08 junho 2020

Notícias de Portugal: Selo Safe Travels - um dos mais seguros destinos do momento

Notícia maravilhosa vinda de Portugal, que obteve na semana passada o selo 'SAFE TRAVELS' do World Travel & Tourism Council! Sabe o que isso significa? 

Portugal é o Primeiro País Europeu a ser reconhecido como exemplo e cumpridor dos protocolos de saúde e de higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras, ditados pelo WTTC.

Isso é um grande passo para o país que vem avançando com sucesso em suas fases de reabertura pós período mais crítico mundial da pandemia do Covid-19. Esse selo ajuda, sobretudo, a instigar a confiança nos consumidores, de modo que se sintam confortáveis a viajar para Portugal e dentro do país, em segurança, assim que as restrições forem levantadas. 

Nós ficamos muito felizes por saber e seguimos na torcida para que o país continue superando as fases de reabertura gradual com êxito! 
 
Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Porto

Para a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, “Portugal foi pioneiro no lançamento do selo Clean&Safe. Este selo do WTTC vem premiar o esforço que foi feito por todos. O melhor destino do mundo é também entendido como o mais seguro a nível mundial.”

O WTTC publicou também orientações para outros setores, incluindo restauração, comércio de rua, aviação, aeroportos, centros de congressos, de reuniões e eventos. 
 
Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Águeda

Além de distinguir destinos, o WTTC também promove um selo que reconhece o compromisso com a segurança pelas empresas, selo que pode ser obtido através do site do WTTC, https://wttc.org/COVID-19/SafeTravels-Stamp-and-Assets.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Lisboa

Inclusive, vale registrar que o próprio órgão de Turismo de Portugal já havia lançado o seu selo, o Clean & Safe e, se você desejar se informar mais a respeito deste selo nacional, poderá consultar na Plataforma Clean & Safe (www.portugalcleanandsafe.com), onde estarão identificados os estabelecimentos aderentes, sua localização e quais são os requisitos a serem cumpridos para obter o selo. 

O bacana é que a plataforma também viabilizará a avaliação pelos próprios turistas acerca do grau de satisfação sobre o desempenho das empresas no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos do selo, num apelo à responsabilidade de todos para um turismo mais seguro.

Desenvolvida pela Infraspeak, e com o apoio da Google, a plataforma – disponível em português e em inglês – permite identificar as empresas turísticas e os setores relacionados que, comprometendo-se a cumprir os requisitos de higiene e segurança sanitária decorrentes das orientações da Direção-Geral da Saúde, aderiram ao selo criado pelo Turismo de Portugal.

Além de identificar e georreferenciar as empresas Clean & Safe, a plataforma monitoriza o índice de confiança gerado nos turistas, possibilitando a avaliação direta da experiência em função das medidas implementadas e comunicando-a diretamente ao Turismo de Portugal.

A avaliação dos clientes será um dos indicadores utilizados pelo Turismo de Portugal para a realização de vistorias aleatórias às empresas e serviços aderentes, em articulação com as autoridades competentes e com as associações representativas das atividades abrangidas.

O selo Clean & Safe foi criado pelo Turismo de Portugal, com o objetivo de apoiar as empresas na identificação das medidas a adotar e, também, reforçar a confiança dos turistas nacionais e internacionais em Portugal enquanto destino turístico.

A iniciativa abrange toda a cadeia de valor do turismo e conta já com mais de 12.000 aderentes – empreendimentos turísticos, alojamento local, empresas de animação turística, agências de viagens e turismo, restauração, golfe, rent-a-car, guias-intérpretes, casinos e equipamentos culturais -, constituindo uma declaração voluntária de cumprimento de requisitos que muitas empresas incrementaram com protocolos específicos para as diferentes tipologias de serviços.

De adesão gratuita, o selo Clean & Safe mantém-se válido até 30 de abril de 2021. O Turismo de Portugal promove a formação necessária às empresas para a implementação das medidas associadas tendo já assegurado a formação de mais de 15.000 pessoas.

Seguindo as boas notícias vindas da Terrinha, anotem aí mais uma: o Alentejo está dentre os 20 destinos mais seguros da Europa!! Portugal tem mais um motivo para festejar!

O European Best Destinations, que é um dos maiores sites especializados em turismo europeu do mundo, divulgou sua lista que conta com 20 destinos de 13 países diferentes, conferindo destaque a Portugal justamente pelo fato de ser sido o país relativamente poupado do coronavírus, com até 40 vezes menos pessoas infectadas que qualquer outro lugar da Europa. 

Para completar, o Alentejo foi ainda menos afetado, tendo apresentado 260 casos confirmados até o momento, menos de 1% do total de casos no país. A região atrai viajantes que buscam simplicidade e uma natureza intocada. Entre suas principais atrações estão cidades e vilas históricas como Évora, Elvas, Monsaraz e Marvão, um belíssimo litoral banhado pelo Oceano Atlântico, e algumas das melhores vinícolas do país. É um lugar que não recebe multidões de turistas, o que também facilita manter o distanciamento social.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Vista para o Lago Alqueva

Nós tivemos o prazer de visitar a região em julho do ano passado, há quase um ano, e conhecemos Évora e Estremoz. Que saudades! 


  • O Alentejo voltará a receber turistas em 1º de julho, sem exigência de quarentena. Os estabelecimentos seguirão protocolos específicos de higiene, seja em hotéis, restaurantes ou lojas.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Estremoz

Além de avaliar os protocolos sanitários adotados pelos destinos, o European Best Destinations analisou também a proximidade de hospitais e disponibilidade de leitos por habitante de cada destino para o desenvolvimento da lista.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Torre de Palma


Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Évora

E para quem ainda puder aproveitar o verão europeu que está prestes a começar - se bem que as temperaturas altas já chegaram por lá - pode colocar mais uma anotação aí: Comporta, no Alentejo, é a segunda praia mais segura da Europa! O destino português teve um dos mais baixos índices de contaminados pelo novo coronavírus. 

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Crédito: Victor Carvalho


Com praia de areias brancas, mar azul cristalino e muito sol, Comporta se tornou um dos destinos mais badalados do litoral do Alentejo, a maior região de Portugal. Agora, a praia passou a ser a segunda mais segura da Europa com relação ao Covid-19. A seleção European Safest Beaches 2020, que conta com outras duas praias portuguesas, foi desenvolvida pelo portal European Best Destinations, que promove os destinos europeus em parceria com seus escritórios de turismo.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal

Entre os diversos critérios utilizados para essa lista estão o baixo número de casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus, o comprometimento com a higiene e segurança sanitária dos hotéis e o respeito ao distanciamento social. A região do Alentejo contou com 600 vezes menos infectados que outras regiões da Europa e, por não receber multidões de turistas e possuir longas faixas de areia, Comporta oferece um ambiente ideal que facilita o distanciamento social.

O local está no radar das celebridades e ficou famoso por receber as cantoras Madonna e Shakira, além de ser o destino de férias do ator Harrison Ford e onde o estilista de sapatos Christian Louboutin possui diversas propriedades. Comporta ainda conta com hotéis charmosos e premiados, que agradam aos mais exigentes viajantes. 

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal

E se você se interessou pelo Alentejo, saiba que, além de ser a maior região do país, ele é considerado o destino mais genuíno de Portugal. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Por fim, para completar nossa alegria com tanta notícia maravilhosa de Portugal, o que nos enche de esperança e renova as nossas forças por saber que podemos sim vencer o Covid-19 e superar essa crise, anotem aí que a Ilha da Madeira, considerado o melhor destino insular do mundo, já está com data marcada para reabrir para os turistas internacionais: dia 1º de julho!

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Visto do Funchal. Crédito: Andre Carvalho

A partir do dia 1º de julho, as ilhas da Madeira e Porto Santo reabrem suas fronteiras para receberem viajantes internacionais. Com isso, e para garantir a segurança de turistas e residentes, passa a solicitar a apresentação de um exame com resultado negativo para o Covid-19, realizado em até 72 horas antes do desembarque. 

Por outro lado, quem não detiver o laudo, poderá realizar o exame logo na chegada, sem qualquer custo, o que será oferecido a todos os passageiros. 

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Porto Santo - Crédito: Francisco Correia

Essa medida faz parte da estratégia do Turismo da Madeira, focada em se posicionar como um destino seguro com relação ao Covid-19, trabalhada em conjunto com a SGS, multinacional suíça líder em inspeções e certificações, garantindo boas práticas para minimizar os riscos de contaminações pelo novo coronavírus. A Madeira também lançou um processo de certificação de segurança sanitária que está disponível para todos os estabelecimentos relacionados ao segmento de turismo e foi pioneira em Portugal ao desenvolver um documento de boas práticas para lidar com a pandemia.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Funchal

  • A previsão é de que, até 1º de julho, a maioria dos estabelecimentos turísticos já estejam em funcionamento. 

Desde o dia 15 de maio, o governo local já havia estabelecido um corredor seguro entre suas principais ilhas, que liberou passageiros que viajam entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, seja de avião ou barco, das restrições e obrigatoriedade de quarentena. Além disso, a praia de Porto Santo foi oficialmente a primeira da Europa a ser reaberta a público.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Crédito: André Carvalho

O Arquipélago da Madeira registrou um baixo número de infectados e agiu com rapidez para controlar o vírus em seu território, assim como o restante do país. A região teve apenas 90 infectados, dos quais 76 já estão recuperados. Não houve qualquer óbito.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal
Porto Santo - Praia da Ponta da Calheta: Crédito Francisco Correia

  • Curiosidade: você sabia que, localizado no meio do Oceano Atlântico, o arquipélago da Madeira tem origem vulcânica e que, dentre as ilhas que o formam, somente duas são habitadas: Madeira e Porto Santo? Além disso, a ilha é coberta pela exuberante vegetação Laurissilva, declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco? Se quiser saber mais sobre o destino, confira em www.madeiraallyear.com.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR