29 agosto 2018

O primeiro carioca no Roteiros de Charme é o Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel

É sempre uma delícia poder retornar ao Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel, no bucólico bairro de Santa Teresa, cercado de casarios antigos, de muita vegetação da Mata Atlântica, preservando toda uma vibe de relax e paz. 



Melhor ainda é poder retornar para celebrar uma data tão importante, um verdadeiro marco para a história do hotel e da própria Cidade Maravilhosa, pois, a partir de 2019, o Santa Teresa Rio MGallery se tornará o mais novo integrante da grife Roteiros de Charme e o único representante do cenário da hotelaria carioca.



Antes de contarmos como foi essa comemoração, vejam aqui as matérias já publicadas no blog sobre as experiências que tivemos no Santa Teresa Rio MGallery by Sofitelo primeiro MGallery by Sofitel do Brasil, fazendo parte de um seleto grupo de encantadores e inimitáveis hotéis boutiques da AccorHotels, com a proposta de descobrir o mundo e além.





MGallery by Sofitel tem 90 endereços exclusivos e fascinantes em 24 países de todo o mundo, considerados paraísos para quem busca experiências que saem do lugar comum. Cada endereço é notável por sua personalidade singular e sua história local profundamente enraizada.



E, para deixar esse momento mais inesquecível, estive presente em um gostoso café da manhã, ocorrido no dia 23 de agosto de 2018, no Bar dos Descasados, em que estiveram presentes alguns proprietários de hotéis integrantes do Roteiros de Charme, a imprensa, blogueiros de viagem e representantes do Hotel Santa Teresa Rio MGallery.





O Roteiros de Charme, para quem não sabe, é a mais tradicional Associação de Hotéis de Luxo do Brasil, que mantém um acordo pioneiro em prol do desenvolvimento sustentável do turismo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Instalado em uma histórica fazenda de café de 1850, o Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel foi escolhido para fazer parte da associação por preconizar uma proposta totalmente alinhada aos princípios do Roteiros de Charme, que conta atualmente com 71 hotéis em 64 destinos e 16 estados brasileiros. 




Para ganhar o selo da grife, os hotéis devem estar estabelecidos em uma localização privilegiada pela beleza natural ou pela importância histórica e o Santa Teresa Rio MGallery ostenta ambos requisitos. 

O cuidado na decoração, apresentando ambiente que visam a proporcionar experiências únicas, além da preocupação em prestar um serviço atencioso também são exigências da associação. Além disso, os hotéis devem seguir princípios sustentáveis, adotando boas práticas de preservação ambiental e ter responsabilidade social ao cuidar da valorização da cultura local, integrando-se ao seu entorno, trazendo elementos da sua região para dentro do hotel.


Curioso notar que este é o primeiro hotel da associação na cidade do Rio de Janeiro e o segundo em uma capital do país e isso se deve ao fato de que os integrantes do Roteiros de Charme estão localizados em destinos mais distantes dos centros urbanos por conta das características que são exigidas pela associação. Porém, em razão da autenticidade oferecida pelo Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel, em que este pode ser considerado como um verdadeiro refúgio urbano, apresentando um ambiente original e inspirador, nada mais justo do que este reconhecimento e o novo selo de membro do Roteiros de Charme.


A seleção dos hotéis que integram a associação é feita anualmente por uma comissão formada por hoteleiros da Roteiros de Charme. Dezenas de hotéis se candidatam todos os anos.

Na ocasião, pudemos assistir às apresentações da Gerente de Marketingn do hotel, a Pascale, bem como do fundador e Presidente da Associação do Roteiros de Charme, o Dr. Helenio Waddington, além de um de seus diretores que muito bem pontuou a importância das boas práticas ambientais, sendo seguido do Gerente Geral do hotel, o Juan Sander e finalizando com o Diretor do Rio CVB, Michael Nagy.



Todas as apresentações foram muito especiais, muito comoventes, mostrando como é possível sim aliar condutas de preservação ambiental com o desenvolvimento de um estabelecimento que almeja naturalmente o lucro.


Eu, Lily, que há 11 anos defendi minha Dissertação de Mestrado em Direito da Cidade, na UERJ, cujo tema era justamente Cidadania Ambiental, fiquei verdadeiramente encantada com tudo o que vi e me identifiquei com todo esse projeto lindo do Roteiros de Charme, bem como todas as boas práticas que vêm sendo adotadas e implementadas pelos hotéis, em especial, pelo Hotel Santa Teresa MGallery.




Não estamos apenas a falar de coleta de água da chuva para seu reaproveitamento para a piscina e para o jardim, de energia solar, do cultivo da horta no hotel para consumo dos hóspedes dos produtos colhidos ou de outras práticas como a não lavagem diária de toalhas e roupas de cama, não ter que regar todo o dia os jardins, mas sim, pensar em um jardim com plantas que se adequem aos períodos de chuvas da região... é claro que tudo isso que mencionei é importante sim, mas, em se tratando do hotel Santa Teresa MGallery, ele foi além ao buscar a integração com os artistas locais de Santa Teresa, com a utilização de cerâmica destes artistas nos seus restaurantes, com a exposição de sua arte no bem sucedido Art Project, na valorização do seu entorno e na conscientização de todos de que o trabalho em conjunto só visa a beneficiar numa proporção maior o seu entorno, em um verdadeiro envolvimento com a comunidade.


Um bom exemplo disso é que o hotel proporciona aos hóspedes experiências únicas no bairro: visitas a ateliers de artistas contemporâneos, walking tour com guias locais credenciados, workshop de caipirinha, degustações na Cachaçaria Magnífica, aulas com o nosso Chef de cozinha Esteban Mateu, atelier café do Brasil, jantar romântico privado na piscina, passeio de Veleiro pela baia de Guanabara (sunset tour), etc. 


Único cinco estrelas do bairro de Santa Teresa, o Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel, com sua personalidade única, gastronomia de alta qualidade, ambiente original e inspirador, é premiado pela Forbes Travel Guide, The Telegraph e Gold List 2017 da Condé Nast Traveler. A decoração e arquitetura do hotel foram inspiradas nas áureas épocas do café e do cacau. Sofisticação e elegância nos materiais nobres e ecológicos das terras e culturas do Brasil podem ser vistos em todas as partes do hotel.



Cimento queimado, cal, ardósia vinho ou dourada, madeiras tropicais vermelhas e escuras, fibras da bananeira, do buriti ou da bacaba, se juntam ao design contemporâneo de Sergio Rodrigues, Rock Lane, Studio Vitty, Zemog e Oficina de Agosto. Tropical, Design, Étnico e Chic, o hotel foi restaurado durante quatro anos para ser a referência do design tropical brasileiro. 

Outra característica do Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel é o design: a decoração e os móveis são originais e feitos por artistas do bairro. Não foi a toa que, em 2011, figurou no ranking dos hotéis mais autênticos e únicos no Brasil, pela revista Nacional Geographic. O piso, por exemplo, é de madeira reciclada e os móveis são de madeira de demolição. 


Além disso, no restaurante Térèze, o chef de cozinha, Esteban Mateu utiliza PANCS (plantas alimentícias não-convencionais) da região e louças feitas por artesãos locais.


O hotel oferece aos seus hóspedes o mais alto padrão de serviços: carro privativo, estacionamento, internet de alta velocidade, habitações, salas de reunião, jardins tropicais com plantas nativas, piscina com vista para Baía de Guanabara, LE SPA e os premiados Bar dos Descasados e restaurante Térèze.


Com localização privilegiada, o hotel está próximo ao centro da cidade e a importantes pontos turísticos como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Praias de Copacabana e Ipanema e a menos de dez minutos do Aeroporto Santos Dumont, Teatro Municipal, Museu Histórico Nacional, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Marina da Gloria, Museu do Amanhã, Museu MAR, AquaRio e Porto Maravilha.


O Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel será o 15º hotel da Roteiros de Charme no estado do Rio de Janeiro e o primeiro na capital. A associação conta com hotéis na Região Serrana, no Vale do Café, na Região dos Lagos, Costa Verde Fluminense e Região de Mauá. Os hotéis são: Hotel Capim Limão (Itaipava), Pousada Les Roches (Itaipava), Quinta da Paz Resort (Itaipava), Parador Lumiar (Nova Friburgo), Hotel Solar do Império (Petrópolis), Hotel Rosa dos Ventos (Teresópolis), Pousada & Spa Pedra da Laguna (Búzios), Vila D’Este Handmade Hospitality Hotel (Búzios), Enseada das Garças (São Pedro da Aldeia), Hotel Fazenda União (Rio das Flores), Hotel Fazenda Florença (Conservatória), Pousada Porto Imperial (Paraty), Pousada do Sandi (Paraty) e Pousada Mauá Brasil (Visconde de Mauá).

Ao final do evento, além de ganharmos a edição impressa do Roteiros de Charme 2018 (que ainda não cotempla o Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel), também ganhamos um potinho de geleia e, acompanhados pelo Juan, percorremos alguns dos ambientes do hotel... agora só falta eu voltar para me hospedar por lá porque é quase uma heresia eu ainda não ter me hospedado lá, não acham? 


  1. Bom dia, estou montando um blog de viagens. Será que você pode dar uma forcinha e me seguir? Adoro seu blog e adoro viagens, será uma troca de experiências incrível!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR