Em 2019, eu estive na Praia de Pipa para, pela primeira vez, passar 5 dias por lá, curtindo, relaxando, explorando cada cantinho, algo que eu já desejava fazer há muito tempo! Curioso é que eu já havia visitado Pipa outras 3 vezes, naquele esquema de bate e volta de Natal. Nada contra esse formato de passeio, que eu mesma já utilizei e realmente considero prático para quem monta base em Natal e quer aproveitar ao máximo a estada em terras potiguares para conhecer o litoral do Rio Grande do Norte. Porém, após ter feito esse passeio daytrip por 3 vezes, era chegada a hora de ficar em Pipa alguns dias e já adianto que valeu muito a pena! Foi maravilhoso!
Localizada a 85 km ao sul de Natal, Pipa pertence ao município de Tibau do Sul e seu acesso, a partir da capital, é bem tranquilo e fácil pela BR-101, caso você opte por alugar um carro e dirigir. Essa estrada costuma estar em boas condições. Para terem uma ideia da distância, dando tudo certo no deslocamento, você gastará algo em torno de 1h a 1:30h entre Natal e Pipa e é por isso mesmo que muita gente prefere não dormir em Pipa e se vale do esquema de passeio a partir de Natal.
CLIQUE AQUI E VEJA COMO FOI O NOSSO PASSEIO BATE E VOLTA ENTRE NATAL E PIPA, em 2017
A primeira vez que visitei Pipa, no ano de 1995, eu nem me lembro de ter visto o vilarejo rsrs... só guardei na memória as falésias e as praias. Já em 2008, quando retornei, fiquei encantada em ver o famoso balneário, considerado por muitos como a Búzios do Nordeste, tão desenvolvido. Passada quase outra década, em 2017, outro susto: encontrei uma Pipa ainda mais estruturada, organizada e decidi que, da próxima vez, não iria de novo em passeio bate e volta (mas que fique claro que tenho nada contra quem o faça... eu mesma fiz por 3 vezes!) e que era chegada a hora de ir para Pipa para ficar!
Ainda bem que tomei essa sábia decisão e não tardou tanto dessa vez para retornar, em janeiro de 2019, em pleno verão! Dessa vez, fui com minha prima e amigas, pois eu tinha uns diazinhos a mais de férias e tive que deixar o Julio no Rio morrendo de invejinha branca rsrs...
Dessa forma, com 5 dias para aproveitar bem o balneário, a gente tinha tempo suficiente para fazer muita coisa, certo? Sim, para curtir bastante Pipa e suas praias, mas ainda assim não deu para usar a expressão "tempo de sobra", porque acabou sendo tudo quase que cronometrado, dentro das experiências que planejamos fazer. Ou seja, daria para ficar mais dias, viu?
E, para quem não sabe, a região de Pipa e arredores é formada por um litoral estonteante, onde você encontra falésias emoldurando a paisagem, dunas que ficam douradas no pôr do sol, piscinas naturais (muitas), lagoas, coqueiros, golfinhos e uma coloração de vários tons de azuis no mar... é tanta beleza que a melhor forma de conhecer e ter aquela visão maior do lugar é por meio de um passeio pelas praias.
Assim foi que, em minhas pesquisas, encontrei a agência local de turismo Pipa Aventura, que é uma empresa especializada em turismo de aventura, com o objetivo de proporcionar experiências na natureza para jovens de espírito de todas as idades. Recebi a indicação dos nossos amigos Fábio e Cleber do blog Viagens Cinematográficas e não pensei duas vezes: farei o passeio de Camaro Amarelo com a Pipa Aventura!
A agência, que existe há mais de 10 anos em Pipa. É bem conhecida e oferece outros passeios, como arvorismo, e também o traslado para cidades como Natal, João Pessoa e Recife, mas nós só fizemos mesmo o passeio do Camaro Amarelo que foi perfeito para a gente conhecer bem as praias próxima a Pipa.
O jeep bandeirante 4x4, de cor amarela, carinhosamente chamado de Camaro Amarelo, é super estiloso e altamente fotogênico!
