03 fevereiro 2016

Rio de Janeiro: do nascer ao pôr do sol, com muito samba no pé e dicas para o carnaval de rua!

Nós amamos o sol! Sol sempre deixa as cores mais vibrantes, o azul mais azul, o céu mais lindo... sol é sinônimo de muita alegria!! E nem queiram saber como fico mau humorada com dias cinzentos rsrs... principalmente quando estou viajando para um lugar de praia! Nossa, é tão bom quando o tempo está bonito, firme, ensolarado, não acham?

Sempre fui apaixonada pelo pôr do sol, mas de uns tempos para cá eu venho também me interessando bastante pelo nascer do sol. Confesso que o nascer do sol, há uns tempos, estava associado para mim a fim da night rsrs... 


Nascer do  Sol em Copacabana

Pôr do sol no Arpoador

Acho que assistir ao nascer do sol na virada do ano de 2014 para 2015 fez realmente despertar meu coração para esse momento tão especial do dia! De lá para cá, eu pude assistir a outros momentos como este e definitivamente não sei mais dizer qual é mais bonito, se o nascer ou o pôr do sol!

- Nascer do Sol na Praia do Diabo, Arpoador

- Nascer do Sol no Villa Rasa Marina Boutique & Spa, em Búzios

Nascer do Sol do Mirante Dona Marta

- Nascer do Sol em João Pessoa

Vantagens de assistir ao nascer do sol:

. Bem mais vazio! hahahaha... para quem gosta de fotos mais exclusivas, sem tanta gente por perto, o nascer do sol é melhor neste sentido, já que o pôr do sol, a depender do lugar onde você estiver, pode ser bem disputado. 

. Clima agradável do amanhecer, com uma brisa gostosa, bem diferente do pôr do sol, com sol lascando a cuca rsrs...

. Eu acho mais fácil fotografar a "bola" do sol em seu formato mais redondo, mais definido, sem aquele clarão de quando a foto estoura, do que no pôr do sol.

Vantagens de assistir ao pôr do sol:

. Você não precisará acordar de madrugada rsrs... para os preguiçosos de plantão, esse fator é o principal. Durante o verão, o pôr do sol no Rio de Janeiro acontece por volta das 19:30 e você já terá aproveitado o dia todo e poderá arrematar o dia com esse espetáculo.

. Curtir toda a penumbra que se forma logo após o pôr do sol, momento em que o céu ganha um colorido ímpar, podendo variar de tons, do laranja ao violeta. É lindo e demora pelo menos uma meia hora. No caso do amanhecer, o sol nasce e rapidinho já sobe. Logo, tem que ser rápido para registrar esse momento do nascer do sol.

. É mais fácil de combinar com amigos e família para ver o pôr do sol do que o nascer do sol.

E aí, qual te agradou mais?

Bem, morando em Copacabana há quase 1 ano e já em vias de me mudar, eu resolvi, pela primeira vez, acordar bem cedo no último sábado, dia 30 de janeiro, e conferir o nascer do sol na praia!

Por estarmos no horário de verão ainda, o sol estava previsto para nascer às 6:40, de acordo com os sites de previsão do tempo que consultei (eu gosto muito de conferir no Accuweather.com).

Então, acordei às 5:40, mas estava muito escuro ainda. Aguardei dar 6:00 e achei que ainda estava escuro. Resolvi sair às 6:15. Como estou morando a 2 quadras da praia, rapidinho cheguei nela.

A previsão do tempo indicava que o sábado seria de sol (se fosse nublado, eu não iria, né?), mas logo que cheguei na praia, eu me deparei com tanta névoa que achei que não veria o sol nascer. De todo modo, já teria valido a pena porque o céu estava muito bonito, já claro, com raios alaranjados. Praia vazia, alguns poucos correndo, outros montando treinos funcionais e redes de vôlei. Eu me senti a verdadeira "dona do pedaço" ali. 




Não tive medo porque estava bem claro mesmo e eu não tinha nada além do meu celular e a chave de casa. Ainda assim, ficava olhando para os lados e sairia correndo se visse algo suspeito kkk... 

Fiquei ali na areia aguardando um pouco e, quando eu já estava quase desistindo e voltando para dar uma caminhada pela orla, eu vi a "bolinha" do sol surgindo no horizonte, no mar.







Que lindo! Adoro ver o sol nascendo no mar tanto quanto a sua despedida também no mar. A sensação de que ele está vindo lá da outra parte do planeta é incrível!

Dessa forma, o sol foi surgindo, às 6:30 da manhã, no formato de "bola" que tanto gosto de fotografar e esperei até que ele subisse um pouco. O nascer do sol é bem rápido!



Logo já veio aquele clarão e o formato da bolinha se perdeu em meio a tanta luz. Aproveitei para caminhar um pouco na orla que, a essa altura, por volta das 7:00, já estava bem mais movimentada. Óbvio que não resisti e fiz mais alguns cliques por lá.




E ainda tinha muito sábado pela frente, porque, ainda pela manhã, fui encontrar minhas amigas em um bloco de carnaval, o Bloco dos Mendigos, em Ipanema (é um bloco pequeno, tranquilo, que reúne muitos amigos e famílias, sem estresses, sem confusões... por isso que fomos!) e inaugurar, para mim, oficialmente o carnaval 2016! Eu ainda não tinha ido a nenhum bloquinho porque acabei viajando nos finais de semana anteriores. Portanto, curti muito a oportunidade, principalmente por poder estar com minhas amigas, colocar os causos em dia e cair um pouco na folia.

Da esquerda para a direita: Karina, Rebeca, Tati e eu

Por falar em FOLIA, considerando que o CARNAVAL 2016 está logo aí, chegando, é sempre válido recordar algumas dicas, principalmente para os FOLIÕES DE PRIMEIRA VIAGEM que virão ao Rio de Janeiro:

Com Karina, Fred e Rebeca

1) Use roupas leves e calçados confortáveis (esteja preparado para pisões no pé rsrs...).

2) Evite levar documentos originais. Use xerox.

3) Dê preferência a bolsas com zíper e bem fechadas para guardar seu celular, ou câmera e, principalmente, dinheiro. Atenção com seus pertences para não perder nem ser furtado. Sim, ainda acontecem muitos furtos nos blocos. E, para os homens, prefiram usar bermudas com bolsos bem fechados ou, melhor ainda, a doleira, que fique embaixo da roupa, bem disfarçada. Homens são sempre alvos mais fáceis para furtos porque tendem a colocar as coisas em bolsos.

4) Use filtro solar. O calor do Hell de Janeiro está de matar, torrar, lascar... abuse de filtro solar!

5) HIDRATE-SE!!! Com água, de preferência, viu? Mas se for de cerveja, tudo bem porque é carnaval. Apenas lembre-se de beber algo e coma coisas leves para não passar mal com bebedeiras!!! O calor nos blocos fica potencializado pela multidão aglomerada. É muito comum ver pessoas passando mal de calor. Portanto, não dê mole. Faça uma alimentação leve e beba muita água!!



6) Dê preferência aos transportes coletivos para se deslocar: ônibus e metrô. É praticamente impossível encontrar vagas para estacionar os carros nas imediações de onde ocorre o bloco de carnaval, isso sem contar que o tráfego nos arredores costuma sofrer intervenções, com ruas interditadas. Evite estresse e não perca tempo! Táxi também é difícil de pegar porque muitos nem param quando vêem que a pessoa está fantasiada ou suja. Uma boa alternativa são os aplicativos de táxi que já se popularizaram: Uber, 99Táxis e Easy Táxi.

7) A Lei Seca no Rio de Janeiro é levada bastante a sério: Se beber, Não Dirija!

8) O Choque de Ordem no Rio de Janeiro também é levado bastante a sério!!! Recadinho mais voltado aos homens: usem os banheiros disponibilizados pela Prefeitura e Organização dos Blocos e não faça xixi na rua! Se não quiser correr o risco de ser pego pelo Choque de Ordem e passar o resto do dia na Delegacia, procure um banheiro para fazer xixi. As árvores agradecem!!

9) Leve muita alegria, paz e amor para os Blocos de Carnaval e Aproveite bastante!

OBS.: Já me perguntaram quais são os blocos mais legais em termos de gente bonita, gatinhos e gatinhas... bem, o legal do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro é a sua democracia, não ter que pagar e atender a todos os gostos!!

Para curtir gente bonita, eu recomendo os blocos do Leblon, Gávea e Jardim Botânico. Principalmente os blocos da Rua Dias Ferreira, no Leblon!!! 


Outra DICA IMPORTANTE é chegar cedo no bloco, logo no início! Eu prefiro os blocos da manhã: primeiro, porque ainda não está aquele calor escaldante. Segundo, porque de manhã, ainda não tem tanta gente bêbada, como infelizmente acaba tendo nos blocos da tarde ou já para o final dos blocos que saem pela manhã.

E para quem curte blocos GLS, os de Ipanema sempre arrasam!! Banda de Ipanema é ícone nesse sentido e o show de fantasias e criatividade de quem participa é muito bacana!!

Com Tati (@tattytoptrips)

Blocos infantis tem aos montes também! Coração das Crianças, Banda de Ipanema Infantil, no dia 08/02, às 16h. Outros famosos dentre as criançadas, como o Spantinha e o Gigantes da Lira já desfilaram. Mas é claro que qualquer outro bloco mais tranquilo, que não reúna multidões, será muito bom para levar as crianças. De preferência, se for de manhã cedo para não fazer as crianças sofrerem com o calor absurdo desta cidade.

Eu gosto muito dos seguintes sites para consultar a programação:

Wiki Rio (geralmente é o primeiro que eu consulto)

Diário do Rio (excelente também!)

Guia da Boa (lembrando que a Antarctica é a patrocinadora dos Blocos de Rua)



*** Os Nossos Blocos Queridinhos***

- Sargento Pimenta (para quem gosta de Beatles ao som de samba, porém, arrasta multidões e acontece no Aterro do Flamengo, onde o calor é forte)
- Mulheres de Chico (para quem gosta de Chico Buarque, costuma também encher, mas não é dos piores nesse quesito)
- Spanta Neném (samba no pé, arrasta multidões, mas só sai no pré carnaval e já desfilou agora em 2016!!)
- Escangalha (excelente bateria e muito samba no pé)
- Me Esquece (ótimo repertório e samba no pé, mas é outro que só sai no pré carnaval e já desfilou!)
- Areia (no Leblon... gatinhos e gatinhas rsrs)
- Imaginô? Agora Amassa! (começou com o pessoal da UERJ e depois ganhou o Rio... samba no pé, mas agora é só ano que vem... ele só sai no pré carnaval!!)
- Bangalafumenga (já fui a alguns shows fechados e adorei o repertório!!)
- Empolga às 9 (repertório diversificado e muito samba)
- Monobloco (se não fosse a multidão... Já fui tantas vezes de perder as contas) 
- Carmelitas (se não fosse a multidão 2... fui só uma vez e me senti claustrofóbica)
- Simpatia é Quase Amor (se não fosse o samba enredo ser tocado milhões de vezes, poderia gostar mais...)
- Suvaco de Cristo (se não fosse a multidão 3... mesmo assim, já fui várias vezes!! Porém, agora, só em 2017 porque ele só sai no pré carnaval e já foi)
- Desliga da Justiça (é o meu predileto, principalmente pelo fato de ser parado e não andar pelas ruas. É outro que só sai no pré carnaval e já era! Só em 2017)
- Quizomba (já fui a alguns shows fechados e adorei o repertório!)
- Bloco Fogo e Paixão (para quem gosta de música brega ao som de samba, homenagem ao cantor Wando, mas só sai no pré carnaval e já desfilou)
- Céu na Terra(super tradicional... sai mega cedo, tipo 7h da matina e reúne muita gente que capricha na fantasia)

Veja mais dicas sobre o Carnaval Carioca abaixo:





E como dia ainda não tinha terminado, almoçamos em Ipanema, enquanto víamos a concentração da galera do bloco (um dos mais tradicionais de Ipanema) Simpatia É Quase Amor, que se preparava para sair, almoçamos ali na Praça General Osório no Boteco Belmonte.

A Praça é um local muito estratégico, porque é rodeada de restaurantes, como o Belmonte, Frontera, Carretão, dentre outros, tem também o supermercado Zona Sul, com opções de lanches, e tem a saída do Metrô, da estação General Osório. 

Na sequência, caminhamos pela praia, no sentido do Arpoador, porque já passava das 18:00 e valia a pena esperar o pôr do sol que prometia ser espetacular! 


Ipanema


Arpoador

Praia do Diabo

Julio aproveitou para dar um mergulho na praia e disse que o mar estava uma piscina! Água cristalina, com poucas ondas... 

Fomos para a Pedra do Arpoador e encontramos um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol que não decepcionou!!



Esse é um dos meus lugares favoritos para ver o pôr do sol no Rio de Janeiro! E o melhor de tudo é que ele é gratuito rsrs... Dá para afirmar tratar-se de um verdadeiro ponto turístico!

Claro que exatamente por ser gratuito, aberto, um ponto turístico muito comentado, é preciso ter cuidado, atenção e ficar esperto. Eu vi muitos policiais lá perto, só que isso não significa que você deva relaxar, ok? Fique atento ao seu redor, afasta-se de pessoas estranhas, não leve muito dinheiro. Eu, por exemplo, nunca fui ao Arpoador com minha câmera profissional. Só tiro foto mesmo com o celular e fico sempre imaginando como as fotos com a Canon ficariam maravilhosas se eu estivesse com ela.



Canso de ver pessoas por lá com câmeras bem boas. Até mesmo um drone eu já vi. Só que isso é de cada um e eu sou adepta a minimizar os riscos e evito situações assim.

No verão, principalmente de meados de dezembro a meados de fevereiro, ainda é possível contemplar o sol se pondo no mar! 




Não sei se vocês sabem, mas, pela posição do Brasil, é raríssimo conseguir ver o sol se pondo no mar se você estiver no continente (não estou falando das ilhas). O mais comum de ser é o sol nascendo no mar, mas não se pondo. Poucos lugares são privilegiados nesse sentido, como é no Rio de Janeiro, especialmente no Arpoador e no Quebra Mar da Barra da Tijuca, tão somente no verão. Como é também em Jericoacoara. 



Vejam aqui como somos Apaixonados pelo Pôr do Sol:






A Praia, no Verão, segue sempre muito movimentada à noite



Letreiro que estava perto do Posto 10, em Ipanema, até o último domingo

E foi dessa maneira que encerramos o dia (na verdade, ainda fomos na casa de amigos depois dessa maratona rsrs...), com muita carioquice, um LifeStyle delicioso que os cariocas sabem muito bem conduzir. 



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR