Com algumas reaberturas de destinos turísticos previstas para acontecerem no segundo semestre de 2020, acreditamos que a procura por hospedagens menores e que seguem o formato boutique seja a opção de muitas pessoas que preferirão lugares menos movimentados para dias de detox, de descanso, paz e renovação das energias após tantos meses de quarentena e isolamento social.
Por isso mesmo, uma das nossas apostas no litoral fluminense é o Hotel Vila da Santa, em Búzios, um verdadeiro oásis, um refúgio muito bem localizado na Praia dos Ossos, com posição bem estratégica a passos das melhores praias do balneário, em minha opinião, que são as praias de João Fernandes, Azeda e Azedinha, além disso, também está a passos da Orla Bardot e da famosa Rua das Pedras, perto de comércio, bares, restaurantes....
Inclusive, o hotel conta com duas entradas, uma voltada para a Praia dos Ossos, a poucos passos da praia, e outra entrada voltada para a Praça dos Ossos.
Mas, como eu disse, o Hotel Vila da Santa em si já é um refúgio, um lugar completo e você, se desejar, não precisará sair dele para nada, pois a estrutura do hotel é perfeita para proporcionar ao hóspede momentos de lazer ao longo do dia.
Contando com serviço próprio de SPA, restaurante La Gare - que é um dos melhores de Búzios, de acordo com o site TripAdvisor - praia a poucos passos, pois a própria Praia dos Ossos, que é banhável, também é uma boa opção para um mergulho ou até mesmo para a prática de esportes, pois até isso o hotel oferece aos hóspedes, incluído na diária, podendo escolher entre SUP (Stand Up Paddle) ou caiaque, para praticar na praia dos Ossos.
O hotel também oferece serviço de praia completo com barraca de sol, cadeiras, toalhas e bar que atende na praia (não sabemos ainda quando as praias de Búzios estarão liberadas para banho de sol, mas é sempre bom poder estar em um hotel onde sua grande preocupação durante o dia será decidir curtir a praia ou a piscina ou ficar no revezamento deles rsrsrs....).
A única coisa que o hotel realmente não oferece é estacionamento. Nós, quando fomos em 2019, deixamos o carro próximo à Praça dos Ossos em uma das vagas da prefeitura e pagamos o "vaga certa" pela duração da nossa hospedagem. Você também pode deixar o carro em um estacionamento pago que tem perto do hotel, se desejar.
Algo que me encantou muito no Hotel Vila da Santa foi a sua belíssima arquitetura que me remeteu diretamente a uma vila mediterrânea... tive aquela sensação gostosa de ter sido teletransportada para a Santorini, uma vila grega talvez...
O projeto nasceu em 2010 e levou cinco anos para se concretizar. As memórias das infâncias dos proprietários levaram para Praça e Praia dos Ossos a reprodução perfeita de uma vila de pescadores do Mediterrâneo, com pátios internos em diversos níveis de construção.
A casa original de pescador da década de 40 foi totalmente reformada e funciona como recepção, dando acesso aos pátios internos e às duas piscinas de pedras, uma delas aquecida, carinhosamente conhecida como Poço do Amor, e a uma bela sala de eventos e de festa, com biblioteca e lareira. Além de um Bar & Restaurante, SPA com sauna, Jacuzzi e Espaço Fitness.
Peças adquiridas em mais de 30 anos de viagens pelo casal de proprietários, muitas delas da França e Itália, encontraram nas arquitetas Sandra & Ana Gnatalli o entendimento necessário do que precisava ser feito e adaptado.
Graças ainda aos paisagistas Gilberto Elkis e Paulo Dantas; o decorador Edgard Octavio, com colaboração de Erasto Eiras; o Musico Dodô da Bahia; o Mestre Nem; o artista em pedras Ranieri e o iluminador Ugo Nitsche, nasceu o Hotel Vila da Santa! E não é que temos um quê de Apaixonados por Viagens nele?
Tudo foi muito bem pensado no bem estar dos hóspedes! A decoração é fora de série, muito linda e aconchegante em todos os seus detalhes, seu colorido.
Todo o espaço do Hotel Vila da Santa é distribuído em dois níveis, com dois pátios e edifícios em seu entorno.
Há também um espaço um pouco mais afastado, uma casa que muitas vezes é usada para acomodar noivas e alguns familiares mais próximos, pois, nesta casa, equipada com quartos, há mais privacidade e pode ficar totalmente reservada dos demais hóspedes.
Na nossa primeira noite no hotel, nós ficamos hospedados em um dos quartos deste ambiente separado e pudemos conhecer um pouco mais dos seus espaços: salas de estar, varanda, vista... é praticamente uma casa à parte.
Como bem perto do Hotel Vila da Santa encontra-se a linda Igreja Sant`Ana, construída em 1743, em cima de uma pequena colina, com vista o mar e bela arquitetura, ela acaba sendo muito requisitada para casamentos e o Hotel torna-se, portanto, em lugar mais que perfeito para receber a noiva, familiares e equipe de produção para esse grande dia.
Todos os espaços do Hotel Vila da Santa são altamente convidativos para relaxar.
No pátio principal, no primeiro nível do hotel, logo ao lado da recepção, você encontra mesas, sofás, cadeiras, uma pequena piscina, um salão bem grande e bastante aconchegante com sofás, opções de jogos, TV...
No pátio do segundo nível, encontra-se a piscina maior - ela não é muito grande, mas tem um tamanho adequado ao número de hóspedes que o hotel comporta e, ao longo da nossa hospedagem, pudemos constatar que ela fica na maior parte do tempo com poucas pessoas ou até mesmo vazia, o que é ótimo nos dias atuais de distanciamento social.
O layout da piscina é lindíssimo, projetada para estar cercada de flores, dos edifícios que compõem a vila e das espreguiçadeiras.
O único detalhe é que a água não é aquecida e não pega sol do dia inteiro nela.
Tudo tão bem cuidado, tão gracioso que realmente você não sentirá vontade de sair do hotel.
Jantar no Restaurante La Gare
Nós tivemos a oportunidade incrível de jantar no Restaurante La Gare, numa experiência super romântica, ao som de música ao vivo e um imersão gastronômica deliciosa!
E é claro que, entre o salão interno e o pátio principal do hotel, nós escolhemos o pátio até porque, mesmo no Antigo Normal, a gente sempre preferiu espaços abertos, arejados e nunca fomos muito fãs de ambientes muito cheios.
Todos os pratos que degustamos do Restaurante La Gare estavam muito bem preparados e saborosos, com apresentação formidável, daquelas que, mesmo sem blog, eu ia tirar foto só pela beleza da composição do prato... mas merece destaque o Cherne com Polvo que estava simplesmente divino! Uma explosão de aromas e sabores!
Em noites sem ameaça de chuva, especialmente aos sábados, o Restaurante trazia esse plus da música ao vivo. Com o Novo Normal da era covidiana, ainda não sei como vai funcionar, mas faço votos para que consigam manter a música ao vivo e o jantar no pátio, em ambiente aberto, arejado que é o ideal hoje em dia para quem deseja uma experiência segura e agradável.... e muito romântica também!
- No TripAdvisor: o Restaurante La Gare tem nota máxima, 10, com base em cerca de 200 avaliações, além do selo Travellers` Choice - clique aqui para ler os comentários
Café da Manhã no Hotel Vila da Santa
Falar de café da manhã hoje em dia é até complicado, pois sabemos que tudo o que colocaremos aqui da nossa experiência não será vivenciado da mesma forma dentro do nosso atual contexto de Novo Normal, diante das regras de distanciamento social, novos protocolos de redução dos riscos de contaminação pelo covid.
Mas, por amor à experiência que tivemos, que foi extraordinária, bem como por ter a máxima certeza de que o Hotel Vila da Santa estará muito bem preparado e adaptado para oferecer uma nova experiência à altura e dentro de todos os rigores impostos pelos novos protocolos, vou compartilhar co vocês como foi o nosso café da manhã, mas saibam que, enquanto não tivermos a vacina, o café da manhã deverá ser diferente de agora em diante, sem buffet, servido individualmente no pátio ou no quarto.
E o grande diferencial deverá ser apenas esse mesmo, o buffet que cederá lugar ao serviço individual com a mesma qualidade, cuidado e carinho.
O café da manhã no Hotel Vila da Santa é um capítulo à parte!
Riquíssimo, muito completo e muito elegante, com produtos que percebemos serem muito bem selecionados e de alta qualidade.
Café, chá, sucos, leite, iogurte, frutas, frios, pães, ovos, omeletes, tapiocas, açaí, água de coco, doces, bolos, tortas... uma deliciosa e saborosa fartura para começar o dia muito bem.
Daqueles momentos que você precisa apreciar sem pressa, especialmente se estiver no pátio do hotel... nós tivemos a oportunidade de tomar o café da manhã tanto no salão do Restaurante La Gare quanto no pátio externo, onde eu achei até mais agradável e bonito e onde serão de agora em diante as refeições de quem preferir fazê-las fora do quarto.
Vejam as fotos e me digam o que acharam!
Nossos quartos no Hotel Vila da Santa
Todas as acomodações do Hotel Vila da Santa contam com a presença de amenities, aquecedor de toalhas, ar condicionado, TV HD satélite, frigobar, cofre de segurança, wifi, ramal interno, roupa de cama 300 fios de Portugal e travesseiros antialérgicos.
Muito diferentes entre si, as 24 suítes, incluindo as 5 localizadas na Casa Secreta, são únicas e contam com belíssima decoração da Secrets de Famille, incluindo diversas obras de arte, como pôsteres autênticos da Air France, produzidos dos anos de 30 a 80, por grandes desenhistas e ilustradores em serigrafia e litografia, além dos quadros da artista Dominique Jardy.
O piso uniforme de todo o hotel, incluindo as suítes é a reprodução fiel a de um castelo antigo, imprime confortável porosidade no tom terracota. Exclusivo no Brasil, foi usada a mesma técnica da região da Provença, Sul da França, proporcionando ao hóspede o conforto de permanecer aquecido no inverno e fresco no verão.
Nós tivemos a oportunidade de conhecer e dormir em duas suítes diferentes, a Junior, localizada na Casa Secreta, aquela mesma que eu mencionei lá em cima que é perfeita para as noivas terem o seu dia de produção, bem como em uma suíte Premium. As experiências foram diferentes e vou mostrar um pouco de cada para vocês verem.
Suíte Junior
Trata-se de uma categoria mais econômica, sendo 3 habitações localizadas no andar térreo da Casa Secreta, números 21, 22 e 23.
Todas contam com ligação direta ao pátio que da acesso direto à Praia dos Ossos.
Com 20 m², estão equipadas com ar condicionado, TV, minibar, cofre de segurança e banheiro privativo. É uma suíte menor para quem não carrega muita bagagem. Eu confesso que senti falta de alguns itens como um espelho de corpo inteiro, penduradores e não achei o banheiro muito confortável.
Além disso, como a Casa Secreta estava movimentada quando formos em razão de um casamento, eu achei o isolamento acústico do quarto um pouco falho.
Mas é uma suíte aconchegante e conveniente para quem deseja se hospedar no Hotel Vila da Santa e não tem o budget para arcar com uma suíte de categoria superior.
Fotos da Casa Secreta
Suíte Premium
Trata-se de uma categoria superior, sendo as quatro seguintes suítes: 13, 15, 19 e 20, que possuem de 35 a 45 m².
Estão localizadas na parte mais alta do Hotel, com acesso pelas escadas, e uma delas na Casa Secreta.
Com vista para as piscinas e para a Praça dos Ossos e para o mar, no caso da espaçosa suíte 19. Todas as suítes são acessíveis por escadas e tem camas King Size (180×200 cm), com opção de uso em separado para solteiros.
Naturalmente, esta é uma suíte maior, melhor, com mais conforto, decoração mais rica e um banheiro para nenhum casal brigar kkkk... explico: são duas pias, o que facilita muito a vida.
Roupa de cama, banho e roupões muito macios e cheirosos.
Amenities ótimas e ducha muito gostosa, do jeito que gosto: forte e quente!
Quarto bastante limpo!
Naturalmente, a experiência na suíte Premium tanto de conforto quanto da nossa noite sono mais silenciosa foi superior à da suíte Junior.
Bem, essa foi a nossa experiência completa no Hotel Vila da Santa, que demonstrou muito cuidado com nossa estada do início ao fim, inclusive recebemos um kit super fofo para a estrada da volta, com snacks e água.
A recepção funciona 24h e confere todo o apoio necessário ao hóspede.
Nós com certeza recomendamos e voltaremos quando tivermos outra oportunidade, pois o hotel realmente supera as expectativas.
Mais Informações sobre o Hotel Vila da Santa
- Endereço: Praça Eugenio Honold, 173 - Praia dos Ossos
- Site: https://www.viladasanta.com/
- Booking.com: nota 9,3, com base em mais de 140 avaliações - clique aqui e confira
- TripAdvisor: nota máxima - 10, baseada em mais de 600 comentários, sendo o primeiro lugar dentre os 144 hotéis de Búzios listados pelo fórum, com selo Travellers` Choice 2020 - clique aqui e confira as avaliações.
- Instagram: https://www.instagram.com/hotelviladasanta/
- CLIQUE AQUI e faça a sua reserva
Reabertura do Hotel em Agosto de 2020
Acesso a Búzios e Praias
- A Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios manterá a barreira sanitária nos acessos à cidade. Para o acesso será necessário a apresentação do código QR, contendo comprovação da reserva, que nós emitiremos após o pré check in on line. Para isto, lhe enviaremos um link para preenchimento dos dados dos hóspedes da sua reserva. (Decreto 1.458/2020)
- O decreto 1.456/2020 habilita a Praia dos Ossos para a realização de esportes individuais, incluindo caminhada, corridas, canoagem e natação entre 6 e 17 horas, mantendo distanciamento mínimo de 5 metros.
- Durante a vigência deste decreto deveremos suspender o nosso serviço nas areias da Praia dos Ossos, mas durante esse período ofereceremos aos nossos hospedes o mesmo serviço em nosso espaço privativo junto à saída à praia.
- Estão também habilitadas as praias de Forno, Azeda, João Fernandes, Tucuns, Ferradura, Brava, Canto, Geribá e Manguinhos para as mesmas atividades.
Check in
- O check in passa a ser online de forma prévia incluindo algumas perguntas de saúde para melhor prevenir e cuidar de todos nossos hóspedes.
- Com este procedimento, na chegada será preciso somente receber as chaves, minimizando ao máximo o tempo gasto na recepção.
- Na chegada entregaremos um kit de higiene individual, incluindo máscaras e álcool em gel e aferiremos a temperatura de cada hóspede.
Alimentos e Bebidas
- O café da manhã passa a ser servido nas mesas e teremos a opção de sentar ao ar livre, também válida para o Restaurante La Gare.
- Todos os objetos do restaurante como mesas, bancos, cadeiras, bancadas e cardápios serão higienizados com álcool 70% após o uso de cada cliente.
- Todos os equipamentos dos quartos serão otimizados de forma a melhorar a higiene e todas as superfícies serão higienizadas com produtos recomendados pela OMS e aprovados pela ANVISA.
- As áreas comuns serão esterilizados a cada uso, incluindo stand up paddle, caiaque, cadeiras e espreguiçadeiras.
- Livros, papeis e alguns objetos de decoração serão retirados para fazer otimizar o processo de higienização.
SPA
- Maior espaçamento entre a horas marcadas para tratamentos no SPA
- Procedimentos reforçados de higienização entre os turnos, utilizando produtos recomendados pela OMS e aprovados pela ANVISA.
Equipe
- Capacitação e treinamento de todos os colaboradores
- Uso obrigatório de máscaras e a aferição da temperatura no começo de cada turno.
- Luvas de uso obrigatório para os colaboradores do restaurante e por toda a equipe de governança.
Postar um comentário