Agora sim vamos à melhor parte do nosso mini guia de Bombinhas: afinal, o que tem de bom para fazer por lá?
Mas antes disso, não deixem de ler as matérias sobre Como chegar em Bombinhas (clique aqui), Onde Ficar em Bombinhas (clique aqui) e Onde comer em Bombinhas (clique aqui).
Mas antes disso, não deixem de ler as matérias sobre Como chegar em Bombinhas (clique aqui), Onde Ficar em Bombinhas (clique aqui) e Onde comer em Bombinhas (clique aqui).
Praia da Sepultura |
O que fazer em Bombinhas
Paraíso pede lugares paradisíacos e, em Bombinhas, a gente queria mesmo era curtir a natureza, as praias, as trilhas... maaaaassss, São Pedro não ajudou muito! Puxa... faltou convidar o Pedrão pro carnaval com a gente.
Praia da Tainha |
Prainha do Mariscal (Atalaia) |
Quatro Ilhas |
Por falar em carnaval, antes que pensem: "tem carnaval em Bombinhas?", sim... tem! Não foi esse o objetivo da nossa viagem até porque a gente mora no Rio de Janeiro e já temos uma boa dose de pré carnaval todo ano. Durante o carnaval, a gente gosta mesmo é de dar uma escapada.
Carnaval em Mariscal |
Carnaval em Bombinhas |
Só que, neste aspecto, Bombinhas surpreendeu com sua programação animada no carnaval que contava com trios elétricos em vários pontos da cidade, gente animada (vários argentinos) e uma tal espuma maldita que o povo de lá gosta de ficar atacando uns nos outros.
Essa foi a parte nada legal do Carnaval: ficar se desviando da garotada e até dos adultos (bêbados) que ficavam com aquele spray de espuma do capeta atacando nas pessoas, da maneira mais sem noção que você possa imaginar. Durante o dia era tranquilo porque a gente estava na vibe de praia e natureza. Porém, à noite, você estar todo arrumadinho, querendo jantar e curtir um pouco da música do trio elétrico e daí ter que lidar com a espuma maldita... isso realmente pode tirar o humor (ao menos o meu).
Cara de preocupada, com medo da espuma maldita - Bombinhas |
Prainha do Mariscal |
Tirando os engarrafamentos, a espuma e a falta de parceria de São Pedro, Bombinhas foi um ótimo destino para curtir o carnaval. Porém, é um lugar mais sossegado do que agitado, em termos de carnaval mesmo, tá? Considerando uma ou outra praia mais cheia, a maioria estava super tranquila para curtir de boa.
Porto Belo |
Mariscal |
Ficamos o total de 5 dias, tempo mais que suficiente para explorar tudo que o destino oferece, com calma. Uma pena que alguns lugares a gente conheceu com o tempo nublado ou garoando... outros com sol. Perfeito mesmo seria ter o sol com a gente todos os dias, né?
Praias de Bombinhas
Uma pergunta que sempre me fazem no instagram: a água é fria, gelada ou congelante? Bem, em regra, as praias do sul do país não são conhecidas por suas águas quentes, certo? Pelo contrário... já é de se esperar que a água seja pelo menos fria. Isso para a gente não é um problema se estiver fazendo calor.
Lagoinha |
Praia da Sepultura |
Mirante 360º |
Porém, com tempo nublado e ventoso, aí eu fico com preguiça de dar um tibum. Sobre Bombinhas, a água, quando fomos - era verão - estava mais para fria e agradável do que para gelada ou congelante. Porém, no dia que choveu e ventou muito, eu fiquei com top de manga comprida e não entrei na água.
Prainha do Mariscal (Atalaia) |
Em regra, as praias eram de tons azuis a verde piscina. Bombinhas, com seu litoral entrecortado por enseadas, pequenas baías e serrinhas, apresenta uma paisagem de encontro do verde com o mar que me fez lembrar bastante a Costa Verde Fluminense (Angra, Ilha Grande, Paraty e Trindade)... São várias praias, trilhas, piscinas naturais repletas de peixinhos e tartarugas marinhas... cenário perfeito para descansar e curtir a natureza!
Praia da Sepultura |
Dentre as praias de Bombinhas, conseguimos percorrer quase todas! A falta de sol e a chuva fez com que a gente desanimasse de encarar algumas trilhas, até mesmo por questão de segurança, mas deu para explorar bastante a região nos 5 dias do Carnaval.
Quatro Ilhas |
Ter carro foi fundamental, viu? Faz bastante diferença por lá assim como ter muita paciência para o trânsito em épocas de feriados. Sei que expliquei lá em cima que dá para chegar de ônibus, mas ter carro vai otimizar bastante seu tempo. Se puder fugir dessas épocas de alta temporada, prefira conhecer Bombinhas em momentos mais tranquilos. Mas lembre que a temporada de frio começa em meados de maio... E faz frio de verdade rsrs...
Algo que achei bem fofo e sinal de cuidado e de organização foi encontrar placas com o mapa da cidade e sinalização de onde estávamos, com os nomes das praias. Isso facilita bastante!
Praia de Sepultura
Essa era uma das praias mais próximas à Pousada Caminho do Mar e, por isso mesmo, estávamos confortáveis em visitá-la em horários diferentes.
O problema é que ela também é uma das praias mais famosas de Bombinhas, aquela que vive sendo fotografada nas redes sociais e não é a toa que atrai tanta gente, pois é linda mesmo!
Por isso mesmo, ela vivia lotada! A experiência de estar nela com a praia muito cheia não foi das melhores. Achei até meio "farofada", mas aí a gente abstrai um pouco porque era Carnaval, a cidade estava lotada e a praia realmente é linda, fazendo jus à fama.
Em Sepultura, é possível fazer pequenas trilhas e encontrar algumas prainhas mais vazias e piscinas naturais. Havia bastante gente com snorkel e máscara de mergulho para tentar ver os peixinhos. Nós chegamos a ver também algumas tartarugas marinhas por lá.
Há também uma trilha que leva até a ponta, onde há muitas pedras e vistas para outras praias. Se você tiver boa noção da geografia da península, poderá identificar algumas praias como a Lagoinha, Retiro dos Frades e outras.
Essa trilha que chega na ponta, pelo que percebemos, não é muito movimentada e parece ser dentro de uma propriedade privada. Inclusive, havia animais como bois pastando. Por isso mesmo, não recomendo que se vá sozinho.
A praia da Sepultura conta com infraestrutura de restaurantes à beira da areia e nós experimentamos o lanche do Sabor do Mar. Ele é Ok, bonzinho, e atende ao propósito de um lanche rápido na praia, mas não espere mais que isso.
Praia Retiro dos Padres
Outra praia super próxima à Pousada onde estávamos, com fácil acesso a pé por caminhada, mas que não tivemos a sorte de conhecer com sol, mas somente num dia nublado. Nosso carnaval foi de briga com São Pedro kkkk...
O que podemos dizer dela é que conta com infraestrutura de restaurante, campings (que pareceram até bem organizados) e a praia era bem grande. Havia uma trilha interna ligando a outra praia que fizemos também.
Tenho certeza de que num dia de sol eu teria curtido demais as praias porque pareciam lindas, mesmo num dia nublado. Com uma observação importante: pode ter sido por conta do dia mais ventoso, mas era uma praia com mais ondas do que a vizinha Sepultura. Se você não curte praia com ondas, aí é melhor considerar deixar para conhecer a Retiro dos Padres num dia de mar calminho.
Praia do Retiro dos Padres |
Com Jessica e Walter |
Praia da Lagoinha e Praia do Embrulho
Outras duas praias bem próximas à pousada, onde íamos a pé mesmo, com acesso um pouco mais complicadinho, por escadas (pessoas com mais dificuldade de locomoção talvez prefiram chegar por baixo, vindo de uma caminhada das praias do centro), essas duas praias também são bem famosas pelas águas cristalinas e pela facilidade de ver muitos peixinhos.
Obs: estacionar perto delas pode ser bem complicado em alta temporada.
A Lagoinha é bem isso aí: uma piscina natural! Por isso mesmo tem que ter cuidado com as pedras. Mas não tem ondas, o que a torna perfeita para crianças.
Já a sua vizinha, a Praia do Embrulho, difere pouco dela, sendo apenas maior e com uma ou outra ondinha a mais. Mas ambas são bem tranquilas e contam com infraestrutura de restaurante na praia.
Inclusive, vimos algumas tartarugas marinhas na Praia do Embrulho. Acho que ver as tartarugas por lá é algo bem comum.
A vantagem da Praia do Embrulho é ter mais areia para colocar a barraca de praia e canga. A faixa de areia na Lagoinha é menor (tem mais pedras que areia rsrs).
Prainha
A Prainha é pequena e fica entre a Praia do Embrulho e Bombinhas. Nela há um trapiche (o que para nós seria um píer, no sul eles chamam de trapiche, onde há embarque e desembarque de passeios de barco pela região).
A praia é bem bonita e super fotogênica, mas não me pareceu muito banhável. Sei lá... fiquei com a impressão ruim, havia muitas pedras também e achei melhor não entrar para mergulhar.
Além disso, pelo movimento intenso de passeios de barco tipo excursão (tinha um barco/saveiro pirata que sempre passava por ali) a praia tinha um certo agito que não me agradou. Mas é bonita e fotogênica, rende bons registros e vale a pena dar um pulinho lá para conhecer.
Praia de Bombinhas
Praia de Bombinhas era também pertinho da nossa pousada e fomos até lá caminhando pela areia, a partir da Lagoinha, praia do Embrulho, Prainha... tem um caminho que interliga todas elas se você não quiser ir pela rua. Aliás, a caminhada pela praia é bem mais gostosa e agradável.
Na praia de Bombinhas, quando fomos, o tempo não estava ajudando muito. Estava nublado e ventando bastante. Aproveitamos para fazer algo que raramente fazemos em viagens: sentamos em um restaurante à beira mar, pé na areia, para almoçar. Bem... optamos pela parte fora da areia do restaurante porque estava garoando... tempo assim é terrível, né? Mas foi bom para conhecer o Restaurante Concha das Ostras (vejam lá embaixo a relação de restaurantes que conhecemos e as nossas impressões).
Pudemos observar que a praia de Bombinhas oferece uma boa infraestrutura de restaurantes e também de lazer, com pedalinhos e outras atividades. Deve ser uma praia bastante frequentada também pela facilidade de acesso e de estacionar, além do fato de que na orla há muitas opções de hospedagem, comércio e restaurantes/bares.
Infelizmente, não voltamos nela com sol... ficará para uma próxima vez.
Praia dos Namorados ou Ribeiro
Localizada entre Bombinhas e Bombas, é uma enseada belíssima. O melhor acesso é por uma trilha a partir de Bombas. Trilha fácil, tranquila e bem marcada. Não tem mistério para achar e vale a caminhada.
Aliás, seu acesso é só por trilha mesmo porque lá não se chega de carro.
Nós adoramos essa Praia de águas calmas, transparentes e azuis. Pena que na hora que chegamos nela o sol já havia se escondido. Agora, se nublado já estava lindão assim imaginem com sol???
Eu não resisti e dei um tibum! A água não estava muito fria e rendeu uns vídeos e fotos bem legais com o drone.
Praia de Bombas
Estivemos rapidamente na Praia de Bombas, pois estacionamos o carro lá para conhecermos a praia dos Namorados e depois demos uma espiadinha a mais, quando paramos para lanchar no restaurante Olímpio, que fica de frente para o calçadão e portal de entrada da praia de Bombas.
A praia de Bombas é bem maior em extensão do que a de Bombinhas (daí o diminutivo desta), mas tem um estilo super parecido de infraestrutura com barracas, opções de lazer e atividades, faixa de areia mais larga e parece ser bastante frequentada por essas facilidades, bem como o acesso mais tranquilo com estacionamentos para carro.
Praia de Quatro Ilhas
Quando visitamos a praia de Quatro Ilhas, o tempo estava bem mais ou menos. Mas animamos em fazer uma caminhada na praia e ainda subimos em uma trilha bem tranquila nas pedras do canto direito da praia (olhando o mar de frente, caminhe para o lado direito até achar a trilha).
A vista do alto dessa trilha é bem bonita! E quando digo que a trilha é fácil é porque eu estava de chinelo... super de boa mesmo.
O acesso à Praia de Quadro Ilhas é tranquilo e tem bastante opção para estacionar o carro. A praia oferece boa infraestrutura de quiosques/bares, tem uma faixa de areia bem larga e opções de aluguel de cadeira e barraca de praia.
Por ser uma praia extensa e com larga faixa de areia, não estava cheia. Pelo contrário até... parecia bem vazia, mas isso também pode ser atribuído ao mau tempo. Não sei como é em dias normais de sol raiando forte. Mas são tantas as opções de praias em Bombinhas que eu acho que poucas realmente ficam lotadas como a Sepultura... a impressão que tive é que a maioria fica mais vazia mesmo.
Eu não animei a entrar no mar porque ventava muito, o mormaço era fraco e achei o mar de lá muito agitado.
A região das Quatro Ilhas parece ser bem residencial, boa para alugar um apartamento, por exemplo. Percebemos muitos edifícios na orla e também pracinhas com parquinhos, o que pode ser uma boa opção para quem estiver viajando com os pequenos.
Aliás, altamente fotogênicos são os caminhos de madeira que levam até a areia, passando sobre a restinga protegida na região da praia.
Praia e Prainha de Mariscal
Uma das maiores praias de Bombinhas, composta por duas praias na verdade: Praia e Prainha do Mariscal (Prainha também é conhecida como Praia do Atalaia).
Aliás, a estrada que liga a a Praia de Quatro Ilhas até Mariscal é belíssima! Que vista incrível que se tem dela!
Elas também são praias lindas que vocês devem conhecer! O acesso por carro é fácil, pois é possível estacionar com certa facilidade.
Na Praia do Mariscal, a infraestrutura é ótima com estacionamento, restaurantes, bares e opções de lazer (um pouco parecido com Bombas e Bombinhas). Mas havia bastante ondinhas quando fomos e algumas bandeiras vermelhas, especialmente próximas às pedras.
Na Praia do Mariscal, a infraestrutura é ótima com estacionamento, restaurantes, bares e opções de lazer (um pouco parecido com Bombas e Bombinhas). Mas havia bastante ondinhas quando fomos e algumas bandeiras vermelhas, especialmente próximas às pedras.
Já na Prainha de Mariscal, o acesso é só por trilha. Tem uma trilha que sai do asfalto por onde avistamos as pessoas descendo quando já estávamos na praia, mas quando passamos de carro por lá, não vimos esse acesso.
Outra opção é seguir pela trilha entre as praias. Daí você pode escolher entre caminhar pela água se o mar estiver baixo ou pelas pedras. Se você não for o mais safo em trilhas, não recomendo ir sozinho na trilha de pedras, pois em alguns momentos de subidas e descidas pelas pedras, você vai precisar de algum apoio, uma mãozinha para equilibrar. Mas não é nada muito complexo também.
A gente foi pelas pedras, no modo seco, até porque tínhamos a mochila com equipamentos que não gostaríamos que fossem molhados. A caminhada pelas pedras não é perigosa, contudo, como são pedras, é bom sempre reforçar o cuidado, ainda mais com crianças. Mais uma vez, eu estava de chinelo e consegui, sinal de que é fácil rsrs... (eu não sou do time dos safos).
Super vale a pena esse esforço pra chegar na Prainha porque ela um charme! A gente curtiu tanto que ficou horas por lá, na água, voando com o drone, sentados na areia e apreciando seu ambiente mais calmo, reservado e cercado de natureza.
Até demos sorte com um solzinho que apareceu! Ah... o sol deixa tudo ainda mais lindo, não acham? A água estava bem clarinha e não era muito fria... estava gostosa!
A praia é daquele estilo em que você caminha muito até afundar... havia algumas ondinhas, mas nada que assustasse.
Atenção: a infraestrutura lá na Prainha (ou Atalaia) é precária. A praia é mais rústica, por isso sugiro que leve sua água e lanche. Mas lembre sempre de carregar consigo o seu lixo! Havia uma hospedagem ali que parecia uma delícia. Infelizmente, não anotei o nome do hotel, mas achei o jardim, as redes, as varandas... tudo super gostoso para curtir bem sossegado.
Praia de Canto Grande (Ilhota)
Seguindo pela enorme praia do Mariscal, que é bem extensa, chegamos na Praia de Canto Grande, onde há uma ilhota que separa Canto Grande do Mar de Fora da praia da Conceição.
Essa parte lembra a cauda de uma baleia!
Sobre Canto Grande, não pudemos observar muita coisa além de termos feito a trilha da Ilhota. Havia muitas bandeiras vermelhas, mas com o mar escuro e o tempo nublado, nem animamos a dar um tibum.
Praia da Conceição
Mirante 360º e Praia da Tainha
Nessa mesma ponta de Bombinhas, digamos, no rabo/cauda da baleia, há várias trilhas que podem ser exploradas, inclusive, algumas praias infelizmente não conseguimos visitar como a Enseada do Saco Manso nem a Praia do Cação (vejam depois as fotos no Google... a Praia do Cação é linda e deu peninha de não conhecer, mas a trilha não parece ser das mais fáceis e havia chovido muito à noite... achei melhor não arriscar).
Nós fomos na mais fácil de todas, que leva ao Mirante 360º, uma ótima pedida para conferir uma vista linda, a geografia desta parte do Balneário e fazer uma atividade leve e gostosa.
Assim, para quem não tiver muito tempo livre nem disposição para fazer a trilha do Morro do Macaco, que exige mais força e empenho (leva em média 1h cada trecho e é altamente recomendado ir de tênis), como alternativa bem mais tranquila dá para fazer uma trilha curta e bem fácil de acesso ao Mirante 360°.
A vista é muito próxima ao do Morro do Macaco, com a diferença de que no 360° paga-se entrada de 10 reais por pessoa (era esse preço quando fomos, em 2018).
Como a gente estava à caça do sol kkkk... achamos melhor não perder horas para fazer o mirante do Morro do Macaco e preferimos otimizar nosso tempo (e o sol que estava finalmente brilhando), fazendo esse Mirante do 360° para depois conhecer a Praia da Tainha que fica bem perto dele.
A estrada para chegar ao início da trilha é ruim, de chão e, após chuva, recomenda-se ter cuidado. Não tivemos problemas, porém um carro com pouca potência pode ter dificuldade em vencer as ladeiras mais íngremes de acesso principalmente à Praia da Tainha.
A estrada para chegar ao início da trilha é ruim, de chão e, após chuva, recomenda-se ter cuidado. Não tivemos problemas, porém um carro com pouca potência pode ter dificuldade em vencer as ladeiras mais íngremes de acesso principalmente à Praia da Tainha.
A vista do Mirante 360° é voltada para as Praias de Canto Grande de Dentro e de Fora, Praia de Mariscal, Morrinhos e Zimbros.
Achei bem legal ter essa perspectiva de uma das penínsulas que formam Bombinhas e também poder observar as "fazendas" de ostras e mariscos ao longo da Canto Grande de Dentro. Como a trilha é fácil e rápida, achei que super valeu a pena.
Portanto, para a gente que não queria "desperdiçar" as poucas horas de sol firme fazendo trilhas, ter como opção esse Mirante 360° veio bem a calhar! Super curtimos!
O lugar é bem cuidado, com algumas facilidades para subir como escadas de madeira e corrimões de apoio, o que possibilita acesso a todas as idades. Aos mais aventureiros que desejem emoção, tem uma tirolesa lá no alto também!!
Após contemplarmos a vista do Mirante 360º, seguimos de carro até a Praia da Tainha, considerada por muitos como uma das mais bonitas de Bombinhas.
O acesso a ela pode ser por trilha ou de carro. Nós optamos pelo carro, mas advirto que a estrada não é das melhores, especialmente para quem tem pena de colocar o carro em estrada de chão... algumas ladeiras são bem íngremes. Vá com cuidado e evite se tiver chovido muito.
Demos sorte de pegar sol na Praia da Tainha, o que torna a experiência muito melhor. Porém, como nem tudo são flores, o vento estava sinixxxtro e desanimamos a dar um tibum.
Por outro lado, como a praia conta com boa infraestrutura de bares (banheiros), vale passar um tempinho, tomar uns drinks e comer uns petiscos, ainda que você não queira banhar-se.
Também recomendo caminhar pela areia e subir nas pedras. Nós subimos nas pedras do canto direito da praia e conseguimos fazer belos registros de lá.
Na saída, ainda paramos no Restaurante Mirante do Sol, de onde se pode ter mais uma vista deslumbrante da região. Imagino que ver o pôr do sol dali deve ser um espetáculo também.
Na saída, ainda paramos no Restaurante Mirante do Sol, de onde se pode ter mais uma vista deslumbrante da região. Imagino que ver o pôr do sol dali deve ser um espetáculo também.
Praia de Canto Grande (Mar de Dentro), Morrinhos e Zimbros
Nós vimos as praias de Canto Grande (Mar de Dentro), Morrinhos e Zimbros do alto do Mirante 360º. Mas quando fomos até Zimbros para comer uma das moquecas de camarões mais deliciosas que já experimentei no restaurante Berro d'Água (vejam abaixo a lista dos restaurantes que visitamos na região), paramos um pouco nas praias para ver como era a estrutura.
São Praias de areia mais escura e mar bem rasinho, daqueles que parecem que temos que caminhar muito para afundar um pouco. Ótimo para crianças. Havia muitos barquinhos na região e um Trapiche na Praia de Canto Grande de Dentro onde embarcam as pessoas.
Confesso que não curti muito as praias, mas não as vi de perto num dia muito bonito de sol. O que reparei é que se trata de uma região bem residencial, com muitas casas, várias que beiram o mar e achei estranho ter postes e fios de luz e telefone na areia, o que tira um pouco do charme rústico do lugar.
Praia do Estaleiro, em Porto Belo
Sobre um dia perfeito de sol no paraíso! Agora sim... com sol, do jeito que a gente merecia durante os 5 dias em Bombinhas! Mas como São Pedro gosta de judiar da gente, deixou o solzão bonito para o último dia só para gente ficar com gostinho de quero mais e voltar lá.
A Praia do Estaleiro, na verdade, fica no município vizinho de Porto Belo.
Mas é tão pertinho de Bombinhas que dá para encaixar aqui como praia de Bombinhas (não é, tá? kkkk... pertence a Porto Belo, mas fica ao lado... tão perto que os passeios de saveiro/escuna que saem de Bombinhas vão até lá em Porto Belo também... e vice versa).
Sem trânsito, de carro, são uns 30 minutos entre Bombinhas e Estaleiro. O problema é que basicamente só há uma estrada para chegar na Praia do Estaleiro que é bem estreita e sujeita a engarrafamentos. Minha dica é: vá beeeeem cedo ou evite feriados.
Que Bombinhas me perdoe (sei que essa matéria, inclusive, é um Guia/Roteiro de Bombinhas) mas meu coração foi arrebatado pela Praia do Estaleiro! Provavelmente foi a que eu mais amei!
Ok Ok que ter o sol ali brilhando forte contribuiu muito no meu julgamento, assim como ter a companhia de primos do Julio que nos encontraram neste dia, mas a verdade é que as fotos não mentem e vocês verão como essa praia é realmente lindíssima.
De todos os ângulos, com drone, com celular, com a Canon... ela é bem do jeito que curto: mar azul turquesa, de águas cristalinas e mansas, com temperatura fresca da água, cercado de natureza e muito verde... como não se apaixonar por ela, hein? Amor à primeira vista!!!
Para quem não viu nossas postagens no Instagram, confiram as fotos e vídeos na tag #carnabombinhasapv18 (clique aqui)
Olá Lily! Adorei as dicas. Em março viajarei para lá e vou tentar seguir seu roteiro. Parabéns pelo Blog 👏👏👏
ResponderExcluirOlá, tudo bom? Fico feliz por saber que nos achou! Venha sempre se inspirar aqui conosco. Torcendo para que sua viagem seja linda!
ExcluirAbraços,
Lily
Oi Lily, adorei as dicas! Irei pra Bombinhas em novembro e certamente tentarei mas seguir a maioria. Mas tb amei seus maiôs! Vc pode dar a dica de onde comprou? Bj
ResponderExcluirQue bom que gostou! Tomara que seja uma viagem linda e dê tudo certo! Puxa, quanto aos bodies, foram confeccionados por uma costureira que não faz mais... uma peninha, né?
ExcluirBeijo grande
Show. Gostei muito da matéria, já fui lá e você descreveu tudo muito bem. Parabéns
ResponderExcluirQue bom que gostou! Muito obrigada! Seja sempre bem vindo aqui no blog.
ExcluirOlá lily
ResponderExcluirÓtimas colocações bem detalhadas.
Bombinhas é bonita com tempo nublado e linda com sol.
Tanto é que em março passado eu e namorada viemos veranear em Bombinhas e em agosto compramos um residencial.
Estamos morando aqui.
Residencial Recanto Fit
Em Bombas.
Sempre que possível retornem
Uauuuu!!! Vocês gostaram mesmo mesmo, hein? Parabéns! Certamente um ótimo lugar para se viver em paz e em contato com a natureza! Abraços e curtam muito esse paraíso!
Excluir