31 outubro 2017

Praga: turismo e sugestões de passeios

Ahhh... República Tcheca, sua linda! Estou nostálgica e morrendo de vontade de retornar.... maaasss, enquanto isso não acontece, vou compartilhar com vocês algumas dicas, novidades e curiosidades sobre esse país e, especialmente, sobre sua linda capital, a Cidade Dourada: Praga. 



Você sabia que o monumento mais visitado da República Tcheca e que também é o maior - isso mesmo, MAIOR - Castelo Medieval europeu encontra-se em Praga? Trata-se do Castelo de Praga, onde, acoplado a ele, está a Catedral de St. Vito, ponto mais importante de turismo da cidade e que pode ser avistado de vários lugares da capital tcheca.

Pense em um lugar onde, ao entrar, você se sente viajando num túnel do tempo e volta direto para a Idade Média. Assim é o Castelo de Praga, onde o tempo parou e o visitante terá o privilégio de visitar um interior ricamente decorado por mestres mediais e perfeitamente iluminado pela luz do dia, que adentra pelos vitrais da Catedral de St. Vitu e oferece um verdadeiro balé de cores.



Uma das janelas mais apreciadas é de Alfons Mucha, um dos mais importantes pintores modernistas tchecos. 

Vale a pena separar pelo menos uma hora para andar dentro da catedral e observar tudo ao seu redor com atenção. Sepulturas com os restos mortais de governantes que deixaram sua marca na história, santos tchecos, urnas de prata... é realmente algo que impressiona. Se você procurar bem, encontrará, inclusive, o túmulo de São Venceslau, que é o patrono da República Tcheca, assim como o de São João Nepomuceno, além de imperadores do porte de Carlos IV e Rodolfo II.

Crédito: divulgação

Imperdível também é o mosaico do Juízo Final, acima da Porta Dourada, e a subida à torre principal, que oferece uma das mais belas vistas de Praga, a cidade das cem torres.

E quando você pensa que o encanto acabou após visitar o interior da Catedral... nada disso! Um verdadeiro conto de fadas espera por você do lado de fora do templo ao visitar a belíssima Rua do Ouro!

Crédito: divulgação

Oferecendo vistas inesquecíveis para a cidade, esta ruela agradável ao lado da muralha é adoravelmente pitoresca com casinhas muito coloridas. Segundo a lenda, eram habitadas por alquimistas que trabalhavam para o imperador Rodolfo II, que desejava descobrir a poção mágica da juventude, assim como a Pedra do Sábio.



Não deixe  de visitar a casa de  número 22, onde  viveu e  escreveu Franz Kafka, um dos mais famosos escritores de Praga.

Percebam que um passeio pelo Castelo de Praga é como uma revisão dos manuais de arquitetura, de história da arte, de história da Idade Média... é algo mágico!

Em algumas horas, é possível visitar a basílica românica de São Jorge com a sua mística interior, o gótico Palácio Real,  os amplos pátios barrocos, o  palácio renascentista da rainha Anna e a estufa ultramoderna nos jardins reais.

Basílica de São Jorge
Verdadeiros tesouros estão guardados dentro do Castelo de Praga. É possível escolher entre uma série de museus e exposições realizadas aqui durante todo o ano.




Quer ver com seus próprios olhos as obras de grandes mestres como Tiziano ou Rubens? Então visite a Galeria de Arte do Castelo de Praga. Se você vai junto com os seus filhos, não se esqueça de visitar o Museu do Brinquedo. A visita ao Castelo de Praga pode culminar em um de seus belos jardins, atravessando a fosso dos cervos ou indo para o bairro mágico de Nový Svet, perto da Praça do  Loreto onde, em casinhas coloridas,  ficam estúdios de importantes  artistas Praga .

Loreto - crédito: Lily
Seguindo com dicas e curiosidades sobre a capital tcheca, que tal fazer um passeio diferente em Praga? Você já ouviu falar sobre os embarcadouros da cidade? Uma pena que, quando eu fui, não tinha noção... agora é claro que já quero voltar e fazer vários passeios diferentes que vão além do básico na cidade.

Os embarcadouros de Praga estendem-se ao longo do rio Moldava e são no total 5, sendo que alguns funcionam há mais 100 anos! Eles antes eram utilizados para outros fins. Hoje em dia são uns dos melhores lugares  de Praga onde é possível sentir o ambiente de uma metrópole pulsante.

Foto divulgação

Seja para relaxar, mas também para curtir a vida cultural da cidade ou para um passeio tranquilo ao entardecer, desfrutando da vista do Castelo de Praga ou da Ponte Carlos, vale a pena colocar no seu roteiro. Todos os sábados e domingos, às vezes também às quartas-feiras, existe um mercado campestre onde é possível comprar produtos tchecos magníficos e muito saborosos. A qualidade dos alimentos é garantida porque aqui apenas vendedores certificados podem vender  frutas e legumes, produtos lácteos, carne, flores e café e, naturalmente, vários lanches.

Logo, além de oferecer um ambiente magnífico e contemplativo, você também poderá encontrar nos embarcadouros bebidas, comidinhas e concertos!

Para quem quiser experimentar um ambiente autêntico e tirar o máximo de proveito, a dica é visitar o embarcadouro localizado embaixo de Vyšehrad, em Rašínovo nábřeží (o calçadão de Rašín).

Foto divulgação

Hoje em dia, é a área mais viva e atraente situada junto ao rio Moldava no centro de Praga. Neste lugar é possível observar, durante um passeio, uma vista extraordinária de Hradčany com o Castelo de Praga ou caminhar  até o fim do embarcadouro onde está a Casa Dançante (Tančící dům). Local ideal para umas selfies perfeitas.

Ao passear ao longo deste cais, não deixe de visitar os navios ancorados. O Cargo Gallery, que mede quase 70 metros, está cheio de cultura. Quase todos os dias há um concerto, uma exposição ou uma projeção interessante. Na luxuosa (A) void Floating Gallery também há concertos regulares. Se você gosta bastante de teatro, então deve visitar  o navio Tajemství bratří Formanů (O Segredo dos Irmãos Forman) que oferece diversão para adultos e crianças (à tarde). 

Os outros embarcadouros também têm muito a oferecer. Basta dar uma volta de barco (přívoz); assim, depois de  um passeio romântico ao longo do rio Moldava, poderá mudar rapidamente para outros píeres para desfrutar ao máximo de shows, eventos culturais e bebidas. Uma vez chegando a Dvořákovo nábřeží (o pátio de Dvořák), o navio Pivovar (cervejaria) será a recompensa perfeita. Por seu nome, fácil saber que este navio está cheio de cerveja. E aqui é possível provar  não só cervejas especiais, mas também a popular cerveja tcheca, juntamente com a magnífica tradicional cozinha tcheca.

Foto divulgação

Para degustar refeições variadas em um lugar bacana, a dica é visitar  o embarcadouro Smíchov ("Smíchovská" náplavka). Em Hořejší nábřeží (o píer superior), há sempre um festival de comida ocorrendo. 

E, para encerrar as dicas sobre essa cidade linda que tanto amo, vamos falar um pouquinho da festa mais linda que já já acontecerá por lá? O Natal!

Eu dei muita sorte quando visitei Praga, em 2007, porque cheguei na cidade no início do mês de dezembro sem ter ideia de que pegaria as comemorações do dia de São Venceslau, padroeiro do país, e que encontraria diversos Mercados de Natal já montados lindamente na cidade. 

Imaginem a minha alegria! Coisa mais linda de viver! 



Fazia muuuuuuito frio sim! Anoitecia muuuuuuuuuuuuito cedo sim! Tipo... por volta das 16h já era noite!! E isso me assustou um pouco porque o dia era bastante curto para fazer e ver tanta coisa legal na cidade. Então foi uma passagem em ritmo maratonista, é claro! 

Os principais mercados de Natal que encontrei por lá - os maiores que eu vi, ficavam na Old Town Square e perto da Municipal House, a caminho do Museu Nacional. 

Nem preciso dizer que, quase tudo na cidade de Praga, vivenciar uma experiência natalina por lá acaba sendo uma viagem ao século passado! 

Milhares de luzes coloridas iluminarão as ruas e as praças da cidade. Na Praça da Cidade Antiga (Old Town Square), o Mercado de Natal será inaugurado no dia 29 de novembro – quando serão acesas as luzes da Árvore de Natal. Os postos de vendas estarão abertos diariamente, das 10 às 22 horas, até o dia 01 de janeiro de 2018. Como ocorreu nas edições anteriores, neste ano será possível comprar peças da decoração tcheca tradicional e não faltarão velas, bijuterias e outros artigos.



Não deixem de saborear bolos e guloseimas natalinas. Eu provei vários sem nem saber o que eram kkkk... Por exemplo, o  svařák (vinho quente), um aromático trdelník (rolinho de massa), um licor de mel quente ou um saboroso presunto assado em várias zonas de Praga. 

Outros mercados acontecerão na Praça de Venceslau; na Praça Náměstí Republiky (Praça da República); e na Praça Náměstí Míru (Praça da Paz) - lugares que são famosos por sua atmosfera local.

Além do Teatro Nacional – o Rudolfinum, há outros lugares tradicionais nos quais você poderá se deleitar ouvindo música. No período natalino, ao cair da tarde, em muitas das igrejas praguenses haverá concertos com interpretações de músicas de Natal. Entre as igrejas mais renomadas está a de São Salvador, a qual, durante os períodos do Advento e do Natal oferecerá concertos de órgão, a Missa Tcheca de Natal e o Concerto da Noite.


No dia 25 de dezembro, Dia da Celebração da Natividade, você poderá visitar a igreja de São Simão e São Judas para ouvir a Missa Tcheca de Natal, obra do compositor Jakub Jan Ryba.

Seguramente, uma excepcional experiência para toda a família será a visita a uma cena clássica de presépio e um dos presépios praguenses mais conhecidos é o barroco, exibido anualmente no bairro de Hradčany, na igreja de Nossa Senhora dos Anjos, vizinha à igreja de Nossa Senhora de Loreto.

De 25 a 30 de dezembro, será possível visitar o presépio, no horário das 10 às 17 horas; e no Dia de São Silvestre, até às 15 horas. Sem dúvida, seria uma lástima fazer apenas esta visita. Você poderá visitar a igreja de Nossa Senhora de Loreto diariamente, das 09 às 16h30min, exceto às segundas-feiras. Na Sala do Tesouro, você poderá admirar a coleção das doações dos séculos 17 e 18, cálices e a Custódia de Diamantes, com nada menos do que 6.222 diamantes.

No Museu da Ponte de Carlos, são exibidas excepcionais cenas da Natividade, entre elas, o presépio dos peixes do Rio Moldava. A grande atração é um aquário de 200 litros, com barracas ao vivo, cena que cria a ilusão de ótica do fundo do Rio Moldava. Em torno do aquário, será interpretada a cena do nascimento de Nosso Senhor, com figuras em tamanho natural, esculpidas em madeira de tília. As figuras humanizadas representam a fauna dos lagos e rios da Boêmia.

Foto divulgação

Mas por toda a República Tcheca você poder ter experiências natalinas lindas e inesquecíveis! No Museu Valašsko ao ar livre, por exemplo, em Rožnov pod Radhoštěm, os colaboradores transformam-se em donas de casa, professores, artesãos, ou se vestem de São Nicolau e também de diabos e isso é muito curioso e até engraçado de ver. Eu tive essa oportunidade e, como há 10 anos (gente, faz 10 anos que visitei a cidade!!!) não havia a facilidade de acesso à informação como há hoje em dia, nem um google para me responder tudo na hora, eu confesso que não estava entendendo kkk... mas achei diferente.

Foto divulgação

Você verá casas rústicas decoradas e, em cada uma delas, atividades diferentes – desde a preparação de chocolate e de bolinhos de copo, até bordados ou a moldagem de velas de cera. A sua visita culminará com um encontro na Casa de Miloň, onde será relembrada a Natividade e a Ceia da Noite Feliz típicas da região de Valašsko. Anualmente, no dia 13 de dezembro é inaugurado o tradicional Mercado Natalino da singela Vila de Rožnov pod Radhoštěm.

Ou que tal desfrutar do Natal de maneira original? Você conhecerá os mistérios da Natividade Medieval durante uma visita noturna e à luz de velas, no dia 13 de dezembro, no castelo Rabí de Šumava. 

Você encara visitar esse castelo antigo, silencioso e tenebroso, totalmente iluminado somente por luz de velas? Será uma oportunidade única de ver o castelo iluminado somente com chamas e de conhecer a forma como era celebrada a Natividade nos tempos medievais. Após a visita, você poderá aquecer-se junto a uma das fogueiras que arderão no pátio, saborear chá ou vinho quente e, na antiga cavalariça, apreciar música medieval interpretada pela Orquestra Gutta. Com 60 minutos de duração, as visitas acontecerão das 16 às 22 horas.

O Castelo de Kašperk, que poderá ser visitado em dezembro – mas façam uma consulta prévia para confirmar - abrirá suas portas a todos os visitantes para as festividades natalinas.

As visitas especiais, com programas, acontecerão de 28 de dezembro a 01 de janeiro de 2018.

O castelo de Karlštejn oferece muitíssimas e interessantes atividades natalinas no marco do Advento de Karlštejn. No dia 30 de novembro, haverá música na praça da cidade, com a participação de grupos de dança e de corais. No dia 21 de dezembro, ao pé do castelo, será inaugurado grande mercado histórico e nele será possível comprar brinquedos, objetos decorativos feitos por escultores e joalheiros; peças para decorações de Natal, contas de cristal, grinaldas do Advento e muitos outros itens. Vale ressaltar que os doces típicos e o vinho de Karlštejn não faltarão. O dia culminará às 17 horas, ao som da Missa de Natal Tcheca, do compositor Jan Jakub Ryba. A belíssima peça musical será cantada no castelo, no Salão dos Cavaleiros do Palácio Imperial.

Então... gostaram das novidades? Fiquem ligados aqui no blog que sempre traremos dicas e informações bem legais para vocês!

Informações e fotos enviadas pelo Czech Tourism, que é uma agência governamental, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional tcheco, com a função de promover a República Tcheca enquanto destino turístico.

Texto editado por Lily Pestana

Descubra mais em #DestinoChequia e acesse os sites:


www.midestioneschequia.com

www.czechtourism.com

Veja mais matérias sobre a República Tcheca aqui no  Apaixonados por Viagens:












Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR