Se você é fã de Mercados, já guarde essa dica para quando estiver na capital Uruguaia! Eu e Julio adoramos visitar os Mercados locais, não só os gastronômicos como também os de artesanato. Acreditamos que os mercados populares transmitem a essência da cultura local. Até concordo que às vezes - muitas vezes - eles são meio turistões, repletos de pessoas, mas, ainda assim, a gente sempre inclui em nossos roteiros e não seria diferente em Montevidéu.
Conheçam aqui 3 Mercados em Montevidéu que nós recomendamos
Mercado del Puerto
Provalmente o mais conhecido, o mais famoso e o mais turístico. Ele certamente estará no seu roteiro e vale sim a visita, mesmo que não seja para uma refeição, mas para conhecer o lugar que preserva a arquitetura centenária assemelhada a uma estação de trem antiga.
- Endereço do Mercado del Puerto: Rambla 25 de Agosto de 1825 228, 11000 Montevideo, Uruguai
- Site: http://www.mercadodelpuerto.com/
- Horário de Funcionamento: das 9:30 às 17h (confirme antes de ir se está aberto)
Mercado Pablo Ferrando
Tive a oportunidade de conhecer o mais novo mercado de Montevidéu, o Mercado Pablo Ferrando, inaugurado no final do ano de 2017, e fiquei encantada com o espaço que, inspirado nos mercados europeus, como o Mercado de San Miguel de Madri ou o Mercado da Ribeira de Lisboa, está novinho, moderno, é descontraído e perfeito para fazer uma verdadeira imersão na gastronomia uruguaia através de várias degustações que passam pelos pratos mais tradicionais e até aos mais descolados, como a oferta de cervejas artesanais.
Ocupando o edifício da antiga fábrica de móveis asépticos Pablo Ferrando, construída nas primeiras décadas do século passado, que já era Patrimônio Arquitetônico da cidade, em um espaço de 2.000 m², a variedade de ofertas de comidinhas e bebidas é fantástica e dá perfeitamente para passar uma tarde inteira por lá ou ir para o final do dia e ficar até de madrugada.
Aliás, as obras de restauração da antiga fábrica começaram em 2016 e priorizaram manter o máximo de semelhança com a estrutura original. Por exemplo, eles restauraram a fachada original, substituíram as janelas por outras novas, de ferro, similares às originais, dentre outras medidas.
São 10 empreendimentos culinários espalhados pelo enoooorme galpão no formato de stands ocupando o edifício que se divide em 3 ambientes: um enorme salão no primeiro piso, um mezanino e um espaço ao fundo, aberto, ao ar livre com um jardim vertical, que é uma graça.
Todo o mercado é muito acolhedor. Pode até não ser o mais confortável, já que a ideia, tal como nos mercados europeus, é a de compartilhar mesas, no conceito "market place". Não sei vocês, mas eu amo esses espaços, mas minha coluna nem sempre ama tanto quanto eu kkkk... e eu não aguento ficar tanto tempo assim sentada num banco sem encosto (pronto... me declarei a velha aqui para vocês! kkkk), mas isso acaba sendo só mais uma desculpa para eu me levantar e dar uma circulada.
Vamos combinar que um lugar como esse não é também para ficar sentado no banco criando raízes, né? É para circular, ver o que cada stand oferece, fazer as degustações até mesmo em pé... até porque o mercado está sempre bem movimentado. Vejam pelas fotos que estava com certo movimento, isso porque era hora do almoço em uma plena terça feira! Imaginem à noite ou num final de semana? Deve bombar!
Como estava com o grupo da press trip a convite do Ministério do Turismo, não tive ingerência na escolha da nossa degustação, mas provei e aprovei tudo o que nos foi oferecido! Certamente, comeria de novo!
Mas garanto que você não terá dificuldade alguma em encontrar algo do seu gosto, do seu paladar. Pizza, carnes, pastas, tapas, sorvete, frutas, verduras em um hortifruti e até uma loja com utensílios de cozinha, uma livraria e sucos naturais marcam presença no Mercado Ferrando.
Eu experimentei empanadas abertas, que estavam divinas (muito amor por elas!), batatas, tapas diversas (algumas eu não sei o nome, mas tinha de camarão, de presunto de parma... tudo muito saboroso e absolutamente perfeito para compartilhar com os amigos, em casal ou família)....
Os churros, diga-se de passagem, estavam divinos! No melhor estilo "vai gordinha", jogue-se e seja feliz!
E tomamos um Vinho Pinot Noir Rosé da bodega J. Chiappella, de Canelones, que caiu coma uma luva para aquela tarde de calor.
Como tudo foi trazido em nossa mesa sem termos muita ideia dos valores e de quais stands seriam, eu passei por algumas das lojinhas e tirei fotos de cardápios para trazer aqui para vocês terem ideia dos valores.
Eu realmente adorei o ambiente! Certamente, se eu voltar a Montevidéu, este será um lugar que revisitarei com o Julio, que não estava comigo, mas que também curte muito esta proposta.
A boa notícia é que a agenda de eventos do mercado também promete ser animada, pois ele funciona como um centro cultural onde receberá shows, peças de teatros e exposições. Ou seja, sempre tem novidades por lá!
- Endereço: Chaná 2120, 11200 Montevideo
- Telefone: +598 2403 9845
- E-mail: info@mercadoferrando.com
- Instagram: https://www.instagram.com/mercadoferrando/
- Site: https://www.mercadoferrando.com/
- Facebook: https://www.facebook.com/MercadoFerrando/
- Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 8h à 01h, aos domingos das 9h às 16h
- TripAdvisor: com nota 9, baseada em cerca de 500 avaliações, o Mercado Ferrando encontra-se na posição 22 de 247 atividades listadas para curtir Montevidéu - clique aqui e veja os comentários
Mercado Agrícola de Montevidéu
Outro Mercado que não deve faltar no seu roteiro pela capital uruguaia para mais uma imersão gastronômica e também do cotidiano do povo local, pois se trata de um mercado menos turístico que o Mercado del Puerto, e mais frequentado pelos moradores, que reúne de tudo um pouco: lojas para presentes (regalos), artesanato, óticas, restaurantes, cafés, lanchonetes fast food, sorveterias, lojas especializadas em queijos, doces de leite, tendas de alimentos com frutas e verduras, loja de congelados agrícolas, lojas de souvenirs, açougue, pescados, supermercado Ta Ta... tem até farmácia! O MAM, como é conhecido, oferece um mundo dentro dele!
Em resumo, se você não souber para onde ir em Montevidéu para fazer suas compras de lembranças, de comidinhas, para lanchar e estiver de repente preocupado em ficar siricoteando pela cidade e prefere um lugar mais autêntico, com mais personalidade do que um Shopping Center, pode ir ao Mercado Agrícola que você não vai se arrepender! Inclusive, há lojas só de vinhos dentro do Mercado com ótimos preços também. A gente até se arrependeu de ter comprado algumas marcas de doce de leite em outros lugares porque os preços no Mercado Agrícola estavam até melhores. Mas que fique claro que ele não fica no circuito tradicional de turismo. Por isso mesmo, ao meu ver, ele se torna até mais interessante.
Estive nele em 2017, quando visitei a cidade com meus pais e o Julio. Era uma tarde chuvosa e já não havia muito o que explorar na cidade com o anoitecer. Não pensei duas vezes e fomos para lá de uber, porque ele fica um pouco mais afastado, a 10 minutos de carro do Mercado del Puerto (para terem uma ideia).
Andamos para conhecer o lugar, fizemos algumas comprinhas e paramos em um café que emendamos com um sorvete. Deu vontade de fazer muitas comprinhas por lá, que é um lugar com essa proposta mesmo, de oferecer produtos frescos e vários outros itens para a gente levar pra casa (ou pro hotel rsrs). Ou seja, você encontrará desde produtos locais para consumo imediato ou até mesmo produtos mais sofisticados, gourmet e exóticos, para levar consigo.
Legal que você pode escolher onde deseja comer, como uma parrilla, frutos do mar, chivito, pizzas ou, se estiver com pressa, pode também fazer um lanche mais rápido na praça de alimentação, como empanadas, guardando uma certa semelhança com as praças de alimentação de shoppings. Uma coisa é certa, também não faltarão opções com a quantidade e variedade de oferta que o Mercado tem.
- Um pouco da história do Mercado Agrícola de Montevidéu: com projeto pioneiro e original na cidade, foi o primeiro centro de varejo especializado na venda de alimentos não perecíveis, frescos, nativos, com a personalidade do país, voltado para os consumidor local e para turistas também (mas nós vimos muito mais locais do que turistas por lá).
Começou a ser construído em 1906, mas sua construção só terminou em 1912. Em 1999, foi declarado como Patrimônio Histórico Nacional. Em 2006, ele passou por uma obra de recuperação que o transformou no Mercado Agrícola atual e, em 2013, passou por outra grande reforma, tendo sido reinaugurado. Sua estrutura de ferro ocupa uma área de mais de 5 mil m² e sua fachada já chama atenção antes mesmo de entrarmos nele.
Achei bem bacana para ir com a família e amigos e, para quem tem filhos, pode se tornar num passeio também lúdico, já que o espaço oferece um cantinho de recreação exclusivo para as crianças.
- Endereço: José L. Terra 2220, 11800 Montevideo
- Horário: costuma ser das 9h às 22h, mas sempre confira antes (veja no Google se está aberto)
- Telefone: +598 2200 9535
- Site: http://www.mam.com.uy/
- Facebook: https://www.facebook.com/mercadoagricolamontevideo
- Instagram: https://www.instagram.com/mercadomam/
- No TripAdvisor: com nota 9, baseada em 6.667 avaliações, o Mercado Agrícola encontra-se na posição 18 dentre as 247 atividades listadas para fazer em Montevidéu - clique aqui para ler os comentários
Os Melhores Doces de Leite Uruguaios
Vocês me conhecem bem e sabem que eu sou uma verdadeira formiga. Talvez o que não saibam é meu amor declarado ao doce de leite! Eu ouso dizer que prefiro doce de leite a chocolate por isso mesmo quando o assunto é doce de leite eu sou muito chata, criteriosa e exigente!
Logo, apesar da ousadia, vou compartilhar com vocês as minhas sugestões de marcas uruguaias de doces de leite. Para quem pensa que o doce de leite uruguaio não tem o seu valor, está muito enganado! Ele é maravilhoso e talvez até mais gostoso do que o argentino. Ele também tem a coloração mais escura (o doce de leite brasileiro é mais clarinho), costuma ser mais denso e o que super curto no doce de leite uruguaio é que ele não tem aquele gosto nem aspecto açucarado.
Sem mais delongas, seguem as marcas, na ordem de preferência (mas amo todas e qualquer uma delas já deixaria o meu dia muito feliz e doce):
- Narbona: é o menos doce de todos que já provei e menos denso
- Los Nietitos: mais denso, mais doce
- Conaprole: também no estilo do de cima, bastante cremoso
- Lapataia com Crema Premium: existem vários desta marca Lapataia, mas o que eu amo de paixão é este premium, pois alguns outros eu acho mais açucarados e este não é.
Postar um comentário