19 agosto 2021

República Tcheca celebra novos patrimônios mundiais, reconhecidos pela UNESCO

O verão traz ventos de celebração para a República Tcheca, já que a UNESCO reconheceu 4 novos locais como patrimônios mundiais. 


São as cidades termais de Františkovy Lázně, Karlovy Vary e Mariánské Lázně e a área montanhosa de Jizera, no norte da Boêmia, que fica dentro do bloco de florestas primitivas de faias dos Cárpatos.


Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca

 

Balneários de Europa


Os chamados "grandes balneários da Europa" são 11 cidades em 7 países europeus. A República Tcheca tem 3 na lista.


Os balneários são definidos como os banhos públicos, principalmente os medicinais e curativos, ou relacionados a esses locais ou estabelecimentos. Desde a antiguidade, estes locais têm oferecido espaços de cura e recreação a várias personalidades, desenvolvendo uma arquitetura emblemática e um conjunto de características que conseguiram conferir-lhes a distinção da UNESCO.


Segundo esta organização: “O desenvolvimento de todas estas localidades deveu-se à existência de nascentes de água mineral nos seus territórios, bem como ao boom que as curas termais provocaram na Europa desde o início do século XVIII até a terceira década do século XX. Daí a criação de grandes centros termais para um público internacional abastado, o que influenciou a sua estrutura urbana porque a vida da cidade se organizava em torno dos edifícios e quartos dedicados às terapias termais. "


Acrescentam ainda que “as estâncias termais criaram também numerosos jardins, salas de congressos, cassinos, teatros, hotéis, palacetes e infraestruturas especificamente destinadas à condução de águas termais”.


Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca


As razões para o reconhecimento destes locais são variadas, mas destacam que todas estas construções foram integradas em complexos urbanos de grande beleza paisagística, zelosamente organizados para a administração de terapias e a realização de atividades recreativas. O conjunto desses balneários é representativo da importância da troca de valores humanos, bem como da evolução da ciência, da medicina e da terapia termal, segundo a UNESCO.


Na República Tcheca, os três locais reconhecidos estão entre os mais visitados há anos, devido a sua beleza e longa tradição termal. De antigos reis, passando por personalidades como Mozart, chegando a estrelas de cinema – todos desfilaram pelas ruas e spas deste triângulo do bem-estar.


Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca

 

Františkovy Lázně


Quando Johann Wolfgang von Goethe estava em Františkovy Lázně, ele chamou a cidade de "paraíso terrestre". A menor cidade no mundialmente conhecido triângulo termal da Boêmia do Oeste ainda possui calçadões elegantes com galerias clássicas, parques bem cuidados e uma atmosfera agradável de calma, relaxamento e descanso. As palavras do famoso poeta alemão ainda são válidas para essa cidade fundada como o primeiro spa de turfa do mundo.


Os efeitos medicinais das nascentes locais começaram a ser usados ​​há cinco séculos. A cidade termal em si não foi fundada antes do final do século 18 pelo imperador austríaco Francisco I, a quem deve seu nome. Nos dias de seu apogeu, personalidades como Johann Strauss, Prince Metternich, Franz Kafka e o compositor de renome mundial Ludwing van Beethoven foram convidados deste spa.


Karlovy Vary


Uma personificação perfeita da elegância das termas, colunatas ostentosas, sanatórios exclusivos e uma esplêndida situação geográfica no meio de um vale coberto de florestas. Este é o balneário de Karlovy Vary. 


Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca


A cidade mais importante do famoso triângulo termal, onde foram tratadas as personalidades mais famosas da vida artística e social da Europa, é hoje o segundo lugar mais visitado da República Tcheca. Pela sua arquitetura original, é um dos balneários mais bonitos do velho continente. 


Mariánské Lázně


Passeando pelo coração de Mariánské Lázně, você tem a sensação de estar retrocedendo magicamente cem anos. Estabelecimentos de spa pomposos se alternam com parques prósperos nos quais os hóspedes do spa se sentam e bebem água de uma das lendárias fontes locais com seus copos. Conheça também a história desta cidade que acolheu os mais importantes estadistas e artistas na época do seu apogeu e que, até hoje, é considerada uma das mais belas estâncias termais da Europa.


É difícil imaginar que há dois séculos a região ainda era um vale simples com florestas impenetráveis ​​e pântanos borbulhantes. No entanto, quando Johann Josef Nehr, um médico do vizinho mosteiro de Teplá, descobriu os benefícios exclusivos das fontes locais para a saúde humana, um desenvolvimento vigoroso do spa não demorou a acontecer. Alguns anos se passaram e personalidades como Chopin, Strauss, Goethe, Kafka, Freud, Kipling, Edison, Twain e o rei britânico Edward VII já se reuniam ali.


Compartilhamos um vídeo para que você conheça um pouco mais sobre esses destinos renomados: https://youtu.be/Aqt_eCyT-z0.


Florestas primitivas de faias dos Cárpatos


Acaba de ser feito um alargamento do conjunto anteriormente reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial das Florestas Antiga e Primária de faias dos Cárpatos e outras regiões da Europa. Áreas em dez países foram adicionadas a este importante bloco. 


Na República Tcheca, uma área das montanhas Jizera, no norte da Boêmia, conhecida como Jizerskohorské bučiny foi incluída.


Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca


Jizera é uma reserva natural conhecida principalmente por ser uma rota para caminhadas. Existem muitos maciços rochosos incomuns, torres e mirantes naturais na rota. Oferece belas paisagens e um excelente nível de conservação que cativa a todos os visitantes. Algumas de suas principais atrações são:

 

Oldřichovské sedlo (passagem na montanha de Oldřichov)


Hausmanka, a casa do ex-guarda florestal, Franz Hausman, que amava muito as montanhas de Jizera. Hoje, também é conhecido como "U Kozy". É um pub único com excelente comida e ambiente original. Aqui, os viajantes cansados ​​podem saborear a comida tradicional e descansar para admirar a vista da floresta e continuar sua rota.

 

Rochas Lysé


As rochas de Lysé (Lysé skály), populares entre os escaladores, apresentam várias formações rochosas com seus próprios nomes: Torres de chaminé (Komínové věže), Torre do pinheiro (Borová věž), Rocha de Lysá superior (Horní Lysá skála), Rocha de Lysá inferior (Dolní Lysá skála), a torre Frýdlantská (Frýdlantská věž), a pequena torre Frýdlatská (Malá Frýdlantská věž), o maciço Lysý (Lysý masiv) e estão localizados entre o pico Kopřivník, a uma altura de 598 m acima do nível do mar, e o pico Stržový vrch a 704 m. Uma formação rochosa chamada Gorila está entre as mais conhecidas.


Castelo de Rocha


O Castelo de Rocha (Skalní hrad), com sua parede de granito, cai trinta metros para o lado do vale e dez metros para o lado do altiplano. O Castelo de Rocha, segundo os achados arqueológicos, foi construído na primeira metade do século XIII. Naquela época, existia um pequeno castelo de guarda para guardar uma rota comercial que levava à região de Frýdlant, que mais tarde também foi ocupada por invasores. Degraus esculpidos na rocha levam ao topo desses blocos de rocha de cerca de 30 m de altura. No topo está um porão raso, o resto de uma sala de pedra e um pequeno número de orifícios para estacas e rodapés usados ​​para as vigas de uma construção de madeira. Há vistas da região de Frýdlant, Alta Lusácia, Polônia e para os picos da cordilheira Ještědský.


Jizerskohorské bučiny é o primeiro sítio natural tcheco a ser reconhecido pela UNESCO.


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR