12 julho 2021

Estação Inverno Maravilha no Bondinho Pão de Açúcar

Já andou no Bondinho do Pão de Açúcar alguma vez? Quando foi a última vez? E que tal ver o Pôr do Sol lá de cima, hein? É perfeição divina! Cidade Maravilhosa mostrando que não tem esse título a toa!!

Blog Apaixonados por Viagens - Estação Inverno Maravilha - Bondinho Pão de Açúcar

Pois eu não fazia esse passeio há 2 anos e o Julio há mais tempo ainda. Como pode, né? Moramos tão perto de um dos principais cartões postais do mundo, avistamos o Pão de Açúcar praticamente todos os dias em nossas caminhadas pelo bairro, mas fazia tanto tempo que não subíamos que realmente estava mais que na hora de nos redimirmos.

E demos muita sorte com a escolha do dia! Que dia, minha gente! Daqueles de céu azul e sol brilhando intensamente que fazem até a gente esquecer que estamos em pleno inverno rsrs..

Então fomos lá no último sábado conferir o funcionamento, os protocolos sanitários e de segurança, mas também trazemos para vocês as Novidades quentinhas que chegaram para aquecer o inverno Carioca de um dos mais belos Pontos Turísticos e Cartões Postais do Mundo!!

Começou no dia 10 de julho a temporada da Estação Inverno Maravilha, que vai até 08/08!! Ou seja, dá tempo suficiente para todo mundo curtir! A iniciativa tem como intuito proporcionar vivências únicas para cariocas e turistas durante a época de temperaturas mais amenas na cidade.

Com uma série de atividades que acontecerão ao londo do mês, o parque do Bondinho do Pão do Açúcar vai agradar a todas as idades.

Por exemplo, o grupo Circo do Macaco Prego receberá as crianças com atividades recreativas super divertidas e gratuitas, em sessões de 30 min, às terças e quartas, às 11h, 11h30, 14h, 14h30, 15h e 15h30, no Anfiteatro, e com limitação da capacidade, distanciamento e álcool em gel à disposição. Será realizada higienização no local entre as sessões e será necessário realizar inscrição no local para participação.

As temáticas das apresentações do Circo serão diferentes a cada semana. Nos dias 13 e 14/07, será o Rock, com uma homenagem ao estilo musical; nos dias 20 e 21/07, as celebrações juninas; já nos dias 27 e 28/07, o tema será a sustentabilidade e o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que visa a conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar e conservar os recursos naturais. Finalmente, os dias 03 e 04/08 abordarão a temática de esportes.

E a Gastronomia não ficou de fora! Os restaurantes prepararam delícias para o Menu de Inverno, trazendo produtos, drinks e pratos especiais para os visitantes, como o Fondue de Chocolate com frutas na República da Fruta, o Combo de pizza com vinho, Irish Coffee e Quentão no Pão de Açúcar Gourmet, o combo especial de caldo com vinho no Embaixada Carioca, Fondue de Queijo acompanhado de vinho no Clássico Sunset Club, que inclusive vai funcionar em horário especial até às 20h para que os clientes possam aproveitar ainda mais a ocasião e prato especial de inverno. Além destas, muitas outras opções vão proporcionar vivências inesquecíveis aos visitantes.

Nós pudemos, inclusive, experimentar o saboroso Bobó de Camarão preparado pelo Restaurante Embaixada Carioca.

Aliás, foi a primeira vez que visitamos o restaurante e ficamos encantados com o espaço, que é uma gracinha, muito aconchegante, no Morro da Urca, com vista privilegiada para o Pão de Açúcar. O atendimento então nem se fala: super simpático e gentil!

O bobó de camarão estava muito saboroso e combinou muito bem com o frio da noite. Ah sim: à noite faz frio de verdade, viu? Como fomos para o pôr do sol e como no inverno o sol se põe por volta das 17:20, até descermos o Pão de Açúcar para o Morro da Urca (e especialmente no último sábado havia um movimento intenso de turistas, especialmente em função do feriado em São Paulo), ou seja, já chegamos no Embaixada Carioca perto das 18h e já escuro, de noite. Portanto, se forem no final da tarde como nós para curtirem o entardecer, não se esqueçam de levar o agasalho!

E o bobó de camarão, super quentinho, estava delicioso e foi perfeito para esquentar a gente! Vale a pena também pedir o combo que o restaurante preparou, com preço muito honesto e acessível e não deixem de provar o café da prensa francesa para experiência quentinha ficar ainda mais completa.

Mais uma super novidade: o Carioquinha Voltou!!!

• 🚠 É carioca? Então aproveita que tem promoção: Nascidos ou moradores da cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio garantem 50% de desconto na compra, basta apresentar um comprovante de residência nominal para moradores ou carteira de identidade para nascidos na cidade. Ficou ainda melhor e mais fácil!

Agora, outra coisa muito importante que para nós foi um diferencial no passeio, a questão da observância dos protocolos sanitários de segurança: nós nos sentimos muito bem, seguros e achamos tudo muito organizado, mesmo num sábado de grande movimento.

Como vocês sabem, há tempos que nós priorizamos os passeios a céu aberto, em lugares arejados, desde que voltamos a sair. Nós não tivemos Covid, já recebemos a primeira dose da vacina, mas seguimos, por enquanto, com esse critério de dar preferência aos passeios em lugares arejados e abertos. Por isso mesmo que o passeio no Bondinho do Pão de Açúcar há tempos já me interessava para poder fazer algo que eu adoro, com vista linda e com segurança.

Pois bem, saibam que achamos tudo muito organizado mesmo. Inclusive, é bom que que fique registrado que o Bondinho Pão de Açúcar vem seguindo todas as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. A capacidade dos bondinhos foi reduzida (de 65 pessoas na cabine para 42), além de ter sanitização automática a cada desembarque com quaternário de amônio. Tem uma máquina dentro dos bondes que é acionada a cada desembarque para a realização da sanitização do carro.

Além disso, os bondes são ventilados, pois há pelo menos 3 janelas abertas, o que também faz com que haja naturalmente uma troca de ar dentro da cabine.

O uso de máscara em todo o parque do Bondinho do Pão de Açúcar é obrigatório (claro que as pessoas tiram as máscaras rapidinho para fotos e também para sentarem-se nos restaurantes para comerem), mas a circulação mesmo das pessoas é realizada somente com máscara e há muita fiscalização que fica de olho em que se esquece de colocar a máscara.

Dispensers de álcool em gel são disponibilizados ao longo de todo o parque e a medição de temperatura é feita a todos na entrada. Além da demarcação do espaço de distanciamento físico nas filas.

"Nós temos paixão por encantar! Por isso, preparamos ações especiais para os cariocas e turistas celebrarem o melhor do inverno aqui no Bondinho Pão de Açúcar. Queremos proporcionar experiências inesquecíveis com as paisagens e vistas mais exuberantes do Rio como cenário. Também convidamos os visitantes a participarem de uma causa social importante, que é a arrecadação de roupas e agasalhos para serem doados a famílias em situação de vulnerabilidade social. " destaca Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar.

Para Estação Inverno Maravilha, o Bondinho também será um ponto de recebimento de doações de agasalhos, cobertores e roupas de inverno, em parceria com o Movimento Cobrindo Vidas, que realiza o trabalho de distribuição e doação de comida e agasalho para moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

• O Passeio: o embarque começa na Praia Vermelha em direção ao Morro da Urca, primeiro trecho da experiência. Ao sair da estação, o percurso passa pela Praça dos Bondes, onde está exposto o primeiro bondinho colocado em circulação, em 1912, e pela praça de alimentação, até chegar ao embarque para o Pão de Açúcar – segundo trecho do passeio. O retorno segue a mesma ordem: descida do Pão de Açúcar em direção ao Morro da Urca, onde se passa pela praça de alimentação e pela Praça dos Bondes até chegar ao embarque em direção à Praia Vermelha.

🚠 Curiosidades sobre o Bondinho Pão de Açúcar:

• Inaugurado em 27 de outubro de 1912.
  • O Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico a ser implantado no Brasil e o terceiro no mundo, sendo o mais antigo em funcionamento.
  • Altura do Morro da Urca: 227 metros | Altura do Pão de Açúcar: 396 metros
  • Já recebeu visitantes ilustres como Albert Eisten, Bob Marley, John Kennedy, Tina Turner, Robert de Niro, príncipe Harry, Natalie Portman e Malala.
  • Foi cenário do filme “007 Contra o Foguete da Morte” (1979). O agente secreto britânico James Bond derrota seu famoso inimigo Dentes de Aço e, em uma das sequências mais eletrizantes do longa, James Bond se equilibra nos cabos de aço do bondinho, a mais de 500 metros de altura.
  • Desde a década de 40, o Morro da Urca é um ponto de encontro e de muita música. Já recebeu artistas como Cazuza, Gal Gosta, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ney Matogrosso.
  • Nos anos 1970, Tim Maia protagonizou uma história engraçada. Com medo de altura, fez de tudo para não subir de bondinho e pediu seu cachê em moedas. O pedido acabou sendo atendido e Tim fez um show memorável no Morro da Urca.

🚠 Funcionamento:

• todos os dias de 10h às 19h, com entrada de visitantes até às 18h - Excepcionalmente durante o período desta ação o restaurante Clássico Sunset Club funcionará até às 20h. Embarque na Praia Vermelha.

🚠É um passeio super agradável para toda a família, ao ar livre e super seguro

🚠Valor dos ingressos:

• R$ 120,00 (adultos) e R$ 60,00 (meia entrada). Em compras feitas pelo site oficial (www.bondinho.com.br), há 5% de desconto.

• Carioca Maravilha: 50% de desconto no ingresso para moradores do Rio e Grande Rio*. É necessário apresentação de comprovante de residência (água, gás, luz ou telefone) e RG original com foto. Para crianças, é preciso apresentação da certidão de nascimento. A promoção é válida para todos os dias da semana.
  • Crianças até 5 anos não pagam.

• O valor dos produtos especiais da ação Estação Inverno Maravilha não está incluso no valor do bilhete.
  • Para a visita, a orientação é adquirir o bilhete antecipadamente no site.

• Todas as informações estão disponíveis no perfil oficial do parque no Instagram (@bondinhopaodeacucar).
  • Endereço: Avenida Pasteur, 520 - Urca.

Abrangência de municípios do Grande Rio para promoção Carioca Maravilha: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá, Petrópolis, Cachoeira de Macacu e Rio Bonito.