26 julho 2012

Turistando pelo Rio: Arcos da Lapa e Lapa!!

Continuando os passeios pelo Centro do Rio de Janeiro e explorando um pouco mais da sua história, seguindo pela Praça da Cinelândia (estação de metrô da Linha 1 - Cinelândia), ou pela Carioca (estação de metrô Linha 1 - Carioca), chega-se facilmente aos famosos Arcos da Lapa!!

Se optar seguir pela Cinelândia, basta caminhar pela Rua Evaristo da Veiga, a que fica em frente ao Theatro Municipal, e logo já se chega lá. Ou, seguindo pela Rua do Passeio, passa-se pelo antigo Passeio Público, onde hoje estão as Praças Mahatma Gandhi e de Monroe. 

O Aqueduto Carioca, popularmente conhecido como Arcos da Lapa, está na região da Lapa, centro do Rio de Janeiro. Considerado como uma das obras de engenharia de maior porte feita no Brasil Colonial, é hoje um símbolo representativo do Rio Antigo, preservado na região boêmia da Lapa.

Iniciativas para levar águas do Rio Carioca, do alto de Santa Teresa, para a cidade baixa datam do século XVII. Construído em 1723,  em estilo românico, com 42 arcos que ligam o bairro de Santa Teresa até o Morro de Santo Antônio, os Arcos da Lapa funcionaram como aqueduto até 1896, quando passou a funcionar como viaduto para bondes de ferro para acessar o alto do bairro de Santa Teresa. 

E junto aos Arcos fica a Lapa, famoso bairro boêmio carioca onde já residiram Machado de Assis, Manuel Bandeira, Villa-Lobos, Jorge Amado, entre outros ilustres e célebres expoentes da cultura brasileira.

Revitalizado nas últimas décadas, a partir de campanhas como "Eu sou da Lapa", repleto de prédios históricos e tombados como patrimônio público, o bairro da Lapa, antes somente associado à boemia e a figuras pitorescas como Madame Satã, agora passa a receber diversos investimentos imobiliários pela proximidade com empresas e instituições públicas que se encontram em seus arredores, e, com isso, caiu novamente no gosto popular e voltou a conquistar inúmeros turistas!! .... Muito embora questões relacionadas à segurança, prostituição e moradores de rua ainda não estejam superadas. Portanto, é bom caminhar pelas ruas do Arco e da Lapa com cuidado e atenção, especialmente à noite.

Hoje em dia, a Lapa perde somente para Copacabana como lugar turístico mais visitado!!! 

Além dos edifícios históricos e coloridos, a Lapa conta com inúmeros atrativos noturnos: casas de show, bares, restaurantes, tais como:


Para consultar a programação completa do que está rolando na Lapa, caso não queira acessar o site de cada local, eu sugiro e recomendo o site Lá na Lapa, o qual eu consulto há muitos anos, é super organizado, completo e sempre ajuda na hora de decidir para onde ir!!


Rio Scenarium




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR