03 março 2020

Vindima na Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha

Por Dayana Souza (blog Seguindo Viagem)

Uma das vinícolas mais especiais que tivemos a oportunidade de conhecer durante nossa viagem pela Serra Gaúcha foi a Luiz Argenta, uma vinícola que esbanja estilo e sofisticação.

Blog Apaixonados por Viagens - Vindima - Vinícola Luiz Argenta, Rio Grande do Sul

Essa vinícola foi muito especial para nós porque vivemos experiências realmente marcantes e que mexeram com todos os nossos sentidos, como eles gostam de dizer: “Para cada sentido, uma experiência”. E foi exatamente isso que vivemos por lá.

• Visão: Uma das vistas mais lindas de toda a viagem
  • Tato: Colheita das uvas
  • Paladar: Degustação de vinhos fantásticos e uma gastronomia impecável
  • Olfato: Degustação às cegas na Cave Experience
  • Audição: Degustação dos vinhos ao som de Tom Jobin

Eu adorei essa frase que está no site deles e que resume bem o que você vai encontrar lá:

• "Harmonizando a determinação e a ousadia em transformar a uva em uma experiência única, nós acreditamos que, para sentir, você precisa explorar de verdade os seus sentidos e desfrutar do excepcional."

Durante a vindima, a vinícola Luiz Argenta oferece a opção de passar o dia inteiro na vinícola para vivenciar a experiência completa da época mais esperada do ano. Eu recomendo demais essa verdadeira imersão no universo a vitivinicultura, que inclui visita guiada pelas dependências da vinícola, colheita da uva, degustação às cegas e almoço harmonizado.

É super completo mesmo e será impossível sair de lá sem um brilho no olhar, um suspiro de saudade e uma bagagem de conhecimento adquirida incrível.

Breve histórico sobre a vinícola Luiz Argenta

A história da vinícola Luiz Argenta começa em 1999, quando os dois filhos de Luiz Argenta,  Deunir e Itacir, adquirem a propriedade em Flores da Cunha e desenvolveram um moderno projeto para o plantio de uvas.

Em 2004, nasce a marca Luiz Argenta Vinhos Finos, uma homenagem ao Patriarca da família, pela união de um dos melhores terroirs do Brasil às mais modernas técnicas de fabricação de vinhos finos.

A vinícola Luiz Argenta

Ocupando uma considerável área de 55 hectares, a vinícola conta com 16 variedades de uvas viníferas, dentre elas:

• Chardonnay,
  • Cabernet Sauvignon,
  • Cabernet Franc,
  • Pinot Noir,
  • Gewurztraminer,
  • Sauvignon Blanc,
  • Merlot, entre outras.

Em 2009, a vinícola ganhou um novo projeto arquitetônico, com o telhado em curvas, acompanhando o movimento das colinas de vinhedos, numa construção contemporânea e inovadora.

Outro detalhe é que toda a construção está  encravada numa rocha de basalto, que permite manter a temperatura ambiente.

A sede da vinícola é absolutamente linda, elegante e luxuosa!

A vinícola utiliza o sistema de vinificação por gravidade, que não danifica as uvas nem quebra as sementes, garantindo, assim, uma excelente qualidade para o vinho.

A fermentação dos vinhos acontece em tanques de aço inox, com cintas térmicas para garantir o controle de temperatura e o envelhecimento é realizado em barricas de carvalho francês.

Como foi a nossa experiência na Vinícola Luiz Argenta

Assim que chegamos na Luiz Argenta, recebemos um lindo chapéu para participarmos dos trabalhos da colheita da uva nos vinhedos da propriedade, afinal, alguém tem que trabalhar nessa vindima, certo?

Para quem não sabe, a vindima é a época da colheita das uvas e muitas vinícolas abrem as portas para os turistas vivenciarem essa experiência tão rica e especial.

Depois de estarmos devidamente equipados para a colheita com chapéu na cabeça, embarcamos num jipe camuflado e seguimos para um tour pelos vinhedos, onde pudemos aprender mais sobre a vinícola Luiz Argenta.

Nossa primeira parada foi num vinhedo onde pudemos observar que os nomes das parreiras de uvas eram de pessoas importantes e celebridades como Carmen Miranda, Ayrton Sena, etc. Uma maneira divertida encontrada para identificar as parreiras e catalogar os tipos de uvas.

Depois de ouvirmos as explicações sobre a época ideal para a colheita, o tempo certo de maturação de cada tipo de uva e análise de seus açúcares e acidez, chegou a hora de colocarmos a mão na massa. Recebemos as caixas azuis, as tesouras e nossa função era enchê-las com as uvas colhidas.

Foi muito legal colher a uva e viver um pouco da experiência que é a vindima. Essas uvas que colhemos serão destinadas para a elaboração dos vinhos da safra 2020. Ou seja, deixamos a nossa marca na Luiz Argenta e, é claro, fizemos vários registros lindos.

Acho até que, de tantas fotos que tiramos, pois ficamos todos muito encantados com a atividade, a gente até trabalhou aquém do esperado kkkk... nossas caixas não ficaram tão cheias assim de uvas.

Adorei ficar cortando os cabinhos das uvas com a tesoura.

Eu queria até ficar mais tempo, mas tínhamos outras atividades por lá, então, embarcamos no jipe e seguimos para a próxima experiência.

Depois da colheita das uvas, voltamos para a sede da vinícola para vivenciarmos a Cave Experience, uma experiência sensorial com os vinhos ícones Luiz Argenta, dentro da cave da vinícola. Foi uma experiência singular!

Primeiro, a enóloga que nos recebeu fez todo um suspense na entrada da cave e quando ela finalmente nos deixou entrar só se escutava: "UAU!" "QUE LINDO!" "NOSSA!"

Ficamos todos extasiados ao entrar na cave da Luiz Argenta e ver aquele lugar tão diferente, com uma atmosfera quase mágica. A cave tem um estilo único, inspirado em Oscar Niemayer, com o teto em formato de cúpulas côncavas

O interessante é que essas cúpulas não são apenas decorativas, mas também elas possuem uma função muito interessante e importante no envelhecimento dos vinhos.

Um estudo comprovou que o vinho envelhece melhor ao som de ondas sonoras, então, sabendo disso, eles instalaram diversas caixas de som nas paredes da cave e colocaram música para tocar. Dessa forma, as ondas sonoras saem da caixa de som, batem na cúpula e reverberam por cima das barricas de Carvalho francês, e assim os vinhos envelhecem ao som de Tom Jobim, que toca 24 horas por dia dentro da cave.

Esse foi o vinho mais musical que eu já conheci. Nós até o apelidamos de vinho Bossa Nova. Chique demais, não acham?

Todos foram devidamente acomodados numa mesa linda e toda decorada com luminárias super elegantes. Cada participante recebeu um lenço lindíssimo da marca Morena Rosa para ser usado como venda nos olhos, afinal, seria uma degustação às cegas. Logo ficamos sabendo que o lenço era um presente e ficamos todos felizes com mais essa surpresa. Aliás, todos que participam dessa experiência ganham o lenço.

Em seguida, começamos a degustação às cegas, primeiramente sentindo o perfume do vinho e tentando perceber as notas.

Eu achei essa parte bem difícil, pois não tenho uma memória olfativa muito boa, então não sabia nem o que chutar. Mesmo assim, éramos incentivados a nos esforçar para descobrir, com a orientação da sommelier que nos fazia pensar em aromas da nossa casa, região onde moramos.

Depois, era hora de degustar o vinho ainda com a venda nos olhos. Tentávamos descobrir se era branco ou tinto, qual uva era, quais as notas nas papilas gustativas.

Foi muito divertido tentar acertar os vinhos e bem difícil também. Pelo menos saímos de lá com o olfato e o paladar bem mais aguçados.

No total, degustamos 4 vinhos da linha Cave, a mais especial da vinícola e todos eram fantásticos. E ainda tivemos a oportunidade de experimentar um diretamente da barrica, produzido a partir de uvas secas.

Depois da Cave Experience, fomos para nosso almoço harmonizado no Clô Restaurante, que fica no terraço da vinícola.

O restaurante é maravilhoso, todo envidraçado e com uma vista incrível dos vinhedos. Uma delícia almoçar com esse cenário de filme.

O nome do restaurante é uma homenagem à matriarca da família, a Sra. Clorinda Argenta. O menu é baseado na culinária italiana contemporânea, que combina muito bem com os vinhos Luiz Argenta.

Foi servido um menu completo harmonizado com vinhos e espumantes da vinícola. Nosso menu foi especial, na seguinte ordem:

• Couvert: Pães de fermentação natural com caponata, harmonizado com espumante L.A. Clássico Brut
  • Primeiro Prato: Carpaccio de beterraba, vinagrete de uva, ricota defumada e mini rúcula, harmonizado com espumante L.A. Clássico Brut
  • Segundo Prato: Ravioli de brie e damasco com manteiga de brandy, harmonizado com vinho L.A. Cave Chardonnay
  • Terceiro prato: Magret de pato ao molho de merlot e purê de cenoura com amêndoas, harmonizado com vinho L.A. Cave Merlot
  • Sobremesa: Crumble de uva, harmonizado com espumante L.A. Jovem Moscatel

Estava tudo impecável, com destaque para essa sobremesa de uva que estava fantástica. Sério, gente, essa foi a melhor sobremesa de uva da minha vida! Que coisa maravilhosa!

Produtos da Luiz Argenta

A Luiz Argenta possui 3 linhas de produtos:

• L.A. Jovem - composta de espumantes e vinhos leves, de safras recentes, com sabores e aromas frutados que combinam com momentos mais descontraídos de lazer e descanso.
  • L.A. Clássico – composta de espumantes e vinhos de média estrutura, que são mais gastronômicos e perfeitos para o dia-a-dia
  • Luiz Argenta Cave - espumantes e vinhos de grande estrutura, com sabores e aromas mais encorpados e intensos. Estes vinhos são produzidos apenas em safras excepcionais.

Além do sabor único envolvente, os vinhos da Luiz Argenta chamam a atenção pelo design inovador das garrafas.

A linha Jovem possui um formato bem diferente e sofisticado, em garrafas italianas exclusivas. O bom é que elas podem ser facilmente reaproveitadas como objeto de decoração.

Não deixe de visitar a vinícola Luiz Argenta durante seu roteiro pela região da Serra Gaúcha. Eles realmente cumprem com o que prometem: transformar a uva numa experiência extraordinária.

Informações Luiz Argenta

TOUR E DEGUSTAÇÃO

• De segunda à sábado às 10h, 14h e 15h
  • Domingos e feriados 10h30, 14h30 e 15h30
  • Degustação de 4 produtos
  • Ganha uma taça de design italiano
  • Preço R$60,00 por pessoa
  • 1 hora de duração
  • Agendamento no site: www.luizargenta.com.br

CAVE EXPERIENCE

• Todas as sextas e sábados às 15h30
  • 2 horas de duração
  • Degustação de 4 produtos ícones
  • Preço: R$130,00 por pessoa
  • Ganha uma taça de design italiano e um lindo lenço da Morena Rosa.
  • Grupos de no mínimo 4 pessoas e máximo de 12 pessoas
  • Agendar pelo site: www.luizargenta.com.br

CLÔ RESTAURANTE

• Terça a domingo das 12h às 15h.
  • O menu sazonal é composto de uma sequência de 4 pratos que podem ser escolhidos por um valor fixo de R$119,00 por pessoa, mais as bebidas.

CLÔ WINE BAR

• Sábados, domingos e feriados das 15h às 21h.
  • Serve drinks, vinhos e espumantes em taça, cafés, petiscos, tábuas de frios, pizzas e etc, e possui área externa ''Pet Friendly'', onde é possível realizar um piquenique

COLHEITA EXPERIENCE

• Experiência de um dia na vinícola com passeio pelos vinhedos, colheita das uvas, degustação às cegas e almoço harmonizado no Clô Restaurante
  • Preço: R$390,00 por pessoa ou R$750,00 o casal.