04 julho 2016

Calavera Kitchen & Bar completa 1 Ano, em Botafogo

Vocês sabem que nós já estivemos no Calavera Kitchen & Bar no ano passado, mais precisamente final de agosto de 2015, pouco tempo depois de a casa ter sido inaugurada, na transição entre os bairros de Botafogo e Humaitá, vocês se lembram? Se não se lembram, não tem problema, basta CLICAR AQUI e reler a matéria que fizemos de quando lá estivemos.



Fomos muito bem recebidos naquela ocasião pelo Rodrigo, um dos donos, que nos contou sobre suas inspirações até chegar na concepção do Calavera. Nunca vamos nos esquecer de quando ele nos contou que uma das grades válvulas propulsoras foi justamente quando ele participou de uma Oktoberfest em Blumenau e se apaixonou pelo universo cervejeiro, voltando para casa cheio de ideias, fazendo cursos e conhecimentos sobre as cervejas gourmets e artesanais.

Mal sabe ele que depois dessa conversa, nós ficamos tão empolgados que acabamos indo também para a Oktoberfest em Blumenau logo depois (em outubro em 2015 - CLIQUE AQUI e leia a matéria completa sobre a nossa ida à Oktoberfest de  Blumenau). Ou seja, quando eu digo que a troca que temos é enorme e o aprendizado é constante, isso é a pura verdade. Quem diria que a gente sairia do Calavera em agosto do ano passado e planejaríamos, meio de de última hora, uma viagem para Blumenau?

Vejam outras matérias que já publicamos sobre o Calavera Kitchen & Bar:

- Novidades no Cardápio do Calavera para o Verão Carioca

- Onde comemorar o St. Patrick's Day no Rio de Janeiro

- Ipa Day, no Rio de Janeiro



E foi com muita alegria que a gente retornou mais uma vez a convite do Calavera, na semana passada, para conhecermos as novidades do seu cardápio de comemoração do seu 1º aniversário! A casa completou 1 ano de funcionamento no dia 25 de junho de 2016 e, para comemorar, o chef Wellington Gonçalves preparou duas receitas que ficaram em cartaz apenas por uma semana, do dia 25 de junho a 2 de julho, além de fazer voltar ao cardápio um burger especial que lançou no Dia do Hambúrger.



Puxa, eles fazem isso de maldade com a gente, viu? Porque são tão deliciosos que tinha que ficar para sempre no cardápio rsrs... Sério, eu já avisei para eles que lançarei campanhas para eles tornarem fixos do cardápio a Acerola Ribs, Os Coxinhas e o SmokeBurger! hahahah... como vamos viver agora sem eles??



Então, corremos ao Calavera antes de retirassem do cardápio, e experimentamos essas delícias!

Começamos, na verdade, com nenhum desses, mas sim com o Croquete de Palmito Pupunha, servido com mostarda da casa (R$21,00), que não havia no cardápio quando estivemos na casa no ano passado e foi uma novidade para a gente.



Olha, muito gostoso, viu? Foi a primeira vez na minha vida que provei um croquete de palmito. Ele não leva queijo, embora até pareça ter um pouco na massa. Consistência ótima, crocância externa muito boa também e super saboroso. Aprovadíssimo por nós!



Para brindarmos, nós iniciamos os trabalhos da noite, na companhia da amiga Di, do blog e instagram Histórias da Di, e sua amiga Carol, e experimentamos as cervejas Weiss, Vienna e Pilsen da Röter, exatamente nessa ordem.




A casa tem 3 chopeiras e prioriza marcas artesanais, gourmets ou internacionais. O rodízio pode ser semanal ou  não... na verdade, não há uma periodicidade certa. Quando acaba um chope, é reposto por outro. Apesar da variedade e rodízio, sempre há na casa um chope Pilsen!

Gostei muiiiiiiiiiito mesmo dos chopes Weiss e Vienna. Weiss é bem apropriado para mulheres e o Vienna tinha um amargor maior, mais encorpado e até mesmo sua coloração, para cobre, era mais denso.



Então passamos para o Acerola Ribs: costela suína muito bem preparada, que estava com um ponto mais que perfeito, simplesmente desmanchando na boca de tão macio, suculenta, servida com molho barbecue de acerola, feito na casa, com chips de mandioca!



Maravilhoso!! A carne estava irretocavelmente incrível! Só não gostamos muito do chips que vieram frios e meio gordurosos.

Na sequência desta noite linda, eu pedi ao Luiz, gerente da casa que nos recebeu, que servisse para a gente um dos petiscos mais interessantes que já comi até hoje: Dedinhos de Bruxa!



Quando estive na casa em agosto de 2015, Rodrigo me desafiou a comer os Dedinhos de Bruxa, que nada mais são do que quiabos empanados, molho de pimenta glam e molho picante de tucupi. 

Aceitei o desafio e não me arrependi! Tanto que, retornando na semana passada, pedi novamente o petisco para que Di e Carol pudesse provar também, já que acho super diferente e, principalmente, adorei a criatividade do chef em chamar o petisco de Dedinhos de Bruxa porque realmente me fez lembrar aquelas bruxas más dos desenhos de antigamente. 



Elas também aprovaram os dedinhos! Portanto, se você for como eu que não gosta de quiabo e tem certo preconceito, no Calavera Kitchen & Bar será uma boa oportunidade de quebrar esse estereótipo do pobre do quiabo e ver que ele pode ser gostoso sim!

Ainda, porque a noite não tinha acabado e a grande estrela ainda estava por chegar, finalmente foi-nos servido o tão esperado prato da noite: SMOKEBURGER!



O que vocês acham de um Burger feito com maionese de carvão, blend de carne da casa, agrião, queijo serra da canastra, compota de cebolas e flocos de bacon, servidos no pão negro Kuru e acompanhados de batatas chips da casa? Que dó que ele só ficou até o último sábado, dia 02/7!! Gente, vocês precisam trazer o Smokeburger de volta para o cardápio kkkk... por favor!!


Você sabia que o kuru é a cinza do Bambu? Super diferente, não é mesmo? E eu Só digo uma coisa: É MUITO BOM! 



O pão foi uma grata surpresa, primeiro porque eu nunca poderia imaginar que um pão seria feito de cinzas de bambu. Segundo, porque era gostoso e a cor negra é muito interessante.

A apresentação dos pratos, de todos da casa, é um algo a mais que torna a experiência ainda mais completa.

As batatas que acompanharam os burgers estavam excelentes: crocantes, quentinhas e sequinhas! Acho que nossa reclamação sobre as batatas que foram servidas com o Ribs funcionou porque eles capricharam bastante nestas.

Calma aí que não havíamos terminado, viu? Após o Smokeburger, ainda degustamos Os Coxinhas, que nada mais são do que as tradicionais, clássicas e amadas coxinhas de galinha. Como assim que não tem nada de diferente? Claro que tem! Não são coxinhas comuns, mas podemos dizer que são coxinhas gourmets, sendo uma recheada de frango ao curry, outra que era de frango com requeijão de ervas e outra de frango com pequi, acompanhadas de mostarda da casa. 



Adoramos a de frango ao curry! Nossa, que tempero delicioso!! A de frango com pequi, pela originalidade, também curtimos bastante, até porque aqui no Rio de Janeiro não é muito comum encontrar pratos e petiscos feitos com o pequi, que é uma fruta mais comum em regiões do Cerrado. 

Já a de requeijão, nós achamos mais comum. Reparem no tamanho dessas coxinhas!! São bem grandes e perfeitas para dividir. Mais uma campanha que farei para que retornem ao cardápio em definitivo!



No final, pedimos um dos drinks preferidos da minha amiga Di, o Aperol Spritz! Servido em taça bem grande, ele é super refrescante, muito bem preparado, muito bonito também e, o principal, muito gostoso. Nós recomendamos!



Agora sim, para encerrar a noite com chave de ouro, porque vocês já sabem que eu não fico sem sobremesa, nós experimentamos dois clássicos da casa:


- Brülée Embriagado: um delicioso e muito bem feito creme brülée de doce de leite, cerveja bock e servido com touile, que um biscoito crocante fino que tem um formato semelhante a uma telha. Todo mundo adorou! 



- Tartelete de Chocolate e Caramelo Salgado: ficamos muito contentes em experimentar mais uma vez o tartelete, pois tinha sido essa a sobremesa que provamos em agosto de 2015, mas que não havia nos emocionado muito naquela época porque achamos que estava com um pouco de gosto de manteiga. Dessa vez, a casa se superou e nos apresentou uma sobremesa muito bem feita, com consistência perfeita do creme de chocolate e aquele leve toque de caramelo com flor de sal. Ficou realmente incrível e nós ficamos muito felizes em poder provar e em pensar que contribuímos, naquela oportunidade do ano passado, para a melhoria da casa, pois acreditamos muito no potencial do Calavera que está sempre se inovando, buscando agradar seus clientes com um ótimo serviço, um atendimento muito atencioso e gentil.


Bem, e assim foi a nossa noite no Calavera Kitchen & Bar. Parabéns pelo seu Primeiro Aninho de Vida e desejamos que muitos outros venham pela frente, repletos de sucesso e muitas alegrias, pois vocês fazem um excelente trabalho e merecem!




- Serviço:

. Calavera Kitchen & Bar 
. Endereço: Rua Capitão Salomão 14 loja C - Humaitá
. Telefone: 0055 21 3434-5461
. Horário (inclusive em feriados): Seg a Qui, 18h às 0h; Sex e Sab, 18h às 2h; Dom: fechado



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR