A Praia da Joatinga é pouquíssimo conhecida até mesmo pelos cariocas. Com acesso não tão fácil, localizada entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, para chegar nela, tem que entrar em um condomínio (Sociedade dos Amigos do Joá) pelo mesmo acesso que se chega ao clube Costa Brava.
O transporte público que deixa próximo à entrada do condomínio é escasso e, para ir de carro, tem que chegar cedo se quiser garantir uma vaga. Se optar por táxi ou transporte via aplicativo, já aviso logo que o sinal da internet no celular por lá é bem instável. Tem que combinar direitinho.
Isso a torna tão especial, reservada e exclusiva! Em tempos covidianos, um cenário assim mais tranquilo parece até um sonho, não é mesmo?
Mas, além de fazer um dia bonito, com sol, de chegar cedo para conseguir estacionar o carro, tem outro porém: você sabia que NEM SEMPRE TEM AREIA NA PRAIA DA JOATINGA??
Pois é, a gente tinha ido da última vez em dezembro de 2015 (há muito tempo!!!) e resolvemos ir de novo no início do mês de outubro, mas totalmente esquecemos desse pequeno detalhe rsrs... Atrás de passeios mais tranquilos pelo Rio de Janeiro, a céu aberto, em ambientes arejados e em contato com a natureza, na linha do distanciamento social, lá fomos nós para a Praia da Joatinga, mas a praia estava totalmente sem faixa de areia! O mar batia nas pedras e não era ação de ressaca ou de chuva nos dias anteriores.
Para piorar a situação da Joatinga, não funciona como nas praias do Nordeste, em que basta conferir a Tábua das Marés e aí seria o caso de visitá-la na maré baixa/rasa para aproveitar a faixa de areia. A situação é um cadinho mais complexa rsrs...
E a não ser que você tenha o contato de algum morador do condomínio ou de algum funcionário do clube Costa Brava ou até mesmo de algum vendedor ambulante que trabalhe por lá, o ideal, se você fizer questão de ver a praia com faixa de areia, é prestar atenção no seguinte:
- As maiores chances de pegar a praia da Joatinga com faixa de areia são durante os meses de verão, entre novembro e março.
- Além disso, dizem que na Lua Cheia também há mais chances!
Essas dicas foram passadas por um vendedor local que tem uma barraquinha no alto da praia e me pareceu entendedor do assunto rsrs...
Bem, mas e aí você deu azar, como a gente, chegou lá cedo num dia de sol e se deparou com a praia sem areia... o que fazer?
Eu acho essa praia lindíssima! Para mim, é uma das mais bonitas do Rio de Janeiro e por isso mesmo só de estar ali após quase 5 anos já fiquei feliz em ver como estava melhor o espaço em cima, com acesso até mesmo de escadas.
Na última vez que fui, o acesso à praia era somente por uma trilha e pedras, o que torna a praia mais reservada, mas também não muito adequada para crianças pequenas nem pessoas com dificuldades locomotoras.
Agora já conta com uma escadaria de cimento que me parece levar até perto da areia - eu digo que me pareceu isso porque não tinha areia rsrs... Ainda assim, não é uma praia adequada para crianças muito pequenas, a não ser que os pais sejam bem aventureiros.
Essa praia é Linda e já vale a visita, ainda que seja apenas para contemplação e não para um tibum no mar.
Tem um gramado grande lá em cima que é bastante convidativo também para estender uma canga, sentar e curtir a natureza ou prosear. Um piquenique ali deve ser ótimo também, de preferência numa sombra, né?
E o que nós fizemos? Nós descemos pela trilha e pedras e tiramos fotos, fizemos vídeos, observamos as pessoas que, ao longe, com acesso a um pier, pulavam no mar (doidos!) e depois sentamos na pedra, na sombra, e ficamos observando a natureza sem pressa. Depois subimos pela escadaria (que era "nova" para a gente que não ia lá há 5 anos rsrs...).
Em dias de faixa de areia, lembre de levar sua água, um lanche, barraca de praia, canga para sentar na areia. Não sei se há vendedores lá embaixo ou só a barraquinha no alto. De todo modo, é melhor se garantir. A estrutura é bem rústica por lá, não tem posto de Salva Vidas nem banheiro. Mas é tranquilo em termos de segurança pública, além de ser uma bela praia.
- Como chegar: a Praia da Joatinga fica quase escondida, entre a Barra da Tijuca e São Conrado. A melhor forma de chegar é de carro próprio ou táxi/aplicativo/uber/cabify. Para quem vai da Zona Sul, deve seguir pela Estrada do Joá. Aproveite para parar no Mirante do Joá, que fica no caminho e rende altas fotos!
Postar um comentário