Você já teve a oportunidade de andar de canoa? Eu tive a primeira experiência na Floresta Amazônica e foi incrível. Mas achei difícil ficar equilibrada nela, porque se tratava de uma canoa local, estreita, bastnte utilizada pelos ribeirinhos. Imaginem que eu tive dificuldade e ainda estava acompanhada de um guia rsrs... e o rio Juma, por onde fiz o passeio, era lisinho lisinho, um verdadeiro espelho refletindo a natureza. Foi lindo de viver.
No mar, a situação muda um pouco porque aí entram mais ventos e ondas. Por isso mesmo que, num primeiro momento, quando surgiu o convite e a oportunidade de fazer o Passeio de Índio em uma canoa na Ilha Grande eu logo fiquei receosa sobre minhas habilidades (ou falta delas kkk), mas, ao conhecer o Carleandro, ou Índio, tudo foi explicado, já que o modelo da canoa dele, que é inspirada nas canoas da Polinésia e tem até um nome: Moana! Nada mais apropriado, não acham?
A canoa, ou melhor, a Moana tem um balanceamento perfeito, permanecendo boa parte do tempo bem estável e, por ter um bom tamanho, é confortável para levar mais pessoas, além de alguns pertences, como bolsas, câmeras, pois é possível acomodar tudinho, de forma pendurada, sem molhar!
Fomos eu, minha afilhada - Mari, que me acompanhou nesta viagem, e Carleandro, que nos deu uma verdadeira aula de filosofia da canoa, as razões que o levaram a morar em Ilha Grande há cerca de 18 anos, um pouco da sua própria história e também da história da canoa havaiana, a inspiração e origem do seu formato, das referências que existem entre a canoa os membros da família, da sua utilização não apenas para o sustento, como também para guerras, transporte e esporte/campeonatos. Tudo muito bem pensado e arquitetado pelos havaianos.
Nós combinamos previamente com o Carleandro e, como estávamos hospedadas na Pousada Caiçara, literalmente pé na areia, ele pôde chegar lá de canoa e nos encontrou na pousada, primeiramente, para conversarmos e, depois, para nos apresentar a canoa, sua estrutura e como faríamos dentro dela para remar e ficarmos bem acomodadas.
Primeiramente, ele nos passou algumas orientações sobre o remo, a direção da remada, sobre o formato da canoa... como ela é bem estável, eu levei uma bolsa com alguns itens: gopro, celular, canga, boné, carteira, óculos... é possível levar algo assim e eu sugiro uma bolsa emborrachada ou estanque, à prova d`água porque, se precisar deixar no fundo da canoa (no "chão") pode ser que molhe. Se for bolsa de tecido, provavelmente vai molhar. Mas dá para pendurar, com jeitinho, para não molhar.
Nosso passeio saiu da praia principal ali de Abraão, em frente à Pousada Caiçara e, por ter sido também nosso último dia na ilha e não podermos correr o risco de fazer um passeio demorado e perder o último flex boat, combinamos que seria um passeio para as praias mais próximas, no estilo mais contemplativo mesmoe para termos a sensação de estarmos numa canoa havaiana.
O mar colaborou bastante, estava praticamente sem ondas, flat! O próprio Carleandro ajudou um bocado remando, especialmente para eu fazer algumas fotos e vídeos kkkk... eram dois braços a menos remando.
Nosso passeio foi totalmente recreativo, bem tranquilo, curtindo a natureza! Um passeio que é uma verdadeira imersão na natureza, em conexão com a canoa e todo esse mar maravilhoso de Ilha Grande!
Nós remamos rumo à Praia da Crena! Aliás, essa é uma praia super gostosa para passar umas horinhas, para curtir sem pressa.
Passamos pela Praia do Sobrado, onde fizemos uma pausa para banho, também fomos até a Ilha do Morcego e Praia do Morcego.
Índio perguntou se gostaríamos de descer e explorar a Ilha, mas, como estávamos sem os sapatos adequados (papetes - sapatilhas de neoprene), achamos melhor deixar para uma próxima, porque ali tem muita pedra e provavelmente também tem ouriço.
Ao longo do caminho, pausas para mergulho no mar, para curtir a praia e para curtir a rede!
Gente, essa rede na canoa é TUDO DE MARAVILHOSO! Você deita na rede, vai se banhando com a água do mar enquanto a canoa segue seu rumo... que diferente e que delicioso! Adorei e por mim ficaria ali durante todo o passeio. Afinal de contas, para que remar se pode ficar "de boas" na rede, né? kkkk... brincadeirinha!
No retorno, ficamos na Praia do Abraaozinho para curtir nossas últimas horinhas de Ilha Grande! Eu simplesmente amo essa praia! Ela é perfeita para passar umas boas horas relaxando.
Índio também tirou várias fotos da gente! Ele faz questão o tempo todo de que fiquemos muito à vontade, em sintonia com a canoa, com a natureza e se encarrega também, em seus passeios, de fazer registros e eternizar esse momento.
O tour custava ano passado - 2019, R$50,00 por hora e por pessoa. O ideal é fechar pelo menos 2h de passeio para ter uma experiência mais completa. Aliás, para quem fecha as 2h de passeio, o Índio dá mais 1h extra de cortesia. (confirmem os valores para 2020 e 2021)
E a boa notícia é que não precisa ter experiência!
Sério mesmo! Podem acreditar em mim porque eu sou uma pessoa sem muita habilidade para essas coisas kkkk... A canoa é bem estável, é fácil para entrar e sair e eu, que nunca consegui subir num caiaque já em alto mar, consegui subir na canoa, com o apoio da rede! Ou seja, é tranquilo até mesmo para mergulhar no mar e depois voltar para a canoa. Se eu que sou descoordenada consegui, vocês também conseguirão!
Uma delícia de passeio! Super recomendamos!
Além deste passeio recreativo que fizemos, o Índio também realiza o passeio romântico, no nascer ou pôr do sol, o passeio noturno para ver os plânctons, o passeio esportivo para quem já sabe e também dá aulas de Canoa!
A atividade pode ser totalmente personalizada e privada, inclusive com animais! O cachorrinho do Índio acompanhou a gente o tempo todo! Vale a pena conhecer.
- https://www.instagram.com/indio.ilhagrande/
- Reserve seu passeio: 024 999162097 / 999190336
Spreading Aloha!!!
ResponderExcluirKanaloa Rio
https://www.kanaloario.com
Somos apaixonados por passeios de canoa havaiana alternativos e contemplativos, travessias, expedições e pelo belo Surf com canoa polinésia! Queremos levá-los para navegar em lugares inexplorados, seja para ver o esplendor do Nascer do Sol ou contemplar o Pôr do Sol em alto mar. Nossa equipe está sempre planejando um roteiro de tirar o fôlego para relembrarmos o verdadeiro sentido da vida. Sabemos que o Rio de Janeiro é lindo, mas sua beleza não termina na praia e na verdade ela é o ponto de largada da nossas aventuras.
ResponderExcluirRealizamos aulas de canoagem e passeios turísticos no Rio de Janeiro com saídas diárias do Recreio dos Bandeirantes (Pontal do Recreio – Posto 12) , Barra da Tijuca (Quebra-mar) e Marina da Glória (Zona Sul).
Spreading Aloha!!!
Kanaloa Rio
https://www.kanaloario.com
Que legal!!! Vamos combinar sim!
Excluir