23 outubro 2017

Novidades da República Tcheca!

Quem aí é apaixonado pelas folhas amareladas do outono? Ou a decoração linda e os mercados natalinos? Ahhh... melhor ainda se for com neve, não é? Puxa, pena que aqui no Rio de Janeiro não temos as estações do ano definidas. E sabem onde foi a primeira vez na vida que eu vi essa decoração de Natal maravilhosa que vemos nos filmes e os mercados natalinos de praças mega fofos? Foi na cidade de Praga, capital da República Tcheca, também conhecida como a Cidade Dourada, The Golden City!




E que tal saber um pouquinho o que está acontecendo pela República Tcheca, hein? Principalmente quem está planejando as férias de fim de ano na Europa, aproveitem para dar aquela espiadinha aqui nas dicas e informações e de repente encaixar esse país lindo no seu roteiro. Eu juro que valerá a pena, viu?

Já que o Hemisfério Norte ainda está no Outono, estação que se estenderá até o dia 20 de Dezembro, às vésperas do Natal, nada mais justo do que trazermos em primeiro lugar algumas dicas para curtir os parques e jardins históricos de Praga, que são verdadeiros tesouros dos quais a cidade de cem torres se orgulha bastante. São os lugares onde os habitantes e os visitantes de Praga geralmente se reúnem, fazem piqueniques, descansam ou praticam esportes.

Se a opção for escapar para um mundo mágico de árvores, flores, gramados bem cultivados, pequenos lagos e fontes, escolha então um dos duzentos parques que foram estabelecidos a partir da Idade Média, formando hoje o pulmão verde da cidade nas margens do rio Moldava. Assim como Nova York tem seu Central Park, Praga tem seu Stromovka. Este extenso parque foi criado no século XIII pelo rei tcheco premislita Otakar II, sendo um dos lugares de descanso favoritos em Praga.

Alguém duvida que se trate de um esplêndido oásis verde com superfícies de água, árvores altas, playgrounds para crianças e gramados bem conservados que convidam a sentar para ler um livro, tomar banho de sol ou organizar um piquenique com os amigos. Tudo isso à sombra de um belo palácio de verão, que pertencia ao tenente governador do lugar, dando ao parque uma atmosfera real de reserva de caça.

Um lindo parque na capital Tcheca que se localiza em torno da colina de Petřín, onde os cidadãos praguenses curtem também a primavera, quando o monte floresce com milhares de flores de árvores frutíferas, ou no outono, quando está vestido de todas as cores.

Outra opção que  não se  pode perder é passar uma tarde, em um dia ensolarado, no Parque de Letná com as belas vistas panorâmicas da Praga  e das suas  centenas de torres com um copo de cerveja tcheca na mão, de preferência. Milhares de pessoas e visitantes de Praga passam o tempo livre dessa maneira. Sua grande extensão e sua localização geográfica na cidade favorecem a planície de Letná se tornar  cenário de grandes eventos.

Quer encontrar um verdadeiro paraíso de paz, em meio à agitação da grande cidade? Um lugar para meditar ou ler seu livro favorito? Nesse caso, a opção são os Jardins do Vojan. Sob as magnólias, que tal observar os belos pavões, um elemento indispensável deste parque.

Uma cesta com o lanche, um cobertor, um livro e óculos de sol é  tudo o que se precisa para passar um bom dia nos Jardins Rieger e, sentando no gramado cuidadosamente mantido, desfrutar das vistas deslumbrantes do Castelo de Praga e do bairro Malá Strana.


O belo Coto Hvězda, que rodeia o palácio de verão do mesmo nome, construído sob a forma de uma estrela de seis pontas foi usado anteriormente para celebrar festividades e lutas da aristocracia renascentista, sendo hoje um dos lugares favoritos para relaxar, perto do centro de Praga.

Já os casais mais românticos vão amar o parque da Ilha de e Kampa, realmente convidativo para momentos de lazer agradável. Ou então descansar no belo jardim franciscano, localizado entre a Praça Venceslau e a Praça Jungmann, que no verão está coberto de flores cor de rosa que sobem por arcos metálicos que decoram os terrenos.


Os esplêndidos jardins palacianos do distrito de Malá Strana serão um verdadeiro encantamento para os olhos e a alma. Eles reúnem um mundo perfeito de arquitetura elegante, a arte da jardinagem e as vistas de Praga que impressionam. Gosta de vinho? Então o local é o parque Grébovka, no bairro de Vinohrady, onde a videira é cultivada desde o tempo do imperador Carlos IV e onde é possível se sentar em um belo gazebo para um copo de vinho em meio ao vinhedo  ou dar um passeio através de uma caverna artificial mágica que aparece em vários contos de fadas tchecos.

E já que o Outono na nossa opinião é uma das mais belas estações no Hemisfério Norte, ainda mais lindo na República Theca, época na qual a natureza fica repleta de cores de todos os tipos, absolutamente pitoresca, para celebrar a estação mais dourada do ano, que tem tudo a ver com a Golden City, esta também é a principal temporada de vários festivais, atividades anuais e eventos esportivos. 

Designblok (26 – 30/10)


Quem ama design  e tudo relacionado a ele não pode perder evento Designblok, que se celebrará no final do mês de outubro. Designblok é a  maior apresentação de moda e design na Europa Central. A atração tradicional deste ano é o trabalho de designers e fabricantes em toda a Europa, novos produtos de marcas de prestígio, protótipos apresentados por jovens designers e estudos de design. O design assumirá Praga completamente durante estes quatro dias. Durante o evento Designblok, outras galerias, showrooms e lojas pop-up em toda a Praga estarão abertas, além da área central, e estão preparando um programa especial para seus visitantes.

As Cordas do Outono (20/10 – 9/11)

O festival chamado Cordas do Outono é popular entre os espectadores e retorna a Praga após um ano. O programa, como nos anos anteriores, oferecerá uma mistura de jazz, música clássica, tradição e experiência que este ano será um pouco mais atrevida graças ao hip hop, por exemplo, folclore irlandês e moravo. Os destaques deste ano incluem dez concertos, como por exemplo, o do lendário compositor e pianista Herbie Hancock, o conjunto  Bang on a Can,o  grupo irlandês-americano de vários gêneros The Gloaming, o  duo hip hop Shabazz Palaces e o pianista de jazz Jason Moran.

Aniversário de 212 anos da  batalha de Slavkov (1–3 / 12)


No início de dezembro, os simpatizantes de Napoleão Bonaparte se encontrarão perto de Brno, a metrópole da Morávia, na aldeia de Slavkov ou Brna, onde será realizado um evento para lembrar o acontecimento que influenciou a Europa por um longo tempo. A parte principal do programa será a apresentação da batalha sob a colina de  Santon que será realizada no sábado, perto da vila Tvarožná. Mesmo para quem não é fã da história européia, vale a pena uma viagem de duas horas de Praga a Slavkov, porque o espetáculo de batalha será realmente pomposo - cerca de 1.000 soldados em uniforme daquele tempo estarão envolvidos nesta batalha , bem como 60 cavalos e 15 canhões.

Outra dica que não pode faltar na sua programação pela República Tcheca é um tour cervejeiro para quem gosta de cerveja com qualidade! 


E que a República Tceca é o país da cerveja, não restam mais dúvidas! A tradição da produção de cerveja neste país remonta ao ano 970 e não surpreende saber que existem inúmeras opções para aproveitar a cerveja. Que tal a viver pessoalmente tudo o que na República Tcheca pode fazer com a cerveja?

Curso de cerveja 

O campeão mundial barista de cerveja, Lukáš Svoboda, que trabalha na taberna Lokál U Bílé kuželky,  ensina o método certo de servir cerveja. Porque há várias maneiras! Também mostra quantos tipos de cerveja há, como trabalhar com eles, tudo isso e explicado  na  Cervejaria Pilsner Urquell, onde você aprenderá com um barista experiente e, como prêmio,  leva uma caneca de meio litro com seu nome, além do certificado do curso.

SPA de cerveja

Em várias partes da República Tcheca, há muitos Spas de cerveja  onde é possível, literalmente,  mergulhar na cerveja.


Entre os mais populares, podemos citar, por exemplo, o spa em Štramberk, Morávia, onde se destaca a excelente combinação com o folclore tradicional tcheco e moravo. Ao lado do spa, há também a cervejaria local onde preparam a cerveja chamada Trubač.

Rožnov também tem sua própria cervejaria, onde se prepara cerveja com sabor de mel ou cereja. O spa cervejeiro em Rožnov é caracterizado por sua única interligação com medicina alternativa.

Outro spa de cerveja popular é da cervejaria Chodovar em Chodová Planá onde, além do banho de cerveja, também oferecem o banho de lúpulo que ajuda a combater a insônia e reduz o estresse.

Mini-cervejarias

A cerveja tipo Pilsen, chamada Pilsner Urquell, é a mais famosa do mundo. Apesar disso, a República Tcheca tem mais 400 cervejarias e a popularidade das cervejarias menores (mini-cervejarias) é um fenômeno cada vez mais popular.

É possível visitar a aldeia de Dalešice, por exemplo, cuja cervejaria começou no final do século XVI. Sua receita original até hoje continua a ganhar vários prêmios como o "A Cerveja da República Tcheca" do ano de 2016, um dos mais recentes. A cervejaria também é popular graças ao famoso filme checo Postřižiny, que foi filmado na área da cervejaria.

Outra entre as mais apreciadas das mini cervejarias é a cervejaria Kocour localizada na cidade de Varnsdorf, muito perto do parque nacional České Švýcarsko (Suíça Tcehca) e que  tem sua própria estação de trem.

No meio do rio Moldava, no embarcadouro de um dos barcos, há uma nova minicerveceria praguense. Seu nome é simples: Pivovar (Cervejaria). Aqui pode-se  saborear uma cerveja muito original e deleitar-se com uma vista magnífica de Praga a partir do rio Moldava.

Na cervejaria Novosad em Harrachov, só não se prova a cerveja de fermento. Aqui, também é possível visitar uma das mais antigas fábricas  de vidro da República Tcheca, o museu de vidro e, em particular, um spa de cerveja. Na fábrica, com um pouco de sorte, você pode soprar seu próprio copo de cerveja.

E se falamos de jardins, de cerveja, vamos agora falar um pouco de arte porque a República Tcheca também se destaca por suas manifestações artísticas, notadamente o seu barroco!

Você já ouviu falar em Kuks? Localizada na Boêmia Oriental, esta cidade é um dos mais belos lugares do barroco da República Tcheca. Para terem uma ideia da sua importância, na época do seu maior esplendor, Kuks poderia ser comparada com as cidades termais da Boêmia. O mais impressionante é que seu valor arquitetônico continua a surpreender visitantes de todo o mundo.

A dica é passear pela galeria de belas estátuas como as do "Michelangelo Tcheco" e contemplar uma raridade do mundo: um presépio singular esculpido na rocha.

O ponto dominante da bela aldeia com uma multiplicidade de edifícios de madeira é o monumental complexo barroco do outro lado do rio que, anteriormente, pertencia às mais importantes estâncias termais dos países tchecos. No final do século XVII, após a descoberta das fontes de cura, o conde Špork decidiu construir um sanatório cuja vida cultural tornou-se famosa graças a danças, teatros e caças. E, embora a fama já tenha passado, você ainda ficará impressionado com o esplendor e a beleza do barroco em sua forma mais pura.


A farmácia cheia de tesouros: A parte mais importante de Kuks é, sem dúvida, o seu monumental hospital com a Igreja da Santíssima Trindade de pedra e cripta misteriosa. Dentro, você pode ver a exposição dedicada à vida de seu fundador e também ao medicamento, pois até hoje é sede do Museu Farmacêutico Tcheco. De forma alguma deixe de visitar a farmácia barroca local, a segunda mais antiga da Europa. No entanto, se você espera apenas medicamentos atuais, ficará surpreso: algumas garrafas de farmácia contêm poções como sangue de dragão, pó da cabeça de um enforcado ou fígado de lobo. Se você gosta de cristal e arte moderna, visite a exposição de um dos mais famosos escultores checos da atualidade: Bořek Šípek.


Uma caminhada do amor: Em frente ao edifício do hospital, você será tocado pelas estátuas monumentais das doze Virtudes e Vícios Humanos. Seu autor é o brilhante escultor Matyáš Bernard Braun. Aqui você encontrará a representação de Fé, Amor, Esperança, Sabedoria e Justiça, e  também do Orgulho, Avareza, Inveja, Raiva, Vingança e Desespero 


Uma raridade mundial  no meio de um  bosque: Com uma caminhada agradável, você pode alcançar uma raridade mundial que está na floresta perto de Kuks. Só aqui você encontrará o conjunto único de esculturas barrocas esculpidas diretamente em uma rocha que evoca um Belém Presépio que foi criado para que haja um lugar para refletir e rezar no meio de uma "natureza inóspita". Olhe especialmente para a Adoração dos Pastores e a chegada dos Reis Magos ou também do belo poço de Jacó.

Ainda na linha dos contos de fadas e de experiências memoráveis, algo que certamente já deve ter passado pela cabeça de muitas meninas que um sonharam em ser princesas e rainhas (eu falo por mim, porque, quando criança, eu bem que queria ser uma princesa rsrs) esse desejo pode ser vivenciado também na República Tcheca, onde esse sonho pode se tornar uma realidade. Já pensou em se hospedar dentro de um castelo? 

Na República Tcheca existem castelos de todos os tamanhos com aquela atmosfera de realeza medieval europeia, que você poderá curtir em pleno século XXI!

Vejam aqui alguns exemplos:



Sobotín
Lá longe, bem longe, na região da Morávia, próximo à área de proteção ambiental das montanhas Jeseníky, ficam a vila de Sobotín e seu castelo homônimo. Nesta área, encontra-se o recém reformado Hotel Klein, que oferece tanto quartos aconchegantes (com preços a partir de 6.700 coroas) quanto apartamentos de cinco estrelas (preços a partir de 14.700 coroas), que aliam tecnologia moderna à beleza dos móveis de época. Certamente, wellness e spa estarão também à sua disposição.


Jemniště
No castelo Jemniště, no sul de Praga, você poderá ficar hospedado bem ao lado dos descendentes da família nobre Sternberg. Estão à disposição 3 apartamentos de quatro estrelas (preços a partir de 3.000 coroas). Além disso, você irá conferir que a atmosfera romântica está aqui em todos os lugares, garantida não apenas pelas lareiras histórias, mas também pelas chaves dos jardins do castelo.


Herálec
Na natureza encantadora da região de Vysočina, que se gaba de ter três locais tombados pela UNESCO, encontramos o hotel Chateau Herálec, que está entre os 10 melhores e mais bonitos hotéis em castelos do mundo. Ele conquistou tal posição não apenas devido à sua oferta variada de opções de relaxamento, mas, principalmente, pela seu caloroso trato aos hóspedes. As diárias neste hotel variam entre 4.750 e 14.950 coras.

Liblice
Ao norte de Praga, próximo à cidade de Mělník, encontramos o castelo barroco Liblice. Ele é a prova de que até mesmo o conforto dum castelo, incluso wellness e spa, pode ter um preço acessível. A área castelã do hotel oferece quartos com móveis históricos a partir de 2.000 coroas. Caso você não seja um grande fã de designs históricos, você poderá ficar hospedado nas dependências modernas com vista para o castelo (preços a partir de 1.600 coroas).


Mcely
Este pequeno castelo barroco próximo de Praga oferece uma hospedagem confortável (preços a partir de 3.990 coroas) e, principalmente, uma conexão única com a natureza. Isto é garantido não apenas pela vista incrível para a região, mas também pela tradição de balneários e por uma filosofia baseada na fitoterapia. Ótimas alternativas são também a lagoa biotópica e as casinhas de madeira nas quais são oferecidas sessões de massagem.


Radovesnice
Na Boêmia Central (Střední Čechy), próximo à cidade de Kolín, encontra-se o pequeno castelo barroco Radovesnice, que aposta principalmente no luxo e na discrição. Você poderá alugar não apenas um quarto mas também todas as dependências, incluindo serviços de catering e transporte. Os preços dos quartos no castelo variam a partir de 8.900 coroas, mas se você tiver 110.000.000 coroas sobrando, você poderá comprar o castelo inteiro de vez.

Informações e fotos enviadas pelo Czech Tourism, que é uma agência governamental, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional tcheco, com a função de promover a República Tcheca enquanto destino turístico.

Texto editado por Lily Pestana

Descubra mais em #DestinoChequia e acesse os sites:

www.midestioneschequia.com

www.czechtourism.com

Veja mais matérias sobre a República Tcheca aqui no  Apaixonados por Viagens:








Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR