28 agosto 2018

Novidades do Alentejo, a maior região de Portugal

O verão europeu ainda está em alta e assim seguirá até praticamente final de setembro, com temperaturas quentinhas e muito mar azul e verde para se curtir! Portanto, ainda dá tempo de se programar para quem já está na Europa ou, para quem está de olho em promoções de passagens aéreas, fiquem ligados e espertos que a sua vez vai chegar!

Praia da Comporta
E por falar em verão e praia... você sabia que, em Portugal, existe uma praia de de areia branquinha, mar azul cristalino e muito sol? Poderia ser uma descrição do Caribe, mas não é! Essa é a praia da Comporta, no litoral do Alentejo, maior região de Portugal, destino de verão de muitas celebridades e queridinha de famosos, como Madonna, que passou férias de verão do último ano lá, ou a tenista Maria Sharapova, a atriz Marina Ruy Barbosa e a apresentadora Glória Maria.

O ator Harrison Ford também é visto constantemente nos restaurantes da cidade, bem como o famoso estilista Christian Louboutin, que tem diversas propriedades na região, onde pretende construir um hotel de luxo. E não é à toa que a região caiu nas graças de tanta gente já que Comporta tem muito a oferecer.

Praia da Comporta

Praia da Comporta
As praias da redondeza são deslumbrantes a começar pela própria praia da Comporta, onde o mar é tão transparente que nem parece o Atlântico. Rodeada por pinheiros, é um espaço natural preservado e tem boas condições para a prática de kitesurf.

A vizinha praia do Carvalhal, por sua vez, está em um vale profundo e é atravessada por um pequeno riacho que corre até o mar. Ao lado, na praia do Pego, está o restaurante Sal, eleito em 2016 o melhor bar de praia do mundo pela Condé Nast Traveller. Por fim, a praia do Pinheirinho é a opção certa para quem não quer ouvir nada além das ondas quebrando na areia e aproveitar o sol com muita tranquilidade.

Praia da Comporta

Praia da Comporta
Este paraíso tem uma excelente estrutura para receber visitantes mesmo que ainda não tenha sido descoberta pelas multidões de turistas, o que, em nossa opinião, é uma grande vantajem porque preferimos praias paradisíacas desertas! 

Há excelentes opções de cafés e restaurantes muito descolados, além de hotéis impressionantes, como o Sublime Comporta, com sua decoração rústica e elegante perfeitamente integrada ao ambiente natural ao redor.

Hotel Sublime Comporta
Para aproveitar mais que as praias, vale conhecer as redondezas. A vila de Comporta esbanja charme com suas casinhas típicas caiadas de branco e detalhes em azul forte, emolduradas pelas dunas e os imensos campos de arroz.

Casa de colmo tipica da Comporta
Conhecer, ainda, o Cais Palafítico da Carrasqueira é obrigatório. Um labirinto de estacas e tábuas de madeira construído pelos próprios locais para garantir acesso aos barcos de pesca mesmo em época de maré baixa.

Pôr do sol na Carrasqueira
Já em Alcácer do Sal há um impressionante castelo com arquitetura de estilo islâmico.

A menos de 20 minutos ao norte da vila está Troia, onde há fantásticas praias e o Estuário do Sado, uma reserva natural protegida de extrema beleza, onde é possível praticar canoagem, fazer passeios de barco, andar de bicicleta ou a cavalo, entre outros.

Excelente opção de hospedagem, o luxuoso Troia Design Hotel, é um cinco estrelas de frente para o mar.

Troia Design Hotel

E se você gostou da praia da Comporta, saiba que na região do Alentejo não faltam atividades bem bacanas para você desfrutar do seu verão com muita diversão!

Monsaraz - Alentejo 

Monsaraz - Alentejo 
Só fica parado quem quiser... veja aqui sete experiências inesquecíveis para aproveitar no caloroso território alentejano:

Luxury on Two Wheels 
Amieira Marina
Fazer stand-up paddle entre os sobreiros

O stand-up paddle é uma atividade perfeita para quem busca lazer e bem-estar em meio à natureza. E a Corktour realiza passeios que não só permitem a prática em lagoas rodeadas de sobreiros (árvore que fornece a cortiça) como combina a experiência com provas de vinhos e degustação de produtos regionais.

Ver o pôr do sol em Monsaraz

Monsaraz é um pequeno vilarejo cheio de charme que fica sobre uma colina. O topo de seu castelo, no ponto mais alto da vila, tem uma vista incrível para os campos ao redor e o Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa. É um lugar apaixonante e o palco perfeito para curtir um pôr do sol inesquecível.

Monsaraz - Alentejo 
Alqueva - Crédito DarkSky Alqueva
Explorar um dos lagos em um passeio de canoa noturno

Com um índice baixíssimo de poluição luminosa, o Alentejo tem um céu noturno absolutamente deslumbrante. Por isso, vale aproveitar o cair da noite para fazer um passeio de canoa em um dos muitos lagos da região. Além da observação de estrelas, a experiência permite uma verdadeira viagem sensorial pelos sons e aromas da natureza.

Desfrutar de um piquenique ao ar livre

Não há como negar que a natureza é uma das grandes atrações do Alentejo. Para apreciar a vista das planícies verdejantes, extensas vinícolas e grandes lagos, alguns hotéis, como a Herdade de São Lourenço do Barrocal e o Torre de Palma Wine Hotel, realizam piqueniques ao ar livre com o melhor da gastronomia local, inclusive os deliciosos queijos e vinhos.

Conhecer os campos de bicicleta

Saia à descoberta dos grandes patrimônios da região e suas paisagens inigualáveis sobre duas rodas. É uma maneira excelente de apreciar cada detalhe do ambiente, além de ser muito saudável. As estradas são excelentes para isso, com pouco movimento de carros.

Andando de bicicleta no Alentejo

Andando de bicicleta no Alentejo
Pegar uma praia em Zambujeira do Mar

Zambujeira do Mar
Todo o litoral alentejano é encantador, com praias de tirar o fôlego e vilas bucólicas com muito sossego. Zambujeira do Mar é um dos destaques, com suas casinhas em posição privilegiada, sobre uma falésia diante do oceano. Aproveite para curtir o sol e o mar na praia de Zambujeira ou em seus arredores, como a Praia dos Alteirinhos ou a Praia do Tonel.

Zambujeira do Mar
Alugar um barco-casa

O Alentejo é conhecido por ter hotéis únicos, adaptados em construções medievais e que esbanjam conforto. Mas, para quem busca experiências diferentes, a pedida é alugar um barco-casa no lago do Alqueva, que acomoda até 12 pessoas, desfrutar dos dias de sol e ainda conhecer as aldeias e vilas ribeirinhas.

E como se tudo isso não bastasse, a maior região de Portugal também é considerada como seu destino mais genuíno e autêntico, privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom. Como já puderam perceber, o Alentejo conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Suas pequenas vilas escondem segredos e tradições admiráveis. Isso sem contar que a região é detentora de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo.

Falando em autenticidade, Arraiolos, localizada próximo a Évora, além de ser conhecido por seu peculiar castelo circular, esse destino também produz um dos artesanatos mais fascinantes do país: os tapetes de Arraiolos.

Artesanato em Arraiolos - Credito Turismo do Alentejo

Há diversas lojas vendendo essas verdadeiras obras de arte na vila. Vale a pena apreciá-las com calma, mesmo se não der para levar um para casa.

Bordados com lãs de cores variadas sobre tela de juta ou algodão, os tapetes apresentam padrões clássicos e, ao mesmo tempo, inovadores. São peças incríveis, coloridas e primorosas, feitas totalmente à mão com muito cuidado. O segredo é o uso do ponto Arraiolo, que foi criado pelas tecelãs há centenas de anos.

Tapetes Arraiolos - Credito Turismo do Alentejo
A técnica existe há mais de 400 anos e vem sendo passada de geração em geração pelas habilidosas bordadeiras, representando um importante legado da região. Tão importante que Arraiolos conta com um Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos e até um Monumento à Tapeteira, que integra um mosaico e um painel cerâmico.

Camara Municipal de Arraiolos - Credito Turismo do Alentejo
Além do artesanato, a vila possui um belíssimo castelo, o Paço dos Alcaides, de onde se tem uma vista deslumbrante da paisagem ao redor, o impressionante Convento dos Loios, que hoje é uma pousada, e o Jardim Público.

Castelo de Arraiolos  - Credito Victor Carvalho
Assim, bem se nota que o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.... então, se você está planejando uma viagem para o Portugal ou ainda montando um roteiro pela Europa, não deixe de considerar colocar o Alentejo na sua próxima viagem.

Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br


Booking.com

  1. Ainda estive na praia da Comporta há uns dias! É linda, linda! A Madonna bem a descreve como um paraíso. Pena que os hotéis e alojamentos são excessivamente caros. Pelo menos para os Portugueses! ;)

    Meu último post: https://flylikeaballerina.com/2018/09/06/kilmainham-gaol/

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR