12 abril 2017

Apaixonados por Viagens: Desafio Wanderlust

Você sabe o que significa Wanderlust? Provavelmente já viu muita tatuagem por aí com esse nome ou até mesmo blogs e perfis no instagram que usam essa palavra, certo? Mas... você sabe o que é?

A origem etimológica dela vem da língua saxônica, ou seja, do alemão medieval - isso aí é a praia do Julio! E tem a ver com o desejo mais profundo e verdadeiro de viajar! Tcharaaaaammm!!! Agora sim você entendeu porque tem tanto perfil no instagram, blog e tatoo com essa palavra, certo? "Wander"que se encontra origem no verbo wandern, corresponde à prática da caminhada ou de trilhar. E "lust", que quer dizer luxúria, ou mais que um desejo, significa uma vontade profunda. 

El Nido - Filipinas

O mais curioso é que, na Alemanha, a palavra caiu em desuso, porém, foi ressuscitada pela língua inglesa que lhe deu o mesmo significado! Ganhou notoriedade, finalmente, com a música "Wanderlust" da cantora islandesa Björk e popularizou-se de fato em 2012 com o filme americano chamado "Wanderlust", estrelado pelos atores Paul Rudd e Jennifer Aniston.

Fato é que, para a língua portuguesa, não há um correspondente exato que signifique Wanderlust. E isso é comum no idioma alemão onde encontramos palavras que representam sentimentos que não têm tradução literal para a gente. Mas acho que já deu para pegar bem o seu significado, não é? Portanto, esse sentimento Wanderlust tem tudo a ver com a gente, nós que somos Apaixonados por Viagens e que queremos sempre viajar pelo mundo... daquele tipo que volta de uma viagem já com outras 3 para fazer na sequência e planejando mais outras duas! Você também se identifica com esse perfil? Então lamento dizer que você sofre do mesmo vício que a gente! rsrsrs... E sabe qual é o remédio? VIAJAR! 

E a tag #wanderlust chegou aqui no Apaixonados por Viagens como um desafio trazido por nossa amiga Dalila do blog Mil e Uma Viagens (clique aqui e veja o post dela também) com uma brincadeira composta por 10 perguntas de viagens que responderei para vocês conhecerem um pouco mais de mim - Lily. 

Porém, antes de prosseguir e responder, eu aproveito para desafiar também os amigos Dani do blog Dani Tur, Flávia do blog Viagens e Outras Histórias, Rafa do blog Rafa pelo Mundo, Rafael do blog Esse Mundo É Nosso, Fábio do blog Viagens Cine, Vivi do blog Vivi na Viagem, Fabrícia do blog Necessaire na Mala, Zê do blog Em Cantos Fotográficos e Dani do blog Só Viagem. Espero que eles aceitem e já estou curiosa para ver as respostas deles!


1. Quando e para onde ia o seu primeiro avião?

A primeira viagem de avião que eu fiz na vida foi com 13 anos de idade, quando fui para a Disney, em 1994, quando o Brasil ganhou a Copa do Mundo nos EUA! Comecei com o pé direito, não foi? Até contei aqui neste post (clique aqui) como foi essa experiência. Depois disso, com 14 anos, eu viajei para Natal, a capital potiguar... e desde então, não parei mais! Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelos meus pais, numa época de forte recessão no país, com inflação extraordinária, meus pais conseguiram se organizar para proporcionar sempre que podiam, ao menos 1 vez ao ano, férias em família em algum lugar diferente de onde morávamos (eu morei em Duque de Caxias, região do Grande Rio, até os meus 15 anos). Mas, na grande maioria das vezes, a gente ia mesmo passar férias no Espírito Santo, pois minha mãe é capixaba e a gente aproveitava para curtir a praia de lá, já que eu cresci sem praia perto (em Caxias não tinha praia rsrs...).


2. Para onde você já foi e gostaria de voltar?

Acabei de voltar do Sudeste Asiático com a sensação de que poderia ter ficado mais tempo por lá... kkk... mas essa é uma sensação muito comum que tenho sempre, pois, afinal de contas, se até hoje eu não esgotei e não tenho condições de dizer que conheço o Rio de Janeiro todo e sempre tenho algo diferente para conhecer aqui na cidade em que eu moro, imagine então em outro lugar? Difícil a gente conhecer tudo... no máximo, o que faço é priorizar. 

Dos lugares que mais amei foram: Grécia (minha lua de mel com o Julio - clique aqui para ver nosso roteiro), Croácia (clique aqui para ver nosso roteiro), França, Filipinas (clique aqui para ver nosso roteiro), Tailândia, Peru (clique aqui para ver nosso roteiro) e Los Roques (clique aqui para ver nosso guia). 


Navagio Beach em Zakynthos
Fico com o coração apertado em ver a situação da Venezuela, já que seria tão fácil voltar a Los Roques... mas esse aí é um destino que amei de paixão, mas que não animo de voltar nem tão cedo.

Eu já estive em Londres por 2x, em Paris por 2x, na França por 3x, na Espanha por 2x, na Itália por 2x, na Holanda por 2x, na Argentina por 4x, no Chile por 3x, na Alemanha por 2x ... e acho que foram esses os lugares que repeti até hoje, fora do Brasil, é claro, pois dentro do Brasil eu já repeti vários destinos diversas vezes rsrs...  

El Nido - Filipinas

El Nido - Filipinas


3. Você está viajando amanhã e dinheiro não é problema, Pra onde você vai? 

Seychelles, Tahiti e Maldivas, sem hesitar! De preferência, os 3 na mesma viagem kkkk...


4.  Método preferido de viagem: avião, trem ou carro?

Eu não sei dirigir!! kkkk... pergunta cruel, né? Eu amo viajar de trem na Europa, mas em outros lugares do mundo eu não curto tanto. Acho que essa pergunta poderia ser por destino, hein? Por exemplo, se tenho alguém para dirigir para mim - no caso, esse alguém é o Julio kkkk - eu curto fazer uma roadtrip e ir parando nos lugares. Só que, mais uma vez, isso aí depende do lugar. Uma coisa é uma viagem no Canadá, EUA e Europa... outra coisa é uma viagem na Ásia e dentro da América do Sul, por exemplo, lugares onde eu não curto fazer roadtrip, salvo se necessário. No Peru, nós até que andamos muito de ônibus e foi razoável.

De modo geral, eu prefiro mesmo é o avião e economizar tempo para chegar logo no destino.


5. Site preferido de viagens?

Não tenho um site preferido que eu leia sempre. Além do meu rsrs (mas confesso que nem o meu eu tenho lido kkk... eu tenho mais é escrito mesmo!), o que eu faço é pesquisa de acordo com meus interesses de viagens e planejamentos. Se tenho uma viagem a ser planejada ou em mente para pensar se vai rolar ou não, eu jogo no Google palavras chaves como Guia do Lugar X, Dicas do Lugar Y, Blogs de Viagem e escrevo o nome do destino. 

Acabo lendo muito o Ricardo Freire do Viagem na Viaje, Melhores Destinos, Lonely Planet e dicas no Trip Advisor, além dos órgãos de turismo oficiais do destino... sempre tem um "Visit X" rsrs. do lugar. 

Para essa viagem da Ásia, por exemplo, eu li muito o blog do Rafa (Esse Mundo É Nosso), da Carol (Vícios de Viagem), da Dani (Na Mochila da Ninja), da Flávia (Viagens e outras Histórias)... dentre outros blogs de amigos. Ou seja, em outras palavras, a minha leitura é primordialmente direcionada para o destino que estou pesquisando e priorizo sempre os blogs dos meus amigos porque sei bem como dá trabalho manter um blog atualizado e com conteúdo legal!


6. Para onde você viajaria só para comer a comida local?

Itália, sempre! Amo a comida italiana e amo mais ainda o gelatto italiano! Sou tarada em sorvete kkkk... 

Também adorei a gastronomia peruana e me acabei na Alemanha de tanto comer a sua culinária típica. Acho que esses 3 destinos - Itália, Peru e Alemanha - foram os que mais me apeteceram no quesito "morrer pela boca" kkkk... E estou com muita vontade de voltar a Portugal, onde estive há muitos anos - em 2005 - e sinto que não aproveitei tanto essa parte gastronômica, apesar de eu ter comido muito bacalhau com natas, foi uma viagem em que curti muito a minha família que mora lá, mas queria ter visitado vinícolas, ter experimentado mais pratos... enfim, sempre temos algo de novo a provar, certo?

Veneza - Itália

7. Você sabe seu número de passaporte de cabeça?

Só sei que começa com FK... nunca sei o resto e sempre tenho que conferir.


8. Você prefere o assento do meio, corredor ou janela?

Quando viajo com alguém conhecido ao meu lado, eu prefiro janela. Quando viajo sozinha, eu prefiro corredor. É TOC total e um pouco também de medinho de assédio. Sei lá, né? Se eu estiver sozinha, eu acho melhor ter a liberdade de sair, levantar... se bem que, no corredor, eu detesto ser o tempo todo incomodada por pessoas com a bexiga solta e que levantam o tempo todo para irem ao banheiro kkkk...


9. Como você passa o tempo quando está no avião?

Eu durmo muito muito fácil! Se eu estiver cansada e com sono... aí é moleza mesmo! Mas se eu não estiver com sono, eu adoro passar meu tempo adiantando posts do blog no Note do celular. Ou, ainda, lendo mais sobre o lugar que vou conhecer, se eu tiver um livro ou anotações impressas ou no celular, já vou lendo durante o voo mesmo, para revisar planos, traçar roteiros, acaso eu não tenha feito antes, relendo informações... 

Agora, se for um voo internacional longo, como esse que fizemos voltando da Ásia, com a Ethiopian Airlines (clique aqui e leia como foi o voo da ida), que durou cerca de 40 horas (um martírio!) aí sim eu tenho que me virar nos 30! Então eu conto muito com um bom serviço de bordo, assisto a vários filmes, o que é sempre uma boa oportunidade para treinar minha audição em inglês, e, quando os comissários de bordo são legais e generosos, eu gosto de tomar alguns vinhos (quando eles deixam pegar kkkk) para amenizar um cadinho o tédio de estar tantas horas voando. 


10. Existe algum lugar para onde você nunca mais voltaria?

Puxa... como disse acima, eu amei muito Los Roques, mas do jeito que estão as coisas na Venezuela, eu não me animo em voltar nem tão cedo, mas não pelo fato de não ter gostado desse paraíso, mas sim porque foi um estresse grande chegar lá, com voos cancelados, etc. (veja aqui o nosso Guia de Los Roques).

Los Roques
Também não gostei muito de Montevideo, capital uruguaia. Mas sempre digo que acho que fui numa época ruim, sabe? Era feriado, a cidade estava mortinha, vazia, sem graça... acho que ainda merece uma segunda chance... só não sei quando! kkkk...

Outros dois lugares para onde eu não voltaria mais seriam Ottawa e Toronto, no Canadá, pelo simples fato de eu já ter conhecido tudo o que eu gostaria de conhecer. Achei o tempo que fiquei nas duas suficiente e só voltaria por outro motivo, que fosse diferente de turistar. 

Da mesma forma penso também em relação a Bruxelas. Além do medinho com esses atentados terroristas loucos, eu também não curti tanto assim a cidade. Ok, a Grand Place é linda, de arrepiar! mas eu esgotei essa parte, tirei mil fotos, curti de dia, ao anoitecer e à noite... e pronto! Acho que foi suficiente para mim.

E, também no mesmo sentido, Singapura, que conheci agora com o Julio (faz nem 10 dias que voltamos da Ásia) e fiquei com o sentimento de dever cumprido, conheci tudo o que eu queria, aproveitei bastante e não precisaria voltar. Além de ser uma cidade bem cara.

Por fim, acho que eu só voltaria ao Atacama se fosse uma press trip com tudo pago kkkk... brincadeiras à parte, eu sofri lá com o clima seco, nariz sangrando, boca estrupiada kkkk... além do fato de ter ficado 8 dias no Atacama mais 4 dias fazendo o Salar de Uyuni na Bolívia, ou seja, explorei bem a região, o que faz com que eu não tenha tanta vontade de voltar por conta própria, só mesmo se for um convite para conhecer algo diferente... #ficaadica! kkkkk

De resto, não me vem à mente nenhum outro destino assim para o qual eu não voltaria. Acho que, quando tivermos filhos, vou querer levá-los para muitos lugares e aproveitarei para voltar às cidades que mais amei.

Então é isso pessoal! Espero que vocês tenham curtido conhecer um pouco mais de mim neste desafio Wanderlust! Obrigada à querida Dali que me convidou para participar da brincadeira. Adorei e espero que vocês gostem também!



  1. Adorei conhecer mais um pouquinho sobre a sua paixão por viagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Vivi!!! Obrigada, linda! A gente sempre tem uma história para contar, não é mesmo? Estou curiosa para saber as suas respostas!!
      Adorei saber que você aceitou o desafio!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  2. demais!!!! Desafio mais que aceito!!! ja estou escrevendo meu post! amei conhecer um pouco mais sobre vc! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaa!!! Quero só ver suas respostas!!
      Beijuxxxx
      Lily

      Excluir
  3. Lily, que maneiro! Até no desafio você escreveu tudo explicadinho...kkk... não é a toa que o seu blog é um sucesso! Obrigada pelo desafio que será publicado em breve no Na Mochila da Ninja. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR