Escapadas perfeitas para um final de semana: Petrópolis!
Aquele destino perfeito para uma escapada de final de semana, a Cidade de Pedro fica a cerca de 1:30 do Rio de Janeiro e é um lugar maravilhoso para curtir o inverno, inverno de verdade, viu? Pois lá faz frio mesmo (para quem acha que no Rio de Janeiro - estado - não faz frio, a região serrana prova o contrário!).
E nós tivemos a oportunidade no mês de maio de conhecer o novíssimo hotel Reggia Catarina! Se Petrópolis já é um destino lindo de se visitar, ficou ainda melhor com este hotel que é simplesmente uma magnífica construção, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, totalmente reformado, repleto de requinte e sofisticação, que agora vou passar a mostrar para vocês em detalhes.
Localizado no coração do Centro Histórico, a poucos passos da Catedral de São Pedro, do Museu Imperial, da Casa da Ipiranga e do Palácio de Cristal, o hotel está estrategicamente muito bem posicionado em uma avenida lindíssima, que é a Avenida Ipiranga, o que torna a hospedagem ainda mais perfeita para quem desejar passear pela cidade e explorar as atrações turísticas, podendo fazer boa parte delas a pé, inclusive, com caminhadas bastante prazerosas.
Aberto há pouco mais de 2 anos, o Hotel Reggia Catarina conta com 20 suítes, distribuídas em 4 categorias. Todas as suítes apresentam um tamanho muito adequado, muito charme, conforto e estão muito bem equipadas com tudo que se faz necessário para uma estadia prazerosa. Algumas suítes com varandas, outras com vista e até banheiras... é puro romance!
O hotel oferece uma infraestrutura muito completa tanto para quem o procura a lazer e descanso, como quem deseja aproveitar a nova realidade do teletrabalho e tirar uns dias no hotel para o home office de lá.
Conta com estacionamento privativo, piscina, sauna, salão para eventos, bar, restaurante com serviço de almoço exclusivo para os hóspedes, café da manhã incluído, que pode ser no buffet ou servido na suíte, wifi, dentre outras facilidades que tornam a hospedagem ainda mais gostosa, prática e divertida.
Eu te garanto que você certamente ficará na dúvida entre o curtir muito o hotel e passear em Petrópolis.
Além disso tudo, o hotel também oferece uma vista lindíssima, a partir de diversos ângulos, para a torre e fundos da Catedral de São Pedro, compondo um cenário belíssimo para contemplações e fotos!
E por falar em fotos, vocês bem sabem o quanto isso é importante para gente, né? Por isso mesmo que eu adoro quando o hotel é preocupado com o seu paisagismo, em proporcionar a integração com a natureza e o Hotel Reggia Catarina dá show quando o assunto é paisagismo, com pelas plantas, lavandas, palmeiras imperiais e todo um cuidado que faz com que todos os cantinhos sejam muito fotogênicos.
O hotel em si é está muito bem adaptado em um casarão, que é um verdadeiro palácio com uma arquitetura esplêndida que passou por uma reforma de 16 meses antes de abrir ao público!! Uma fachada imponente já nos dá as boas vindas.
E seu mobiliário interno é igualmente fabuloso. Aliás, vale a pena contar um pouco da história do hotel, já que ele era uma casa de família, em plena Avenida Ipiranga, lar dos mais belos casarões em estilo neoclássico da Cidade Imperial. Passou por uma cuidadosa reforma e transformou-se neste lindo hotel.
Reparem só como são lindamente decorados os salões para lazer e áreas comuns do hotel. Perfeitos para sentar, espairecer, ler um livro, tomar um vinho...
Achei todos os ambientes muito elegantes! Uma experiência real!
Nós ficamos em uma suíte da categoria Villa, localizada no andar térreo (a maioria das suítes ficam no térreo e algumas poucas ficam no segundo andar, onde a mobilidade, por ter uma escadaria para o seu acesso, pode ser um problema para quem tiver dificuldade de locomoção).
Muito confortável e aconchegante, a nossa Suíte Villas contava com uma graciosa varanda privativa com um jardim de inverno.
As suítes da categoria Villa possuem entre 18 e 23m2 e estão equipadas com cama Queen ou Twin, oferecendo um espaço suficiente para malas e também para trabalhar, com mesa de escritório. Ela é perfeita para quem busca espaço, aconchego, conforto e comodidade. E acomoda de 2 a 3 pessoas.
E, claro, possui todas as funcionalidades para que a hospedagem seja aconchegante: ar condicionado frio e quente (que deixa o quarto quentinho), TV, Frigobar, Telefone, WiDi, Cofre, secador de cabelo, banheiro privativo com ótimas amenities, roupões, uma ducha forte que esquentou bem rápido.
Inclusive, nós, à noite, como no início do mês de maio ainda estávamos em uma situação mais delicada da pandemia, saindo de um mês de abril com muitos casos e restrições, a gente optou por curtir a suíte nas duas noites que passamos no hotel e aproveitamos o Netflix na TV para ver séries e filmes, com um bom vinho. Foi ótimo!
E nada se compara ao café da manhã no quarto, viu? Um luxo! Melhor ainda que ele pode ser servido das 8h às 11h!
Como tivemos a oportunidade de vivenciar duas manhãs para o café da manhã no hotel, optamos por tomar um café da manhã no salão do café num dia, onde ele é servido em um buffet e complementado com pedidos feitos à parte.
Mas também escolhemos na manhã seguinte experimentar o café do manhã no conforto do nosso quarto e foi uma delícia! Difícil dizer de qual experiência eu gostei mais.
O Café da Manhã no quarto ainda teve direito a um parabéns para mim porque fiz aninversário naquela semana em que estivemos no hotel. Iniciei as comemorações dos meus 4.0 em grande estilo, não acham?
No quarto, o café da manhã é servido no horário que escolhemos com os itens que selecionamos e solicitamos à recepção na véspera. Estava tudo impecável, muito fresquinho, quentinho e com linda apresentação em duas bandejas.
Você pode escolher itens do café da manhã do buffet ou apenas solicitar os itens do menu a la carte do café da manhã. Mas vou deixar aqui as nossas sugestões e destaques que não devem faltar no seu pedido: waffle de pão de queijo e a maravilhosa Torrada Petrópolis recheada!
Por favor, peçam esses dois por mim!
Ahh... e apesar de o café da manhã do quarto ser super romântico para os casais e muito aconchegante, especialmente na temporada de inverno e frio, pois você não precisa se vestir todo para tomar café da manhã e pode continuar com o seu pijama e roupão, vou te contar que a experiência do café da manhã no salão e, especialmente, na varanda, com vista para os fundos da Catedral de São Pedro e com entorno lindo cercado pelas palmeiras, lavandas... tem também o seu valor, viu?
A vantagem, além da vista, é poder ver o que tem de novo no buffet e ainda poder pedir na hora os itens extras do a la carte.
Aí eu deixo com vocês a escolha entre uma forma ou outra. Eu sugiro que tenham as duas experiências e, neste caso, em razão da pandemia, recomendo que cheguem cedo ao salão do café da manhã não apenas para escolherem a melhor mesa com vista como também para evitar cruzar com muitos outros hóspedes.
Lazer no Hotel Reggia Catarina
Nós chegamos em uma sexta pela manhã e fomos embora no domingo, na hora do almoço. Portanto, acabou sendo uma estadia corrida, principalmente porque na sexta choveu praticamente durante toda a tarde e noite e também porque nós tivemos que trabalhar, pois seguimos em teletrabalho.
Aliás, o nosso quarto, com bancada de escritório - escrivaninha - foi perfeito para trabalhar. A internet oscilou um pouco (funcionou perfeitamente para o Julio, mas de forma intermitente para mim). Porém, não atrapalhou o desenvolvimento do nosso trabalho.
Como Petrópolis é um destino onde vamos com certa frequência (e, no meu caso, frequento a cidade desde criança), nós optamos por fazer caminhadas, tirar fotos, inclusive por várias atrações estavam ainda fechadas no início do mês de maio, como a Casa de Santos Dumont, o Museu Imperial, os jardins do Quitandinha, o Palácio de Cristal, dentre outros.
Nosso foco principal era buscar atividades ao ar livre e explora rum pouco da gastronomia da serra, em horários alternativos, longe dos picos de movimentos dos restaurantes, em ambientes abertos, com varanda e arejados.
Eu diria que fomos muito bem sucedidos na nossa proposta, pois tivemos um final de semana super relaxante, revisitando uma das cidades fluminenses que mais amamos, num final de semana de frio e ruço, já antecipando um pouco do clima de inverno em pleno outono. Foi uma delícia.
Sabe o que significa ruço? É a neblina que se forma, o fog. Coisas de petropolitanos, sabe? Dizem que a palavra tem como origem a influência alemã. Será? rsrs...
No último dia, até que abriu um solzinho bem gostoso e eu juro que, ficando direto no sol, dava para esquentar bem o corpo e encarar um tibum na piscina! É claro que eu não iria perder essa oportunidade, né?
Aliás, a piscina menor é aquecida e tem hidromassagem. Porém, no final de semana em que fomos, como fez muito frio e choveu bastante, eles não ligaram o aquecedor dela (foi a explicação que a funcionária do bar da piscina me deu). Uma pena, pois, no domingo, se a hidromassagem e o aquecedor estivessem ligados, eu teria ficado mais tempo na piscina.
Mas já valeu para garatir minhas fotos e vídeos, né? rsrs...
O que a gente não encara para garatir um bom registro fotográfico!
Dentro do hotel, como opções de lazer, além da piscina, você encontrará um salão de jogos, de leitura e a sauna, próximos à piscina, o bar da piscina, diversas varandas e solários, tudo muito bem cuidado, muito bonito e com vistas de diversos ângulos para a Catedral de São Pedro.
Próximo à recepção do hotel, outros dois salões são muito aconchegantes, com direito à lareira, livros e um espaço super convidativo para beber um vinho e bater papo.
Facilidades do Hotel
- Estacionamento ao ar livre gratuito, dentro do hotel, sujeito à disponibilidade, com segurança.
- Sauna a vapor e sala de relaxamento.
- Piscina e hidromassagem externas.
- Buffet de café-da-manhã incluído em todas as diárias.
- Serviço de almoço exclusivo aos hóspedes.
- Acesso à Internet wifi em toda a estrutura do hotel.
- Serviço de quarto e lavanderia sob demanda.
- Serviço de recepção e concierge 24 horas.
- Salão de eventos
Atrações Turísticas Próximas ao Hotel Reggia Catarina
- Catedral de São Pedro de Alcântara
- Casa da Ipiranga
- Museu Imperial
- Casa Barão de Mauá
- Casa de Rui Barbosa
- Antiga Fábrica da Cervejaria Bohemia
- Palácio de Cristal
- Casa de Santos Dumont
Nossa dica de passeio em Petrópolis, nos arredores do Hotel Reggia Catarina e que inclusive nós fizemos quando estivemos hospedados por lá é assim:
É imperdível caminhar com calma e contemplativamente pela Avenida Koeler, que está a passos do hotel, que encanta com seus casarões imperiais magníficos.
Não deixe de entrar na Catedral de São Pedro e de visitar a Casa da Ipiranga, também conhecida como a Casa dos 7 Erros. Ambos ficam a passos do hotel e merecem a visita, Aliás, na Casa da Ipiranga, além do seu belo palacete que pode ser visitado por dentro e do seu fotogênico e charmoso jardim, nela se encontra o restaurante Bordeaux Vinhos, que fica onde antigamente era a cocheira - estábulo da casa. O lugar é muito bonito e merece a visita! E rende fotos super românticas aos casais fofinhos rsrs...
Nós já fizemos a visita guiada pelo interior da casa em outra ocasião e quem nos conduziu foi o tataraneto do idealizador, de quem mandou construir o palacete. José Tavares Guerra idealizou a construção do palacete no final do século XIX, em estilo Vitoriano, mas trazendo diversos outros elementos da cultura e arte asiática, por exemplo, pois boa parte dos objetos de decoração foram trazidos por ele de suas viagens pelo mundo.
O palacete é uma das poucas propriedades do século XIX mantidas em estado original.
Segundo o seu tataraneto, a inspiração do José Tavares para construir um palacete com os "erros" foi a sua noiva e futura esposa, no sentido de que as formas femininas não precisam ser perfeitas e simétricas para que a a mulher seja linda.... bonito, não? No mínimo, bem romântico! Mais um motivo pra gente sempre retornar à Casa da Ipiranga que exala romantismo!
Nota: Vira e mexe, saraus e apresentações musicais acontecem na Casa. Vale procurar saber a programação.
Você também pode ir de carro até próximo ao Relógio das Flores, que fica em frente à faculdade UCP (Universidade Católica de Petrópolis), deixar o carro estacionado ali e caminhar para conhecer e explorar os seus arredores que concentram algumas das principais atrações turísticas da cidade, tais como:
- Casa de Santos Dumont,
- Museu de Cera,
- Museu da Porcelana,
- Tradicional chocolateria Katz,
- Próprio Relógio das Flores,
- Liberty Garden
No Liberty Garden dá para tirar várias fotos bem legais com os seus guarda-chuvas pendurados no alto, mas onde também há um bom restaurante, loja de artesanato e lembranças/souvenirs e uma loja de fábrica de chocolates.
Outro lugar incrível que conhecemos foi o Orquidário Binot, que é o mais antigo do Brasil, de 1870! Ele impressiona pelo tamanho, número de mudas e é claro que comprei novas bebês pra minha casa! Achei os preços bons. O lugar é coberto, então também funciona como boa opção de passeio em dias chuvosos e frios.
Também vale a pena dar uma volta pelo Parque Crémerie, outro lugar fofo, cercado por natureza e paz, perto do Quitandinha.
Por fim, estique até Itaipava e aproveite as maravilhas deste polo gastrônomico de Petrópolis! São vários restaurantes e lojas. O Shopping Tarrafas é um bom lugar para deixar o carro, onde também há vários guarda-chuvas para aquela fotinha divertida. Ter um carro para se locomover entre Petrópolis e seus distritos facilita muito a vida. Confiram sempre a validade da sua carteira ou carta de condução internacional, inclusive porque costuma ter muita blitz, especialmente na chegada e saída de Itaipava.
Se sobrar tempo, que tal conhecer o Castelo de Itaipava? Essa foi a primeira vez que visitamos. Paga-se uma entrada de R$15 por pessoa para ter acesso a algumas galerias e os jardins do fundo.
Nossas dicas de restaurantes são:
- Empórgio Gourmet e Bendito Armazém (ambos dentro do Empório Maria Maria)
- Restaurante Antonio
- Restaurante Farfarello
- Restaurantes do Hotel Parador Santarém
- Trutas do Rocio
- Bordeaux Vinhos em Itaipava e Petróplis
- Cervejaria Bohemia (dentro da antiga fábrica, há restaurante e bar)
- Os clássicos alemães: Casa do Alemão e Pavelka
Hotel Reggia Catarina
- Endereço: Avenida Ipiranga, nº211, Centro Histórico - Petrópolis
- Tel: +55 24 2237-9530
- WhatsApp: +55 24 98858-2341
- Site: https://www.reggiacatarina.com.br/
- E-mail: reservas@reggiacatarina.com.br
- Instagram: https://www.instagram.com/reggiacatarinahotel/
- Facebook: https://www.facebook.com/reggiacatarinahotel/
- Reservas pelo booking: clique aqui e faça a sua reserva https://www.booking.com/hotel/br/villa-catarina.pt-br.html: nota 9.3 com base em 531 avaliações
- TripAdvisor: nova 9, com base em 26 avaliações - https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g303504-d17497549-Reviews-Villa_Catarina-Petropolis_State_of_Rio_de_Janeiro.html
Postar um comentário