19 janeiro 2016

As 10 Praias Mais Lindas, pelos Apaixonados por Viagens


Vira e mexe, eu vejo colegas blogueiros publicando seus próprios rankings de melhores isso ou aquilo, como base em suas próprias experiências e conclusões.

Há tempos eu penso em fazer um assim também, mas fico sempre com medo de esquecer algum lugar ou não ser justa com outro. A verdade é que daria para fazer um guia com as 20 praias mais bonitas e ainda assim eu ficaria na dúvida! Graças a Deus, tive a oportunidade de conhecer lugares lindíssimos, daqueles que a gente até se belisca para ter certeza de que está acordado e que não se trata de um sonho, sabe?

Cayo d'Água, em Los Roques

Navagio Beach, em Zakyinthos

Vencido isso, aproveitando a carona do verão no Hemisfério Sul, época que nos motiva a querer curtir os destinos de sol e praia, resolvi elaborar esse Ranking das 10 Mais Belas Praias do Mundo em que já estive.

Vejam bem, a lista foi pensada dentre os lugares que já visitei! Com certeza há outros tanto quanto ou mais belos no mundo que eu ainda não tive a oportunidade de conhecer. Mas eu chegarei lá um dia!!


1) Navagio Beach, Zakynthos: ela ficou famosa nos últimos anos principalmente em razão das mídias sociais.

Quem nunca viu uma foto da Navagio Beach, também conhecida como Shipwreck Beach  (praia do naufrágio) no Instagram é porque não tem Instagram rsrs...


 
Os deuses gregos capricharam e muito nesta praia, de acesso restrito somente por barco ou por rapel, cercada por um paredão rochoso, de águas cristalinas e de um azul neon tão ridículo que faz doer os olhos quando nos aproximamos dela por baixo e, ao mesmo tempo, dá a impressão de que os barcos estão simplesmente voando, quando olhamos de cima.




Nós estivemos na Grécia em junho de 2015, em nossa lua de mel, e ficamos hospedados 3 noites em Zakynthos, no Lithies Studios Hotel, localizado estrategicamente ao norte da ilha, perto da Navagio Beach, que era o grande objeto de desejo para visitarmos na ilha.


Melhor época para visitar é no verão, de junho a setembro. Porém, em setembro há relatos de ventos que podem impedir o acesso de barcos à praia. Se ventar forte, não tem como ir à Navagio Beach. Achei junho um mês perfeito.





2) Praia do Sancho, Fernando de Noronha: eu, Lily, estive nela com meu irmão em setembro de 2009 em Fernando de Noronha, um verdadeiro paraíso brasileiro que em nada deixa a desejar a outros destinos paradisíacos no mundo.


Inclusive, de acordo com o site TripAdvisor, a Baía do Sancho já foi eleita diversas vezes como a praia mais bela do Brasil e já entrou em rankings das praias mais lindas do mundo!



Melhor época para ir, na minha opinião, para quem quer mergulhar, seja com Snorkel seja com cilindro, é justamente o mês de setembro.




3) Cayo d'Água,  Los Roques:  aquele lugar que você fica anos e anos planejando visitar um dia... assim foi a minha relação com Los Roques! Levei 5 anos planejando até finalmente realizar esse sonho, ainda que de forma um tanto quanto conturbada, pois, quando fui, a Venezuela estava vivendo aquele momento de grandes manifestações, problemas gravíssimos de violência e tive contratempos com voos sendo cancelados, companhia aérea interna sem funcionar, mudança de aeroporto e muita - MUITA - expectativa para ver de perto o paraíso caribenho com o qual eu sonhava fazia tempo!

Graças a Deus, apesar dos estresses, conseguimos viajar para lá e deu tudo certo! Mais que certo!! Foram 10 dias incríveis! E eu ficaria mais se eu pudesse porque aquele azul é simplesmente hipnotizante. 



Dentre as várias ilhas, cayos, praias e bancos de areia, Cayo d'Água destaca-se pela beleza ímpar do quase encontro entre as águas, em um istmo de areia que liga dois lados da ilha. Esse cenário é enlouquecedor! 

Só indo para ver de perto e entender a emoção de estar lá!

Melhor época do ano para visitar: pode ser o ano todo já que Los Roques está fora da rota dos furacões. Eu fui em abril e gostei. Ventou mais do que eu esperava, mas não prejudicou os passeios e a água não estava quentinha, mas longe de ser fria, viu? Conheço relatos de quem foi em agosto e gostou bastante porque a água estava quentinha e não ventava. 




4) Porto Katsiki, Lefkada: ahhhh... a Grécia de novo!! Não sei se é pelo fato de ter sido minha lua de mel... não sei se é por que estivemos lá há pouco tempo... ou se simplesmente é pelo motivo mais óbvio de todos: os deuses gregos realmente não mediram esforços quando o assunto era "Praia Linda na Cor Neon Ridículo" !!!

Lefkada foi uma grata surpresa dentre as ilhas jônicas. Pouco conhecida dentre brasileiros, inclusive, eu não vi brasileiro algum por lá e foi uma espécie de alívio saber que o lugar ainda não é tão pop assim, é mais exclusivo... Lefkada arrebatou nossos corações com a maior concentração de praias com aquela cor azul fluorescente absurda que os olhos mal conseguem acreditar!!




Dentre elas (e eu poderia também citar aqui na lista as praias de Egremni, cuja escadaria de acesso, infelizmente, colapsou no último terremoto ocorrido lá no final do ano; também a praia de Milos; Agiofili, Kathisma, dentre outras), Porto Katsiki realmente chama atenção pelo paredão esculpido que se lança ao mar... um cenário belíssimo e ultra fotogênico!

Dica para Lefkada: alugue carro. Justamente por não ser uma ilha muito pop, não há passeios turísticos como em outras ilhas, a exemplo da Kefalônia ou Santorini. O carro vai te dar mais liberdade para conhecer as praias e, sem ele, fica bem inviável passear por lá. Nós ficamos 4 noites no Hotel Odeon, em Porto Vasiliki, 




5) Kenepa Grande, Curaçao:  a viagem que fizemos, também em 2015, para o caribe de Curaçao e Aruba revelou-nos outros cenários maravilhosos, praias lindíssimas por cima e por baixo.



Diferentemente das praias gregas, onde não vimos vida marinha nas poucas vezes que nos animamos a mergulhar com o snorkel, em Curaçao há muito o que se ver. Há quem diga que se você não conhecer o fundo do mar de Curaçao, você somente conhecerá metade de Curaçao.



Dentre as diversas praias belíssimas, rústicas de águas límpidas e azul fluorescente, Kenepa Grande, ou Grote Kenepa, foi a praia cuja beleza mais nos encantou. 

Vista de cima, de baixo, no meio de um píer flutuante que havia lá quando fomos... a praia realmente surpreende por sua estonteante beleza!! 




6) Carenero, Los Roques:  todo meu amor a esse arquipélago do caribe venezuelano! Olha, se eu tivesse que escolher entre Los Roques e Grécia, dentre os lugares de praias paradisíacas que mais me marcaram, meu coração certamente ficaria dividido e a decisão seria salomônica rsrs...

 


Em Los Roques, outra praia, na verdade ilha, maravilhosa que tive a honra de visitar foi Carenero! E o passeio até lá rende muita coisa boa: banco de areia, praia para curtir, piscinas naturais para admirar corais deslumbrantes e cardumes dos mais diversos tamanhos e cores... ou seja, um dia em Carenero é super proveitoso!!!




7) Baía dos Porcos, Fernando de Noronha:  cartão postal de Noronha, a Baía dos Porcos também já é figurinha conhecida em diversos rankings que elegem as mais belas praias do Brasil.

Não, eu não estou colocando-a aqui porque outros também a escolheram, mas sim porque ela merece!


Só quem já esteve no mirante, aquele mesmo mirante que também oferece uma vista incrível para a Baía do Sancho consegue entender a magnitude dessa paisagem!!



Digna, igualmente, de ser comparada a qualquer outro paraíso no mundo, a Baía dos Porcos também é belíssima quando contemplada por baixo e, principalmente, em mergulhos porque a quantidade de vida marinha ali, de cardumes e algas é de deixar qualquer um louco!

Eu fui nadando até bem perto dos Dois Morros, chamados de Dois Irmãos, onde há muita vida marinha. Colegas que estavam lá viram até lagosta, mas eu não vi. E muitas tartarugas marinhas, é claro! 

E não é por causa do incidente ocorrido com o turista paranaense, final do ano de 2015, em que foi atacado por um suposto tubarão tigre (certeza absoluta ninguém sabe se ele foi atacado, se ele incitou o animal... só sabemos que foi tudo muito estranho, porque ele estava sozinho em um local onde ninguém entra sozinho, que é na Baía do Sueste) que vamos agora desanimar e deixar de ir a Noronha, não é? Esse lugar é um paraíso na terra e equilibrado! Não deixem que isso mude seus planos e visitem sim Noronha.




8) Ilha do Farol, Arraial do Cabo:  e vocês pensaram que eu não iria prestigiar o meu estado nesta lista? Nunca! Escolhi a bela praia da Ilha do Farol (já que é para falar das mais bonitas, vamos colocar a Mais Mais!). 

Outra praia maravilhosa, no melhor estilo comercial Colgate! Areias brancas, mar azul transparente... com céu azul então... nossa! Perfeita!!

Ela também já apareceu em diversos rankings como uma das mais bonitas do Brasil, como o Guia 4 Rodas e TripAdvisor. E vai dizer que não é justíssimo o título?



A Praia da Ilha do Farol tem acesso somente permitido por embarcação, é controlada pela Marinha do Brasil que só autoriza o desembarque de 250 pessoas a cada hora. Portanto, para conhecer esse lugar magnífico, tem que sair cedo do porto de Arraial do Cabo e garantir o seu lugar lá. Muita gente, depois dessa mudança nas regras, não tem conseguido desembarcar porque os barcos chegam tarde e ficam na fila da espera da liberação pela Marinha. Porém, após muito tempo esperando, se estiver um dia com mar mais mexido, com ondas, eles desistem e seguem no passeio para que as pessoas não passem mal. 






9) Petani Bay, Kefalonia: ok ok!! Já cansaram da Grécia? Espero que não! Na verdade, eu tinha vontade de colocar muitas outras praias aqui... e olha que deixei Mykonos, Santorini e Milos de fora, ou seja, só considerei aqui no ranking as praias das ilhas jônicas e não incluí nenhuma das cíclades. 

É claro que isso não significa que as praias das ilhas cíclades são feias. Pelo amor de Deus! É tudo absolutamente maravilhoso na Grécia! Tem nada de feio de por lá kkkk... mas, em matéria de beleza estonteante, as jônicas realmente sobressaem-se em comparação com as cíclades. Dentre as cíclades, eu colocaria Milos em primeiro lugar, com suas praias lindíssimas, tais como: Sarakiniko e seu aspecto lunar incrível; Firopotamos; Tsigrado, Kleftiko e Firiplaka, que são todas espetaculares!!



Porém, vamos aqui falar rapidinho sobre a Petani Bay, outra praia apaixonante da Grécia, localizada na enorme ilha da Kefalonia, no mar jônico. 

Essa praia é um espetáculo, vista de cima, de baixo... um mar lindo demais, azul cristalino... olha, e que paz nos transmitiu caminhar por ela de manhã bem cedo, com apraia praticamente deserta... vale a pena!



Aliás, essa é uma dica válida para qualquer viagem praiana: por mais que você esteja de férias (a não ser que o propósito da viagem seja curtir as baladas), tente acordar cedo e aproveitar o dia! Quanto mais cedo você chegar nas praias, mais exclusivas e somente suas as praias serão! É ótimo para fotografar, para mergulhar, para admirar a paisagem sem a poluição visual das multidões de pessoas rsrs... 
    



10) Myrtos Beach, Kefalonia: essa sim já foi eleita como a mais bela praia da Europa algumas várias vezes!! 

E nós pudemos passar pela Myrtos Beach em 3 momentos, durante a nossa viagem! Demos muita sorte porque no dia que separei para ficar somente nela e curtir a praia foi incrível como o mar estava com uma cor azul absurdamente fluorescente, como se fosse uma piscina e tivessem acendido a luz!!



Mas a água, por outro lado, não estava transparente, mas sim turva, meio leitosa, embora estivesse naquela cor neon!  

Um detalhe muito importante: Essas praias gregas, em grande maioria, não são de areia, mas sim de pedras. Em Myrtos, uma das campeãs, as pedras são grandinhas e realmente machucam o pé! Sendo assim, a dica é comprar as sapatilhas de neoprene, também conhecidas como papetes, para poder caminhar à vontade, entrar na água e não se machucar. 



Eu juro para vocês que seus pés vão agradecer por essa minha dica, viu?

Em junho de 2015, o valor médio das papetes era de 8 euros. 

Na Kefalonia, como a ilha é enorme, eu dividi minha hospedagem em dois lugares para melhor aproveitamento dos passeios e praias, pois ficamos 5 noites. Assim, foram 3 noites na vila de Fiskardo, no Fiskardo Bay Hotel, e 2 noites no Petani Bay Hotel

Mas há tantas outras lindas e maravilhosas que já visitamos que fico até triste em não  mencioná-las... como a Ilha do Campeche, em Florianópolis; as Praias de Carro Quebrado e São Miguel dos Milagres, em Alagoas; a Praia do Forno, em Arraial do Cabo; a Baby Beach e Arashi Beach, em Aruba; Klein Curaçao, em Curaçao; Madrisky, em Los Roques; Praia da Azeda, em Búzios; Ilha Grande e suas praias lindíssimas, no Rio de Janeiro; Praias de Coqueirinho e Tambaba, na Paraíba; Prainha, no Rio de Janeiro; Platia Amos, em Kefalonia; Psarou, em Mykonos.... a lista, provavelmente, seria muito maior se eu continuasse a pensar e a lembrar!! 

Eu amo muito essas praias todas que mencionei, pois todas são especiais, ricas em belezas naturais, embora nem sempre possuam uma boa infraestrutura acolhedora ao turista, já que algumas são mais rústicas ou selvagens, porém são paradisíacas e podem entrar na lista de desejos de todos que são Apaixonados por Belas Praias como nós! E eu juro que vocês não vão se arrepender! 



  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, Parabéns, Apaixonante, Moro na Bahia, mas digo que algumas praias vistas em seu site eu só tinha visto em filmes, rsss, que privilégio de vcs conhecer lugares tão lindos, Meu Deus, fiquei encantado, Deus Abençoe a vcs.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Site favoritos com certeza!!! Parabéns casal 20!!! Estive em alguns lugares relatados, mas o que mais quero ir eh Lefkada e Zakynthos! Fizemos ilhas gregas em 2013 com Turquia, mas essa parte leste da Grécia não e ano passado em 2015 fomos convidadas para o casamento de uma amiga brasileira/alemã que mora na Inglaterra e casou lá em Lefkada!!! Uma pena não ter podido ir pq foi um sonhoooo, a noiva chegou num barco...e depois jantaram numa Taverna grega! Simples e CHIQUE! Hei de voltar na Grécia para fazer essa parte de azul turquesa único! Noronha fui 2x, lindo demais! Arraial é aqui pertinho de casa, amoooo! E Los Roques é perto do nosso destino de natal e ano novo esse ano: San Andrés!!! Ano passado passamos em Cusco, inesquecível !!! VIAJAR é vício !!!! Parabéns pelo blog!!! E let´s pack, Brazil !!!! kkkkkkkkkkk meu novo blog com dicas do Peru rs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Karynne!
      Que fofa! Obrigada! Seja sempre bem vinda aqui no blog =)
      As ilhas jônicas são um sonho, com certeza! Nós amamos!
      Viajar é viciante mesmo... amanhã nós embarcamos de férias para uma nova aventura, sabia? Acompanhe a gente lá no instagram! Espero que você curta.
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir
  5. Que maravilha essas praias, moro também na Bahia,amo conhecer praias com piscinas naturais,a mais que me encantou no meu estado é Havaizinho em Itacaré, em Maraú tbm tem a Itaipu de fora que têm piscinas naturais, espero um dia conhecer pelo menos uma ou duas desse cenário que vc nos mostrou, parabéns pelas lindas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Que bom que gostou! Seja sempre bem vindo aqui no blog!
      Conheço Maraú e amei! Barra Grande e Taipú de fora são praias maravilhosas!
      Itacaré somente o Julio que conhece... ainda preciso ir lá!
      Um abraço!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR