quarta-feira, 4 de julho de 2018

MGallery Art Project recebe artistas em Santa Teresa até 2019

Na sexta passada, estivemos de volta ao Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel para conhecer o seu Art Projetct, um projeto que apresenta exposições de diferentes artistas, transformando os jardins e outras áreas do hotel em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, consolidando o conceito e principal proposta dos hotéis MGallery, qual seja, a de oferecer uma experiências únicas para seus hóspedes que se sentirão em uma verdadeira Galeria de Arte durante sua estada.



O MGallery by Sofitel é uma coleção de encantadores e inimitáveis hotéis boutiques da Accor Hotels, om 90 endereços exclusivos e fascinantes em 24 países do mundo inteiro, considerados verdadeiros paraísos para quem não se contenta com uma hospedagem ordinária, mas sim, para o hóspede que busca descobrir o mundo e ir muito além, hospedando-se em ambientes com personalidade singular, com valorização da história local e do seu entorno.


A Accor Hotels, para quem não sabe, é um grupo líder mundial em viagens e estilo de vida. Inovador digital que oferece experiências únicas em mais de 4.300 hotéis, resorts e residências, além de mais de 10.000 das melhores casas particulares em todo o mundo.

Vejam aqui algumas matérias já publicadas no blog sobre o hotel:

- Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel: all incluse offer

- Aula de Yoga nos jardins do Hotel Santa Teresa MGallery by Sofitel

- Festival de Gastronomia em Santa Teresa: um roteiro delicioso pelo bairro


Nós já tivemos o privilégio de estar em outras ocasiões no MGallery by Sofitel, situado no charmoso e encantador bairro de Santa Teresa, um bairro que inspira e respira arte, cultura, com seus diversos ateliês e artistas, moradores do bairro. E adoramos perceber o carinho que o hotel tem com os artistas do bairro, prestigiando-os com a utilização, por exemplo, de louças fabricas nos ateliês locais em seus restaurantes, dentre tantas outras boas práticas que o hotel vem implementando para integrar mais e mais a essência do bairro em seus ambientes, proporcionando aos seus hóspedes uma estada autêntica e genuína.



Isso sem contar que os hóspedes também podem desfrutar de uma da bela vista para o bairro e para a Baía de Guanabara, além do Cristo Redentor, o que torna o hotel simplesmente perfeito e completo para quem procura um momento de relax, para quem deseja comemorar bodas ou para as fotos mais que lindas na produção do seu Dia de Noiva, com cenários dignos de cartão postal da Cidade Maravilhosa. 

A novidade da temporada é a recente parceria firmada com o Jacarandá, uma plataforma multimídia de difusão da arte, criada por artistas para promover e divulgar a arte contemporânea brasileira no circuito internacional de arte, composta de três braços principais: Jacarandá Magazine, Jacarandá Database, Jacarandá Social Media. 


Fruto desta parceria, temos o MGallery Art Project, com curadoria de obras de arte contemporânea da plataforma Jacarandá para compor o ambiente arquitetônico do hotel e deixá-lo ainda mais lindo e rico em detalhes únicos.

Assim, ao longo de 2018, estão sendo realizadas intervenções de artistas, tais como: Arjan Martins, Carlos Vergara, Deborah Engel, Siri e Raul Mourão, todos eles atuantes no bairro histórico de Santa Teresa.

Esta grande celebração da arte e cultura não está restrita aos hóspedes. Pelo contrário, a casa está de portas abertas para quem quiser respirar essa atmosfera genuinamente carioca!

A exposição é aberta ao público e ficará no hotel até fevereiro de 2019.


Desta forma, na última sexta feira, 29 de junho, estivemos presentes no coquetel de lançamento da exposição do artista Siri, no Bar dos Descasados, cujas obras comporão os ambientes do hotel - jardins, restaurantes - durante os meses de Julho e Agosto. 

Tivemos a honra de conversar um pouco com o artista, cuja carreira iniciou como músico profissional em 1996, tocando com grandes nomes da música brasileira como Sivuca, Hermeto Pascoal, Fernanda Abreu, entre outros. 



Em 2010, sua carreira expandiu definitivamente para a arte sonora, sendo convidado a realizar exposições e performances no Brasil e no exterior, como no Victoria and Albert Museum de Londres, NBK Gallery – Berlim e Portikus – Frankfurt. 




Suas obras ganham estruturas e formas em vídeos, fotografias, esculturas e principalmente na materialização da sua música, expandindo uma evolução musical do abstrato para o concreto. Em 2017, em sua nova exposição “Habitáveis”, o artista busca desvendar as semelhanças entre os seus microcosmos terrestres e os macrocosmos utópico criando exoplanetas imaginários habitáveis que orbitam em um outro sistema.

As obras de Siri encontram-se nos jardins do Hotel, bem como no Restaurante Térèze e Bar dos Descasados, abertos para receber todos que desejem conhecer um pouco mais do seu trabalho.



Em conversa com ele, pudemos entender um pouco mais da sua inspiração musical, de como ele, colecionador de instrumentos musicais, foi transformando e fundindo-os em suas obras de arte... muito bacana o resultado! Vale a pena ver de perto e conhecer também a excelente gastronomia do hotel, tanto o Restaurante Térèze quanto o Bar dos Descasados. 


  


O coquetel foi bem animado, ao som de DJ que caprichou no repertório... estava tudo lindo e saímos de lá com gostinho de quero mais! Simplesmente adoro o ambiente do Bar dos Descasados, com a luz baixa em tons avermelhados, o clima intimista, música sempre boa... perfeito para curtir a dois, com amigos, para comemorar aniversários... não deixem de conhecer!






MGALLERY ART PROJECT:

Período: até fevereiro de 2019
Horário: 24 horas
Endereço: R. Alm. Alexandrino, 660 - Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3380-0200 

Confira os artistas e em quais meses eles irão expor: 

Carlos Vergara (setembro/outubro): Nascido na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Carlos Vergara iniciou sua trajetória nos anos 60, quando a resistência à ditadura militar foi incorporada ao trabalho de jovens artistas. Em 1965, participou da mostra “Opinião 65”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um marco na história da arte brasileira. A partir dessa exposição, formou-se a “nova figuração brasileira”, movimento que Vergara integrou junto com outros artistas, como Antônio Dias, Rubens Gerchman e Roberto Magalhães, que produziram obras de forte conteúdo político. Desde os anos 80, pinturas e monotipias têm sido o cerne de um percurso de experimentação. Novas técnicas, materiais e pensamentos resultam em obras contemporâneas, caracterizadas pela inovação, mas sem perder a identidade e a certeza de que o campo da pintura pode ser expandido.  

Deborah Engel (novembro/dezembro): Engel, nascida na Califórnia, EUA, mudou-se ainda criança para São Paulo, onde viveu e trabalhou até 2003, ano em que se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha atualmente. A artista expressa-se por meio de fotografias, assemblages e vídeos. Em sua série mais recente – Loco in Loco – cria relevos tridimensionais utilizando-se da mesma imagem, oriundas de registros geralmente feitos de espaços arquitetônicos icônicos, tais como: salas de exposições, teatros, museus. Com sete exposições individuais e 54 coletivas em seu portfólio, as obras de Deborah Engel integram os seguintes acervos institucionais: Fundação Bienal de Arte de Cerveira e Coleção Gilberto Chateaubriand, em comodato ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; além de importantes coleções particulares no Brasil e no exterior.  

Arjan Martins (janeiro/fevereiro): Artista carioca com formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e ganhador de dois prêmios, Arjan participou de várias exposições em grupo, como Arte Brasileira Hoje (MAM, 2005), Novas Aquisições (MAM, 2004) Abre Alas na galeria A Gentil Carioca (2009) e recentemente Do Valongo à Favela (MAR Rio, 2014). Em 2014, realizou sua primeira exposição individual no MAM Rio, Américas, com curadoria de Paulo Sérgio Duarte. No exterior, o artista participou da Bienal de Dakar, em 2006 e da Escultura do Haiti, em 2007. Em 2016, realizou uma exposição individual na A Gentil Carioca intitulada “Et Cetera”. Em 2017, Arjan teve uma exposição individual na Stiftung Brasilea, na Suíça. 



** Serviço **

Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel

- Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 660 - Santa Teresa

Restaurante Térèze - Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel

. End: Rua Felício dos Santos, 15 – Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ.
. Capacidade: 70 lugares.
. Tel: 3380-0259.
. Email: restaurantetereze@accor.com.
. Horário: de segunda a sexta, de 07h às 10h30 e de 12h30 às 22h30 / finais de semana e feriados, de 07h às 11h e de 12h30 às 22h30.
. C.c: todos; C.d: todos; Cartões de refeição: não; Cheques: não;
. Moedas estrangeiras: não.
. Instagram: @restaurante.tereze 

Bar dos Descasados - Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel 

. End: Rua Felício dos Santos, 15 – Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ.
. Capacidade: 150 lugares.
. Tel: 3380-0265.
. Horário: de segunda a domingo de 17h às 23h / sextas e sábados, de 17h às 01h. C.c: todos; C.d: todos; Cheques: não; Moedas estrangeiras: não.
. Instagram: @bardosdescasados



Nenhum comentário:

Postar um comentário