29 junho 2021

Novidades diretamente de Cabo Frio!

A Trans Cabo Frio é a novidade que promete incrementar os passeios pela cidade com uma trilha de 53 quilômetros que vai cruzar a cidade de ponta a ponta. O Circuito, que fará parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Percurso, já teve seu primeiro trecho inaugurado.


Blog Apaixonados por Viagens - Cabo Frio


Para comemorar os dez anos de criação do Parque Estadual da Costa do Sol, Cabo Frio inaugurou a sinalização do primeiro trecho da Trans Cabo Frio, conjunto de sete trilhas locais que faz parte do Sistema Brasileiro de Trilhas. O belíssimo percurso revela atrativos como Ilha do Japonês, Farol da Lajinha, Praia Brava, Caverna dos Escravos e Ponta do Chapéu.


O trajeto de sete quilômetros (ida e volta) e batizado de “Boca da Barra” tem início no bairro da Ogiva, ao lado do Hotel Porto Veleiro, seguindo até a Praia das Conchas. De nível moderado, o roteiro é vencido em três horas – mas pode durar bem mais! 


Blog Apaixonados por Viagens - Cabo Frio


Afinal, se o seu ritmo de trilheiro for mais contemplativo, aposto que você vai curtir todo o percurso, esquecer da vida, renovar as energias e admirar a vista panorâmica do Mirante da Lajinha! Ou quem sabe se refrescar uns minutinhos a mais nas águas cristalinas da Ilha do Japonês? Vá por mim: vale a pena!


  • Dica: um bom calçado, água, chapéu/boné, roupas confortáveis e filtro solar não podem faltar no seu passeio!


Blog Apaixonados por Viagens - Cabo Frio


Todo o percurso é sinalizado e feito dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, área de preservação ambiental que abriga dunas, bosques, campos e restingas das cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Saquarema e São Pedro da Aldeia. O conjunto forma um dos recantos mais bonitos do litoral do estado do Rio de Janeiro.


Blog Apaixonados por Viagens - Cabo Frio


Investimento em Ecoturismo


A Trans Cabo Frio é o primeiro conjunto de trilhas da região a integrar o Circuito Brasileiro de Trilhas de Longo Percurso no Brasil. São sete percursos, totalizando 53 quilômetros, que ligam Cabo Frio de “Ponta a Ponta” – de Arraial do Cabo à Barra de São João. A expectativa é que todos os trechos sejam inaugurados até o final de 2021.


Blog Apaixonados por Viagens - Cabo Frio


O circuito para caminhadas em meio à natureza é uma das apostas da Prefeitura de Cabo Frio para fortalecer o Ecoturismo, uma modalidade que passou a ser ainda mais valorizada com a pandemia. E fazer parte de um projeto maior, como a Rede Nacional de Trilhas de Longo Percurso é uma forma de atrair ainda mais visitantes para a cidade.


“Serão 53 quilômetros de trilha. Não dá para fazer tudo no mesmo dia. Então, a ideia é que as pessoas passem uma ou mais noites aqui, e aproveitem também nossos outros atrativos”, comenta o secretário de Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha.


Blog Apaixonados por Viagens - Cabo Frio


Rede Nacional de Trilhas


Nascida em 2018, no ICMBio, a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso é um projeto que tem como objetivo criar uma rota nacional de 10,5 mil quilômetros cobrindo todo o país, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, passando pelos diversos biomas presentes no território nacional.


Os percursos, porém, podem ser “recortados” para serem feitos em partes, nos moldes de circuitos que existem nos Estados Unidos na Europa. “Outro objetivo da trilha de longo percurso é propor ao trilheiro uma meta continuada, de forma que ele permaneça na cidade até completar todo o percurso, ou que estimule o retorno para conclusão do trajeto em outra ocasião”, completa Carlos.



Cabo Frio volta a receber voos da Azul


Mais uma novidade em Cabo Frio é que, a partir do próximo domingo, 04 de julho, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio voltará a receber os voos da Azul. A tradicional rota Belo Horizonte (Confins) x Cabo Frio, que estava suspensa desde março, tem datas previstas até fevereiro de 2022.


Confira as frequências previstas até o mês de fevereiro/2022:  


  • Julho: Voos diários provenientes de Confins (Belo Horizonte). Aos domingos, são dois horários
  • Agosto: Dois voos semanais provenientes de Confins (Belo Horizonte) – sábado e domingo
  • Setembro a Fevereiro/2022: Cinco voos semanais provenientes de Confins (Belo Horizonte) – de quinta a segunda


A retomada dos voos acontece em boa hora para o Turismo cabo-friense: em setembro, a cidade realiza o Festival Sabores de Cabo Frio (03/09 a 03/10). O tema da sétima edição é "Uma viagem pelo mundo" e a expectativa é de que cerca de 60 estabelecimentos participem do evento, oferecendo entradas, pratos principais ou sobremesas exclusivas, criadas especialmente para o Sabores. Os pratos são servidos dentro dos restaurantes participantes e muitos oferecem delivery.


O Festival acontece durante a chamada "melhor temporada" em Cabo Frio, que vai de março a novembro, quando as temperaturas estão amenas e a movimentação na cidade é mais tranquila.


Sobre o Aeroporto de Cabo Frio


Uma das portas de entrada para as belezas de Cabo Frio e toda a Costa do Sol, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio (Cabo Frio Airport) retoma as operações com voos comerciais de passageiros em julho/21 - desde março/21, essas atividades estavam suspensas.


No período, o aeroporto trabalhou como um dos aliados no combate à Covid-19: o espaço recebeu aeronaves trazendo equipamentos como filtros e centrífugas, importados pela Fiocruz, para a produção de vacinas.


Inaugurado em 1997, o aeroporto foi ampliado em 2001. Hoje, recebe voos comerciais de passageiros das empresas Azul e Gol, voos internacionais fretados de passageiros e carga e voos comerciais de carga da Latam, além de aviação geral (voos particulares) e offshore (voos de helicópteros para as plataformas de petróleo).


O aeroporto de Cabo Frio é o primeiro aeroporto público com gestão privada no Brasil, e está habilitado a operar grandes aeronaves cargueiras e de passageiros, com capacidade de movimentação de 570 mil passageiros por ano.


A localização do aeroporto é estratégica não só para a atividade turística na Costa do Sol, mas também para o desembarque de insumos e implementos para a indústria de óleo e gás.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR