19 novembro 2019

Passeio de Lancha no Rio de Janeiro: Rio Island Boat Tour

Quem já teve a experiência de andar de lancha no Rio de Janeiro? Poder contemplar a Cidade Maravilhosa por outro ângulo é algo único e muito especial. Some-se a isso um dia de sol, céu azul e o resultado eu te garanto que será memorável!

Blog Apaixonados por Viagens - Rio de Janeiro - Passeio de Lancha

Recentemente, tivemos a oportunidade de conhecer o serviço oferecido pelo Rio Island Boat Tour,  uma empresa carioca e do mar, que nos convidou para participar do seu passeio com o roteiro Praias Cariocas! Já adianto que foi muito bom!!

A gente combinou a saída pela Marina da Glória, às 10h da manhã de um sábado, e pontualmente (na verdade, até antes do horário combinado) o Antonio já estava lá com a lancha que nos levou para explorar um pouco mais da nossa cidade! Foi tudo combinado previamente, inclusive, já havíamos feito outro agendamento numa outra data que não vingou em razão das condições de navegabilidade.

Blog Apaixonados por Viagens - Rio de Janeiro - Passeio de Lancha - Rio Island Boat Tour

A empresa é muito séria quanto a isso e esperamos a melhor data com tudo a nosso favor: sol, céu azul e mar que permitisse a gente sair da Baía de Guanabara e avançasse pelo litoral rumo ao Arquipélago das Cagarras.

Nossa lancha comportava até 6 pessoas, tinha 21 pés e estávamos em 5 - eu e Julio, Lu e Vini (do blog Te Vejo pelo Mundo) e o próprio Antonio. A lancha era pequena, mas ficamos bastante confortáveis.

A única questão neste caso, por ser uma lancha menor, é que não tinha banheiro e provavelmente balançava mais. Também nós não pegamos um dia de mar flat, lisinho... havia uma certa ondulação e, neste caso, tomar um remédio antes de sair para o passeio, especialmente para quem enjoa, é fundamental para ter um aproveitamento melhor do passeio.

Dica: eu - Lily - sempre tomo Dramin B6 (o que não dá sono) antes de fazer passeio de barco/lancha, por precaução, para evitar desconforto com o balanceio. Consulte seu médico e veja o que você pode tomar para não enjoar.

O tour dura normalmente umas 3 horas de passeio e inclui:

• cooler com gelo, água e cerveja
  • você pode levar suas bebidas e colocar no cooler
  • você pode levar seus snacks
  • pausas para mergulho: pelo menos 2 paradas, podendo ser 3, a depender das condições da maré

O nosso itinerário, que começou pela Marina da Glória, foi assim:

• Marina da Glória
  • Baía de Guanabara, rumo ao Pão de Açúcar
  • Praia Vermelha, onde fizemos uma pausa para banho e mergulho
  • Praia do Leme
  • Praia de Copacabana
  • Praia do Arpoador
  • Praia de Ipanema
  • Ilhas Cagarras, onde fizemos a segunda pausa para banho e mergulho

Poderíamos ter feito até 3 paradas para banho, mas optamos por 2 porque ficamos mais tempo na Praia Vermelha, que estava uma delícia para um tibum no dia que fomos!

Aliás, você sabe onde consultar a respeito da balneabilidade das praias? Isso é muito importante, principalmente com o verão chegando! Você pode consultar no site do Inea - http://www.inea.rj.gov.br/ar-agua-e-solo/balneabilidade-das-praias/ - onde costumam ser divulgados boletins que apresentam se as praias estão ou não próprias para o banho, de acordo com a quantidade de coliformes fecais presentes na água. Em caso de dúvidas, consulte o site.

E a Praia Vermelha, nos últimos tempos, está sempre própria para banho! Por isso mesmo que aproveitamos o banho ali, até mesmo porque a água estava em uma temperatura muito gostosa, não muito gelada (o padrão da água carioca é gelada, né?).

Nós seguimos então em nosso passeio, costeando a orla e observando vários pontos turísticos que amamos por ângulos diferentes e inusitados, como, por exemplo, o Forte de Copacabana por outro ângulo, diretamente do mar.

Isso foi incrível! Eu, Lily, que já fiz vários passeios de barco, nunca tinha feito um assim que fosse até quase no Leblon, costeando as praias e apresentando um Rio de Janeiro por outra perspectiva. Foi bem legal!

Outro lugar também por onde demos a volta e que nos proporcionou esse outro ângulo de contemplação foi a Praia do Diabo, no Arpoador, e a própria Pedra do Arpoador.

Até mesmo observar o Morro Dois Irmãos de dentro d'água foi sensacional! Uma vista inesquecível.

E antes de adentrarmos nas águas do Leblon, Antônio conduziu a lancha rumo às Cagarras. Rapidamente chegamos lá e por lá ficamos um tempo suficiente para curtirmos bastante com vídeos, fotos, mergulhos...

Maravilhoso!! Eu nunca tinha visitado as Cagarras nestas condições. A única - e última - vez em que estive lá, havia um nevoeiro tão forte, tão intenso, que basicamente posso dizer que não vi as Cagarras kkkk...

Dessa vez estava tudo perfeito! Dia lindo! Pude ver de perto as ilhas do arquipélago e também mergulhar, na Ilha Comprida, uma das ilhas que formam o arquipélago.

Que água limpa e cristalina! Fiquei impressionada.

Contudo, achei que fosse avistar debaixo d'água um pouco mais de vida marinha, já que o arquipélago é muito famoso por ser destino de check out de cursos de mergulho. Vimos nada! Nenhum peixinho sequer. Acho que estavam tímidos... vai saber, né?

Ao longo do passeio, o Antônio vai passando informações sobre a região, com base em sua experiência, além de comandar também o repertório musical na lancha, que é ótimo!

Nosso dia foi ótimo! Com amigos, com Pedroca lá do alto caprichando no céu azul e sol... só podia ter um mar mais flat para ser mais perfeito. Por isso é importante todo mundo estar prevenido com suas medicações para evitar os enjoos, principalmente se você não estiver acostumado a fazer passeios de barco.

Observação: os passeios podem sair pela manhã ou de tarde, para assistir ao pôr do sol! A duração pode ser estendida para além das 3 horas e os valores são negociáveis e adaptados às necessidades e demandas, além do tamanho da embarcação. Esta nossa lancha, por exemplo, para 3 horas de passeio, custa R$1.000,00, no total, mas a Rio Island Boat conta com uma frota com lanchas de vários tamanhos.

Adoramos a experiência e super recomendamos! Nosso retorno foi pela enseada de Botafogo, pois o Antônio deixou-nos no Iate Clube da Urca, onde almoçamos e foi ótimo também. Nem sempre ele faz isso. O mais normal mesmo é que o embarque e desembarque sejam pela Marina da Glória.

Mas não se preocupe porque não faltam boas opções gastronômicas na Marina da Glória para você almoçar ou jantar. São vários restaurantes por lá e nós indicamos: Bota, Corrientes 348 e Urukum.

Vamos combinar que, com o verão chegando, um programa desses de passeio de lancha pelo Rio de Janeiro cai muito bem, não acham?

Mais Informações sobre o Rio Island Boat Tour

1. Excelente guia e roteiro! Dicas sensacionais e as fotos retratam os diversos cenários exuberantes que esse passeio de lancha proporciona! Obrigado por compartilhar!

1. Que bom que gostou! Nos tempos atuais, passeios assim, sem aglomeração, são maravilhosos, né? De quebra, dá para apreciar a cidade por outros ângulos!