17 março 2014

Mini Guia de Mendoza, Argentina



Que tal um Mini Guia de Mendoza, para ajudar a organizar seu passeio a esta cidade tão incrível e encantadora, aos pés da Cordilheira dos Andes, referência para vinhos excepcionais e que atende a muitos estilos de viagens, seja no verão ou no inverno e, principalmente, nas estações intermediárias?




Eu senti um pouco de dificuldade em planejar minha viagem a Mendoza. Começa com o fato de não ter voo direto do Brasil para lá. Conexões em Buenos Aires, Córdoba ou Santiago são sempre necessárias. (NOVIDADE: A Gol lançou esse ano um voo direto para Mendoza! Maravilha! Já era hora! Mas calma que ainda são apenas dois  horários, um para ida e outro para volta, e apenas dois dias da semana, partindo somente de Guarulhos, ok? Os dias são quarta e sábado: ida às 10:10 com chegada a Mendoza às 14:00 e volta às 16:45 com chegada em SP às 20:00. Os voos foram iniciados em julho de 2015! Veja mais sobre os voos aqui!)

Depois de resolver o aéreo, a parte da hospedagem foi mais tranquila, porque decidi que gostaria de ficar no centro, perto da Plaza Indpendencia, o coração da cidade. Achei ótimo ficar por ali em uma primeira vez, mas não descarto voltar a Mendoza e ficar hospedada em uma vinícola como a Cavas Wine Lodge ou em um Spa nas  Cordilheiras, como o Spa Termas Cacheuta. 


Spa Termas Cacheuta

Então, começou o verdadeiro desafio: entender um pouco sobre a cidade, ler sobre as Bodegas e escolher quais eu desejaria visitar.


Bodega Vistalba


Em relação aos vinhos, a uva Malbec, para vinho tinto, é a queridinha da região, que ganhou destaque e muito respeito no cenário internacional como grande produtora de vinhos excelentes. São mais de 1.200 Bodegas em Mendoza!! Só que nem todas abrem para degustação. E a uva Torrontés é a mais famosa para vinhos brancos.




Ainda assim, há muitas, muitas mesmo vinícolas ( = Bodegas) para conhecer. 

Minha preferência foi para as Bodegas pequenas, em estilo Boutique, menos industriais e comerciais. Não me arrependi!!

A melhor visita e degustação, para mim, foi na Bodega Pulenta Estate. Simplesmente perfeita e com explicações muito legais dadas pela guia Victória. 


Bodega Puleta Estate

O melhor almoço foi na Casa do Visitante da Família Zuccardi. Um almoço em etapas (= passos), muito completo e totalmente harmonizado com vinhos da Bodega, o que conferiu muito charme e sofisticação ao nosso almoço. Super recomendo. 

Infelizmente, não consegui visitar algumas Bodegas que estavam na minha lista de interesse. A procura destas Bodegas menores é grande e tive que conformar em não conhecer a Catena Zapata nem a Ruca Malén. Ambas são muito famosas e recomendadas. Mesmo tentando fazer a reserva com 1 mês de antecedência, não havia horário mais.


Bodega Vistalba

Em relação a Mendoza, eu fiquei encantada em ver uma cidade tão arborizada, em meio a uma região extremamente árida, próxima à Cordilheira dos Andes. Bem se percebe que o planejamento urbano adequado,  a irrigação, o aproveitamento da água de degelo da Cordilheira foram os grandes responsáveis pelo crescimento da cidade e sua beleza. 

  



Praças muito bonitas, restaurantes espetaculares, bares, pubs, ruas muito limpas... eu realmente me surpreendi com a cidade. Digo logo que em nada se parece com a capital Portenha do país. 

Eu fui no verão, no último Ano Novo, de 2013 para 2014, e fiz tantos passeios, dentro da cidade, nas vinícolas, na Cordilheira, que posso dizer que a cidade realmente atende a muitos gostos. Não precisa ser um amante de vinhos, um enólogo ou sommerlier para ter interesse em conhecer Mendoza. Até porque eu não sou nada disso! Eu curto bastante beber vinhos, porém, entendo muito pouco de harmonizações e outros detalhes. Juro que eu me diverti e aprendi mais do que imaginava! Foi uma viagem surpreendente! 

O calor no verão, todavia, é intenso. Para quem não gosta de muito calor, sugiro épocas de temperatura mais amenas, como a primavera ou outono. Se tiver vontade de explorar a montanha no inverno para atividades da neve, recomendo pesquisar antes de ir, ligar para algum hotel de lá para saber se houve neve suficiente porque fui informada que há cerca de 4 anos que não cai uma neve boa para a prática de esportes. Agora, para curtir o frio e a neve sem se importar com os esportes, indico a Estação de Esqui Penitentes

Aconcágua: Passeio a Alta Montanha

Teleférico da Estação de Esqui de Penitentes, no verão


Paisagens cênicas ao longo do passeio a Alta Montanha

Por fim, eu fiquei 5 dias inteiros e aproveitei ao máximo. Podendo ficar 5 dias, acho de bom tamanho! 

Se não der para programar 5 dias, acredito que 3 dias, embora corridos, possam já conferir uma visão bem bacana do que a cidade oferece de melhor!

Gostou? Então não deixe de conhecer esse lugar!!

Cheers!! Prost!! Tost!! Saúde!! Salud!! E muitos bons drinks a todos!!




  1. Olá Lily! Bacana as dicas sobre Mendoza! Vai ajudar a programar minha viagem! Nos conhecemos no Cadeg e dei algumas dicas sobre espumantes para seu casamento rs! Já estou seguindo seu blog. Abraço e saúde!!!

    Marcello Galvão.
    www.agendadevinhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcello! Tudo bom?
      Claro que lembro de você!
      Suas dicas foram preciosas!
      Nós acabamos comprando vários espumantes e reunimos os amigos para degustarmos juntos e foi uma delícia de evento!!
      No final, compramos o Freixenet Cava Nevada Premium no Paraguai a um preço incrível! E produto legítimo, é claro! kkkkk...
      Fico feliz por ter vindo aqui no blog e por ter gostado das dicas para Mendoza! Espero que lhe sejam muito úteis no planejamento da sua viagem! Qualquer dúvida, estou às ordens!
      E curta muito Mendoza por nós!
      Abs,
      Lily

      Excluir
  2. Lily, grato pelas informações!
    Seu blog é excelente e servirá muito pra gente. Vamos a Mendoza em Agosto/14 e suas dicas são sensacionais!
    Abraços de Paz e Luz,
    Rodrigo e Taiza - Brasília/DF
    www.ceudeagartha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo e Taiza,
      sejam sempre bem vindos aqui no Apaixonados por Viagens! Aliás, não tem coisa melhor na vida, não?
      Fico feliz por ajudado em sua viagem!
      Depois venham aqui trazer as novidades de Mendoza!!!
      Boa viagem e curtam bastante!! No inverno, deve ser lindo demais!! Frio, vinho, neve... huuuummmm... delícia!!!
      Bjos e abs,
      Lily

      Excluir
  3. Olá!
    Irei para o Chile em janeiro de 2015 e terei 8 noites por lá. Comprei passagens ida e volta para Santiago e como não terá neve, pensei em passar 2 noites em Mendoza. Um amigo falou que não compensa por conta da Aduana. taxas, esperas... O que vc me diz?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo! tudo bom?
      Olhe, eu fui de Mendoza até a fronteira com o Chile, subindo a Cordilheira dos Andes, onde há um túnel de 3km que separa os dois países. Não vi engarrafamento ou qualquer sinal que indicasse uma demora para atravessar o túnel. Mas isso foi do lado da Argentina. Não sei realmente informar se do lado do Chile é diferente. Que tal você entrar em contato com alguma agência de turismo de Mendoza, como a Mendoza Holydays ou com um hotel e perguntar para eles como está a situação por lá?
      Espero que você consiga ir porque é um lugar maravilhoso!
      Bjs,
      Lily

      Excluir
  4. Oi, gostaria de saber como você fez para fazer os passeios nas vinicolas, como você fez para reservar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bom? No Guia de Mendoza você encontrará muitas respostas sobre como planejar sua viagem para essa cidade sem imprevistos e poder curtir muito o que ela tem de melhor! Você já leu lá? Dê uma olhadinha =)) As reservas das vinícolas eu fiz sozinha, por conta própria, pelos sites de cada uma.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  5. Guia en Mendoza

    www.mendozaviagem.com
    info@mendozaviagem.com

    Descontos em pacotes turísticos através do website

    ResponderExcluir
  6. Oi Lily!
    Muito bom seu post, parabéns! Irei para Mendoza em agosto, estou pesquisando passeios e estou espantada com os preços. Você conseguiu recuperar o contato do José? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Primeiramente, muito obrigada pelas informações do seu blog, tem nos ajudado bastante.
    Estávamos planejando a viagem para Mendoza usando carro alugado, mas conforme suas informações achamos melhor contratar um motorista.
    Você teria o contato do motorista Jose (e-mail, fone/celular, etc)?
    Qual tipo do carro vocês utilizaram na viagem e qual o custo diário que vcs pagaram?

    Muito obrigada,

    Elisabete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisabete,
      tudo bom?
      Eu que agradeço pelo carinho e por você ter gostado do blog e do post de Mendoza! Fico muito feliz com o feedback! Seja sempre bem vinda!
      Com relação ao Jose, essa foi a minha grande falha, sem dúvidas. Eu perdi o cartão dele, principalmente depois de ter me mudado de casa. Pensei que acharia na mudança, mas isso não aconteceu. Lamento bastante.
      Mas veja aqui embaio o relato de uma pessoa que foi e usou o serviço do Frederico que, segundo ele, foi bom. Ou, você poderia entrar em contato com o hotel onde fiquei hospedada e verificar se eles poderiam passar o contato do Jose.
      Desculpe-me mesmo por isso.
      Espero que compreenda.
      Bjos,
      Lily

      Excluir
  8. MENDOZA MUITO BOM!!!

    Olá a todos, ou melhor seria dizer ¡Hola!?
    Acabei de chegar de Mendoza via Santiago do Chile para uma viagem de uma semana com minha esposa e queria compartilhar algumas impressões e informações que julgo relevantes para quem deseja curtir essa fantástica região.
    Primeiramente, para quem vai a Mendoza pela primeira vez (como nós), é essencial a ajuda de um guia local, para que se possa aproveitar o melhor da viagem.
    Nesse sentido, fomos muito felizes em receber a indicação de um amigo que nos recomendou os serviços de Frederico (info@mendozaviagem.com). O Frederico e é um profundo conhecedor da região e em especial das fantásticas bodegas que ali produzem vinhos de padrão internacional.
    Após uma primeira pesquisa na internet, fornecemos ao Frederico uma lista das bodegas que queríamos visitar. Devido à correria do dia-a-dia, nem sempre conseguimos nos programar com a antecedência desejada e eventualmente o itinerário acabou sendo ajustado com a ajuda do Frederico e o resultado acabou sendo surpreendente.
    Ele trabalha com alguns motoristas de sua confiança e o serviço prestado foi de alta qualidade. Não precisamos nos preocupar com nada além da degustação dos maravilhosos vinhos e as visitas às fantásticas bodegas. Realmente uma viagem inesquecível...
    Sobre Mendoza, achei a cidade muito agradável, bastante arborizada e - o que é mais impressionante - com árvores importadas já que a região é naturalmente muito árida. O equilíbrio do ecossistema ali criado se dá por conta de canais de irrigação construídos pelo homem por toda a cidade e, inundados periodicamente, permitem que o verde seja o tom predominante na paisagem. O Parque General San Martín certamente vale uma visita.
    Quanto ao hotel, inicialmente havíamos feito reserva no Esplendor Mendoza, localizado em Maipú. Esse hotel, embora um dos mais novos da região, não proporcionou o clima que gostaríamos para a viagem, por conta da localização e da própria proposta do hotel e por isso terminamos cancelando a reserva e indo parar no Diplomatic, que acabou sendo uma agradável opção. Recomendo!
    Enfim, se alguém estiver pensando em ir a Mendoza, pode procurar o Frederico Romero que ele dará conta do recado e fará de tudo para tornar seu passeio uma grande experiência.
    Deixe os dados para contato com o.
    http://www.mendozaviagem.com/
    https://www.facebook.com/mendozaviagemturismo
    whatsapp: + 54 9 261 3263187
    e-mail: info@mendozaviagem.com
    Sds,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tudo bom?
      Obrigada pelo seu relato!
      Bastante completo!
      Pelo visto sua viagem foi maravilhosa, né?
      Parabéns!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  9. Mendoza foi um dos lugares mais maravilhosos que eu já fui..Simplesmente Inesquecível..
    Fui na segunda semana de setembro deste ano, fiz o passeio de 1 bodega artesanal, 1 de exportação e 1 olivicola.
    As 2 bodegas eram um show na verdade .
    As paisagens são tão lindas, as vinhas no pé da cordilheira não têm comparação
    Não da pra deixar de fazer o passeio da Alta Montanha é imperdível. Tivemos oportunidade de conhecer a neve, Se soubesse que era tão lindo teria trocado fácil Buenos Aires por Mendoza. Recomendo Mendoza Holidays uma agencia boutique que fica no centro da cidade eles fizeram que nosso tempo fosse aproveitado da melhor forma possível deixo o contato deles www.mendozaholidays.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaaa... que legal! obrigada por compartilhar a sua experiência!
      Com certeza o passeio à Montanha deve ser feito! Maravilhoso mesmo!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  10. REMIS EN MENDOZA

    Boa tarde. Meu nome é Adhelina. Eu recomendo os serviços da empresa Mendoza Viagem.

    Meu marido e eu visitei Mendoza a partir de 10/05 a 12/10 e conheceu o maravilhoso mundo do vinho de Mendoza. O nosso motorista e guia foram Federico e Fernando. Ambos são especialistas em hospitalidade e vinho. Eles providenciar passeios para todos nós, dando sempre a melhor experiência. Visitamos na região de Maipú: Trapiche, Rutinni Casa Inimigo e olivícola Pasray. Este dia foi um ótimo encontrar para nós. Nós conhecemos os melhores vinhos do Trapiche e almoço no inimigo era simplemente sublime. Sr. Alejandro Vigil almoço com a gente !!

    No dia seguinte, fizemos o passeio de montanha. Visitamos Ponte Inca e Parque Provincial Aconcagua. No almoço, comi o melhor carne de Mendoza, em um lugar chamado El Rancho. Mas o melhor foi o último dia. Fernando levou para Valle de Uco. Salentein visitou e tivemos um almoço en La Azul. A melhor vista da montanha !!

    Quero agradecer novamente e recomendar os serviços de Mendoza Viagem

    Os contatos dele são:

    http://www.mendozaviagem.com/

    https://www.facebook.com/mendozaviagemturismo

    whatsapp: + 54 9 261 3263187

    e-mail: info@mendozaviagem.com

    BRIGADO ADHELIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adhelina por compartilhar as suas experiências.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  11. Lily,

    Olha o Apaixonados por Viagens de novo no Blog Love and Travel:
    http://www.loveandtravel.com.br/2015/10/mendoza-argentina-vinicolas-america-sul.html

    Beijos querida!!!

    Thais - Love and Travel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais,
      que fofa!
      Já vi lá e comentei! Que delícia relembrar dessa viagem! E o sorvete Perin foi um dos melhores que já experimentei na vida!
      Obrigada pela menção ao Apaixonados por Viagens!
      Beijo grande,
      Lily

      Excluir
  12. Olá Lily! Acabei de chegar de Mendoza, eu viajei pela GOL que agora tem voos diretos SP- Mendoza. Mas não são diários, só tem duas vezes por semana. Fomos com uma amiga e ficamos 6 dias. Fiquei maravilhada!!!
    A cidade é linda demais e ás vinícolas são muito charmosas.. Por momentos eu achava que estava num conto de fadas! O primeiro dia não foi muito bom. Fizemos o que faz a maioria das pessoas e contratamos um “remis” para conhecer a vinícola Zuccardi.. deu tudo certo ate que chegamos a um controle policial. Ficamos retrasados e perdemos o ingresso a vinícola. Depois ficamos sabendo que não todos os carros tem as habilitações necessárias para fazer turismo. Então quando voltamos para o centro da cidade procuramos uma agencia, um pouco mais caro mas na verdade vale a pena. O nome da agencia é Malbec Symphony (info@malbecsymphony.com). Depois de perder um día e contratar a agencia, a viagem foi muito muito boa. Eles se encarregaram de tudo, reservas, traslados, guias e o melhor de tudo o “remis” estava habilitado.. O pessoal da Malbec foi muito simpático e educado. Conhecemos as vinícolas Pulenta, Ruca Malen, Catena Zapata, Diamandes, Andeluna e The Vines. Eu fiquei apaixonada com Ruca Malen.. é pequena, charmosa e a comida e maravilhosa! E o ultimo dia fomos para Alta Montanha. Eu preciso voltaaaar a Mneodza.
    Seu blog é excelente, obrigada por compartilhar suas experiências
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      Eu soube dos voos diretos há poucos dias! Muito muito bom, hein? Agora fica bem mais fácil de voltar, ainda mais com milhas!
      Adorei a novidade!
      Que legal a sua experiência. Fico feliz por ter dado tudo certo ao final. Alguns contratempos às vezes são chatos, né? Todo mundo passa por isso... mas o bom da viagem é não desanimar e curtir o momento. Eu queria muito ter visitado a Ruca Malén porque li que o almoço nela era divino!

      Ah... somos duas então que precisamos voltar a Mendoza kkkk... quando você voltar, me leve junto!

