13 novembro 2019

Holambra, a capital brasileira das flores: roteiro de 1 dia

Por Rafa Pinto, do blog Rafa pelo Mundo

Durante a primavera deste ano, aproveitando minha atual residência em São Paulo, fiz um bate-volta à capital brasileira das flores: Holambra.

Blog Apaixonados por Viagens - Holambra - Capital das Flores

Situada a 130 km da capital paulista, o local abriga a Explofora, a maior exposição de flores da América Latina.

O evento acontece anualmente - sempre no mês de setembro - e atrai por volta de 35.000 turistas para a pequena cidade de apenas 14 mil habitantes. Justamente por esse motivo, talvez a época do evento não seja a ideal pra quem quer fugir de superlotação. Minha viagem deu-se no início de outubro, quando o evento já havia terminado e, como poderão ver nas fotos, estava tudo bem tranquilo, ainda com flores.

COMO CHEGAR A HOLAMBRA

• Ônibus

Essa opção acaba sendo um pouco mais complicada pra quem sai da capital, pois não há transporte ligando São Paulo até Holambra, sendo necessário recorrer pegar um ônibus cujo destino final seja Mogi-Mirim e pedir pro motorista te avisar quando passar pelo ponto que dá acesso à cidade de Holambra. Você vai descer na estrada e deverá pegar um táxi pra continuar a viagem.

As empresas Viação Santa Cruz e Viação Cometa fazem o percurso, que parte da Rodoviária Tietê.

• Carro

Foi a opção escolhida para minha viagem e levei aproximadamente 2:30 pra chegar ao meu destino. A rodovia - como a maioria do Estado de São Paulo - é excelente e, por ter ido num sábado, não peguei trânsito.

Seguimos pela Rod. dos Bandeirantes e passamos por alguns pedágios pelo caminho, que nos custaram (ida e volta) aproximadamente R$ 60,00 (outubro/2019).

Siga pela Rod. Bandeirantes até Campinas, pegue a Rod. D. Pedro I, depois siga pela Rod. SP-340 e, finalmente, a SP-107 até Holambra. Hoje em dia, todo mundo tem um Maps no celular. Portanto, não é complicado. Pode seguir o percurso sugerido pelos aplicativos.

O QUE FAZER EM HOLAMBRA

Blog Apaixonados por Viagens - Holambra - Capital das Flores

Antes de começar sua viagem e programar o destino no GPS, recomendo que programe como destino final o Portal de Holambra, bonito pórtico de entrada da cidade.

Como o há um risco grande de ir embora da cidade quando já estiver escuro, especialmente para quem faz bate e volta – e o ideal é ver o pórtico durante o dia - sugiro que seja seu primeiro ponto de parada pra garantir umas fotinhos.

Como descobrimos isso só depois, acabamos colocando no GPS um endereço já dentro da cidade, o que consequentemente nos fez ir por outro caminho que não o do pórtico, que só conseguimos ver de longe. Quando fomos embora no final do dia, já estava escuro, então acabamos não fazendo essa rota nem no retorno a São Paulo.

Blog Apaixonados por Viagens - Holambra - Capital das Flores

Seguimos pro centrinho de Holambra, onde é possível fazer praticamente tudo caminhando. Paramos o carro na Rua Dória Vasconcelos, que fica perto de algumas agências de turismo e pertinho do Lago Vitória Régia, um dos pontos turísticos da cidade.

Entramos numa agência e contratamos um passeio pro período da tarde, que nos levaria a três estufas de flores com guia no próprio carro da agência.

O passeio, denominado Rota das Flores, custou R$45 por pessoa, mas costumam dar desconto quando a viagem é em grupo grande (a partir de 5 pessoas). Aproveitamos pra pegar o mapa turístico da cidade e tirar umas dúvidas sobre o que fazer durante nossa estada.

Com o passeio já contratado, caminhamos às margens do Lago Vitória Régia, que é muito bonito e fotogênico. Seguimos rumo à Alameda Maurício de Nassau, famosa rua onde ficam as casinhas coloridas de estilo holandês.

Blog Apaixonados por Viagens - Holambra - Capital das Flores

Além delas, há também uma decoração bem alegre e bonita com sombrinhas coloridas compondo o cenário

Ali pertinho acontece a Explofora, e nas redondezas há diversas barraquinhas de restaurantes, vendas e demais pontos de interesse.

De lá retornamos pra Rua Dória Vasconcelos, onde tem uma boa variedade de lojinhas e restaurantes, além de ser uma rua bem arborizada e bonita. Paramos pra almoçar no Restaurante Martin Holandesa, que particularmente não curti muito, apesar de ter doces bem atraentes aos olhos.

Blog Apaixonados por Viagens - Holambra - Capital das Flores

Seguimos pra agência pra fazer o passeio que havíamos contratado, que dura aproximadamente 2h. Fomos num micro-ônibus com ar-condicionado e guia, o que fez toda diferença no calorão que fazia na cidade e que foi ótimo pra entendermos mais sobre a história local e sobre o quão importante é a atividade de produção de flores para a economia da região.

A primeira estufa que paramos era a dedicada aos antúrios, flor tropical bem comum em todo país. Além da variedade de cores da flor, no local tem uma loja de souvenir e guloseimas com preço excelente, bem mais barato que nas lojas do centrinho.

Aproveitei pra provar um sorvete de rosas, que particularmente não gostei nem um pouco do gosto, mas que valeu a experiência. Caso goste, aproveite pra comprar stroopwafel nesse local, pois há boa variedade e preço convidativo.

Blog Apaixonados por Viagens - Holambra - Capital das Flores

Algo curioso dos passeios às estufas é que os mesmos só podem ser realizados através de agências, não sendo possível com carro próprio particular. Ou seja, caso você queira ir por conta própria, sem intermediação de uma agência, você não poderá visitar as mesmas.

A segunda estufa que visitamos era a dedicada às margaridas e crisântemos, flores do campo presentes o ano inteiro e muito fotogênicas e coloridas.

Dica: Como a plantação se dá em solo úmido, o ideal é não ir com sandálias abertas, tênis branco ou salto, pois você provavelmente vai melecar seu pé.

Por último, visitamos os campos de gérbera, flor essa que é uma mistura de dália, margarida e girassol. Além da parte nas estufas, há também um campo aberto com grande variedade de flores, inclusive girassóis. Ao caminhar perto deles, evite tocá-los, pois se prestar atenção estarão cheios de abelhas. Apesar de ter achado as três estufas muito bonitas, a terceira é linda demais, além de possuir uma paisagem especial!

Blog Apaixonados por Viagens - Holambra - Capital das Flores

O legal desse passeio, como eu já havia comentado, é que o conhecimento transmitido pela guia é fundamental. Conhecer um pouco da cidade, colonizada por holandeses, e saber mais sobre todas as curiosidades que envolvem as histórias da imigração pós-guerra fizeram valer a pena cada centavo investido no tour.

Após o passeio, pegamos o carro e fomos apreciar o belo fim de tarde e tomar café na famosa Confeitaria Zoet en Zout, quase um patrimônio da cidade.

O estabelecimento, estrategicamente localizado às margens do Lago Vitória, é rico em conforto e também em variedade. Vale a pena - mesmo que você não seja muito fã de doce, sentar-se pra apreciar a bela vista que o local proporciona e provar um doce gostoso, com destaque para a torta de stroopwafel ou de blueberry, além de um café com chantilly.

Blog Apaixonados por Viagens - Holambra - Capital das Flores

Após descansar os pés - afinal esse dia estava um calor infernal e havíamos andado bastante - fomos conhecer o que seria nosso último ponto turístico: o Moinho Povos Unidos

Muito similar aos moinhos holandeses dos cartões-postais, o de Holambra destaca-se por ser o mais alto da América Latina, com 38,6 m de altura. Aos interessados, é possível visitar a atração de quartas a domingos por R$10.

Algo curioso sobre o moinho é que uma cápsula do tempo foi aberta para a população de Holambra durante um mês, onde os moradores puderam depositar mensagens para serem lidas futuramente. O objetivo é que essa cápsula seja aberta 100 anos depois, ou seja, em 12 de julho de 2108. A cápsula está embutida na parede do 3o piso.

O dia já estava terminando quando visitamos essa atração, então pegamos estrada novamente rumo à capital, onde chegaríamos pouco mais de 2h depois. Apesar de parecer uma viagem longa, acabou sendo muito sossegado pelo fato de ser final de semana e a estrada ter boa qualidade.

Blog Apaixonados por Viagens - Holambra - Capital das Flores

Adorei conhecer Holambra e achei muito interessante tudo que vi e aprendi sobre a cidade, que ainda acho pouco explorada pelos turistas, que priorizam conhecê-la somente na época de festival – que, como puderam ver, é um tremendo erro.

Aos apaixonados por flores, visitar a cidade é uma ótima oportunidade para renovar o jardim, já que é possível comprar direto do produtor, o que consequentemente faz com que o preço seja muito mais em conta.

Só pra terem noção, vi orquídeas sendo vendidas a R$12, além de vasos com cactos e suculentas por R$5.

E vocês? O que acharam de Holambra? Vamos lá?

1. Olá Bom dia! adorei sua materia, sou morador da cidade! Somente uma correção a cada edição da explora cerca de 320 mil pessoas vem a cidade, e não 35 mil como mencionado acima.

1. Opaaa... jura? Que legal! Obrigada pela informação. Vou confirmar direitinho a quantidade.