04 fevereiro 2016

Quatro Capitais no Nordeste para Fugir da Folia!!

Ontem (quarta feira, 03 de fevereiro), já foi dada a largada oficial no Carnaval 2016 de Salvador com a cerimônia de entrega da Chave da Cidade ao Rei Momo! A folia toma conta do país e os foliões já estão com as fantasias prontas para cair no samba, no axé, no frevo, no maracatu e em muitos outros ritmos que ganham as ruas e passarelas de diversas cidades do Brasil.

Um dos destinos nacionais mais desejados nesta época do ano (e praticamente durante todo o verão) é a Região do Nordeste. Porém, é bem verdade que, se deixar para planejar a viagem em cima da hora, as passagens ficam muito caras, principalmente se for para aproveitar ao máximo o feriado do carnaval, ou seja, indo na sexta véspera de carnaval e retornando na quarta de cinzas.

Tudo o que a gente quer, não é? - Cumbuco / Ceará

Nada mal, hein: Praia, Sol, Caipirinha... Pajuçara / Maceió

No entanto, se você tiver mais flexibilidade nas datas e puder ir no sábado de carnaval à noite ou no domingo, para voltar de quinta a domingo da semana seguinte, é possível que ainda encontre algumas passagens a preços não extorsivos. Vale a pena consultar em sites buscadores de passagens aéreas como o Kayak, Skyscanner, Decolar e Submarino e deixe registrado neles que você quer receber por email as notificações das passagens. Isso facilita bastante!

Agora, se você for planejado como eu, começará a ver os preços das passagens para o carnaval de 2017 assim que elas abrirem para venda (o carnaval de 2017 será de 25/02 - sábado - a 29/02 - quarta de cinzas - e as passagens começam a ser vendidas, em regra, com 10 meses de antecedência. Fique de olho!).

Por outro lado, tem muita gente que nem quer saber do Nordeste nessa época do ano porque acha que todas as capitais fervem com festas. E é super comum a gente ler matérias com esse tema - Destinos para Fugir da Folia do Carnaval - apontando cidades no campo, como Gramado ou Campos do Jordão, hotéis fazenda, capitais menos badaladas, como Curitiba... mas é raro encontrar alguém indicando capitais nordestinas para escapar do agito do carnaval, até porque é super comum generalizar e achar que as festas de Salvador, Recife e Olinda também acontecem em outras capitais.

Mas se você preferir ir para Salvador, também é bom!!

Como vocês sabem, eu tenho a honra de dizer que conheço todos os estados nordestinos. Em alguns, eu já fui pelo menos umas 10 vezes, como no caso da Bahia!

Quer saber o destino nordestino que tem mais a ver com você? Confira aqui:



Vamos então listar as 4 capitais nordestinas onde você poderá aproveitar o feriado de 5 dias para passear sem ter que enfrentar o tumulto do blocos de rua durante o carnaval.


1) Maceió: passei o carnaval de 2013 na capital alagoana e basicamente eu não vi carnaval rsrs... Não era a minha ideia mesmo. Normalmente, eu fujo do Rio durante o carnaval exatamente para aproveitar o feriado para passear com mais tranquilidade.

Maceió bem calminha no carnaval de 2013

Praia do Gunga - passeio de jipe

10 quilos mais magra kkkk... como faço para voltar à forma, hein?

É claro que isso não significa que a cidade estivesse vazia. Tinha sim bastante movimento, normal e esperado por ser verão e feriado, mas sem tumulto nem bagunça pelas ruas.

Pudemos curtir 5 dias inteiros e fomos a Maragogi, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Praia do Gunga e Barra de São Miguel.

Eu já havia passeado pela região em 2007 e 2009, ocasiões em que pude passar também por Japaratinga, Carro Quebrado, Praia do Francês e Dunas de Marapé.

Conclusão: um excelente destino para curtir as praias sem a bagunça dos blocos e desfiles.

São Miguel dos Milagres

Paripueira

Se quiser ver um pouco do carnaval, que não costuma acontecer na orla, mas sim para dentro da cidade, os blocos mais tradicionais são: Pinto da Madrugada, Turma da Rolinha, Jaraguá é o Bicho e As Pecinhas de Maceió.

Veja aqui as matérias já publicadas sobre o local:



2) Aracaju: não passei carnaval por lá, mas sei que esse não é o seu forte. Pelo contrário, o fervo lá acontece mais no pré carnaval, em festivais de verão, e nas micaretas fora de época.

A Terra do Caranguejo

Mangue Seco, na Bahia, bem perto de Aracaju e ótima opção de passeio

Aproveite para conhecer a Praia do Saco, a Foz do Rio São Francisco que faz a divisa natural entre Sergipe e Alagoas, o Cânion do São Francisco (ou do Xingó), as dunas do norte da Bahia, onde foram gravadas cenas de Tieta, na cidade de Mangue Seco.

Se quiser ver um pouco do carnaval, terá que se deslocar para os bairros Cirugia, Suissa e Getúlio Vargas e procurar o Bloco do Rasgadinho. A folia fica longe da orla do Atalaia.

Eterno mascote do Blog ... Praia do Saco

Foz do Rio São Francisco

Conclusão: esse é um destino onde eu iria no carnaval para passear e fugir da bagunça.

Obs.: por conta dos fortes temporais que assolaram o estado do Sergipe em janeiro de 2016, a estrada "Rota do Sertão", que é a principal que leva à cidade de Canindé do São Francisco, de onde saem os passeios de barco para o Cânion do Xingó, esteve interditada por vários dias. Vale a pena conferir se já foi liberada e em qual estado se encontra antes de planejar um passeio para lá.

Veja aqui as matérias já publicadas sobre a região:



3) Fortaleza: já passei carnaval lá em 2006 e tinha nada, nadica de nada nem para fazer a gente lembrar que era carnaval!



A cidade estava muito vazia e os festejos do Momo concentravam-se na região de Beberibe, onde fica a grande atração turística de Morro Branco e suas areias naturalmente coloridas.

Mas 10 anos já se passaram e, fazendo minhas pesquisas na internet, encontrei a programação de blocos de Fortaleza que se concentram em pontos específicos, como a Avenida Domingos Olímpio (onde ocorrem os desfiles de maracatus e escolas de samba), Dragão do Mar, Bar da Mocinha, Praça do Ferreira e  Aterrinho da Praia de Iracema.

Ok! Talvez não seja este o local ideal para quem deseja fazer um retiro espiritual durante o carnaval. Talvez também não seja o mais perfeito para escapar da bagunça das ruas, principalmente se a hospedagem for na Praia de Iracema (onde acontecem shows e apresentações de DJ no palco).

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

Porém, percebam que Fortaleza deve ter algo em torno de 50 blocos de rua que saem antes do carnaval, durante o mês de janeiro (contei na internet neste site aqui), enquanto o Rio de Janeiro tem 505 blocos registrados pela Prefeitura, esse ano de 2016. Fora que a programação encontrada para o período do carnaval não traz muitos blocos, o que me leva a concluir que o agito por lá seja mais intenso mesmo no pré carnaval do que durante o carnaval.

Logo, pensando por este lado, dá até para dizer que aqueles que quiserem escapar do tumulto de ruas lotadas, interditadas, sujas, repletas de bêbados e, infelizmente, cheia de pivetes, cenário comum no Rio de Janeiro, se optarem por Fortaleza e ficarem longe de Iracema, vai poder curtir um carnaval bem mais tranquilo.

Cumbuco

Lagoinha

Eu - Lily - já estive em Fortaleza por 3 vezes (2006 para o carnaval, 2009 para o réveillon e 2014, em abril, para passear). Neste caso, indico aos não foliões, como local de hospedagem, que foquem nas praias de Meireles, Mucuripe ou do Futuro. 

Conclusão: ainda dá para considerar a capital cearense como destino de fuga do carnaval. Basta saber onde se concentram os blocos e ficar hospedado longe deles ou, melhor ainda, fazer como eu fiz em 2012, quando eu passeio o carnaval em Jericoacoara e foi ótimo para escapar da folia. 

duna do pôr do sol, em Jeri

Pedra Furada, Jeri

Confiram aqui as matérias já publicadas:





4) João Pessoa: por fim, mas não menos importante, a capital paraibana, onde eu passei o carnaval de 2009 e, também, não vi o carnaval por lá. 

Até existe um famoso, antigo e tradicional bloco de carnaval das Muriçocas do Miramar, que desfila pela cidade e vai até a orla. Só que ele sai antes do carnaval e, quando eu lá cheguei, só vi mesmo o standarte da Muriçoca rsrs... 

Litoral Sul - Conde

Coqueirinho

Em tempos de dengue, chikungunha e zyka vírus, esse bloco aí da Muriçoca está bem sugestivo, não acham?

O fervo mesmo em João Pessoa ocorre nas prévias do carnaval, quando saem os blocos e arrastões. Mas tem também o Carnaval Tradição, que acontece durante o período mesmo do carnaval, com apresentações e desfiles na Avenida Duarte da Silveira de tribos indígenas, escolas de samba, orquestras e troças. 

João Pessoa

No interior, em Cajazeiras, haverá um palco com shows para animar os foliões!

Conclusão: João Pessoa é uma ótima opção para ter um carnaval tranquilo e ainda poder aproveitar bastante o litoral paraibano (quando eu fui, em 2009, me disseram que as festas rolavam em Cabedelo... mas não encontrei nada sobre isso na internet fazendo uma pesquisa atual). Aproveite para curtir muito o litoral sul, o mais bonito, e passear pelas praias de Tambaba, Tabatinga, Coqueirinho, Bela, dentre outras!

Tambaba

Vejam aqui os posts já publicados sobre João Pessoa e Paraíba:



Obs: Nataltambém nunca estive lá no carnaval, mas sim em outros meses. Pelo que consultei na internet, a programação para o carnaval potiguar está até bem extensa. Mais do que eu imaginava. Então, se você quer ir para aquelas bandas, mas quer fugir da folia, considere ir para Barra do Punaú, São Miguel do Gostoso ou Galinhos.

Em Natal, a folia de carnaval fica concentrada mais em Ponta Negra, Redinha, Ribeira, Rocas e Centro Histórico, com shows todos os dias na Praia de Ponta Negra. 

Praia do Cotovelo

Genipabu

Confira aqui a programação para o Carnaval de Rua de Natal 2016, que contará com shows na Praia de Ponta Negra de Alceu Valença, Moraes Moreira, Monobloco, Elba Ramalho e Neguinho da Beija Flor (veja aqui informações dos shows)

Essa é uma boa oportunidade porque, com 5 dias inteiros (ou mais, se você puder emendar as quinta e a sexta após o carnaval), você terá tempo de sobra para curtir bastante o litoral potiguar.

Conclusão: dá para descansar bastante e curtir as praias mais afastadas do agito. O agito fica em Natal e Pipa (sul to estado). Priorize as praias do norte, como Barra do Punaú, Galinhos e São Miguel do Gostoso.

Indico o portal Natal Praias para vocês organizarem sua viagem e montarem seus roteiros de passeios! 

. Passeios em Natal: clique aqui

. Passeios pelo Rio Grande do Norte: clique aqui

. Passeio para Maracajaú: clique aqui

. O que fazer em Natal: clique aqui

Confiram os posts já publicados sobre Natal e Rio Grande do Norte:







E vocês, para onde vão? Ainda dá tempo de programar o carnaval!!! Não desanimem =))

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Aracaju, sempre um encantora... elencamos aqui algumas dicas para: O que Fazer em Aracaju.

    ResponderExcluir
  3. Aracaju foi uma grata surpresa! Adoramos a orla... os caranguejos e guaiamuns... que cidade encantadora!
    Abraços,
    Lily

    ResponderExcluir
  4. Eu amo Aracaju e recomendo muito para as pessoas que gostam de conhecer lugares maravilhosos que façam uma viagem para lá. Valeu, artigo show de bola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aracaju é tudo de bom! Que bom que gostou da matéria.
      Seja sempre bem vindo ao Apaixonados por Viagens.
      Abraços,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR