Um roteiro delicioso em Montevidéu é o gastronômico! Nosso país vizinho é detentor de uma gastronomia única, com muita personalidade e repleta de aromas e sabores enubriantes.
Quando você pensa em culinária uruguaia, o que logo te vem à mente? No meu caso, são 3 coisas: doce de leite, carne e vinho!
Mas é óbvio que o país tem muito mais a oferecer, inclusive porque a sua geografia, muito plana, favorece não apenas aos pastos, mas também ao cultivo de muitos alimentos e ao desenvolvimento da vinicultura, isso sem contar com o seu litoral que também é extenso e proporciona a inserção de peixes e frutos do mar na culinária.
Algumas curiosidades que muitos não sabem é que alguns dos produtos especiais do Uruguai são: Caviar, Mel, Frutas Cítricas, Azeite de Oliva, Blueberry, além das carnes, produtos derivados do leite, arroz e vinhos!
O mais diferente e curioso para mim foi descobrir acerca do Caviar! Eu realmente desconhecia o fato de que o Uruguai possui um dos melhores ambientes do planeta para a criação do esturjão, que encontram no Rio Negro, que cruza todo o país, o habitat perfeito. Não é a toa que o caviar uruguaio vem ganhando espaço, notoriedade e muitos prêmios.
E, para apreciadores de uma boa mesa, vamos apresentar algumas dicas de onde comer na capital uruguaia.
Mas é óbvio que o país tem muito mais a oferecer, inclusive porque a sua geografia, muito plana, favorece não apenas aos pastos, mas também ao cultivo de muitos alimentos e ao desenvolvimento da vinicultura, isso sem contar com o seu litoral que também é extenso e proporciona a inserção de peixes e frutos do mar na culinária.
Algumas curiosidades que muitos não sabem é que alguns dos produtos especiais do Uruguai são: Caviar, Mel, Frutas Cítricas, Azeite de Oliva, Blueberry, além das carnes, produtos derivados do leite, arroz e vinhos!
E, para apreciadores de uma boa mesa, vamos apresentar algumas dicas de onde comer na capital uruguaia.
Onde Comer em Montevidéu
Mercado do Porto ou Mercado del Puerto
Localizado na Ciudad Vieja, este é sem dúvidas um dos lugares mais famosos e emblemáticos quando se trata de gastronomia em Montevidéu!
Aquele lugar certo para comer uma parrilla, um "asado", o churrasco uruguaio, que lembra o brasileiro quado vemos todas as brasas acesas, porém, ele é mais completo, com mais tipos de carnes, como frago, carne bovina, linguiça, além da famosa Morcilla (um embutido frito que é feito com sangue fresco de animal e temperos, que aqui no Brasil nós chamamos de chouriço), que você não deve confundir com o Chorizo, pois este é um corte da carne muito famoso na Argentina, retirado do miolo do contrafilé.
Mas, para começo de conversa, o Mercado del Puerto, que originalmente foi concebido para ser um espaço dedicado à venda de frutas, verduras e carnes, como um mercado tradicional, hoje em dia, ele se transformou em verdadeiro símbolo da cidade e funciona como um pólo gastronômico, repleto de restaurantes e com algumas poucas lojas no seu interior que vendem produtos de gênero alimentício e artesanato.
É bastante voltado para os turistas sim e, por isso mesmo, não se surpreenda em ver principalmente brasileiros circulando por ali, inclusive os garçons já abordam as pessoas muitas vezes falando em português (às vezes a abordagem deles pode ser meio chata, aquela coisa de ficar chamando as pessoas para conhecer o cardápio, sabe? Isso me irrita se for em excesso).
Ainda assim, mesmo sendo um programa turistão, o lugar é perfeito para experimentar comidas típicas uruguais, como o tradicional Medio y Medio, uma bebida típica que mistura vinho branco com espumante, já engarrafado assim. Eu já experimentei e confesso que não me encanta mucho. Acho doce demais para o meu paladar. Mas, experimente para ter sua opinião.
Ao se aproximar do Mercado, impossível não se sentir atraído pelo aroma intenso de churrasco! Dentro dele então, a sensação será de estar sendo defumado rsrs... para todos os lados, como uma verdadeira vitrine aberta para todos verem, as parrilhadas assam na brasa atraindo os turistas. Há quem prefira ficar no balcão para saborear (e sair ainda mais defumado rsrs), mas eu prefiro e sugiro que fique em um dos restaurantes. O El Palenque costuma ser bastante recomendado, mas eu ainda não conheço. Posso indicar o El Peregrino, onde estive agora em 2020, e o Cabaña Veronica, onde fui em 2017.
Não deixe de dar uma voltinha do lado de fora do Mercado, há muitas lojas e barracas que vendem todos os tipos de produtos, alimentícios, roupas, souvenirs, pois se trata de um ponto turístico sempre muito movimentado na capital uruguaia. Boa oportunidade para comprar doces de leite, se você não tiver tempo de ir a outros mercados. Os preços não variam tanto.
Em 2011 e 2017, almocei nas mesas que ficam no espaço interno, o que foi bem legal para ver o movimento das pessoas, admirar a estrutura em ferro do edifício... tem mais clima de mercado, porém, fica totalmente defumada.
Em 2017, nem tinha outro jeito porque chovia muito. Portanto, foi a melhor opção. Já em 2020, almocei em um ambiente mais reservado. Vejam abaixo.
Conheci esse restaurante em 2017, com Julio e meus pais, num almoço despretensioso, para matar o desejo de comer carne e beber um bom vinho uruguaio. O foco da viagem naquela época não foi Montevidéu, mas sim Carmelo e Colonia de Sacramento. Porém, como passamos um dia em Montevidéu, aproveitamos para fazer os programas turísticos básicos e é claro que o Mercado del Puerto estaria dentro do roteiro.
Como todos os restaurantes do Mercado, ele é simples, não espere por luxo nem sofisticação. O atendimento foi muito simpático e atencioso e a comida estava saborosa, atendendo as nossas expectativas.
Não é pelo fato de ser simples que o restaurante é barato. Aliás, não espere por grandes barganhas no Uruguai. Os preços são equivalentes a bons restaurantes no Rio e São Paulo, por isso não nos surpreende, mas, em verdade, trata-se de um destino que pode sair caro para comer se você escolher os melhores restaurantes sempre.
A cotação hoje em dia do Peso Uruguaio para o Real está 1 Real = 8,43 Pesos Uruguaios. Inclusive, nos arredores do Mercado del Puerto é possível fazer bons câmbios ou até mesmo pagar suas refeições com a moeda brasileira, mas aí o troco será devolvido em pesos uruguaios.
A experiência foi boa e saímos de lá satisfeitos.
Localizado dentro do Mercado del Puerto, este pitoresco restaurante é riquíssimo em decoração ao ponto de a gente até se perder e não saber para onde olhar de tantos detalhes e adornos para todos os lados.
A sensação é de estarmos dentro de um navio, com redes no teto. A decoração náutica é marcante, mas a verdade é que se encontra de tudo um pouco.
Diferentemente do anterior, este restaurante conta com um salão reservado, longe do burburinho do Mercado del Puerto. Ou seja, a proposta é oferecer uma refeição mais tranquila e menos defumada rsrs...
Você pode escolher entre o salão interno ou a varanda, que tem vista para a pracinha fofa em frente ao Mercado. Nós ficamos no salão interno por causa do calor que fazia no dia que fomos, mas o ambiente da varanda me pareceu bastante agradável para dias mais frescos.
O cardápio da casa é bem variado e não pense que só tem carne e churrasco (parrilhada). Há também opções de massas, legumes, peixes e muitas opções de vinhos.
Como estava a convite do Ministério de Turismo do Uruguai, o cardápio do grupo era fechado, especialmente preparado para a gente, mas nem por isso deixou de agradar.
O vinho para acompanhar foi o Don Pascual Rosé, pois, como disse, estava calor.
O couvert, para começar os trabalhos, de pães quentinhos e pastas, estava uma delícia.
Experimentamos também linguiça e morcilla (o nosso choriço), que igualmente estavam bem saborosos. Eu gosto de choriço, apesar de raramente comer e de preferir não pensar muito no que está dentro dele kkkk... mas eu como e realmente gosto do sabor!
A carne é que eu achei que veio com mais gordura do que eu estou acostumada. Um dos meus cortes preferidos é o Ojo de Bife e o Bife de Chorizo. Mas fiquei com a opção que era o Bife Ancho e estava saboroso, mas poderia ter menos gordura (eu sou a chata da gordura e nervos... não gosto de carne com muita gordura e detesto quando é cheia de nervinhos).
Para acompanhar, salada e batatas!
De sobremesa, pedi o sorvete de doce de leite, mas não sabia que seria uma espécie de doce de leite com flocos. Estava gostoso, mas eu estava realmente esperando pelo doce de leite puro, afinal, vocês me conhecem bem e sabem que eu sou uma formiguinha que ama doce de leite, né? Quem pediu o pudim gostou bastante. Eu confesso que me arrependi do sorvete rsrs... deveria ter pedido o flan.
No geral, a experiência foi boa, mas não foi surpreendente. Valeu a pena conhecer e indico para quem desejar passar por lá.
Você sabe como funciona? É sempre bom perguntar se o ponto da carne é o ponto uruguaio mesmo ou o brasileiro.
Se for o uruguaio, pode pedir ao ponto que mesmo assim virá levemente vermelho, bem leve mesmo. Eu não arrisco pedir nem mal passado, com o risco de vir sangrando rsrs, nem bem passado, com o risco de vir "queimado". Prefiro sempre pedir ao ponto da casa, mas pergunto se esse ponto deixa a carne vermelha ou não para ter certeza. Vale sempre perguntar.
E sobre os cortes de carnes, você conhece? Veja esse quadro abaixo com alguns para ajudar no seu pedido:
Você pode perfeitamente caminhar da Plaza Independencia até o Mercado del Puerto. De acordo com o Google Maps, são 15 minutos de caminhada em uma distância de 1.3 km.
Próximo ao Mercado del Puerto está o Museu do Carnaval. Você sabia que o carnaval é uma festa popular e folclórica muito famosa no Uruguai? O país tem o carnaval mais longo do mundo!
Inclusive, recomendo fortemente que, após o seu almoço, você se caminhe para digerir a carne rsrs... é uma caminhada bem gostosa a partir do Mercado del Puerto pelas ruas da Ciudad Vieja, que estão em maioria revitalizadas, muito bonitas, com edifícios que chamam atenção pela arquitetura que nos remete a uma Montevidéu do início do século XX.
A dica é seguir pela Calle Perez Castellano que é uma peatonal, ou seja, uma rua de pedestres. Siga pela Calle Cerrito e depois entre na Solís até a Plaza Zabala, que foi inagurada em 1890 e ocupa o espaço que abrigava a Casa do Governo. No centro da praça há uma homenagem ao fundador de Montevidéu, General Bruno Mauricio de Zabala.
Todos os arredores destacam-se pelo estilo Belle Époque. Também não poderia ser diferente já que a praça foi projetada pelo arquiteto e paisagista francês Edouard André, que conferiu ao espaço um toque europeu, como era bastante comum e considerado "na moda" no final do século XIX e início do século XX.
Siga em direção à Plaza da Matriz, o que pode ser feito pela Calle Sarandí, e estará rapidamente na Praça mais antiga de Montevidéu, inaugurada em 1871, no coração da Ciudad Vieja, do Centro Histórico.
Conhecida como Praça da Matriz por ser o local onde se encontra a Catedral Metropolitana de Montevidéu, na verdade, trata-se da Plaza de Constitución, A praça recebe seu nome oficial por ter sido neste local que se jurou, em 18 de julho de 1830, a primeira constituição da recém nascida República Oriental do Uruguai.
É uma praça muito bonita, arborizada, com uma fonte que chama atenção em seu centro. Rende uma volta, uma visita ao interior da Catedral, se estiver aberta.
Da Praça da Matriz até a Praça da Independência é um pulo, seguindo a caminhada pela Sarandí, que é uma peatonal (rua para pedestres) e passando pela Puerta de la Ciudadela, resquício da muralha de uma Montevidéu colonial, pois exatamente aí na região da praça localizava-se a Ciudadela colonial, nos primórdios da colonização pelos espanhóis
Listo! Chegou à Praça da Independência - Plaza de Independencia, que é sem dúvidas a praça mais famosa, cartão postal da cidade, enorme, onde no seu centro destaca-se a estátua equestre de Artigas. Destacam-se também a Torre Executiva, atual sede do Poder Executivo, Palácio Estévez, Palácio Salvo, que já foi o edifício mais alto da América do Sul, na época da sua construção.
E já temos aí um bom passeio com muita gastronomia, história e cultura que rende 1 dia de roteiro em Montevidéu com tranquilidade!
- Dica: visite o Mercado del Puerto na hora do almoço. Até porque eu não curto andar pelos lados da Ciudad Vieja à noite.
Ao se aproximar do Mercado, impossível não se sentir atraído pelo aroma intenso de churrasco! Dentro dele então, a sensação será de estar sendo defumado rsrs... para todos os lados, como uma verdadeira vitrine aberta para todos verem, as parrilhadas assam na brasa atraindo os turistas. Há quem prefira ficar no balcão para saborear (e sair ainda mais defumado rsrs), mas eu prefiro e sugiro que fique em um dos restaurantes. O El Palenque costuma ser bastante recomendado, mas eu ainda não conheço. Posso indicar o El Peregrino, onde estive agora em 2020, e o Cabaña Veronica, onde fui em 2017.
Não deixe de dar uma voltinha do lado de fora do Mercado, há muitas lojas e barracas que vendem todos os tipos de produtos, alimentícios, roupas, souvenirs, pois se trata de um ponto turístico sempre muito movimentado na capital uruguaia. Boa oportunidade para comprar doces de leite, se você não tiver tempo de ir a outros mercados. Os preços não variam tanto.
Onde Almoçar no Mercado del Puerto
Em 2011 e 2017, almocei nas mesas que ficam no espaço interno, o que foi bem legal para ver o movimento das pessoas, admirar a estrutura em ferro do edifício... tem mais clima de mercado, porém, fica totalmente defumada.
Em 2017, nem tinha outro jeito porque chovia muito. Portanto, foi a melhor opção. Já em 2020, almocei em um ambiente mais reservado. Vejam abaixo.
Restaurante Cabaña Verónica
Conheci esse restaurante em 2017, com Julio e meus pais, num almoço despretensioso, para matar o desejo de comer carne e beber um bom vinho uruguaio. O foco da viagem naquela época não foi Montevidéu, mas sim Carmelo e Colonia de Sacramento. Porém, como passamos um dia em Montevidéu, aproveitamos para fazer os programas turísticos básicos e é claro que o Mercado del Puerto estaria dentro do roteiro.
Como todos os restaurantes do Mercado, ele é simples, não espere por luxo nem sofisticação. O atendimento foi muito simpático e atencioso e a comida estava saborosa, atendendo as nossas expectativas.
- TripAdvisor: nota 8, com base em 931 avaliações, ocupando a posição 64 de mais de 1000 restaurantes listados pelo fórum - clique aqui e leia os comentários
Restaurante El Peregrino
Localizado dentro do Mercado del Puerto, este pitoresco restaurante é riquíssimo em decoração ao ponto de a gente até se perder e não saber para onde olhar de tantos detalhes e adornos para todos os lados.
Diferentemente do anterior, este restaurante conta com um salão reservado, longe do burburinho do Mercado del Puerto. Ou seja, a proposta é oferecer uma refeição mais tranquila e menos defumada rsrs...
Você pode escolher entre o salão interno ou a varanda, que tem vista para a pracinha fofa em frente ao Mercado. Nós ficamos no salão interno por causa do calor que fazia no dia que fomos, mas o ambiente da varanda me pareceu bastante agradável para dias mais frescos.
Ponto da Carne no Uruguai
Você sabe como funciona? É sempre bom perguntar se o ponto da carne é o ponto uruguaio mesmo ou o brasileiro.
Se for o uruguaio, pode pedir ao ponto que mesmo assim virá levemente vermelho, bem leve mesmo. Eu não arrisco pedir nem mal passado, com o risco de vir sangrando rsrs, nem bem passado, com o risco de vir "queimado". Prefiro sempre pedir ao ponto da casa, mas pergunto se esse ponto deixa a carne vermelha ou não para ter certeza. Vale sempre perguntar.
E sobre os cortes de carnes, você conhece? Veja esse quadro abaixo com alguns para ajudar no seu pedido:
Como Chegar no Mercado del Puerto e Passeios a partir dele
Você pode perfeitamente caminhar da Plaza Independencia até o Mercado del Puerto. De acordo com o Google Maps, são 15 minutos de caminhada em uma distância de 1.3 km.
- Quer saber mais sobre o Carnaval do Uruguai? Então clique aqui.
Conhecida como Praça da Matriz por ser o local onde se encontra a Catedral Metropolitana de Montevidéu, na verdade, trata-se da Plaza de Constitución, A praça recebe seu nome oficial por ter sido neste local que se jurou, em 18 de julho de 1830, a primeira constituição da recém nascida República Oriental do Uruguai.
- Endereço do Mercado del Puerto: Rambla 25 de Agosto de 1825 228, 11000 Montevideo, Uruguai
- Site: http://www.mercadodelpuerto.com/
- Horário de Funcionamento: das 9:30 às 17h (confirme antes de ir se está aberto)
Viaje já do Brasil conectado com o Chip Internacional para ficar sempre online, desde o momento do seu desembarque no país. Recomendo o Chip da Brasil Roaming, que funciona em mais de 80 países (https://www.brasilroaming.com.br/ - garanta o seu e aproveite nosso cupom de desconto #APAIXONADOS10 na compra).
Postar um comentário