12 fevereiro 2015

Europa: Viaje de Trem!! As vantagens da Rail Europe, dicas e cuidados!

Em abril de 2013, eu percorri 6 países pela Europa, passando por 16 cidades: Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Suíça e Alemanha (estou devendo vários posts dessa viagem... eu sei!! Pretendo em breve colocar isso em dia, viu??)

Apenas um deslocamento interno foi feito de avião. Todos os outros, entre cidades e países, foram feitos de trem! Adoro viajar de trem pela Europa! Acho um charme!

E eu optei pela segurança de comprar antecipadamente com a Rail Europe

Observação: Diante das inúmeras reclamações apontadas nos Comentários deste post pela queda na qualidade de prestação de serviço pelo sita da Rail Europe, principalmente em relação à comunicação com eles em caso de problemas a serem resolvidos, resolvi atualizar este post (em abril de 2018) para deixar esse alerta a todos.

Em primeiro lugar, destacarei aqui algumas formas de contato com a Rail Europe:

* Telefones:
. 0800 8923012
. 54 11 43420455

* Email:
. fulfillment@raileurope.com.br
. contact-us@raileurope.com.br
. orders@raileurope.com.br??

* No Site: http://www.raileurope.com.br/spip.php?page=contact

Infelizmente, a última vez que usei os serviços da RailEurope foi em 2013. Apesar de ter retornado a Europa em outras ocasiões, não comprei mais via RailEurope. É triste observar que o serviço deles parece ter caído assim dessa forma. Agradeço sempre a todos que vem aqui deixar seu feedback e contar a sua experiência, ainda que ruim. Isso é importante e fica sempre o alerta aqui para o pessoal.

Além disso, deixo aqui um texto do site Viaje na Viagem, do Ricardo Freire, em que ele fez um comparativo entre comprar via RailEurope ou diretamente nos sites nacionais das ferrovias europeias - CLIQUE AQUI. A conclusão foi no sentido de que comprar diretamente com as companhias ferroviárias nacionais ainda pode ser mais vantajoso. Especialmente se você começar a fazer sua pesquisa com pelo menos 100 dias de antecedência da viagem, quando você encontrará as melhores tarifas (até uns 90 dias de antecedência). Mas é bom sempre pesquisar as duas alternativas, levando a simulação de compra até a última página antes de fechar a compra para saber o valor final com todas as taxas e poder comparar se vale a pena comprar no site da companhia ferroviária ou no site da RailEurope em português. No final das contas, a grande vantagem da RailEurope é poder oferecer um site mais compreensível em português.

Para comparar, use os seguintes sites:

- Espanha: Renfe

- Áustria: ÖBB - clique aqui e veja nossa experiência de trem na Áustria

- Alemanha: DB Bahn

- França: SNCF

- Itália: Trenitalia

- Portugal: CP

- Paris x Londres: Eurostar 

Como sugestão, após ler alguns comentários positivos, fica também a dica do site da EURAIL (clique aqui), caso desejem comparar. Eu nunca usei, mas pode ser uma boa alternativa aos problemas que a RailEurope vem apresentando. 

Estação de Colônia, na Alemanha (abril de 2013)

1) Pude comprar aqui do Brasil e recebi todos os bilhetes em minha casa uma semana antes de viajar!! E o site tem versão em português... muito fácil para entender e comprar!

2) Tirei minhas dúvidas por telefone e por e-mail com a equipe da Rail Europe (0800 8923012)

3) Alguns dos bilhetes eram open tickets, ou seja, válidos por 1 mês a partir da data agendada e eu poderia usar no dia e no horário que eu quisesse. A vantagem é poder reprogramar algo diante de um imprevisto, por exemplo. A desvantagem é não ter assento reservado.

4) É muito comum ter que pagar uma taxa extra pela reserva de assentos. Fique atento a isso na hora de comprar seu bilhete!

Eu gostei bastante do serviço da Rail Europe que foi simplesmente perfeito no meu caso. Considerando que viajei com meus pais, eu precisava ter essa segurança e certeza e minimizar os imprevistos de, de repente, não ter a passagem para aquele dia, caso eu deixasse para comprar na hora.

É claro que comprar uma passagem na hora pode ser muito mais barato! Há sim promoções feitas no dia. Agora, são riscos que o viajante aceita ou não. Da mesma forma que a passagem pode ser bem mais barata, ela pode ser bem mais cara ou pode simplesmente já ter acabado.

Veja mais dicas sobre viajar de Trem pela Europa na matéria já publicada aqui no Blog: Viaje de Trem pela Europa!

E tem novidade da Rail Europe para nós!! Vejam só?


Rail Europe

Rail Europe anuncia lançamento do novo website
Maior empresa de distribuição de bilhetes e passes de trens europeus reformula página da internet para melhorar experiência de usuários

A Rail Europe, líder mundial na distribuição de bilhetes e passes de trens europeus, acaba de renovar seu website (www.raileurope.com.br). Com visual mais moderno e maior facilidade de navegação, a página traz ainda informações simplificadas sobre os produtos comercializados e novas ferramentas para planejar a viagem. 

Segundo María Corinaldesi, gerente regional da Rail Europe para a América do Sul, as implantações visam a demonstrar o total comprometimento e preocupação com os clientes. “Analisamos as sugestões de nossos usuários para executar esta remodelação e, com uma plataforma mais objetiva e eficiente, alcançaremos ainda mais turistas ao redor do mundo”, afirma. 

O novo design exibe recursos que permitem uma experiência ainda mais agradável aos usuários durante suas compras, com fácil acesso às informações sobre os bilhetes, passes e destinos. Também apresenta ferramentas úteis de planejamento, como o Rail Map, o Fórum de Viagem,  o FAQs e conteúdos mais inspiradores com foco na qualidade de imagens e guias completos das cidades. 

Além de poder explorar as diferentes maneiras de alcançar seus destinos preferidos, os viajantes ainda poderão receber recomendações de produtos baseados em suas necessidades e acessar novas ferramentas para planejamento de roteiros.

“Nosso objetivo é inspirar nosso cliente a realizar seus planos de viagens, oferecendo um processo simples de reserva, fotos e guias dos destinos, bem como recursos que se tornam um diferencial para que ele encontre o que realmente está buscando”, conclui Corinaldesi. A Rail Europe já opera seu novo site com reservas em tempo real em mais de 36 países pelo mundo. 
Sobre a Rail Europe 
A Rail Europe é líder na distribuição de tickets e passes de trem no mundo. A empresa realiza a vendas de seus produtos por meio de uma rede de agentes credenciados (GSA – General Sales Agents) e diretamente pela internet, com website local (configurado no idioma do viajante). Para mais informações sobre a companhia e seus produtos ou compra de bilhetes, consulte um agente de viagens ou o site www.raileurope.com.br

** VANTAGENS PARA VIAJAR DE TREM PELA EUROPA:

* Uma viagem bem mais agradável, com um visual 99% do tempo de tirar o fôlego!

* Trens na Europa costumam ser muito pontuais (os da Alemanha e Suíça eram incrivelmente pontuais... os da Itália, às vezes, pecavam um pouco pela pontualidade).

* Assentos confortáveis na maior parte das vezes.

* Costuma ser mais econômico do que passagens aéreas e as estações de trem na Europa são muito centrais, bem localizadas.

* Se o deslocamento entre cidades ou países for de até 3 / 4 horas, nem pense em ir de avião. VÁ DE TREM! Só o tempo que se gasta indo para o aeroporto, que praticamente sempre fica afastado da cidade, a necessidade de chegar pelo menos 1 hora antes do voo, depois o tempo que se gasta com desembarque etc etc etc ... Viajando de trem é bem melhor e não se perde tanto tempo!!! 

* A maioria dos trens europeus contem com ótima infraestrutura de bar, serviço de bordo e banheiros, além de maleiros para colocar sua bagagem.

ATENÇÃO: SE VIAJAR DE TREM COM BAGAGEM, FIQUE ESPERTO E DE OLHO NELA! Ou faça como eu: comprei correntes grossas (tipo aquelas de bicicletas, sabem?) e amarrei a mala todinha na grade do maleiro para dificultar qualquer tipo de furto.

Infelizmente, na Europa isso também pode acontecer: furtos dentro dos trens! Principalmente porque os Europeus vivem em uma sociedade bem diferente da nossa, mais baseada na confiança do que na desconfiança, que acabam sendo vítimas fáceis de furtos!

E, mesmo os brasileiros, conhecidos por ser espertos, muitas vezes são alvos fáceis também porque, quando viajam, acabam relaxando e achando que isso só acontece no Brasil! Portanto, tenham atenção. Melhor prevenir do que remediar, certo? E muito cuidado com documentos! Deixe sempre seus documentos com você, de preferência, junto ao corpo com doleira!

** ALGUMAS DÚVIDAS COMUNS:

- Sobre reservas incluídas e não incluídas:

Reserva não incluída significa que é uma linha feita por trens regionais. Nestes trens, somente é vendido o bilhete em aberto sem horário, com uma data de validade de 1 mês (válido para utilizar o bilhete) ou com o horário 00:00. Em geral, embarca sem problemas no horário visto pelo site, no entanto, caso o trem esteja lotado, pode ter que tomar o trem seguinte. A frequência destes trens é em média de 40 em 40 minutos.

Reserva incluída significa que é um trem de alta velocidade. Nestas linhas, o trem exige a reserva de assento que é automaticamente marcada pelo site, da mesma forma nos trens noturnos e panorâmicos.

Sobre o lugar de assento no trem, eles são automaticamente marcados pelo sistema no caso dos trechos que possuem RESERVA INCLUIDA. Geralmente, o sistema marca juntos dependendo da disponibilidade, se comprados mais de um bilhete ao mesmo tempo. Todavia, se forem emitidos em assentos separados, é possível depois alterar os assentos na estação, se quiser, dias antes ou no mesmo dia do embarque.

Normalmente, as reservas estão abertas entre 30 e 90 dias antes da data de saída do trem. Caso não apareça, significa que o trem ainda não está habilitado para as reservas. Assim, é possível simular para datas atuais e ter uma ideia de valores e horários. Agora, se mesmo dessa forma não aparecer trem algum, significa que não há trens diretos e o melhor é simular com um mapa as conexões com cidades próximas até seu destino.

Também se pode fazer as reservas dos assentos nas estações, diretamente  nas bilheterias, estando sujeito a tarifa e disponibilidade do dia.

Após a compra, o bilhete é enviado no dia seguinte útil. O prazo de entrega dos bilhetes é de até 3 dias úteis.

  1. Respostas
    1. Oi Anaaaaa!
      Que legal seus comentários! Obrigada!
      Beijinhos,
      Lily

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  2. Prezada Lily, gostaria de compartilhar com você e com seus leitores a minha péssima experiência com a Rail Europe.
    Em setembro de 2015, meu namorado e eu fizemos uma viagem pela Europa. Visitamos Itália e Áustria, e os deslocamentos entre estes dois países foram feitos de trem. Os bilhetes de trem foram adquiridos na agência Rail Europe e emitidos aqui no Brasil, através do site “www.raileurope.com.br”.
    Para retornar ao Brasil, tomaríamos um trem partindo da Aústria para a Itália, passando pela Suíça. Chegaríamos a Milão, de onde embarcaríamos num vôo de volta para o Brasil. Entretanto, no trecho de trem entre a Áustria e a Suíça, houve um atraso de 4 (quatro) horas, e este atraso nos fez perder nossa conexão de trem entre a Suíça e a Itália, bem como o nosso vôo de volta para o Brasil.
    Acreditávamos que, em virtude do atraso, a companhia de trem se encarregaria de nos providenciar outras formas de conexão para Milão (seja via férrea ou via aérea), entretanto nenhuma alternativa foi apresentada. Pelo contrário, chegamos a ouvir de funcionários da companhia que esse tipo de prejuízo deveria ser solucionado por nosso seguro de viagens (nós até havíamos contratado um seguro de viagens, ocorre que a cobertura só incluía atrasos de vôos).
    Ao perceber que a companhia férrea nada faria para nos auxiliar, não restou outra alternativa senão comprar novas passagens aéreas de volta para o Brasil. Nossas despesas com o vôo emergencial ficaram em torno de R$ 6.000,00 (seis mil reais) por pessoa, ou seja, nossa despesa extraordinária total ficou em torno de R$ 12.000,00 (doze mil reais). A única coisa que nos tranquilizava era a perspectiva de poder reaver nosso prejuízo chegando ao Brasil. Pensávamos que, na remota hipótese de a companhia se recusar a nos reembolsar após uma negociação amigável, restaria a via judicial.
    Para nossa decepção, após trocarmos alguns e-mails com a Rail Europe, recebemos a resposta de que não seríamos reembolsados. Foi então que decidimos procurar um advogado para ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível, com um pedido de indenização por danos materiais e morais. Nova decepção: nosso advogado apurou que, apesar de o site da Rail Europe estar escrito em português e possuir domínio no Brasil (.com.br), a agência não tem filial ou escritório em nosso país.
    O escritório da Rail Europe mais próximo ao Brasil situa-se em Buenos Aires, na Argentina. Isso significa que, para mover uma ação contra a companhia, não podemos nos valer dos Juizados Especiais Cíveis, onde os processos são isentos de custas na primeira instância. Se quisermos recuperar nosso prejuízo, teremos novas e vultosas despesas para dar entrada na ação em uma Vara Cível e solicitar que a Rail Europe seja citada através de uma Carta Rogatória (documento através do qual um juiz brasileiro solicita a um juiz de outro país que comunique ao réu sobre a existência de um processo e o prazo para apresentar defesa).
    Ou seja, a Rail Europe disponibiliza um site em português, facilita as compras através de cartões de crédito mas, por não possuir filial ou escritório no Brasil, não se sujeita às nossas leis de proteção ao consumidor.

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    1. Olá, Tatiana
      Puxa, que droga tudo isso!
      Primeiro, pensar em um atraso assim de trem na Europa é algo quase que inconcebível! Eu m mesma nunca tive essa experiência.
      Sobre a RailEurope, muito bom você deixar esse seu alerta. Eu também não sabia dessa questão do escritório e é importante mesmo saber.
      Lamento muito pelo que aconteceu com você.
      Mas espero que as lembranças da viagem, os momentos vividos e o aprendizado absorvido superem todo esse desgaste e que essa situação chata não a desanime de seguir viajando!
      Beijos,
      Lily

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    2. Exatamente por isso que devemos planejar nossa chegada na cidade ou no aeroporto o mais adiantado possível, para superar possíveis imprevistos durante a viagem.
      Eu planejo sempre chegar horas e horas adiantado no aeroporto, pois prefiro esperar algumas horas, que perder o voo e pagar por uma remarcação absurdamente cara e depois ficar lamentando pelo ocorrido, quiçá achar que a viagem foi ruim por conta do empecilho.

      Fica um alerta mais válido, chegue bem adiantado na cidade/aeroporto.

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    3. Eu já viajei muito de trem. Agora mesmo, tem duas semanas que voltamos da Europa, e andamos muito de trem. Não tivemos problemas. Mas pode ter sido azar também, como aconteceu com meu voo com a Alitalia, que atrasou 5horas na ida. Por sorte, não perdi a conexão, mas muitos perdaram. Aí não adianta chegar com 3 horas de antecedência no aeroporto. Foi azar no meu caso ... não tinha o que fazer.

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  3. Olá, comprei bilhetes de trens pela raileurope.com.br e quando fui imprimir os mesmos, faltava o item IMPRIMIR BILHETES, como vou imprimir meus bilhetes se não consta este item para imprimi-los? Não consigo falar com ninguém da raileurope para solicitar os bilhetes que comprei. Me ajudem. Obrigada

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    1. Olá! Quando eu comprei, eu recebi em casa os bilhetes. Isso foi em 2013. Você já tentou o telefone? Esse número 0800 8923012 funciona ainda?

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    2. Tente também esse email fulfillment@raileurope.com.br

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    3. Olá, bom dia! Como você resolveu? Estou na mesma situação. Recebi um email mas sem nada

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  4. ooi, Lily.
    Você sabe se no verão os bilhetes ficam muito mais caros? não consigo me informar sobre isso, pois só recebo respostas vagas.
    Muito obrigada

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    1. Olá, Talita
      tudo certinho?
      Olha... existe sempre essa possibilidade sim! Em relação às passagens aéreas eu te digo que sim porque viajei na Europa em 2015 e peguei o início do verão, mas foi a única vez que fui para lá nessa época. Eu prefiro fugir do verão por causa dos altos preços. Se você tiver a oportunidade de rever seus planos, considere os meses de junho e setembro, que são ótimos, quentinhos e com preços mais camaradas para tudo! Agora, em relação aos trens, tenho para mim que o principal fator mesmo que influencia é deixar para a última hora. Às vezes, pode até dar sorte de pegar uma tarifa promocional de última hora, mas o mais normal é só sobrarem as tarifas mais caras.

      Beijos,
      Lily

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  5. Muitíssimo obrigada, Lily!
    Infelizmente vai ter que ser em julho mesmo por causa de um evento. Vou ficar de olho e comprar o quanto antes =)
    Adoro seu blog! Costumo seguir suas dicas e adorei que vc tem várias sobre a Áustria também.
    Beijos,
    Talita

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    1. Ei, Talita!
      Entendi... bem, acho que vale sim acompanhar. Quer uma sugestão? Natal e Ano Novo são tipicamente épocas de alta temporada também. Veja como estão os valores para essa época do ano agora (em novembro), depois veja novamente em uma data aleatória no início do mês de dezembro e depois veja na véspera para sentir se há muita oscilação de valores nas passagens.

      Se o trecho que você pegar for Open Ticket, no esquema de o bilhete ser válido por um mês, por exemplo, e se você não precisar de mala, de repente eu deixaria para comprar quando estivesse já no lugar. Quando eu faço Eurotrip assim com muitas passagens de trens, eu avalio algumas coisas:
      - é viagem entre países e eu estarei com bagagem, então prefiro logo comprar a passagem com antecedência e garantir isso porque a falta de passagem em cima da hora poderá refletir no meu planejamento
      - é um passeio que pretendo fazer de trem, um bate e volta e eu poderia escolher um ou outro dia para realizar: então eu deixo para ver na estação de trem quando chego na cidade.
      - é um passeio que pretendo fazer de trem, mas só tem esse dia para ir (ano passado fomos para a Oktoberfest de Munique e só tínhamos aquele dia... fomos de trem de Linz na Áustria para Munique e não queríamos deixar para comprar em cima da hora... então já deixamos tudo pago com antecedência daqui do Brasil.)

      Portanto, vale pensar nessas questões, vale dar uma sondada nos valores fazendo simulações agora para ter ideia de preços...

      Seja sempre bem vinda aqui no blog, viu?

      Na Áustria, nós conhecemos Innsbruck, Linz, Hallstatt, Salzburg e Vienna.

      Beijinhos,
      Lily

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  6. Boa noite, gostaria de trocar o passageiro de uma reserva que fiz. Como proceder? Obrigado

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    1. Olá, tudo bem? Você comprou diretamente com a RailEurope? Já tentou contato com eles para trocar? Abraços,
      Lily

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    2. Nao adianta..o site nao tem email..telefone...não há opção clara para reembolso....uma fraude....NÃO ACONSELHO NINGUÉM UAR O SITE

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    3. Já tentaram contato pelo telefone 0800 8923012 e pelo email fulfillment@raileurope.com.br ?? A última vez que usei os serviços da RailEurope foi em 2013... depois eu voltei à Europa, mas só usei trem em 2016 e não comprei pela RailEurope... é triste ver que o serviço deles tenha caído assim dessa forma... agradeço sempre pelo feedback que vocês me dão porque isso é importante e fica sempre o alerta aqui para o pessoal. Muito chato tudo isso!

      Lamento muito!

      Boa sorte aí para vocês! Estou na torcida para que se resolva!

      bjs,
      Lily

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  7. Uma simples troca no site da RailEurope é um caos....uma vergonha....prejuízo..uma fraude..não respeitam a lei do consumidor no Brasil.
    CUIDADO COM ESTE SITE

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    1. Já tentou o contato pelo telefone 0800 8923012 e pelo email fulfillment@raileurope.com.br ?? O que acontece, eles não respondem ou simplesmente respondem mas não resolvem a situação?

      A última vez que usei os serviços da RailEurope foi em 2013... depois eu voltei à Europa, mas só usei trem em 2016 e não comprei pela RailEurope... é triste ver que o serviço deles tenha caído assim dessa forma... agradeço sempre pelo feedback que vocês me dão porque isso é importante e fica sempre o alerta aqui para o pessoal. Muito chato tudo isso!

      Lamento muito!

      Boa sorte aí para vocês! Estou na torcida para que se resolva!

      bjs,
      Lily

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  8. Nossa estou vendo que todo mundo esta tendo o mesmo problema com a Rail europe, já debitaram do meu cartão e ainda assim não consigo imprimir meus bilhetes, não recebi em casa como consta no blog nem por e-mail, e na confirmação vem escrito que precisa dos bilhetes para viajar, mas e agora? a viajem está chegando e nada.... e olha q os bilhetes não foram baratos!!! Não acredito que vou perder dinheiro e mais o hotel que á tinha reservado no outro país! Está cheio de reclamações no reclame aqui.... Como disse o comentário acima: "prejuízo..uma fraude..não respeitam a lei do consumidor no Brasil."

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    1. Já tentou o contato pelo telefone 0800 8923012? Outro telefone possível seria o 54 11 43420455

      E pelos emails fulfillment@raileurope.com.br e contact-us@raileurope.com.br e orders@raileurope.com.br??

      Pelo site tem esse canal - http://www.raileurope.com.br/spip.php?page=contact

      O que acontece, eles não respondem ou simplesmente respondem mas não resolvem a situação?

      A última vez que usei os serviços da RailEurope foi em 2013... depois eu voltei à Europa, mas só usei trem em 2016 e não comprei pela RailEurope... é triste ver que o serviço deles tenha caído assim dessa forma... agradeço sempre pelo feedback que vocês me dão porque isso é importante e fica sempre o alerta aqui para o pessoal. Muito chato tudo isso!

      Já tentou o Procon?

      Lamento muito!

      Boa sorte aí para vocês! Estou na torcida para que se resolva!

      bjs,
      Lily

      Excluir

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