Em outubro de 2019, estive em Ilha Grande para ficar nela, para dormir na ilha, pela quarta vez. Este verdadeiro paraíso na Terra, que faz parte do município de Angra dos Reis, mas também tem acesso a partir do município de Mangaratiba, oferece ótimas opções de hospedagens para todos os gostos e perfis, inclusive para quem não fizer o estilo mais roots. Foi-se o tempo em que a Ilha só tinha oferta de hospedagem para a galera mais mochileira.
Dessa vez, tive o prazer de me hospedar e conhecer a Pousada Caiçara, onde fiquei por 4 dias, com minha afilhada, numa hospedagem deliciosa, muito confortável, no melhor estilo pé na areia e agora vou contar para vocês um pouco dessa experiência.
Curioso que todas as vezes em que me hospedei em Ilha Grande, acabei optando pela Vila de Abraão, pela praticidade de chegar nela e também pela maior oferta de hospedagem e melhor infraestrutura com restaurantes, bares, mercados, lanchonetes, padarias, agências de turismo...
Eu sempre indico a quem vai pela primeira vez para Ilha Grande que fique em Abraão. Porém, se você for em alta temporada ou feriados, pode ser mais tumultuado. Daí, de repente seria até melhor procurar hospedagem em alguma outra das vilas da Ilha, como Araçatiba, Praia Vermelha, Provetá, Bananal, Japariz, Saco do Céu, Aventureiro... não faltam opções!
Mas antes disso, se você nunca foi para Ilha Grande, confira aqui algumas outras matérias que vão te ajudar bastante no planejamento da sua viagem para lá.
E assim fui para mais uma experiência incrível neste paraíso e dei sorte de pegar dias muitos lindos, com sol em praticamente todo o tempo (se estiver nublado ou mormaço em Ilha Grande, você já está no lucro kkk... vá por mim! Ohhhh lugar para chover essa Costa Verde Fluminense, viu?).
Para começo de conversa, já adianto que eu adorei a hospedagem! Mas vamos lá falar um pouco da experiência!
Chegamos de flexboat em Abraão (a outra forma seria de ferry, que eu não recomendo, ou de lancha ou barco privado) e seguimos a partir do píer caminhando até a Pousada Caiçara. Você pode optar pela ajuda dos carregadores de malas se achar necessário. Nós até que estávamos com um bocadinho a mais de bagagem do que o esperado para Ilha Grande. Ainda assim, carregamos de boa até a pousada. Bemmmm... de boa boa mesmo nem tanto porque estávamos com mala de rodinhas e, para quem não sabe, as ruas de Abraão, em maioria, são de chão de batido. Só a rua que beira a praia que é de pedrinhas.
Em todo caso, eu já sabia disso e fui mesmo assim com a malinha de rodinhas porque ela já era guerreira mesmo e não tinha problema em arrastar no chão de terra. Considere isso ao fazer sua mala/bagagem porque a pousada fica um tiquinho afastada do píer onde se desembarca... cerca de 10 minutos de caminhada.
Você pode caminhar direto pela areia da praia (ao desembarcar no píer, siga para o lado esquerdo, mas, na dúvida, não se preocupe, pois há sempre alguém no cais para ajudar com orientações e, normalmente, eles também oferecem mapas e indicam onde está a pousada - ao menos era assim antes da pandemia) ou você pode também caminhar por dentro do vilarejo, cruzar a ponte e seguir depois pela areia.
De uma forma ou de outra, você terá que andar um trecho na areia porque a Pousada Caiçara é literalmente pé na areia! E por que eu fui por dentro? Porque eu estava com a malinha de rodinhas e, se você seguir direto pela areia, terá que cruzar um córrego, o que não é tão legal de fazer para quem está chegando com mais bagagem, principalmente de tênis kkkk... se você estiver com pouca coisa, só com uma mochila, já vai de chinelo ou deixe-o em lugar fácil para colocar e siga pela areia. Será muito mais prazeroso com certerza.
A pousada, portanto, é pé na areia! Já de cara ficamos encantadas com a entrada: um deck - solarium muito fofo e agradável para curtir um sol, com vista direta para o mar... que delícia!
Ahhhh... ela não tem piscina, viu? Mas para que piscina com esse marzão todo aí na sua frente?
Toda a pousada faz um estilo rústico-chique, com decoração muito graciosa desde a sua recepção. Jardim, mesas, sofás... tudo muito bem pensado para que o hóspede fique muito à vontade, confortável e se sinta em casa. Vou te contar que não dá vontade de sair de lá!
ANOTEM: uma coisa bem importante sobre a escolha da sua hospedagem em Ilha Grande!
- Confirme sempre antes de a pousada conta com gerador próprio de energia. Sempre falta luz em Ilha Grande! Às vezes dura mais tempo do que você gostaria e eu mesma já passei perrengue lá em pousada sem gerador. Inclusive, desta última vez, também faltou luz por dois dias seguidos, ou seja, metade da nossa estadia na Ilha rsrs... A Pousada Caiçara não decepcionou e deu conta do recado! Não tivemos problemas com a falta de energia e pudemos seguir com a vida normal de um hóspede, com luz no quarto para tudo: ventilador, ar condicionado e frigobar! Tudo funcionando bem, enquanto boa parte da ilha estava apagada.
Eu vou te contar que ficar sem ventilador para quem é calorenta e ter que dormir com janela aberta e ser devorada por mosquitos não é uma experiência legal! kkkkk... eu já passei por isso em outra hospedagem sem gerador. E o banho gelado se o chuveiro for elétrico? kkkk... socooooorro!
Voltando a falar sobre a Pousada, sua entrada é fofa, a decoração é uma graça, repleta de adornos marinhos, estrutura em madeira... e fomos muito bem recebidas pela funcionária que estava no momento e direcionadas ao nosso quarto nos fundos, uma parte mais nova da pousada.
Sabe quando está com cheirinho de novo? Ai que delícia! Nosso quarto ficava no andar de cima e isso não foi um incoveniente para a gente. A nossa mala, apesar de rodinha, era pequena e fácil de subir e descer os dois lances de escadas. Eu adorei o fato de ser no segundo andar, pois, com isso, a nossa varanda tinha vista e dava para ver até um pedaço do mar!
O quarto era bem espaçoso!
Uma cama queen e uma cama de solteiro, duas estantes, maleiro, espelho grande, ventilador de teto, TV, frigobar, ar condiciondo tipo Split...
Vejam pelas fotos que o quarto era bem novo, com decoração clean, estava bem limpo e proporcionou para a gente uma estada muito confortável e agradável.
O banheiro também tinha um bom tamanho, com box blindex, secador de cabelo, amenidades e toalhas de banho e rosto.
E essa varanda aconchegante? Que saudade de ter uma varanda!
O frigodar estava abastecido, mas a gente também comprou, no caminho, em um dos mercadinhos de Abraão, algumas garrafas de água. Havia também alguns snacks no quarto e cofre.
Em resumo, o quarto está super aprovado! Não tivemos problema com insetos (mas recomendo que não deixe as portas abertas entre 17h e 19h, horário em que os mosquitos estão a mil), a limpeza diária com arrumação do quarto era sempre muito eficiente, o tamanho do quarto era ótimo, a decoração muito agradável (eu adoro esse estilo de móveis mais rústicos com aquele toque vintage) e tudo correu bem (só tivemos um pequeno incidente no último dia com a porta do banheiro que emperrou, mas foi resolvido a tempo de não perdermos o flex boat de retorno).
A pousada tem quartos com varandas na frente, com vista direta e frontal para o mar. Estavam ocupados e não tive a oportunidade de conhecê-los, mas devem ser ótimos também... acordar com o barulho do mar, hein? Isso na baixa temporada... para a alta temporada, acho que ia preferir mesmo ficar no quarto de fundos e garantir a boa noite de sono e silenciosa.
O wifi também funcionou muito bem em todos os momentos, até mesmo quando faltou luz.
Os espaços da pousada são todos altamente convidativos para relaxar, sentar, ler um livro, contemplar a natureza e curtir a viagem.
Inclusive, os proprietários, que tive a oportunidade de conhecer, residem na pousada em um ambiente reservado. Fred nos recebeu muito bem, com muita simpatia e solicitude.
O salão principal, onde eram servidos o café da manhã e chá da tarde (isso antes da pandemia.... agora, com novos protocolos para reduzir os riscos de contaminação, eu acredito que todo o esquema de café da manhã e chá da tarde seja modificado, feito de maneira individual, provavelmente no quarto de cada hóspede para evitar contato) conta com banheiros e também com uma estante com boa oferta de jogos, para quem curte.
Na parte externa, o jardim, as mesas, as espreguiçadeiras no deck, o sofá, toalhas de praia... tudo reflete o carinho e cuidado que a pousada tem com os hóspedes.
Há, inclusive, um chuveiro logo na entrada e um espaço para lavar os pés, o que eu acho super prático para uma pousada bem pé na areia!
Bem, apesar da pandemia do Covid-19, vamos falar um pouco do Café da Manhã e Chá da Tarde, pois tenho certeza que, mesmo com todas as adaptações que a pousada fará para receber seus hóspedes com segurança, o café da manhã continuará sendo delicioso!
Que melhor forma de começar o dia, hein? Com essa vista e este café da manhã completo! Perfeito!
O café da manhã era bem completo: frutas, frios, leite, café, suco, pães, inclusive alguns artesanais e integrais, tortas, bolos, doces, tapioca, ovos...
Absolutamente completo e perfeito para começar o dia com pé direito!
Dava para para ficar horas ali, apreciando a vista, tomando o café, conversando... bom demais!
O chá da tarde, mais modesto, era também uma delícia e eu adoro quando as pousadas têm essa consideração com o hóspede, oferecem esse mimo, ainda mais no ritmo de Ilha Grande, em que a maioria dos passeios de barco retornam por volta das 16/17h, poder chegar na Pousada e ser recebido com uns quitutes de chá da tarde é uma delícia!
Quanto à localização, a Pousada Caiçara fica em um trecho da praia principal da Vila de Abraão que é mais ao canto direito da praia, num lugar mais tranquilo e sossegado (em baixa temporada) e afastado do burburinho dos restaurantes e também dos barcos e lanchas.
Eu não sei afirmar se ali é impróprio para banho, mas não me pareceu e eu, apesar de não ter caído no mar ali na frente da pousada por falta de tempo, em outra oportunidade, certamente mergulharia sim.
Vi muita gente fazendo Stand Up Paddle e nós também tivemos a experiência linda da Canoa do Índio (estilo canoa havaiana), saindo dali da frente da pousada. Também retornamos de táxi de boat em outra ocasião e ele nos deixou bem ali na frente da pousada.
Ou seja, por este aspecto, achei a localização muito boa para quem não pensa em fazer passeios de barco todos os dias. Dá para curtir a praia na frente da pousada e dá, inclusive, para caminhar até as praias próximas que são lindas e também ótimas para banho.
Nós fizemos isso logo no primeiro dia em que chegamos. Fomos caminhando a partir da pousada e passamos pelas seguintes praias: Júlia, Bica, Comprida e Crena.
Fizemos a trilha e fomos passando pelas praias para conhecer. Eu mesma não conhecia todas, mas apenas a da Crena. Portanto, foi novidade para mim.
A trilha é bem traquila e fácil. Reparem nas fotos que eu estava usando um vestido longo kkkk... ou seja, é uma trilha que dá para todo mundo encarar, bastando ter um pouco de disposição. Se fizer parando como a gente, vai levar cerca de 1 hora.
Se for numa batida direta, aí em 30 minutos ou menos já chegará na Praia do Crena, onde recomendamos que fique por ser uma praia maior, com faixa de areia mais larga, conta com restaurante e sempre tem um táxi boat se precisar dele para voltar.
Aliás, se estiver com muito tempo e muita disposição, a partir desta mesma trilha você conseguirá chegar em Abraãozinho, que é outra praia linda que eu adoro, e até mesmo em Lopes Mendes. Mas aí requer um planejamento antes, principalmente estar guarnecido de água e lanche.
- Lembre-se sempre de jamais deixar lixo na trilha ou praia. Carregue com você o seu lixo!
Nós preferimos curtir o final da tade na Praia da Crena mesmo... ficamos até o pôr do sol e ainda fizemos um lanchinho no restaurante que tem lá e eu indico.
Em relação aos restaurantes, estão todos a uma curta distância de caminhada a partir da Pousada Caiçara. Uns podem levar uns 15 minutos de caminhada no máximo!
Como eu gosto de caminhar, isso não é problema para mim.
Eu e minha afilhada nos sentimos seguras o tempo todo e ficamos confortáveis em sair à noite, mesmo em baixa temporada e numa estada durante a semana. Aliás, a própria pousada Caiçara conta com recepção 24 horas e todo o apoio necessário ao hóspede.
Alguns restaurantes estão a poucos passos da pousada, muito muito próximos mesmo, como o Steak 'n Beach, Café do Mar e o maravilhoso Lua e Mar, que conheci em outra visita à ilha. Todos são bem aconchegantes e a passos da Pousada.
Também estivemos no Las Sorrentinas, que já havia conhecido de outra visita e amo de paixão! Ele fica bem próximo à pousada também.
O mais distante que a gente conheceu foi o Atelier e Café, que tem uma proposta mais saudável. Minha prima é vegetariana e o cardápio do Atelier tinha uma seção bem bacana para vegetarianos. O quiosque é muiiiito fofo, na areia da praia e super vale a pena conhecer. Fica na outra ponta oposta à Pousada Caiçara, mas, como disse, nenhuma caminhada nossa levava mais de 15 minutos.
- Observação: eu desejo do fundo do meu coração que todos esses estabelecimentos sigam funcionando, mesmo com toda a dificuldade enfrentada com os meses fechados por causa da pandemia. Sabemos que são tempos muito difíceis, sem apoio do governo e sabemos que muitos lugares infelizmente precisaram fechar. Mas nossa torcida aqui é muito grande por vocês e queremos estar com vocês de novo... que seja o mais breve possível!
Essa foi a minha experiência e quero muito poder retornar à ilha e encontrá-la linda como sempre!
Vamos ter fé! Pensamento positivo! Vai Passar!
- No TripAdvisor: com nota 9, com base em cerca de 300 avaliações e Certificado de Excelência - clique aqui para ler mais a respeito.
- No Booking.com: nota 9.2, com base em cerca de 350 comentários - clique aqui para ler mais
- Site: http://www.caicarapousada.com.br/
- Instagram: https://www.instagram.com/pousadacaicaraig/
Postar um comentário