13 agosto 2021

Blumenau, muito além da Oktoberfest

Blumenau é uma cidade que muitos só conhecem por causa da Oktoberfest. Eu mesma farei aqui a minha "mea culpa" porque a única vez que visitei a cidade foi justamente durante a Oktoberfest de 2015! Faz tempo, né? E já está na hora de voltar até porque Blumenau vai muito além da Oktoberfest e tem muito a oferecer ao turista que a visita.


Blog Apaixonados por Viagens - Blumenau


Naquela época eu já me encantei pela cidade e seus arredores, como Pomerode. A sensação é de termos sido teletransportados para vilarejos alemães. Não é a toa que a região onde se localiza também é conhecida como Vale Europeu. Sem dúvidas, a cidade de Blumenau, que foi fundada por imigrantes alemães na metade do século 19, é retrato fiel da herança germânica no país, o que é traduzido por meio da arquitetura.



Blog Apaixonados por Viagens - Blumenau


Muitas casas e construções instaladas no destino foram erguidas utilizando a tradicional técnica do enxaimel, que consiste em preencher uma estrutura de madeira com pedras, tijolos ou taipa. Muito comum na Alemanha, esse estilo de construção faz parte do patrimônio arquitetônico de Blumenau e enche os olhos dos visitantes que buscam a fotografia perfeita para compartilhar durante a viagem por Blumenau. 


Por isso mesmo, colocaremos aqui para inspirar a todos que desejam conhecer um pouco do interior belíssimo do estado de Santa Catarina alguns dos patrimônios arquitetônicos da cidade de Blumenau e o seu imperdível centrinho, que merece uma visita com calma e contemplação.


Parque Vila Germânica


Projetado para receber grandes festas e eventos, o Parque Vila Germânica reproduz a arquitetura de enxaimel por todo o complexo de 26.000 metros quadrados. A inspiração europeia está nos restaurantes, nas lojas de souvenirs e de produtos regionais e nos espaços para o artesanato típico. 


Blog Apaixonados por Viagens - Blumenau
Parque Vila Germânica – crédito: Divulgação


É aqui onde acontece a grande celebração da cultura e da tradição dos colonizadores de Blumenau, a Oktoberfest Blumenau. E eu guardo ótimas lembranças de quando fomos. Vejam bem, eu fui já casada com o Julio e nós nos divertimos muito! Foi muito tranquilo e bem legal!


Prefeitura de Blumenau


Inspirado nas antigas casas do período colonial, o estilo enxaimel do prédio da Prefeitura de Blumenau atrai muitos turistas interessados em fotos memoráveis e divertidas. Até os anos 80, a área funcionava como sede para a Estação Ferroviária da cidade. 


Blog Apaixonados por Viagens - Blumenau
Prefeitura de Blumenau – crédito: Marcelo Martins

Não à toa, foi instalada no jardim em frente à Prefeitura, na Praça Victor Konder, a primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, a locomotiva ganhou o apelido de Macuca por conta da semelhança entre o apito do trem e o pio da ave macuco.


Antigo Castelinho da Moelmann


Típico representante do estilo enxaimel, o prédio foi inspirado em um imóvel datado do século 15 situado na pequena cidade alemã de Michelstadt. 


Blog Apaixonados por Viagens - Blumenau
Antigo Castelinho da Moelmann – crédito: Rogério Pires

Erguido no final dos anos 70 e com seis andares, o Castelinho abriga atualmente uma loja de departamentos e está instalado na histórica Rua XV de Novembro. É um verdadeiro cartão-postal de Blumenau.


Museu de Ecologia Fritz Müller


Construída em 1856, a casa que recebe o Museu de Ecologia Fritz Müller é um fiel exemplo do estilo enxaimel, com tijolos vermelhos e estrutura de madeira. 


Blog Apaixonados por Viagens - Blumenau
Museu Fritz Müller – crédito: Marcelo Martins

Além de admirar sua fachada, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a história de Fritz Müller, cientista alemão e morador de Blumenau. Correspondente de Charles Darwin, Müller dedicou sua vida ao estudo da fauna e da flora catarinense. Nos jardins do Museu, há espécies plantadas e estudadas pelo cientista.


Museu Hering


Outro espaço cuja importância está tanto em sua fachada como em seu interior é o Museu Hering. 


Localizada em uma das vias mais antigas de Blumenau, na rua Hermann Hering, o museu e as inúmeras edificações que ficam ao seu redor formam um rico patrimônio arquitetônico em estilo enxaimel do século 19. O Museu Hering resgata e preserva a história de uma das marcas de moda mais tradicionais do Brasil. Ao visitar, o viajante pode customizar sua própria camiseta Hering.


Teatro Carlos Gomes


Também na Rua XV de Novembro, no centro de Blumenau, fica o belíssimo Teatro Carlos Gomes. Grande modelo das artes em Blumenau, o teatro acolhe um dos quatro palcos giratórios existentes no Brasil com 12 metros de diâmetro e capacidade para receber 1.170 pessoas na plateia. 


Blog Apaixonados por Viagens - Blumenau
Teatro Carlos Gomes – crédito: Marcelo Martins

É uma verdadeira joia arquitetônica. Além de abrigar a Orquestra de Câmara de Blumenau, o prédio oferece aulas de balé, teatro, dança e música. Assim como o teatro, a praça à sua frente oferece um cenário natural para belos registros. Duas esculturas de bronze, uma em memória ao maestro Carlos Gomes e a outra, uma alusão ao índio da ópera brasileira “O Guarani”, enfeitam a praça.


Fundação Cultural de Blumenau


Local de promoção do talento artístico da cidade, a Fundação Cultural de Blumenau mantém os traços arquitetônicos da herança germânica e reúne o Museu de Arte de Blumenau e o Cine Arte. 


Diversas atividades culturais são realizadas no espaço, incluindo exposições e oficinas de arte. É um importante patrimônio cultural de Santa Catarina.


Catedral São Paulo Apóstolo


A Catedral São Paulo Apóstolo surpreende por seu tamanho e imponência. Originalmente erguida em 1868, a igreja teve que ser reformada à medida que a colônia de imigrantes em Blumenau expandia.

 

Blog Apaixonados por Viagens - Blumenau
Catedral São Paulo Apóstolo – crédito: Michele Lamin

O novo projeto arquitetônico, inaugurado em 1963, fugiu do conceito tradicional das igrejas. Além de construída com pedras de granito vermelho e vitrais coloridos, a catedral ganhou uma torre de sinos com 45 metros de altura.


Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras)


Caminhar pela primeira rua planejada de Blumenau, com palmeiras imperiais no centro, é um passeio imperdível para compreender a importância do patrimônio arquitetônico do destino. 


Enquanto caminha, o turista tem a chance de apreciar as nuances e os detalhes das construções em enxaimel e registrar fotografias únicas.


Vila Itoupava


A 25 km do centro de Blumenau fica a Vila Itoupava, distrito que preserva aspectos autênticos da colonização alemã. 


Lá, o visitante tem a sensação de estar em um típico vilarejo alemão ao mesmo tempo em que admira as casas em estilo enxaimel com floreiras e jardins, a simpatia dos moradores e experimenta a rica gastronomia marcada por bolos, cucas, café, geleias, marreco com repolho roxo e muito mais. 


E é claro que, uma vez estando em Blumenau, vale a pena caminhar com calma pelo seu Centro Histórico, que está passando por várias melhorias e obras de revitalização, prestando atenção nas novas atrações da cidade, que naturalmente destacam a rica herança cultural dos alemães. Você pode fazer um roteiro bem completinho, se desjar, passando por mais de 20 atrativos, entre praças, igrejas e museus.  


A partir da emblemática Rua XV de Novembro, o visitante volta no tempo ao caminhar pelo centro histórico da cidade. Lá estão reunidas construções típicas ao estilo enxaimel, monumentos e museus que simbolizam os costumes e as tradições de Blumenau.


O Museu da Cerveja é um deles. O espaço destaca a produção cervejeira da cidade e explica porque Blumenau é detentora do título de Capital Brasileira da Cerveja


Blog Apaixonados por Viagens - Blumenau
Museu da Cerveja de Blumenau – Crédito: Bruno Vicentainer

Em breve, o museu irá proporcionar uma nova experiência sensorial e interativa ao turista. A visita ao Museu da Cerveja também vale por sua localização. Ele está instalado na Praça Hercílio Luz, local onde os primeiros 17 imigrantes alemães se estabeleceram para fundar a cidade.


Para continuar a imersão na cultura da cidade, os museus da Família Colonial e de Hábitos e Costumes apresentam ao visitante objetos, móveis, vestimentas e utensílios usados pelo povo local desde o final do século 19. 


Blog Apaixonados por Viagens - Blumenau
Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau – Crédito: Bruno Vicentainer


No Museu da Família Colonial estão expostas mais de 6.200 peças pertencentes ao fundador de Blumenau, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.


Nos fundos do Museu, o viajante tem ainda a oportunidade de conhecer uma pequena floresta nativa com diferentes espécies plantadas pelo próprio fundador e o curioso Cemitério dos Gatos. No local estão sepultados nove gatos de Edith Gaertner, sobrinha-neta do fundador da cidade. Sua paixão pelos felinos fez com que ela enterrasse os gatos com direito as túmulos e lápides com os nomes gravados. O espaço é aberto ao público.


O passeio pelo centro histórico contempla ainda a Praça Dr. Blumenau e seu grande mosaico de cacos de pisos e azulejos, outra homenagem de Blumenau ao seu fundador. Palco para diversas manifestações culturais, a Praça irá passar por uma revitalização completa para abrigar novos espaços gastronômicos.


Outro lugar icônico do centro histórico que passará por uma importante renovação é a Praça Victor Konder (Praça da Estação), que fica no entorno do prédio em estilo enxaimel da Prefeitura de Blumenau. 


Blog Apaixonados por Viagens - Blumenau
Praça Victor Konder (Praça da Estação) – Crédito: Prefeitura de Blumenau

A mudança terá como inspiração a primeira estação de trem de Blumenau que ali operou. Já a locomotiva Macuca, maior símbolo desse momento histórico da cidade e que hoje fica em frente à Prefeitura, ganhará uma nova roupagem. O local abriga ainda o curioso Relógio de Flores, único no Estado de Santa Catarina.


City Tour –  Uma linha city tour também está nos planos de Blumenau. Em formato inspirado no ônibus panorâmico de Londres, London Bus, o city tour será uma forma alternativa para o visitante conhecer as atrações do centro histórico de Blumenau.


Para saber mais sobre Blumenau, acesse  www.turismoblumenau.com.br e o site www.gvanoticias.com


Sobre Blumenau


Município do Estado de Santa Catarina, situado na região do Vale Europeu, Blumenau foi colonizada em 1850 pelo médico farmacêutico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou à cidade acompanhado de outros 17 colonos, também da Alemanha. 


Mais tarde, chegaram imigrantes vindos da Itália e Polônia. Blumenau possui uma série de atrativos como museus, monumentos, praças e casas no estilo enxaimel, além de organizar eventos e festas responsáveis pelo incremento da economia local e pela movimentação de milhares de turistas. 


A cidade sedia a Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a maior festa alemã da América do Sul, e é oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja. Blumenau está entre as dez maiores e melhores cidades do Brasil e é detentora dos selos Safe Travels, da WTTC, e Viaje+SC, da Santur, que a qualifica como destino seguro para o turismo.


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR