Hoje em dia, todos os passeios ao ar livre e, de preferência, longe de aglomerações, em lugares agradáveis, cercados pela natureza e nem tão famosos (ainda), são altamente convidativos e atraentes, especialmente se você puder utilizar o transporte próprio.
E foi assim que a gente, atrás de fazer a trilha da Pedra Bonita, em um domingo pela manhã, nos deparamos com a trilha fechada (àquela época, no mês de outubro, ela estava funcionando apenas durante a semana e fechada aos finais de semana e feriados, por isso, antes de se aventurar em fazer uma trilha pela cidade, é bom confirmar o horário de funcionamento, algo que a gente totalmente se esqueceu e não fez).
Para não perder o tempo de deslocamento, que não é dos mais próximos, pois o acesso à Trilha da Pedra Bonita segue tooooooda vida pela Estada das Canoas, a gente resolveu parar para conhecer o Mirante das Canoas pela primeira vez.
Ele fica no Km 3 da Estada das Canoas, com acesso pelo bairro de São Conrado ou pelo Alto da Boa Vista, numa região que já é considerada pertencente ao Parque da Floresta da Tijuca. Nós fomos por São Conrado e vimos que tinha um estacionamento, alguns poucos carros, um vendedor ambulante e nos sentimos seguros para estacionar o carro e conferir o ambiente.
Falar em segurança pública no Rio de Janeiro é quase que lidar com a sorte, né? Não posso afirmar que seja um lugar totalmente seguro, mas eu me senti bem. Não iria sozinha nem ao anoitecer. Como era por volta das 11h, achei tranquilo.
O calor era de rachar e dei graças a Deus de a trilha estar fechada ou teríamos um treco fazendo a trilha com sol tão forte! Aliás, lembrem-se de levar sua água, usarem roupas leves e confortáveis e sapatos também confortáveis, de caminhada.
E foi bom para conhecer esse mirante que pouquíssimas pessoas sequer imaginam que existe ali, pois a maioria passa direto para a Rampa de Voo livre ou para fazer a trilha da Pedra Bonita.
Também não esperem um super mirante lindo e super arrumadinho, preservado, como o Mirante do Dona Marta, por exemplo. Eu confesso que achei o espaço um tanto abandonado e subutilizado, mas o fato de estar cercado pela natureza e ter como cenários as imponentes Pedra da Gávea e Pedra Bonita não é algo que se possa desprezar.
Pelo contrário... é de ficar encantado por estar tão perto do cume das pedras e mesmo assim, diante de tamanha grandiosidade, sentir-se tão pequeno.
Lá embaixo temos, como vista, a Praia de São Conrado e os gramados do Gávea Golf Club para contemplar ao longe.
O Mirante das Canoas ocupa uma área aproximada de 2.500 m² com direito a uma cachoeirinha, merece uma manutenção melhor, tem estacionamento próximo com vendedores ambulantes para bebidas e snacks, mas não tem banheiro!
Para a minha surpresa, porque eu realmente não esperava cruzar com pessoas por lá, no dia que fomos até que tinha um movimento leve (zero aglomeração... era coisa de 5 a 10 pessoas no máximo andando por lá durante o tempo que ficamos.. mas para quem esperava ver ninguém, até que vi bastante, não acham?).
Acho válido visitar ao menos uma vez na vida, nem que seja antes ou depois de fazer a trilha da Pedra Bonita ou encarar um salto de asa delta. Em tempos covidianos, é bom descobrir cantinhos diferentes da cidade e fazer passeios longe das aglomerações... melhor ainda quando estamos em contato com a natureza, não acham?
Postar um comentário