ambientes:

- Uma saleta com sofás ,TV e música ambiente


- A sala de refeições, onde os proprietários também fazem suas refeições



- Uma pequena saleta que faz a ligação entre o salão principal e uma saleta onde fica um escritório, um ambiente com estante e vários livros e outro ambiente com sofás.



- Um escritório com mais uma saleta, composta por sofá, estantes repletas de livros e poltronas.





Todos esses ambientes são um convite para relaxar, para ouvir uma boa música, conversar e ficar em um lugar mais fresco nos dias de calor nível Rio 40 graus! Tudo isso foi com base no conceito de "handmade hospitality", fonte de inspiração constante para proporcionar aos hóspedes uma experiência inesquecível, onde a ideia é sentir-se em casa.


Porém, o meu ambiente predileto para fazer uma leitura e bater papo é o deck do lado de fora do Salão Principal, com mesa, guarda sol, um enorme banco com almofadas coloridas e a mais difícil decisão da hospedagem: olhar para o Cristo Redentor, ali, tão perto da gente, ou olhar para a Baía de Guanabara e Pão de Açúcar? Na dúvida, admire os dois!!



E também observe os visitantes que às vezes aparecem por lá!




Todos esses ambientes do Altos de Santa Teresa Guest House oferecem uma tranquilidade máxima para relaxar, encontrar sossego e paz. Um verdadeiro oásis, um refúgio muito romântico para casais, principalmente, mas também para famías que desejam passar um tempo curtindo esas paisagens. Apenas não recomendo para crianças pequenas porque há partes que não são tão protegidas e podem ser arriscadas para crianças pequenas.

Também não recomendo para pessoas com dificuldade de locomoção porque há muitas escadas por lá, sem rampas de acesso.

** CAFÉ DA MANHÃ **


Nós levantamos cedo e chegamos para tomar café da manhã antes das 8h, porque eu queria tentar fotografar a jacuzzi vazi e com sol. Ocorre que ainda não estava batendo sol por lá rsrs...  mas tudo bem, porque foi bom para a gente poder fotografar o café da manhã sem ninguém por lá kkkk...


Primeiro montamos tudo e levamos lá para fora para tomar o café. Só que no deck do lado de fora do Salão principal o sol já estava forte e fazia calor. Então desistimos e fomos comer dentro mesmo, com ar condiciondo ligado rsrs...



O café é servido no modo buffet, com itens tradicionais de café da manhã: frutas, frios, queijos, doce de leite, ovos, pães, como torradas e croissant, pão de queijo, salsichas, cereais, iogurtes, sucos, chá, café, leite, bolo e mais!!





Café da manhã honesto, bem feito e muito bom para começar o dia.



** SUÍTES **



Altos de Santa Teresa  Guest House possui 3 tipos de suítes: Standard, Suíte Master Esmeralda e Suíte Master Topázio.


Nós ficamos em uma ampla suíte standard que era composta por 3 ambientes bem definidos:

- o dormitório, com cama de casal confortável, TV de LCD com canais a cabo, frigobar, ar condicionado, criados mudos em cada lado da cama com abajures, um móvel de madeira que nos serviu bem de apoio para colocar bolsa e tudo isso compondo uma decoração contemporânea.




Obs: a colocação de berço é opcional, sob demanda.

- uma saleta com estante, sofá e cofre e um espelho grande no corredor, do jeito que adoro.



- banheiro, bem grande, com box blindex, amenities, toalhas e secador de cabelo.




O tamanho do quarto standard foi super satisfatório e confortável com bastante espaço para nos organizarmos. Havia uma boa quantidade de tomadas para carregar nossos celulares e câmeras, bem como uma boa iluminação.

O quarto é super arejado, inclusive por sua porta de acesso é de vidro. E as cortinas vedavam bem a luz matinal. Nem preciso dizer também sobre o barulho, porque tivemos uma estada bastante silenciosa.


Dica: leve repelente. Eu, que atraio bastante os mosquitos, tive problemas. Afinal, você estará em um local repleto de natureza ao seu redor. Também tivemos problemas com a água quente do banheiro, que não esquentou em nenhum dos dois dias em que lá estivemos. Uma peninha mesmo... mas, problemas técnicos às vezes acontecem. Isso não diminuiu a nossa indicação, mas fica de alerta para que vocês reportem rapidamente ao pessoal da recepção, seja o Pablo, seja a Antonella, se houver algum problema para, eventualmente, serem transferidos para outra suíte acaso disponível.



** COMO CHEGAR **

Nós preferimos ir de Uber e fica um alerta sobre o endereço, porque o Waze e o Google Maps não marcam direito a entrada da ladeira para chegar lá no Altos de Santa Teresa.

A dica é saber que a Rua Almirante Alexandrino, em Santa Teresa, é muito comprida, então é de suma importância ficar de olho na numeração porque, na verdade, a entrada para o Guest House é por uma ladeira e, na entrada da ladeira, tem uma placa indicando o número. Embora seja uma ladeira, não muda a rua, que continua sendo a Rua Almirante Alexandrino.




Por isso também acho melhor ir para lá de dia ainda, principalmente se você estiver de carro e não souber andar direito pelo Rio. É sempre bom lembrar que o bairro Santa Teresa tem pelo menos 12 favelas catalogadas e elas se subdividem em diversas, centenas de outras pequenas favelas. Em tese, a região está pacificada. MAS É BOM FICAR SEMPRE ATENTO. Não dê mole e tenha muito cuidado para não entrar por equívoco em uma rua errada e acabar parando em uma favela. Por mais que digam que a região é pacificada, às vezes ocorrem sim problemas por lá com o trafico. Logo, o que digo aqui não é para assustar nem desestimular quem vocês frequentem o bairro, até porque eu mesma não iria se fosse absolutamente perigoso. Inclusive, porque o perigo no Rio de Janeiro pode estar em qualquer lugar, em qualquer esquina e em qualquer horário do dia, infelizmente, porque enfrentamos sim problemas de segurança pública. Porém, o que quero é que vocês não se descuidem e venham curtir a Cidade Maravilhosa com certos cuidados, com atenção e, assim, minimizem seus riscos.

** RESTAURANTES **

O bairro de Santa Teresa é reduto de bares que conservam tradições cariocas, como o Bar do Mineiro (Rua Paschoal Carlos Magno, 99) e a Adega do Pimenta (Rua Almirante Alexandrino, 296).



Também é um bairro onde se pode encontrar restaurantes descolados ou românticos, alta gastronomia ou simplesmente um lugar para curtir uma boa comida com os amigos, como o Sobrenatural (Rua Almirante Alexandrino, 432); Térèze Restaurante (Rua Felícia dos Santos, 15); Aprazível (Rua Aprazível, 62); Espírito Santa Restaurante (Rua Almirante Alexandrino, 264); Bar dos Descasados (Rua Almirante Alexandrino, 660).

A região próxima ao Largo dos Guimarães é repleta de opções bacanas para fazer suas refeições. Nós optamos por ir ao Espírito Santa Restaurante. Fomos de táxi que o próprio hotel chamou para a gente e seguimos a recomendação deles de pedir o táxi com 1 hora de antecedência ao horário que desejávamos sair.

O restaurante estava participando do Restaurante Week, o que torna os valores mais acessíveis. Achamos melhor sair para dar uma voltinha também, embora a ideia de ficar direto lá no Altos de Santa Teresa e pedir uma comidinha via Delivery não seria nada nada ruim. Vencemos a preguiça e fomos. Na volta, pegar táxi foi bem fácil porque passam muitos por ali.


**LEIA MAIS SOBRE ATRAÇÕES TURÍSTICAS PRÓXIMAS AO HOTEL**

- Parque das Ruínas, em Santa Teresa

- Mirante Dona Marta

- Turistando pelo Rio: Lapa

- Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 3476, Santa Teresa - RJ
- Site: www.altosdesantateresa.com.br

- Tel: + 55 21 2552-5824 (Segunda a Sábado, 9hs às 18hs) / Cel: + 55 21 98712-5824 (Demais horários)
- Wi-Fi: Conexão Wireless banda larga, sem custo 24 horas.
- Dia da Noiva e Festas: eles oferecem serviços. Ligue para maiores informações.
- Restaurante: café da manhã incluído na diária, serviço de bar para piscina e hidromassagem. Restaurntes em Santa Teresa a menos de 10 minutos de táxi/Uber e serviços de Delivery que o hotel indica.
- Serviço da piscina e hidromassagem: toalhas são oferecidas gratuitamente, snacks e drinks são pagos à parte.
- DAY USE: R$140,00, com direito a acesso ao deck, jacuzzi, piscina e áreas comuns, com fornecimento de toalhas, acesso ao wifi e drinks de boas vindas
- Algumas Distâncias:
. Aeroporto Santos Dumont: 7 km 
. Rodoviária Novo Rio: 10 km
. Estádio do Maracanã e Pão de Açúcar: 10 km 
. Cristo Redentor: 6km
. Estação de Metrô Cinelândia: 6 km
. Lapa: 15 minutos de táxi/carro
. Ipanema ou Copacabana: de 15 a 20 minutos de carro
- Estacionamento: gratuito
- Serviço de Quarto: diário e incluído
- Transfer para o Aeroporto: o hotel pode auxiliar em chamar um. Avise-os com antecedência de mais de uma 1 hora
- Como chegar: nós recomendamos que se vá de carro, ou táxi ou Uber. 
- Reservas: CLIQUE AQUI PARA RESERVAR ou envie email para reservas@altosdesantateresa.com / altosdesantateresaguesthouse@gmail.com

- Equipe multilíngue: português, inglês, francês e espanhol










  1. Oláa amei o post! Eu gosto de ver dicas, novidades, indicações de lugares. Ajuda muito na decisão final de qualquer viagem. Bom trabalho Lily.
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora! Muito obrigada! Fico imensamente feliz por você ter gostado. A nossa experiência no Altos de Santa Teresa foi linda... dia perfeito com sol, calor.. paisagens maravilhosas! Vale a pena conhecer!
      Continue ligada aqui conosco no blog que estamos sempre publicando novidades!
      Beijos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR