22 maio 2014

Mini Guia de Paraty


Paraty é, na minha opinião, um dos destinos mais charmosos do Estado do Rio de Janeiro!

Localizada no litoral sul fluminense, na região chamada de Costa Verde, fica a cerca de 3 horas e meia da capital Rio de Janeiro (com trânsito bom!).

A perfeição da natureza que descortina cenários incríveis do encontro da montanha com o mar faz da cidade um lugar maravilhoso para curtir ambas atividades. Você pode se sentir em verdadeiro "clima de montanha" de frente para o mar. 



E que mar! Sim, as praias de Paraty, alcançadas em maioria por meio de passeios de barco, são paradisíacas! 
OBS.: Matérias mais recentes sobre Paraty, publicadas em outubro de 2014)

- Pousada Magia Verde e Passeio de Barco
- Restaurante Bistrô Casa de Fogo e centro Histórico à noite
- Quiosque Balacobacco na Praia da Jabaquara e Centro Histórico de Dia

Eu sempre recomendo que se faça um passeio de barco privativo, com roteiro próprio e, de preferência, fugindo das escunas, para ter mais privacidade. Fica um pouco mais caro, mas vale muito a pena. Por outro lado, se a grana estiver curta, não se preocupe e vá no passeio de escuna mesmo! O importante é curtir as belezas e encantos da baía que abrange diversas ilhas e praias isoladas, dificilmente acessíveis de carro. 

Além disso, curtir Paraty e seu Centro Histórico é outro programa imperdível! Um Centro Histórico muito bem preservado e super fofo, resultado do ostracismo no qual a cidade mergulhou por séculos, após a decadência do ciclo do ouro.

Como Paraty era um dos principais portos de escoamento do ouro vindo das Minhas Gerais, e como a Estrada Real do Ouro desembocava lá (havia alguns caminhos alternativos da Estrada Real, já que não era um apenas, mas o mais famoso e conhecido é esse que passa por Ouro Preto, Tiradentes, cidades mineiras, e chegam em Paraty), a cidade ficou famosa e cresceu durante o apogeu da exploração do ouro e pedras preciosas. Após sua decadência e domínio do ciclo do café, Paraty foi esquecida. Bom, por um lado, pois manteve-se provinciana e preservada. Ruim, por outro, porque a cidade, redescoberta para o turismo na década de 80, ainda carece de muitos investimentos, especialmente nas áreas mais afastadas do Centro Histórico.

Agora, se você quiser curtir um clima mais de montanha, aproveitando a proximidade com a serra, faça um roteiro de cachoeiras e não vai se arrepender. Além disso, que tal visitar fazendas ou alambiques de cachaçarias?

Aliás, uma das principais e mais famosas festas de Paraty é o Festival da Pinga! A cidade produz cachaças bastante renomadas e famosas! 

Depois de tantos anos no ostracismo, Paraty agora é pop! Pois é, sua agenda cultural, de festas, eventos e outros, é lotada!!




Difícil mesmo é ir para Paraty em final de semana "comum" rsrs... quase sempre tem um evento rolando por lá! 

Acredito que o principal e mais esperado evento do ano seja a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, que reúne na cidade celebridades, curiosos e muitos intelectuais dispostos a trocar ideias, conceitos e conhecer mais do universo literário. 

Veja aqui no site Paraty Turismo a Agenda Cultural de Paraty para 2014. 

Da última vez em que fui, eu pude, por coincidência, participar um pouco do Evento Paraty em Foco, super bacana para fotógrafos e amadores. Ver a cidade repleta de fotos e de pessoas com suas super potentes câmeras foi divertido e inspirador!

Por fim, para quem puder deixar para programar a ida para Paraty mais às vésperas, acho melhor do que com muita antecedência por causa do fator CLIMA. Então, Paraty também é um lugar muito chuvoso, por conta da proximidade da serra com o mar. Em razão disso, as chuvas são mais frequentes do que em outros lugares do litoral fluminense, como em Búzios, que possui clima mais árido. Em Paraty, no verão, acaba chovendo mais. Já no inverno, faz frio à noite (frio de verdade, viu? As temperaturas baixam para uns 14 graus). 

Falando em Búzios, eu costumo traçar alguns perfis de viajantes. Acho que tanto Paraty como Búzios atendem a vários gostos e perfis. Mas considero Búzios um destino mais agitado, ou melhor, com mais opções de agito e badalação do que Paraty. Já Paraty, por sua vez, é um destino mais aconchegante, mais romântico e tranquilo. 

E não deixe de conhecer Trindade, cidade vizinha a Paraty, a cerca de 20 minutos de carro, de fácil acesso de carro, que também revela em suas praias, trilhas e cachoeiras belezas paradisíacas!! 

OBSERVAÇÃO: Devido aos últimos acidentes ocorridos com transportes públicos que levavam, em maioria, turistas de Paraty para Trindade, durante o feriado de 7 de Setembro de 2015 e também na semana seguinte, eu NÃO RECOMENDO os ônibus públicos de Paraty como deslocamento para Trindade até que sejam apuradas as irregularidades da empresa concessionária que presta esse serviço ou que a mesma seja substituída. Por isso mesmo deixo aqui essa observação para fiquem atentos e não entrem em ônibus com aspecto suspeito, com pneus carecas, sem cinto de segurança. Infelizmente, esses acidentes vitimaram várias pessoas que estavam lá somente para passear e se divertir.

Já viram que tem muita coisa a fazer em Paraty, né? Isso sem contar os seus restaurantes espetaculares! Come-se muito bem em Paraty!!! E tem comida boa para todos os gostos e bolsos, desde os lanches mais descolados até os restaurantes mais gourmets. Portanto, para quem não mora muito perto da cidade e não tem oportunidade de ir várias vezes, eu sugiro pelo menos 3 dias inteiros em Paraty para curtir bastante o lugar. Podendo ficar mais, fique! 

Minha sugestão de roteiro seria:

Hospede-se em Paraty perto do Centro Histórico ou dentro dele, ciente de que não se pode circular com carro dentro do Centro Histórico.
Primeiro dia: Passeio de Barco pelas ilhas e praias de Paraty
Segundo dia: ida a Trindade para curtir a cidade 
Terceiro dia: Fazer um trecho inicial da Estrada Real, conhecer alguma cachoeira ou visitar fazendas de alambique
À noite, em Paraty, curta bastante o Centro Histórico e delicie-se nos seus restaurantes maravilhosos!


Quer saber mais de Paraty?? O Apaixonados por Viagens conta tudo e mais um pouco nos Textos Abaixo:







  1. Amei as dicas. Encontrei uma passagem baratinha com um cupom desconto Extra e tô embarcando daqui duas semanas. Já tomei nota dos seus conselhos. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha!! Espero que as dicas ajudem no seu passeio. Adoro Paraty e tenho muito carinho por essa cidade. Vou torcer para que faça um sol lindo quando você for!!
      Beijos e obrigada pelo comentário aqui!!

      Excluir
  2. Oi Lily, amei seus mini guias, são bem objetivos e tiram várias dúvidas.
    Estou querendo ir para Paraty em junho, você acha que vou conseguir aproveitar os passeios de barco? Ou sera que o frio vai atrapalhar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayana, Jesus amado! O que houve que só vi seu comentário agora?? Como assim?? Mil perdões!
      Você foi a Paraty? Gostou?
      Em junho é mais frio, mas você poderia dar a sorte de pegar dias ensolarados. O problema é o vento! Ele é ainda mais cruel do que o frio propriamente dito, em passeios de barco!
      Puxa vida, fiquei triste agora porque não vi sua pergunta antes!
      Espero que você tenha ido a Paraty e tenha adorado, viu?
      E muito obrigada por acompanhar nossos guias de viagem!
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir
  3. Oi Lily, tudo bem?

    No final do mês de setembro, vou viajar para Paraty, pelo que você descreveu no seu blog, acredito que na mesma época que você foi!!

    Ameeeeiii tudo que você relatou no site e gostaria, se não fosse muito incomodo de receber mais dicas, pois é a primeira vez que vou para lá e gostaria de estar mais informada e o único lugar que consegui excelentes informações, foi no seu blog

    Gostaria de saber o principal quase hehe ( choveu muito a época que você foi? ou a chuva deu uma trégua?!) vi que vc comentou que choveu um pouco antes

    Vi algumas opções de restaurantes, anotei aqui

    E queria saber tbm a respeito de TRINDADE.. eu ficarei numa pousada em Paraty, mas vou pelo menos uns dias em trindade, vou de carro até la, porque é uns 20 minutos de carro, ai teno a tranquilidade de voltar a ahora que quiser...

    Pergunta, você foi pra lá?? posso largar o carro na rua e começar a minha aventura?? o/

    Desculpe realmente o incomodo, mas saiba que está de parabéns, foi bem clara nas informações que deu no seu blog!!!

    Agradeço imensamente

    Att.
    Cìntia Tomazela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia!

      Obrigada! Fico muito feliz com o seu feedback!

      Sobre a chuva... esse é um tema polêmico! Não choveu quando eu fui no ano passado, mas havia chovido muito na semana anterior. É quase que uma questão de sorte mesmo. Eu já peguei chuva em Paraty em outras épocas. Sabe como eu faço? Fico vigiando a previsão do tempo e decido com uma semana ou duas no máximo de antecedência, burlando todas as minhas regras de planejamento antecipado.

      Sobre Trindade, você encontrará também no blog o que eu sei. Nunca dormi em Trindade. Já fui 3 x, mas sempre em esquema de bate e volta de Paraty. Lá tem estacionamento privado (ele é aberto, mas é pago), onde sempre deixamos o carro, perto da Praia do Meio.

      Eu que agradeço por você ler o Apaixonados e curtir as dicas! Não deixe de divulgar entre seus amigos! ;-)

      Beijinhos,
      Lily

      Excluir
    2. Excelente, muito obrigada pelas informações, fico mais tranquila!!!

      Divulgando ;)

      Bjinho,
      Cintia

      Excluir
    3. Obrigadinha, Cíntia!
      Seja sempre bem vinda aqui com seus comentários!
      Bjos,
      Lily

      Excluir
  4. Amei as dicas do blog, tem me ajudado muito!
    Infelizmente ainda não consegui escolher rsrsrs encontrei dois pacotes bem em conta, um para 3 dias em Paraty ou um para 4 dias em Búzios e não consigo me decidir hahahaha. Vou viajar com meu namorado, o que você acha ser mais vantajoso?

    Parabéns pelo blog incrível, e desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennefer!
      Nossa... guerra de titãs! kkk... difícil até opinar!
      Puxa, são dois destinos maravilhosos que também podem ser muito românticos.
      Búzios também tem agito e noite movimentada, caso vocês gostem disso... já Paraty não tem e é bem focada em belezas naturais, passeios de barco e ótimos restaurantes... eu amo as duas cidades! Se você não conhece nenhuma, talvez fosse mais interessante ir para Búzios onde você terá 4 dias e poderá aproveitar mais... o que você acha?
      De qualquer forma, escolhendo um ou outro, você estará muito bem e em lugares incríveis para passear!
      Depois venha aqui me contar o que você decidiu, viu?
      Beijos,
      Lily

      Excluir
    2. Oi Lily! Voltei pra te contar minha decisão hahahaha
      Apesar de gostarmos muito de agito, seu comentário e seus posts no blog ajudaram muito, e acabamos escolhendo Paraty, já que meu namorado é geógrafo e apaixonado por belezas naturais. Sem contar que como vamos viajar no começo de dezembro, época que eu acredito que já seja mais movimentado, preferimos um lugar com mais calma pra nós rsrsrs
      Anotei todas as suas dicas, pretendemos desbravar o máximo possível, e gostaria de saber também de Trindade. Nós não vamos de carro pra Paraty, e gostaria de saber se você tem alguma dica de opções pra ir até Trindade sem carro! E sobre a chuva, você já teve dificuldade com o clima lá em dezembro?
      Muito obrigada, beijos!

      Excluir
    3. Oi, Jennefer!
      Que legal! Tenho certeza de que você amarão Paraty!
      Então, sobre a ida para Trindade, não sei se você viu que recentemente houve dois graves acidentes no ônibus que faz esse trajeto? Infelizmente, algumas pessoas morreram. Isso aconteceu no feriado de 7 setembro e no final de semana após o feriado também. Portanto, NÃO USE O TRANSPORTE PÚBLICO! Se puder alugar o carro só para um dia ou se puder combinar com a Pousada onde você ficará um serviço particular de transfer ou com um taxista, será bem melhor. Não arrisque! Você poderá ler mais sobre o acidente se colocar no Google. Foi uma tragédia =((

      Com relação às chuvas, a grande dificuldade é não poder ir à praia, mas dá para passear pelo Centro Histórico, visitar alambiques de cachaça, ir a um Spa... ou seja, tem o que fazer por lá sim, mesmo com tempo chuvoso. Nunca fui em dezembro para lá, acredita? Mas quer uma dica: comece desde já a torcer para fazer sol e, se for católica, pode rezar para São Pedro e Santa Clara também =))
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir
  5. Lily, tudo bem!
    Gosto muito do seu blog pois tem altaa dicas de viagens que é uma das coisas que mais amo fazer.
    Gostaria que me ajudasse com algumas orientações, por favor. Vou ficar 2 dias em Angra dos Reis e 2 dias em Paraty. Devo ir na sexta, dia 22/01 e voltar na segunda, dia 25/01. Vou com meu sobrinho de 15 anos. Pretendo quando estiver em Paraty num dia fazer o passeio de escuna e no outro dia ir ou para Trindade ou para esse outro passeio de barco para Mancagua, aliás acho que não é esse o nome, você disse que é onde tem um cânyon. Estou bem animado, mas com algumas duvidas: primeiro, o que você me recomenda que seja melhor o passeio para Trindade ou esse outro passeio de barco que você falou onde tem o tal do Canyon; segundo, escolhendo o passeio de Trindade,como fazer pra ir, mas não de carro pois não sei dirigir; terceiro, como vou estar lá num domingo e numa segunda, você me recomenda o passeio de escuna no domingo e o outro na segunda ou seria melhor o contrário e, por último, você me recomendaria algum passeio legal pra fazer em Angra nos 2 dias que ficarei lá, sem ser Ilha Grande, por favor. Dsede já te agradeço a atenção. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Lily, acabei de ver o nome correto do lugar é Saco de Mamangua. Desculpe, nada a ver o nome que eu havia dito,hehehe... Agradeço se me reponde até o dia 20/01/16, antes que eu viaje. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Lily, acabei de ver o nome correto do lugar é Saco de Mamangua. Desculpe, nada a ver o nome que eu havia dito,hehehe... Agradeço se me reponde até o dia 20/01/16, antes que eu viaje. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Lily, tudo bem!
    Gosto muito do seu blog pois tem altaa dicas de viagens que é uma das coisas que mais amo fazer.
    Gostaria que me ajudasse com algumas orientações, por favor. Vou ficar 2 dias em Angra dos Reis e 2 dias em Paraty. Devo ir na sexta, dia 22/01 e voltar na segunda, dia 25/01. Vou com meu sobrinho de 15 anos. Pretendo quando estiver em Paraty num dia fazer o passeio de escuna e no outro dia ir ou para Trindade ou para esse outro passeio de barco para Mancagua, aliás acho que não é esse o nome, você disse que é onde tem um cânyon. Estou bem animado, mas com algumas duvidas: primeiro, o que você me recomenda que seja melhor o passeio para Trindade ou esse outro passeio de barco que você falou onde tem o tal do Canyon; segundo, escolhendo o passeio de Trindade,como fazer pra ir, mas não de carro pois não sei dirigir; terceiro, como vou estar lá num domingo e numa segunda, você me recomenda o passeio de escuna no domingo e o outro na segunda ou seria melhor o contrário e, por último, você me recomendaria algum passeio legal pra fazer em Angra nos 2 dias que ficarei lá, sem ser Ilha Grande, por favor. Dsede já te agradeço a atenção. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo!

      Então... vamos por etapas:

      1) Você já conhece a região? Se sim, valerá a pena ir ao Saco de Mamanguá por ser um passeio diferente. Porém, ele é mais caro que os demais passeios de barco, já que vai para bem mais longe e leva praticamente o dia todo. Tem passeio até que prefere ir num dia e voltar no outro. Não é um passeio muito comum por lá. Tem que negociar com o barqueiro lá no cais do Porto e ver o que você consegue.

      2) Se você nunca esteve na região, acho mais válido passar o dia em Trindade. ATENÇÃO: evite ir de Paraty para Trindade com o ônibus municipal, viu? Em 2014, aconteceram vários acidentes com mortes. Se você não estiver de carro nem quiser pagar um transfer ou excursão, fique por Paraty e, nesse caso, veja lá no Porto se você consegue negociar um passeio de barco diferente e, até mesmo, para o Saco de Mamanguá.

      3) Eu nunca fui ao Saco de Mamanguá. Sei da existência dele. Ele é um fiord, na verdade, e não um cânyon. E foi muito divulgado com o segundo filme da Saga Crepúsculo, dos vampiros, quando eles passaram a lua de mel no Brasil e foi lá neste local que é belíssimo, pelas imagens que pude ver.

      4) Domingo, em pleno verão, é sempre bem movimentado! Você fará o passeio de barco em escuna regular ou fará um privado, só para você e seu sobrinho? Se fizer na escuna, acho melhor na segunda, quando estará menos cheia. Eu tenho pavor de escunas lotadas kkkk... Mas, acima de tudo - E ISSO É O MAIS IMPORTANTE - acompanhe a previsão do tempo! Não adianta você deixar o passeio de barco para a segunda se houver risco de chuva na segunda... aí você pode encarar no domingo mesmo, viu?
      Indico os sites do CPTEC e Accuweather para você acompanhar a previsão do tempo!

      5) Passeios em Angra: Ilha da Gipoia, por exemplo, é uma boa. Há passeios para cachoeiras, mas como você não sabe dirigir, pode ficar mais complicado, porém, seria a alternativa mais interessante. Ou você pode ir a praias próximas, como a Praia Grande ou pegar um dayuse de um resort legal, pagando só para poder passar o dia lá, como o Pestana, por exemplo. Aí vai depender do seu orçamento.

      Por que você descartou Ilha Grande? É tão linda! rsrs...

      Espero ter ajudado! Depois venha aqui contar para gente como foi sua viagem, viu?

      Abraços, boa viagem!
      Lily

      Excluir
  9. Ótimas dicas. Deixo aqui um vídeo belíssimo das cidades de Paraty e Trindade: https://www.youtube.com/watch?v=m454teIzEDM

    ResponderExcluir
  10. De nada!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Amei suas dicas!! Estou anotando tudo. Estou pra ir no próximo mês, em novembro. Mas estou com medo de que chova. Moro em Búzios e sei que cidades como essas não há muito o que fazer com chuva. Por isso estou aguardando chegar mais próximo da viagem para fazer reserva.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Lu!
    Muito obrigada! Ficamos felizes em ajudar e saber que as dicas serão úteis para todos os nossos leitores!
    Quanto à chuva... puxa, eu também sempre fico nessa. É uma caixinha de surpresas. Mas, se você conseguir aguardar até uns 3 dias antes para confirmar a reserva da hospedagem e ter mais certeza de que o tempo estará firme, vale a pena esperar sim. Estou na torcida para fazer sol e dias lindos quando você for!
    Beijos,
    Lily

    ResponderExcluir
  13. Olá, bom dia!

    Amo muito esta cidade e todos os anos vou para lá com a minha família. Paraty é sem dúvidas um destino completo, que agrada a todos os perfis de turistas, possui história, praias paradisíacas, belas cachoeiras, montanhas com trilhas, um pouco de esportes radicais e boa gastronomia, Recomendo a todos, pois quem conhece, sempre quer voltar! E deixo como dica para comer que procurem bares/restaurantes próximos ao centro histórico, porém fora dele, que geralmente são frequentados pelos moradores da cidade, são bons também e com preços bem mais convidativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiane!
      Muito obrigada pelo comentário e pela dica! Os restaurantes de Paraty são maravilhosos!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  14. Boa noite, Lily
    Gostei muito das dicas também...gostaria de saber o que fazer quando tá com o orçamento apertado e quer ir a Paraty?
    Eu já reservei uma pousada no Centro, só que to com medo de não aproveitar muito devido as praias ser meio distantes,não sei...
    Poderia me ajudar com isso? Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Só serve Paraty? Porque, normalmente, para quem está com orçamento bem apertado, vale mais a pena ficar em Trindade, onde os valores são bem mais em conta, viu?

      Mas, veja só... as praias bonitas que você vai curtir a partir de Paraty são as que você vai conhecer nos passeios de barco. Para economizar, sugiro pegar as escunas que fazem passeios em torno dos R$60.00 por pessoa e levam várias pessoas. E se for a Trindade, onde há praias maravilhosas, você consegue ir de ônibus. Só fique esperto com esses ônibus que operam entre Paraty e Trindade e não embarque em nenhum que aparente mal estado de conservação, porque já houve alguns acidentes no passado com ônibus.

      Eu imagino que você estará sem carro, certo? Mas fique calmo que vai dar certo! E veja isso de fazer os passeios de barco/escuna, tá?

      abraços,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR