Ouvi dizer que existe paraíso na Terra... sim!! Existem vários e um deles com certeza é Maragogi, no litoral alagoano! Se você ainda não conhece essa verdadeira surra de azul neon que em nada deixa a desejar para as praias caribenhas, trate de colocar Maragogi na sua lista de desejos e vamos aproveitar o período pós quarentena para investir mais no turismo nacional, para viajar dentro do Brasil e explorar suas belezas!
Onde Fica Maragogi
Localizada no litoral norte de Alagoas, já quase chegando em Pernambuco, Maragogi é um município que faz parte da Costa dos Corais, rica em flora e fauna, protegida pela extensa barreira de recifes de coral ao longo da costa, responsável por formar as famosas piscinas naturais, conhecidas por galés.
É muito comum as pessoas fazerem bate e volta para Maragogi a partir de Maceió. Eu mesma já estive por lá outras 2 vezes no esquema bate e volta e, se essa for a única oportunidade que você terá para conhecer, vá sim, mesmo este esquema. É mais cansativo, porém, é uma forma interessante de ter uma boa noção da região.
Agora, se você puder ficar ao menos 2 noites por lá, vai aproveitar muito mais tudo o que a região tem a oferecer e vá por mim: tem muita coisa legal para fazer em Maragogi! Nós ficamos 3 noites e adoramos!
Eu confesso que levei anos para conseguir organizar essa viagem porque sempre acabava ficando em Maceió, que é uma cidade que eu adoro e acaba sendo muito prática e ótima base para fazer vários outros passeios neste formato de bate e volta. Mas, depois de termos ido em 2016 para a Praia do Patacho, onde ficamos por 2 noites só nela, eu jurei que voltaria para ficar só em Maragogi também e curtir ao máximo esse trecho do litoral.
Feliz por ter conseguido! Foi sensacional a experiência!
Como Chegar em Maragogi
Como essa região encontra-se bem no meio do caminho entre os aeroportos de Recife e Maceió, porém, um cadinho mais perto de Recife, nós optamos pelo voo Rio - Recife por questões de preços de passagens mais em conta.
Foi uma verdadeira odisseia chegarmos lá! Aproveitamos o feriado de 15 de novembro para passarmos mais tempo, só não contávamos com as chuvas no Rio e a falta de teto no aeroporto Santos Dumont! Foi uma loucura!
Teve voo atrasado, depois cancelado, daí tiemos que mudar de aeroporto, mais voo atrasado rsrs... enfim, como bons brasileiros, não desistimos!
A melhor parte, que nos deixou mais tranquilos, foi poder contar o tempo todo com o eficiente e rápido apoio logístico oferecido pelo Murilo do @maragogialagoas, com quem, desde o primeiro momento em que cogitamos viajar para lá, mantivemos contato para nos ajudar em questões logísticas e também passar informações a respeito da questão do óleo, que estava tomando conta de parte do litoral nordestino (lembram da verdadeira tragédia ambiental provocada pelo óleo no final de 2019?).
Assim, com todo o apoio oferecido pelo Murilo, nós, seguindo sua indicação, achamos melhor não alugar carro para ficarmos mais à vontade e escolhemos a empresa de transfer Costa Azul Turismo que nos recebeu no aeroporto, com sinais identificando os nossos nomes. O motorista era muito atencioso e simpático.
Todo o serviço prestado foi realizado com muito cuidado e carinho. Nosso deslocamento, que foi realizado de madrugada, durou cerca de 2 horas (são 123 km de distância entre o aeroporto de Recife e Maragogi), em um carro muito confortável e tudo foi executado com muita segurança.
Eu, naturalmente, dormi quase o tempo todo! Quem me conhece, sabe que isso é normal. Mas a viagem foi tão tranquila e passou tão rápido que era impossível não dormir, ainda mais de madrugada.
Nós chegamos em Maragogi, na pousada Sol e Mar, às 5:30, já com o dia claro! Por isso mesmo, indicamos a empresa Costa Azul Turismo, que também foi a responsável por nos levar no passeio para as Galés de Maragogi... mas falarei dele mais embaixo.
Onde se Hospedar em Maragogi
A primeira premissa a ter em mente é que Maragogi é um município composto por um longo litoral formado por várias as praias.
Mas, muita gente acaba associando Maragogi apenas à região do seu centrinho, de onde saem os catamarãs e barcos rumo às galés. Aí reside o problema porque, na minha opinião, apesar de o seu centrinho ser equipado e por isso ser atraente pela praticidade de estar em um lugar com boa infraestrutura, contando com boa ofereta de restaurantes, feirinhas de artesanato, lojas de turismo e barracas de praia, eu, contudo, acho a praia do centrinho a mais feinha. Por favor, não me julguem! Mas por muuuuuuuitos anos eu tive esse preconceito em me hospedar em Maragogi porque eu mesma cometia esse erro!
A primeira vez que visitei Maragogi foi em 2009 e, apesar de ter achado as piscinas naturais surreais de lindas, quando eu vi aquela praia, logo pensei: que praia feia!
Em 2013, retornei, mais uma vez no esquema bate e volta de Maceió, apenas para fazer o passeio das galés, e de novo, tirando a contraprova, pensei a mesma coisa: que prainha mais feia kkkk...
Essa é a Praia do Centrinho de Maragogi. Ela nem é azul, como podem ver. |
Bem, em 2016, quando voltei para ficar só na Praia do Patacho e aproveitei a oportunidade para explorar um pouco mais da Costa dos Corais, passando por São Miguel dos Milagres, Praia de Lages e do Toque, dentre outras, aí foi quando eu me deparei com uma tal Praia de Antunes! Bem, não cheguei nela, em 2016, mas, em pesquisas que fiz naquela época, vi que Maragogi ia muito além daquela praia do centrinho que eu considerava feinha. Foi aí que despertou em mim o desejo de ir para lá para passar uns dias só em Maragogi!
Pois bem, dito tudo isso, é óbvio que ficará a cargo de vocês a escolha da praia para se hospedar em Maragogi e é inegável que ficar no centrinho tem inúmeras vantagens, a começar pela infraestrutura, mas, se você for como nós que curte um bom hotel/pousada a passos ou de frente para uma praia paradisíaca e não se incomoda tanto se à noite não tem muito agito, eu recomendo então ficar ou na Praia de Barra Grande, ou Antunes ou na Ponta de Mangue...
Por uma questão financeira, já que era feriado nacional, o nosso orçamento não comportou ficar na pousada que a gente queria na Praia de Antunes, mas, se você tiver cacife para tanto, o lugar onde eu mais queria ficar era a Pousada Rangai - clique aqui e veja como ela é linda. Quem sabe um dia, né?
Assim, adotando meus critérios de valor de diária que não fosse extorsivo, localização perto da praia ou pé na areia, com piscina, restaurante e bar, nós escolhemos a Pousada Sol e Mar - clique aqui e veja como ela bacana também.
Se você preferir ficar em uma dessas praias mais afastadas do centrinho, como nós fizemos, e se também estiver sem carro alugado, sugiro optar por uma pousada com restaurante porque o táxi para o centrinho, que é tabelado por lá não por taxímetro, costuma ser carinho. No único dia em que saímos para jantar no centrinho de Maragogi, a gente pagou R$50,00 (o total, ida e volta) para um deslocamento de cerca de 10 minutos. Mas faz parte... a gente já imaginava isso mesmo.
O curioso é que a escolha da Pousada Sol e Mar foi basicamente com base nesses critérios que mencionei: localização, pois, apesar de não ser a Praia de Antunes que eu tanto queria, a Praia de Barra Grande é linda e fica a curta caminhada de Antunes e seu famoso coqueiro.
O fato de a pousada ter uma boa classificação nos sites que sempre consulto - Booking.com e TripAdvisor. Sempre leio antes as resenhas para me certificar de que o lugar estão dentro do padrão de qualidade que eu espero.
A pousada ficava bem perto da praia. Acordamos um dia super cedo para ver o sol nascer. |
Dispor de restaurante, bar molhado na piscina e par na praia! Esse trio realmente fez a diferença em nossos 3 dias por lá porque era bom demais poder voltar do passeio e curtir o bar da praia e o mar até anoitecer - lembrando que no Nordeste anoitece mais cedo, por volta das 17:30. A praia na frente do bar da pousada era ótima para um mergulho e ali pertinho havia algumas redes dentro d`água... oh delícia!
Depois a gente migrava para a piscina e o bar molhado, onde a gente ficava "dessalgando" e relaxando, para, enfim, tomarmos banho, trocarmos de roupa e irmos jantar no restaurante da pousada, por volta das 21h. Perfeito para a proposta de viagem que a gente queria: para descansar! Detalhe importante: os preços do cardápio da pousada (principalmente para quem mora no Rio ou em São Paulo) eram super em conta, muito barato!
Mas, de quebra, para nossa alegria, a pousada também oferece aos hóspedes a possibilidade de interagir com os animais que são mantidos nela para fins de preservação e criação.
Conversamos com os proprietários e eles nos informaram que todos os animais possuem registros ambientais e, inclusive, em parceria com os órgãos estaduais, estavam ampliando o espaço para receber mais animais, resgatados e maltratados, para receberem os devidos cuidados.
Tudo me pareceu muito correto, com horário certo e delimitado para interagir com os animais, com controle de interação e também com assistência o tempo todo realizada pelos instrutores e cuidadores.
Se isso não for interessante para você, escolha outra pousada da região, pois são várias maravilhosas!
O que fazer em Maragogi
Como já adiantei, há muita coisa legal e linda para ver e fazer em Maragogi, que vai além das famosas Galés, das famosas piscinas naturais.
Aliás, você sabia que há outras piscinas naturais na região? Sim, por exemplo, na própria praia de Barra Grande, onde ficamos hospedados, há piscinas naturais, como também na praia de Ponta de Mangue...
Nossa, até eu me surpreendi com o tanto de coisa que é possível fazer e explorar na região! Por isso mesmo que acho que vale muito a pena ir para passar uns 3 dias inteiros, pelo menos! Juro que vocês não vão se arrepender!
Para se inspirar, vocês podem também acompanhar todas as novidades e notícias bem fresquinhas no perfil de instagram do Maragogi Alagoas @maragogialagoas! O Murilo está sempre por dentro de tudo que acontece na região.
Nosso roteiro foi assim:
- Primeiro dia: chegamos de madrugada (se bem que lá amanhece cedo e, às 5:30, já era dia!) e aproveitamos a manhã para nos ambientarmos na pousada, tomamos um bom café da manhã, conhecemos a estrutura da pousada e depois fomos para a praia para contemplar aquele mar azul lindo! De tarde, a gente fez um lindo ensaio fotográfico com o maravilhoso fotógrafo Jorge Menezes. No final do dia, um banho de mar seguido de bar na praia, piscina e jantar no restaurante da pousada.
- Clique Aqui para ler mais a respeito do nosso Ensaio Fotográfico e ver todas as dicas!
- Segundo dia: começamos cedo com um passeio de buggy pelas praias da região com o @ms__tour. O bugueiro Marinaldo nos levou bem cedinho para o famoso Coqueiro da Praia de Antunes, ainda vazio, porque era por volta das 8:30 da manhã. Conhecemos também a praia de Xaréu e, na sequência, fomos para a Praia de Ponta de Mangue. O passeio de buggy não foi completo porque a gente já tinha o compromisso de fazer a expedição de bike aquática. A versão completa passa por mirantes de Maragogi e também pela praia de Burgalhau, uma ótima opção para curtir as praias, principalmente para quem estiver sem carro alugado, como nós. De tarde, nós fizemos a expedição de bike aquática com o @portodosolmaragogi e conhecemos um pouco das piscinas naturais da Ponta de Mangue, que também são lindíssimas! Uma pena que o vento estava muito forte e não pudemos concluir o passeio, percorrendo a barreira de corais. Ainda assim, amamos e valeu muito a pena!
- Terceiro dia: a gente aproveitou para revisitar as Galés de Maragogi com a @costazulturismo. Afinal de contas, não é por que a gente já havia conhecido as Galés em outras ocasiões que a gente perderia a chance de voltar, ainda mais que agora temos o Drone! E demos muita sorte de pegar o último dia da maré boa para fazer o passeio. A partir do dia seguinte, eles disseram que ficariam uns 5 a 6 dias sem passeios para as Galés. Por isso mesmo que sempre recomendo que consultem antes a Tábua das Marés para saber se vai dar para fazer o passeio.
- Se você não sabe como consultar a Tábua das Marés, CLIQUE AQUI e veja nossas dicas para fazer passeios em Piscinas Naturais
E aí, precisei de muitos argumentos para te convencer a incluir Maragogi nos planos de viagens, para quando pudermos voltar a viajar? Acho que não, né? Aposto que já na primeira foto do post eu convenci todo mundo!
E como acreditamos que os destinos nacionais, especialmente os voltados para o ecoturismo, estarão em alta no período pós quarentena, tenho certeza de que Maragogi será uma boa escolha, pois é um destino voltado para quem deseja curtir a natureza, para descansar, para fazer um detox... Mas não faltam atividades bem legais para você não ficar parado. A diferença é que lá não é um destino de festa nem badalação. Ou seja, não tem aglomeração rsrs... Portanto, se você quiser mar azul, águas quentinhas, piscinas naturais e muita beleza pra contemplar, prooonto, este é o seu lugar!
Excelente. Você me convenceu a conhecer Maragogi. Se Deus quiser em novembro de 2021 estaremos conhecendo o Caribe brasileiro. Obrigado.
ResponderExcluirEspero que dê certo e você consiga sim conhecer esse paraíso! Obrigada por confiar em nossa dica!
ExcluirIncrível, em que data você foi para Maragogi? Estou pensando em ir em julho mas não sei como estará o clima !
ResponderExcluirOieee!! Fomos em novembro! Foi perfeito! Aliás, fomos em novembro em 2019 e em 2020 para a mesma região do litoral alagoano e os dias foram perfeitos. Super recomendo esse mês.
ExcluirMaragogi é um dos destinos que gostaríamos muito de ir! vejo fotos e fico encantada!
ResponderExcluirNão vejo a hora de voltarmos com as nossas viagens!
Ah... vai amar quando for!! É um destino muito especial e os arredores também. Um azul muito caribenho e mar quentinho... coisa boa!!!
ExcluirPost excelente e completo amei as dicas!!! Muito obrigada
ResponderExcluirOlá, Geovana! Tudo bom? Fico muito feliz por ter gostado! Estamos às ordens para dúvidas. Seja sempre bem vinda aqui no blog. Abraços
ExcluirBelas fotos. realmente Maragogi é um destino para apaixonados.. =)
ResponderExcluirMaragogi é um lugar paradisíaco! Não é a toa que chamamos de Caribe Brasileiro, né?
ExcluirMaragogi é o paraiso, e quem falar o contrario é porque não conhece, ou tem mau gosto né!
ResponderExcluirAssino embaixo! Disse tudo! kkkk... nosso caribe brasileiro!
Excluir