      Beijinhos,
      Lily

      Excluir
  13. Eu e meu marido acabamos de voltar de Mendoza e, depois de pegar várias dicas aqui, inclusive de guias, e após mandar e-mail para vários, escolhemos o Frederico Romero (MENDOZA VIAGEM )e adoramos!
    Ele nos ajudou em tudo, inclusive na montagem do roteiro e tornou nossa viagem incrível!
    Passamos para ele algumas vinícolas que gostaríamos de ir e ele montou o roteiro e foi dando várias sugestões desde os primeiros e-mails.
    Ele é extremamente pontual e atencioso e torna as visitas ainda melhores. Além da água e dos alfajores que ele deixa disponível no carro (e, acredite, vc vai precisar), ele ainda vai dando várias explicações da cidade no caminho e sobre as vinícolas e vinhos. Foi ótimo, pois já chegávamos em cada vinícola sabendo o que esperar e quais os melhores vinhos de cada uma.
    Além disso, tivemos um contratempo com uma das vinícolas que tínhamos agendado e ele já resolveu tudo, já fazendo a reserva em outra e modificando o roteiro, que ficou ótimo.
    Ele também é extremamente prestativo, pois comentei que gostaria de almoçar no Azafran (não deixem de ir, pois o restaurante é ótimo, vc escolhe seu vinho na adega e a comida é incrível), mas não havia conseguido efetuar a reserva e ele prontamente reservou para nós.
    Enfim, recomendo demais, pois nossa viagem não teria sido tão boa sem todas as ajudas do Frederico.
    Preço muito bom.!

    facebook: mendozaviagem - zap: +5492613263187

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigada por compartilhar sua dica!
      Fico feliz por ter dado tudo certo na sua viagem!
      E mais feliz ainda por ter se guiado pelas informações aqui do blog! Obrigada e seja sempre bem vindo!
      Feliz 2016!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  14. Respostas
    1. Muito obrigada!
      Seja sempre bem vinda, Carol!
      Beijos e um Feliz 2016 para você!!
      Lily

      Excluir
  15. Olá,
    Se você está planejando visitar Mendoza pode-me contatar. Ofreço serviço de guia e transfer, visita com degustação e almoço. Também bike tours e aulas de culinaria.
    florencialanatti@hotmail.com

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  16. Oi Vito! Puxa, nem deu tempo de responder a sua mensagem... correria de fim de ano, também viajei. Desculpe-me! Como foi lá em Mendoza? Gostou?
    De qualquer forma, eu não fiz os esportes radicais. Você fez? Curtiu? Aproveite para deixar aqui a sua dica!
    Todos os lugares que eu poderia indicar estão aqui no blog, no guia que fiz da cidade, que espero que tenha sido útil para você =))
    E venha aqui me atualizar com as dicas dessa cidade tão gostosa que nós adoramos!!
    Abraços,
    Feliz 2016!!!
    Lily

    ResponderExcluir
  17. MENDOZA E MARAVILHOSA , ESTIVEMOS LA EM ABRIL FOMOS RECIBIDOS PELA AGENCIA MENDOZA GOSTOSA . E TUDO FOI PERFEITO, DAMIAN SEU PROPIETARIO NOS LEVO ATE AS VINICOLAS MAIS TOP E O ROTEIRO DA MONTANHA FOI ESPECIAL , FIZEMOS ATE UM PIQUENIQUE NO MIRANTE DE ACONCAGUA.
    RECOMIENDO MUITO DAMIAN E TUDO SEU EQUIPE. info@mendozagostosaviagens.com damian.almeida86@hotmail.com whats app +44 9 2634412992

    ResponderExcluir
  18. Nós visitamos Mendoza no começo deste mes. Optamos pela Mendoza Viagem para dois passeios em Mendoza: um tour pelas bodegas e olivícolas locais e, no dia seguinte, o passeio à alta montanha. Fomos muito bem atendidos desde a recepção por Fernando y Federico, que se mostraram bem preparados e atenciosos Ambos experts nos vinhos da região.
    Vale a pena.

    Obrigada Federico y Fernando pelo carinho!

    ResponderExcluir
  19. OLA VOCÊ PODERIA ME DAR INFORMAÇÕES SOBRE AS TERMAS, COMO FUNCIONA, POIS QUERO PASSAR UM DIA LÁ PARA UTILIZAR AS TERMAS E RESTAURANTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudeli. Tudo bom?
      Todas as informações estão neste post - http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2014/02/quarto-dia-em-mendoza-spa-termas.html

      Abraços,
      Lily

      Excluir
  20. Cada vez que volto aqui, me dá vontade de ir visitar Mendonza. Claro por causa do maravilhoso vinho
    Malbec que chega me dar água na boca obrigado!Mas com certeza não vai faltar oportunidade para fazer um voô para lá Grande abraço e obrigado novamente pelo maravilhoso artigo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você vá sim, Pedro! Vai gostar muito quando for.
      Seja sempre bem vindo aqui no blog.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  21. Boa noite,vc tem muchas opciones em Mendoza, no deje de consultar opciones y precios.
    www.driverinmendoza.com

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR