14 maio 2019

Câmbio na República Tcheca: confira aqui as dicas

Câmbio na República Tcheca: confira aqui as dicas

Nós estivemos há pouco tempo na República Tcheca, em março de 2019, e muitos que nos acompanharam pelo instagram perguntaram sobre o câmbio, quanto $$ levar, qual moeda levar, se Euro ou Dólar, para fazer o câmbio, ou se valeria a pena comprar a moeda e já sair do  Brasil com algumas notas. 

Se você perdeu nossa viagem no Instagramconfira na tag #apaixonadosporviagensTchequia19

Viajar para o Leste Europeu é barato? Clique aqui e veja os nossos gastos. 

Blog Apaixonados por Viagens - Câmbio - República Tcheca
Coroa Tcheca

Como fazer câmbio para Coroas Tchecas? 


Seguem aqui algumas dicas para que você fique tranquilo durante sua viagem na República Tcheca.
  
Blog Apaixonados por Viagens - Câmbio - República Tcheca
Praga

Onde e como trocar dinheiro


Alguns conselhos de como conseguir Coroas Tcheca ao melhor câmbio: embora a República Tcheca seja membro da União Europeia há quinze anos, o país usa sua própria moeda: a Coroa Tcheca. Portanto, os turistas às vezes têm dificuldade em entender os preços em lojas e restaurantes, e às vezes é difícil escolher o banco certo ou o escritório de câmbio para trocar dinheiro.

  • Moeda na República Tcheca: Coroa Tcheca
  • Cotação oficial: 1 euro = 25.75 CZK (na data de hoje)
  • Cotação no aeroporto de Praga (março de 2019): 1 euro = 21.47CZK 

Blog Apaixonados por Viagens - Câmbio - República Tcheca
Câmbio no Aeroporto de Praga (péssima cotação - comum em aeroportos)

Seus direitos ao trocar dinheiro


Direito de cancelar uma transação: se você trocar euros por coroas tchecas por uma taxa de câmbio específica em um escritório de câmbio e, após a mudança, descobrir que a taxa de câmbio é desfavorável, você tem o direito de cancelar a transação dentro três horas.

Isso aconteceu com a gente em uma loja da Western Union, dentro da estação de trem principal de Praga. Estávamos voltando de Pilsen e combinamos de devolver o carro alugado no estacionamento da estação de trem. Precisávamos de dinheiro em espécie para pagar o táxi (até não sabíamos se o Uber funcionava lá em Praga ou não, porque não funcionava em Budapeste) e fomos atrás de uma casa de câmbio. Eis que encontramos a Western Union cuja placa informativa apresentava uma cotação razoável. Porém, na hora H, de entregar os euros, ele cobrou um valor a mais e não entendemos. Pedimos para explicar e ele falou que havia uma taxa de comissão e que aquele valor  mostrado também só seria para a troca de quantias maiores etc etc... a gente desistiu na mesma hora. 

Fiquem sempre atentos às taxas e pegadinhas como estas.

O que deve ser feito?


Após a troca, guarde o recibo e verifique se ele inclui a data e a hora corretas da transação. Então, você deve retornar ao mesmo escritório de câmbio com o recibo e solicitar o cancelamento e reembolso. O escritório de câmbio só é obrigado a devolver valores de até 1.000 euros.

O tempo para o reembolso vale apenas para o período durante o qual o escritório de câmbio está aberto. Portanto, a hora indicada no recibo é importante: se o funcionário fechar a loja uma hora após a transação, as duas horas restantes do limite de três horas serão retomadas no dia seguinte, quando o escritório for reaberto.

Sem taxas de transação: as agências de câmbio não estão autorizadas a cobrar taxas por seus serviços. Todas as comissões devem ser incluídas na taxa de câmbio oferecida para que você possa calcular e comparar os preços imediatamente e escolher o escritório de câmbio mais favorável a seu critério.

Não há taxas de câmbio duplas: um escritório de câmbio está autorizado a usar apenas uma taxa de câmbio. Não é mais possível usar taxas VIP preferenciais. Todo o procedimento de troca deve ser transparente e claro.

Blog Apaixonados por Viagens - Câmbio - República Tcheca
Praga

No que prestar atenção ao trocar dinheiro ou retirar dinheiro de caixas eletrônicos.


A primeira coisa que você deve prestar atenção é na taxa de câmbio entre a coroa tcheca e a moeda que você deseja vender. No quadro com os valores você encontrará o preço para "We Buy" e "We Sell". Isso às vezes é confuso porque, na verdade, você está comprando, certo? Então você deve olhar para a cotação na coluna do "We Buy", que costuma ser o valor mais baixo porque você vai fazer o câmbio e receber em troca esse valor menor da moeda. Então, na  hora de verificar a cotação, pense que o quadro foi feito para você. Olhe para ele e procure a cotação no "We Buy" (Nós compramos). 

Blog Apaixonados por Viagens - Câmbio - República Tcheca
Cesky Krumlov

Recomendamos verificar a taxa de câmbio atual na Internet antes da transação, por exemplo, no site do Banco Nacional da República Tcheca (https://www.cnb.cz/en/), ou no Google, onde você pode digitar 1 eur to czk para descobrir a cotação.

A partir daí, com essas informações em mãos, você poderá escolher um escritório de câmbio próximo ou aquele que oferece a taxa de câmbio mais favorável. Até mesmo os hotéis podem surpreender com ótimas taxas. Por exemplo, no hotel em ficamos hospedados em Pilsen, a cotação era excelente e até nos arrependemos por não termos feito um câmbio maior nele. 

Preste também atenção ao recibo e verifique se ele contém a data e a hora corretas da transação. Em seguida, guarde o recibo caso você não tenha certeza se a taxa de câmbio oferecida é favorável ou não. Lembre que você poderá cancelar a transação com o provedor dentro de três horas após a transação inicial com o recibo, conforme mencionado acima.

Blog Apaixonados por Viagens - Câmbio - República Tcheca
Cesky Krumlov

Você também poderá obter coroas tchecas retirando dinheiro de um caixa eletrônico local. Recomendamos retirar coroas de caixas eletrônicos localizadas dentro de bancos e evitar alguns caixas eletrônicos privados que não oferecem necessariamente taxas de câmbio favoráveis. Você já deve saber a quantia que deseja retirar antes de iniciar a transação. Alguns caixas eletrônicos só permitem retirar, como mínimo, uma quantia alta quando eles detectam que você está sacando dinheiro de uma conta estrangeira.

Você poderá gastar todo esse dinheiro nos dias em que estiver na República Tcheca, mas as pessoas geralmente retiram muito mais dinheiro do que precisariam devido a esse pequeno problema dos caixas, o que, a bem da verdade, não é uma realidade muito comum dentre brasileiros. Os europeus e norte americanos, de modo geral, são muito mais acostumados a fazer operações de saques em caixas automáticos, como os da ATM, do que nós brasileiros que somos, por natureza, desconfiados mesmo e preferimos fazer câmbio em casas de câmbio ou em bancos ou nos hotéis.

Em último caso, se você estiver desapercebido, saiba que não tivemos problemas na República Tcheca de aceitação dos  nossos cartões de débito ou crédito - Visa e Mastercard - que foram aceitos em todos os locais e na maioria das lojas (em feiras de rua já é mais complicado usar cartão de crédito para comprar itens de menor valor). Como também em algumas situações usamos o euro e aceitamos o câmbio feito na hora. Apenas não recomendo o cartão de crédito American Express que pode ter uma aceitação menor em estabelecimentos comerciais no Leste Europeu.

Descubra mais #DestinoChequia / www.czechtourism.com


  1. Oi Lily! Tudo bem? Adorei as dicas, foram muito úteis durante a viagem! Nó acabamos de deixar Praga e seguir para Viena, no entanto, ficamos com mais ou menos 1000 czk. Você sabe qual a melhor opção para destrocar esse dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, o ideal era ter gostado lá em Praga. Destrocar é sinônimo de perder $$. Vc ainda passará por Praga ou aeroporto de lá? Se sim, sugiro gastar o $$. Em último caso ,vá a uma casa de câmbio em Viena e troque por euro se aceitarem. Boa sorte!

      Excluir

Botão do Whatsapp só funciona no celular

Digite o que procura e tecle "enter" para buscar