02 junho 2020

Charles Darwin e as belas paisagens naturais do Uruguai

Uma rota cheia de conhecimento foi o legado deixado por Charles Darwin, naturalista britânico  - o pai da evolução, ao embarcar em uma aventura pelo mundo no período de 1831 a 1836, no navio do capitão Robert Fitzroy, responsável pelo convite a Darwin, rumo a muitas descobertas durante a missão de mapear a costa sul-americana para atualização das cartas náuticas britânicas.

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

O programa Discovery Channel reproduziu a rota realizada pelo evolucionista no Uruguai e propõe um passeio bem curioso, mostrando por onde ele passou e o que mudou na biodiversidade do país desde sua chegada por lá. O cientista foi um dos primeiros a propor a evolução biológica através da seleção natural

Em 1832, Charles Darwin percorreu por três meses o que é hoje o Uruguai, deixando suas experiências em seu livro de viagens para a posteridade. Aqui trazemos um pouco da rota descrita por ele e realizada pelo Discovery Channel, com o intuito de instigar a curiosidades de vocês em conhecer mais sobre o ambiente natural preservado pelo país vizinho.

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

Um dos lugares por onde ele passou foi a região Maldonado, onde fica hoje em dia Punta del Este. Nas anotações de Darwin, essad região foi descrita assim: “Maldonado fica na margem norte do Prata, a uma curta distância da foz deste rio. A cidade é separada do rio por uma fileira de colinas arenosas com cerca de um quilômetro de largura, cercado do outro lado por uma planície ondulada coberta por uma camada uniforme de uma linda relva”; e esse foi o ponto de partida do canal, que percorreu Rocha, até a Barra de Laguna de Rocha, local onde convivem dois ecossistemas completamente distintos dentro de um mesmo espaço.

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

Em seguida, a sugestão do seu passeio é passar pelo parque Nacional de Cabo Polônio, onde o canal mostrou as belezas que a área ainda conserva e as características típicas da paisagem da costa atlântica uruguaia, prévio ao processo de transformação que começou em meados do século XX pela expansão do modelo urbano-turístico tradicional. Você pode conferir mais desta região de Cabo Polônio clicando aqui

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

No “Valle del Lunarejo”, o destaque vai para a biodiversidade e beleza das cachoeiras, riachos moldados pela água, colinas com topos achatados e vegetação exuberante da região, todas possivelmente vivenciadas por Darwin. 

A paisagem preservada do Parque Natural Regional do Valle está no extremo noroeste de Rivera, próximo a Artigas e Salto. É um destino imperdível para os amantes da conservação! São mais de 200 espécies de vertebrados identificadas, entre elas animais que não se encontram em nenhum outro lugar do Uruguai. Situa-se na parte norte do sistema da Coxilha de Haedo, que cumpre uma função de corredor biológico para o ingresso de espécies subtropicais de flora e fauna do sul do Brasil até o território uruguaio. O acesso se dá pela Rota 30 próxima a “Masoller” e “Tranqueras”. Quer saber mais sobre o Valle del Lunarejo? Então clique aqui e confira.

E a rota é finalizada em Esteros de Farrapos e Ilhas do Rio Uruguai, mais precisamente em San Javier. O Parque Nacional Esteros de Farrapos e a área protegida das Ilhas do Rio Uruguai constituem um dos mais importantes sistemas de zonas úmidas do país, com 17.496 hectares de flora e fauna nativa, típico da costa do meio, próximo ao rio Uruguai.

A área é caracterizada por associações de lagoas, pântanos e campos naturais, nos quais se desenvolvem extensas matas ciliares e florestas de parque (alfarrobeiras), habitats de diversas e numerosas espécies da fauna nativa.

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

Constitui o último refúgio do Puma no Uruguai, é a única área protegida onde existe registros de aguará-guazú. É considerado a porta de entrada para observar as aves no Uruguai na região litorânea do país (chamada “Corredor de los Pájaros Pintados”), dado que ali confluem 5 ecossistemas.

O Parque Nacional compreende dois povoados: “Nuevo Berlín” ao Sul e San Javier ao Norte, sendo este último originado da antiga colônia de imigrantes russos que chegou ao país em 1913 e que, ainda hoje, conserva algumas de suas tradições. 

Vale destacar a existência da estação fluvial de “Nuevo Berlín” para desenvolvimento da atividade náutico-recreativa no Rio Uruguai e com um centro de informação ao turista.

Como chegar? Para entrar no parque, é necessário seguir para “Nuevo Berlín”, a 45 km da cidade de Fray Bentos (no departamento de Río Negro), pela Rota Nacional Nº 20. Veja mais informações aqui.


Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

Dentro do parque, há uma trilha turística que parte de Puerto Viejo e atravessa cinco ambientes naturais diferentes, através dos quais a riqueza biológica e ecológica da área é explicitada. A trilha leva até o monumento levantado em comemoração ao centenário da chegada de Charles Darwin ao país. Confira mais sobre San Javier clicando aqui

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

E se você ficou curioso, que tal assistir ao programa na íntegra? Ele está disponível no Youtube! Clique aqui e veja. 

E já vale incluir para os planos de viagem ao país o Ecoturismo e o Turismo Rural! Afinal, dentro do nosso Novo Normal nesta era covidiana, temos certeza de que os passeios de natureza, longe de aglomerações, serão, em um primeiro momento, pelo menos, os mais buscados. O lado bom disso é que as pequenas comunidades se beneficiam e tornam seus encantos conhecidos e atraentes.

A busca por espaços ao ar livre, por práticas de atividades típicas de cada lugar, conhecer as tradições e simplesmente observar a fauna e flora de um destino facilitam um descanso perfeito e parece ter mais sentido depois da pandemia. Ser recebido por um anfitrião local com chá ou café e uma atenção caseira recém assada é o início de uma experiencia única, que cumpre as expectativas de segurança e confiança para o segmento familiar, logo quando estiver liberado o acesso aos destinos ecoturísticos após atravessar a pandemia sanitária.

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo
Cavalgada Mariela Spineti

Assim, novas formas de fazer turismo no Uruguai surgem para garantir a segurança sanitária, o distanciamento físico e o transporte individual ou por família. Para inspirar, seguem sugestões de escapadas para destinos no país que poderão fazer parte de uma próxima visita.  

Quebrada de los Cuervos


Se o que o visitante procura é paz e sentir a Natureza, a “Quebrada de los Cuervos” se tornará o destino ideal para presenciar a majestosa paisagem. Esse paraíso escondido é um acidente geográfico que combina uma fenda aberta pelo arroio “Yerbal Chico e Sierras Agrestes”.

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

Um destino de aventura, para experimentar a natureza de perto e apreciar 180 espécies de aves, mamíferos, anfíbios e peixes. Entre os serviços disponíveis se encontram: trilha, observação de aves, atividades de educação ambiental, centro de visitantes, serviço de guarda florestal, camping e cabanas. Também existem algumas restrições: como a entrada com animais de estimação, caça, pesca, fogueiras e recolocação de plantas.

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

Como chegar? Encontra-se a 45 quilômetros da cidade de “Treinta y Tres”, o acesso se dá pela Rota 8 quilômetro 306, desviando pelo quilometro 24 a oeste por uma estradinha. Confira mais aqui.

Laguna de Rocha


Um lugar a somente 8 quilômetros de “La Paloma”, onde convive uma grande variedade de aves autóctones e migratórias, é considerada a Biosfera para Educação, Ciência e Cultura pela Organização das Nações Unidas. A vegetação é abundante e nela se encontram cerca de 200 tipos de aves para avistamento em um trajeto curto. Outras atividades são a pesca e os passeios em barco guiados pelos pescadores locais. Não se pode ir embora do local sem antes provar “La cocina de la Barra”, onde se preparam pratos artesanais com produtos do mar, elaborados por um empreendimento de mulheres da comunidade.

Blog Apaixonados por Viagens - Uruguai - Darwin e Ecoturismo

Como chegar? Acesso se dá na intersecção das rotas 10 e 15, no quilometro 8, indo para o leste por um caminho de terra. Dali, outro caminho permite aproximar-se da barra, onde é possível observar a fina faixa de areia que separa do oceano. 

O Monte de Ombúes


Percorrer o maior agrupamento de “Ombúes” – árvore nativa da Região, na zona do Prata, é uma aventura que nos conecta diretamente com a natureza. É habitual encontrar raposas, gambás, doninhas, gatos selvagens e lagartos, entre outros animais. Os Ombúes, que não crescem juntos nesta região, são uma exceção.

São 20 quilômetros beirando a “Laguna de Castillos”, localizada em Rocha. É possível acessar por bote ou lancha pelo “Arroyo Valizas” ou de alguns estabelecimentos particulares da zona.

Como chegar? O ponto de partida do trajeto é a ponte sobre o “Arroyo Valizas”, que conecta a “Laguna Castillos” com o Oceano Atlântico e se localiza no quilometro 267 da Rota 10. Dali, vários botes saem rumo ao “Monte de Ombúes” em horários diurnos, sempre com um mínimo de seis passageiros. Confira mais informações clicando aqui.

Grutas del Palacio


Destino aconselhado para aqueles amantes da geologia, paleontologia e arqueologoa. Os turistas poderão visitar antigas covas, formadas há 66 milhões de anos, com pinturas rupestres, desfrutar de paisagens e observar os grandes lagos existentes no Geoparque, que conta com um reconhecimento da UNESCO.

Para admirar a falha geológica de mais de um quilometro de extensão, deve-se chegar a Flores e tomar a Rota 3 até o quilometro 236, a 46 km destino ao norte da cidade de Trinidad.

A somente 3 km de Trinidad, está a Reserva Rodolfo Tálice, que tem uma superfície de 75 hectares, alberga ao redor de 1500 animais de mais de 150 espécies diferentes, predominando a fauna local.



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR