03 julho 2020

Fundação Pablo Atchugarry: Parque das Esculturas, arte e natureza, no Uruguai

Tive a oportunidade de conhecer no Uruguai, em uma das últimas viagens que fiz em 2020, no mês de fevereiro, a Fundação Pablo Atchugarry, que encanta por toda a sua estrutura, pelo paisagismo, pelas belas obras de arte e exposições que o visitante pode conhecer, em um espaço que realmente me surpreendeu por eu não imaginar sequer que existisse.

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Brincadeiras à parte, eu comparo a Fundação com um pouco da experiência que tive em Brumadinho, quando conheci o Instituto Inhotim. As semelhanças são grandes e a sensação gostosa de estar cercada pela natureza e imersa num universo de arte e imaginação foi muito parecida.

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Vale muito a pena considerar uma passada pela Fundação, especialmente por ser tão próxima a Punta del Este, especialmente se você tiver muitos dias pela região ou até mesmo já conhece bem Punta ou apenas quer dar uma variada de passeios. São apenas 25 minutos entre a Fundação e Punta del Este, nem 20km de distância. Vá por mim, o lugar é lindo! E digo mais: é muito fotogênico! 

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Assim que chegamos, fomos ao primeiro galpão, que é enorme, onde há várias salas que recebem, normalmente, exposições temporárias, em apoio aos artistas locais.

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O bacana é que a Fundação Pablo Atchugarry é uma instituição sem fins lucrativos, idealizada desde o início pelo escultor Pablo Atchugarry, inaugurada em 2007.

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Inclusive, o próprio Pablo estava lá no dia que fomos, mas estava ocupado, sendo entrevistado e participando de alguma gravação, por isso só vimos de longe. 

Mas vale dizer que a Fundação foi criada com o espírito de promover as artes plásticas, literatura, música, dança e outras manifestações criativas do homem. Este projeto social e cultural é construído de forma constante e dinâmica, consolidando-se por meio do trabalho e da experiência do seu fundador.

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Após percorremos algumas das salas da exposição temporária, fomos conhecer de perto um pouco da lapidação do mármore pela equipe do Pablo, em um galpão destinado para isso. 

É muito interessante acompanhar esse trabalho de transformação da peça e vê-la se aproximando do resultado final, da obra de arte em que se tornará.

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Na sequência, passamos para outro espaço, enorme também - aliás, tudo por lá é bem grande rsrs... uma imensidão que me faz aconselhar que destinem de 2 a 3 horas para percorrerem tudo com calma, sentarem um pouco, contemplarem a paisagem... e, para quem é muito fã de espaços assim e de arte, eu aconselho a separar o dia inteiro por lá, pois, em Inhotim, por exemplo, eu fiquei o dia inteiro e não vi tudo do jeito que eu queria. Já a Fundação Pablo Atchugarry é menor que Inhotim, mas isso não significa que seja pequena.

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Neste outro espaço, nós pudemos ver alguns dos trabalhos do próprio Pablo com o mármore esculpido, suas formas tão lindas, tão lisas... deu até vontade de levar um para casa rsrs...

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Após, tivemos um tempo livre para percorrer o Parque das Esculturas e processar um pouco das obras de arte que se encontram espalhadas em um imenso jardim cortado por um lago... tudo muito bem cuidado, muito tranquilo, inspirando muita calma e tranquilidade.

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O dia estava muito bonito o que reforçava a beleza de tudo que nos cercava. 

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Fazia até bastante calor e, como a maior parte do espaço aberto é desprovido de sombras, quem tinha esquecido o filtro solar deu uma queimada (lembre de levar um protetor solar se você for no verão e estiver ensolarado o dia porque é possível fazer muitas caminhadas ao céu aberto por lá e leve também uma água para se hidratar).

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São várias as esculturas espalhadas, algumas chamando mais mais atenção do que outras, como a bela escultura em cima da ponte, os lobos vermelhos, o urso dourado... 

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Fico sempre perdida em meus pensamentos imaginando o significado de todas elas e a inspiração para a sua confecção.

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Mas há uma verdadeira obra de arte que chama ainda mais atenção e emociona: La Piedad Uruguaia!

A obra uruguaia, devolvida pelo Vaticano ao país em 2014, hoje repousa no interior de uma mini capela, neste espaço do Parque das Esculturas.

É como se fôssemos atraídos até a escultura pela música entoada, movidos pela curiosidade de ver de perto uma obra tão bela e bem acabada.

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A mini capela foi erguida exclusivamente para a escultura, pelo artista Carlos Ott – responsável pela nova Ópera da Bastilha, em Paris. 

E assim é que nos deparamos com essa versão pós moderna de uma das obras mais famosas de Michelangelo, esculpida em mármore Carrara pelo próprio Pablo Atchugarry. A escultura definitivamente é uma releitura da renascentista, que carrega em si alguns traços de Picasso, transformando o pitoresco conjunto em algo perfeito, do qual não se tem vontade de parar de admirar. Assim é como definitivamente nos sentimos diante de tanta beleza.

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Pablo Atchugarry a esculpiu entre os anos de 1982 e 1983, durante sua longa estada na Itália. A inspiração surgiu quando em umas de suas viagens e caminhadas pela Europa, deparou-se com uma das obras de Michelangelo. “Então, comecei a frequentar, a conhecer, a respirar e admirar o gênio”, confessa Pablo em depoimento no livro comemorativo de dez anos da Fundação Atchugarry. “Quando realizei a minha Piedad, queria fazer uma homenagem ao grande artista e a obra que lhe acompanhou por toda uma vida”, finaliza o artista.

La Piedad, a princípio era para ser uma “Dolorosa” ao estilo virgem aos pés da cruz, encomendada por Mariano Colombo ao artista uruguaio, com intenção de colocar em sua Igreja localizada na cidade de Onno, na Itália. 

Contudo, o jovem Pablo pensou grande e criou La Piedad, esculpida com graça e força no estilo de Michelangelo, em um bloco de mármore de Carrara de 2m x 1,60 x 1,50, bastante expressionista e forte a imagem de Cristo morto no colo da jovem e aterrorizada Mãe Maria. Segundo Mariano Colombo, representante da Igreja de Onno ao livro da fundação de Pablo, apesar de existirem inumeráveis exemplos de Piedad da tradição medieval, renascentista, barroca e moderna que precederam a essa obra de Atchugarry, a atual obra é marcante por ser contemporânea às tragédias do nosso século e de suas exasperadas expressões de arte, lembrando outra obra de grande destaque internacional, o “Grito” de Edward Munch”.

Ainda em seu depoimento, Mariano Colombo conta como conseguiu um lugar muito especial para abrigar a escultura Atchuagrryana. “O estilo da iconografia tradicional das Igrejas católicas é o figurativo e devocional. A grande peça de mármore sagrada era extremamente moderna na época. Muito impressionado e fascinado pela novidade e potência expressiva da Piedad de Pablo, eu encontrei imediatamente um local onde colocá-la, depois de pedir e obter autorização, a expusemos na igreja principal da cidade Lecco”, continua o religioso.

Logo depois, ela por ser considerada muito laica por algumas autoridades da igreja italiana, foi devolvida para o seu dono de origem. Após mais de trinta anos em outro país, “La Piedad” voltou para casa. A escultura predileta do artista chegou em grande estilo e ganhou uma casa para abrigá-la com nome e sobrenome. Ganham os uruguaios por poderem contemplar de perto e todos os visitantes da Fundação.

Atualmente, em tempos covidianos, enquanto não se pode visitar e se emocionar com a beleza e magnitude de La Piedad pós moderna, por conta das restrições e cuidados em combate ao coronavírus, podemos contemplá-la numa visão 360ª disponível no site da Fundação Atchugarry - clique aqui no link e veja como é. 

A Fundação Pablo Atchugarry é um lugar de união entre natureza e a arte, onde o cantar dos pássaros acompanha o espectador entre lagos e a paisagem ondulante que abriga suas esculturas e outras formas de arte.

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A projeção, como um ponto de encontro para todas as disciplinas da arte, permite que professores renomados e jovens que iniciam suas carreiras na arte exibam seu trabalho. Na estrutura, está o atelier do escultor, um edifício com três salas de exposições, um auditório (destinado a concertos e conferências), um palco ao ar livre para shows do espetáculo, restaurante, sala didática para aulas de escultura, pintura, desenho e cerâmica; e um último espaço abriga a coleção permanente e o trabalho do fundador.

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O objetivo educacional é essencial para a fundação, por isso a cada dois anos a fundação realiza a Bienal Nacional de Jovens Artistas e, ao longo do ano, mantém um programa educacional focado a priori para escolas rurais em Maldonado. Para Pablo: “a arte é uma profunda expressão interna onde o passado e o futuro se fundem, criando uma plataforma para a fuga de novas gerações ..."

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