Ele é confortável para quem não carrega tanta tralha (ops... bolsa) como eu! Na lotação máxima dele, com 4 pessoas por banco, eu confesso que, após os tibuns na água com o corpo molhado e salgado, não acabou não sendo tão confortável... mas isso não desabonou a experiência. Apenas demandou um pouco de jeitinho na hora de sentar e se acomodar no banco.
Se der a sorte de fazer o passeio sem ser na lotação máxima dele, com mais espaço, aí sim você terá uma experiência absolutamente perfeita. Se bem que agora, em tempos covidianos, é possível que o passeio saia com metade da capacidade dele para respeitar os distanciamentos entre os passageiros... ou seja, ficará ainda melhor!
O passeio começou por volta das 11h e o jeep busca cada passageiro em sua pousada. No caso, como o acesso à nossa pousada era um pouco complicado porque a rua era estreita, nós combinamos na pracinha perto dela. E lá fomos nós rumo aos principais lugares, percorrendo boa parte do litoral da região, com direito a paradas para fotos, contemplação, mirante das tartarugas, piscinas naturais, esquibunda e pôr do sol! Foi verdadeiro city tour!
O dia começou pelo Chapadão, onde fizemos uma pausa para ouvir as explicações do guia sobre a "Pedra da Pipa", responsável pelo nome da vila, sabia? É que os portugueses, lá nos tempos da colonização, identificaram nesta pedra um formato semelhante a um barril de vinho que eles também chamam de Pipa! Ora pois! Ali era o ponto de referência para os navios se localizarem, ganhando importância na época das navegações e da extração do Pau Brasil das matas locais.
Tivemos uma pausa para caminhar, tirar fotos e para contemplarmos a paisagem deslumbrante dele!
Impossível não tirar várias fotos de lá! kkkk... o Chapadão é tão incrível em sua coloração meio avermelhada... e tão extenso que mal conseguimos ver o final dele.
Lá embaixo, está a praia do Amor que, nesta ocasião aí do dia, pela manhã bem cedo, estava com a maré rasinha e com os corais e pedras à mostra.
Na sequência, beirando as falésias, a gente seguiu dentro do jeep até a Praia das Minas.
Fizemos outra pausa para fotos num mirante das dunas e falésias.
Então continuamos o passeio até a bela praia de Sibaúma, onde desagua o Rio Catu, uma comunidade que foi formada a partir de um antigo quilombo cuja origem foi um naufrágio de um navio negreiero perto da costa, quando os escravos que conseguiram nadar e se salvar fundaram a vila. Aqui, fizemos uma uma pequena uma pausa para banho e fotos.
- Curiosidade: o Rio Catú divide Sibaúma da Barra de Cunhaú! Sendo que Sibaúma ainda pertence ao município de Tibau do Sul, mas Barra do Cunhaú já se encontra no município de Canguaretama.
Cruzar o Rio Catú é outra experiência bem gostosa: de balsa bem rústica! Todos saem do jeep, que é levado por uma balsa exclusiva, enquanto os passageiros seguem por outra balsa.
A paisagem de todo o entorno é muito cinematográfica!
Já em Barra do Cunhaú, fizemos uma primeira pausa mais ligeira para conhecer uma das piscinas naturais formadas pelos "buracos" na grande barreira de pedras.
Depois deste banho, que não é dos mais gostosos, eu confesso (o buraco estava com muitos siris, daqueles escuros... aquelas baratinhas de pedras também... entrei mais para ter o registro da foto, eu confesso!) aí sim demos um tibum, também bem ligeiro, numa piscina natural lindinha que estava ali perto chamando pela gente.
Daí, mais adiante, fomos para a praia, outra pausa mais longa, onde pudemos curtir mais piscinas naturais e fazer uma "hidromassagem" natural nas "cascatinhas" formadas pelas ondas ao tentarem passar por cima da grande barreira de pedras e arrecifes.
Foi um dos pontos altos do passeio! A paisagem é linda demais!
A parte triste deste formato de passeio é que as pausas são sempre corridas. A mais longa para banho costumava durar algo em torno de 1 hora.
Para quem, como eu, que sou a louca das fotos é quer tirar foto com a Canon, fazer vídeo com o celular e tirar fotos dentro d`água com a Gopro, esse tempo voa e mal sobra para curtir e relaxar. Mas, por outro lado, é uma forma prática de ter uma bela noção geral do litoral, com a grande vantagem de poder chegar a lugares onde seria impossível ir a pé a partir da vila de Pipa, além de serem também lugares de difícil acesso, com risco de acidentes e de atolar, se tentar ir com carro particular de passeio, pois o ideal para esse tipo de trajeto e aventura é ter mesmo um carro com tração 4x4.
Bem, após esse banho gostoso, nós fomos para o Restaurante Solimar, ainda em Barra de Cunhaú, numa parte da praia bem diferente da outra onde estávamos. O mar estava mais revoltado, com ondas e coloração mais escura. Nem parecia que ainda estávamos em Barra de Cunhaú.
A estrutura do Restaurante Solimar é muito boa, com ótimo espaço, três ambientes e é claro que nós escolhemos o mais próximo ao mar, com uma vista linda.
Os banheiros estavam ok, contava também com chuveiros com água doce, fraldário, espaço infantil e estacionamento, além de bons preços. O serviço foi um pouco enrolado e demorou mais do que imaginávamos, mas o que pedimos estava gostoso e foi suficiente para essa pausa do dia - https://www.solimar.com.br/site/
Após, a gente seguiu para as dunas de Cacimbinhas, mas com uma pausa no caminho num mirante para ver golfinhos ou tartarugas marinhas. Eu confesso agora que não me lembro porque não vi rsrs... aí sim, fomos direto para as dunas para quem desejasse praticar o famoso esquibunda, com tábua/prancha oferecida pela Pipa Aventura, pudesse se aventurar.
Eu que prezo muito pela minha humildade e falta de coordenação motora, não me arrisquei a virar milanesa. Algumas pessoas fizeram esquibunda, outras foram mais ousadas e fizeram um Sandboard (versão nas dunas do Snowboard), enquanto eu, lindamente inteira, fui para as falésias contemplar a paisagem das mutias baías que formam a Praia de Pipa, e tirar mais fotos, claro!
Desde Cacimbinhas, a gente consegue avistar a Praia do Madeiro, a Baía dos Golfinhos, com algum esforço na vista, também a Praia do Porto, Praia do Santo e a Praia do Centro!
E você pensa que o dia acabou? Nada disso! Ainda tivemos o Grand Finale, com um pôr do sol majestoso, digno para encerrar um dia maravilhoso, às margens da Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul!
O lugar é bem famoso e estava bastante movimentado! O ponto de referência é uma creperia, mas não posso dizer se é boa porque não deu tempo de provar (tinha até fila para consumir). Então, garantimos nosso lugarzinho e ficamos ali só na contemplação da despedida do Astro Rei!
Precisa de mais alguma coisa? Hummm... um vinho cairia bem! kkkk... brincadeiras à parte, o pôr do sol foi lindo demais! Encerrando o dia com chave de ouro!
Se você quiser curtir essa região da Lagoa de Guaraíras, eu achei a vibe por lá bem bacana... dá para passar um dia por lá curtindo um banho de lagoa também.
Assim foi a nossa experiência completa no passeio de Camaro Amarelo com a Pipa Aventura, com direito a retornar para a vila de Pipa, já à noite, com o jeep todo iluminado e com o sorriso no rosto estampando a felicidade! A foto não é das melhores, mas a felicidade é genuína!
Foi divertido, um passeio completo durante o dia inteiro... Valeu a pena!
Mais Informações sobre a Pipa Aventura
- Endereço: Av. Baía dos Golfinhos, 654, Tibau do Sul - RN, 59178-000
- Telefones: (84) 3246-2008 / (84) 994240650 (WhatsApp)
- https://www.pipaaventura.com.br/
- Email: pipaaventura@pipaaventura.com.br
- No TripAdvisor: com nota 9, baseada em cerca de 650 avaliações, a agência de turismo ocupa o quarto lugar dentre os 17 passeios listados pelo fórum - clique aqui e confira mais.
- Valor do Passeio de Camaro Amarelo: a partir de R$120,00 (valor que pagamos em 2019) - clique aqui para fazer o agendamento - O almoço é pago à parte.
- Instagram: https://www.instagram.com/pipaaventura/
Postar um comentário