31 março 2020

Região do Vêneto na Itália: o que ver, fazer e comer

Que o Mundo precisava respirar um pouco, acho que ninguém duvida, não é mesmo? Só não imaginávamos que teríamos que desacelerar tanto, principalmente por conta de um novo vírus que colocou uma quantidade grande de pessoas, de todo o planeta, em quarentena. 

Blog Apaixonados por Viagens - Veneza / Vêneto
Piazza de San Marco

Ar mais puro em muitos lugares e a natureza vai se restabelecendo e mostrando a sua soberania. Isso pôde ser observado, por exemplo, em Veneza, onde, sem passeios de gôndolas, sem barcos, sem moradores nem turistas, os canais de uma das cidades mais visitadas do mundo, mais romântica e mais famosa, encontram-se limpos como há dezenas de anos, quicá século, não se via. Essa notícia correu por todos os veículos de mídia e é de fato uma das coisas boas que a pandemia trouxe. Até mesmo os cisnes e muitos cardumes de peixes voltaram a passear pelos canais. (Infelizmente, foi dessa forma, mas nos mostra o quanto a natureza realmente estava clamando por socorro).

Blog Apaixonados por Viagens - Veneza / Vêneto

E como Veneza foi pauta em muitos lugares, vamos relembrar um pouco a região onde a cidade se encontra. Sabia que Veneza é a capital do Vêneto?

Situado no nordeste da Itália, o Vêneto se estende das Dolomitas ao Mar Adriático, por meio de uma extensa gama de colinas e um vale sulcado por rios, canais e pelo delta do Rio Po. 

O cenário típico da costa de Vêneto é a lagoa veneziana e, nesta mesma lagoa, fica talvez a cidade mais única do mundo - Veneza, visitada por milhões de turistas todos os anos.

No entanto, todo o Vêneto, uma região com mil faces diferentes, é o guardião de tesouros naturais, artísticos e tradicionais.

Vêneto expressa uma variedade extraordinária em seu cenário: das Dolomitas, mergulhadas nos tons avermelhados do pôr do sol, até a costa leste do Lago Garda e Peschiera del Garda, Torri del Benaco e outros destinos turísticos. Longas praias de areia se alternam com resorts conhecidos, como os de Jesolo, Bibione, Cavallino e Caorle.

Neste cenário natural espetacular encontra-se uma rica herança cultural que torna o Vêneto uma região tão fascinante, desde suas cidades de arte até as magníficas vilas paladianas espalhadas pela Riviera Brenta. E não se deve esquecer as pequenas aldeias de Arquà Petrarca, Monselice, Asolo e Bassano del Grappa que reúnem os aspectos mais típicos desta região diversificada e variada.

Vêneto também é o destino ideal para férias de conforto e relaxamento, graças às suas águas termais com valiosas propriedades terapêuticas. As suaves encostas das colinas de Euganean abrigam as instalações bem equipadas dos spas euganeanos: Abano, Montegrotto e Teolo, onde os hóspedes podem combinar tratamentos e terapias com agradáveis ​​excursões às áreas próximas.

O que ver na Região do Vêneto


Blog Apaixonados por Viagens - Veneza / Vêneto
Vêneto é uma região cheia de fascínio e charme, com inúmeras atrações naturais e artísticas, além de uma ampla variedade de locais e pontos turísticos.

A primeira parada em sua jornada de descoberta, naturalmente, deve ser Veneza, um Patrimônio Mundial da UNESCO, que também compreende suas lagoa, ilhas e o Grande Canal, ladeado por edifícios antigos e decorados que lembram o esplendor da antiga República Marítima.

Blog Apaixonados por Viagens - Veneza / Vêneto

Blog Apaixonados por Viagens - Veneza / Vêneto

Veneza, famosa por seu histórico Carnaval, vidro de Murano e renda de Burano, pode ser visitada a pé, através de pequenas pistas (chamadas calli) e por inúmeras pontes - ou de barco - de barcos a vapor a gôndolas, transportando passageiros pelos canais para admirar algumas das paisagens mais especiais do mundo. 

Blog Apaixonados por Viagens - Veneza / Vêneto

Piazza San Marco, com sua Basílica exibindo mosaicos e cúpulas bizantinas; o Palácio Ducal, o labirinto de ruas marcadas por lojas e oficinas; igrejas decoradas com pinturas, esculturas e afrescos; museus e até as praças mais escondidas são inesquecíveis.

Blog Apaixonados por Viagens - Veneza / Vêneto
Basílica de San Marco e o Campanário

Outro patrimônio da lista da UNESCO é o centro histórico de Verona, uma mistura única dos estilos arquitetônicos renascentista, medieval e romano.

Os monumentos mais famosos da cidade são a varanda romântica de Julieta, famosa pela tragédia de Shakespeare, e a arena, que se torna uma espetacular casa de ópera ao ar livre durante o verão.

A natureza é outra das excelências do Vêneto: as Dolomitas foram recentemente incluídas na lista da UNESCO devido à sua forma notável e à fascinante interação de luz entre seus picos e pináculos.

Este é o lugar ideal para os entusiastas do esqui: uma imensa área com quilômetros de pistas e resorts bem equipados – o primeiro entre eles, o exclusivo e elegante Cortina d'Ampezzo, a “pérola” das Dolomitas e um dos resorts de montanha mais famosos no mundo.

Pádua, a cidade da cultura, oferece aos visitantes muitas atrações, desde a Basílica de Santo Antônio, um destino de turismo religioso, até a maravilhosa Capela Scrovegni, uma obra-prima atemporal inteiramente afrescada por Giotto. Seu Jardim Botânico do século XVI, rico em ervas medicinais, também é um Patrimônio Mundial.

O centro histórico de Vicenza, caracterizado pelo estilo clássico do arquiteto Andrea Palladio, também recebeu o status de UNESCO, juntamente com as maravilhosas casas imponentes que ele projetou, incluindo as impressionantes Villa Capra Valmarana e Villa Poiana, cercadas por grandes parques.

Esta região tem muito mais surpresas reservadas para os visitantes de Belluno, Treviso e Rovigo. Até as cidades mais pequenas estão repletas de história e cultura: Asolo, uma pitoresca vila medieval; Possagno, dominado pelo mausoléu de Canova; e as cidades muradas de Cittadella, Monselice, Montagnana e Castelfranco Veneto, agora são parte da paisagem regional.

O que fazer na Região do Vêneto


Montanha, mar ou colina: a região de Vêneto oferece férias emocionantes em um ambiente natural, com oportunidades para esporte, relaxamento e experiências agradáveis.

Das Dolomitas a Lessinia, resorts famosos como Cortina d'Ampezzo, Falcade, San Vito di Cadore e outros oferecem experiências inigualáveis ​​para os entusiastas de esportes de inverno: pistas cheias de adrenalina para esquiar ou praticar snowboard, rafting, escalada, trekking em todos os níveis, cursos especiais para esqui cross-country, caminhadas com raquetes de neve e emocionantes corridas de trenó de cachorro.

Blog Apaixonados por Viagens - Dolomitas - Vêneto
Cortina d'Ampezzo - Belluno

A costa dourada que se estende de Bibione a Cavallino é perfeita para se exercitar: vôlei de praia, vela, surf, esqui aquático e ciclismo em pinhais frescos e arredores intocados. Aproveite a vida noturna nos modernos bares e clubes de resorts turísticos. Os fãs de golfe encontrarão vários "greens" nas colinas, com o lago Garda ao fundo ou perto da costa.

Os amantes da natureza podem fazer excursões ou seguir trilhas nas áreas protegidas de Vêneto, como o Parque Nacional das Dolomitas de Belluno, conhecido por sua paisagem de tirar o fôlego, ou o Parque de Lessinia, onde você pode ver a fauna típica do sopé dos Alpes.

Você pode visitar muitos lugares enquanto pratica mountain bike, incluindo o Planalto Asiago, que é atravessado por uma rede de trilhas com diferentes níveis de dificuldade, em meio a paisagens extraordinariamente bonitas.

O charmoso delta do Pó e as outras áreas da lagoa, dominadas pelo reflexo do céu na água e povoadas por centenas de espécies de pássaros, são um verdadeiro paraíso para quem gosta de observar pássaros e fotografar a natureza, enquanto as margens do lago Garda, cercada pela vegetação mediterrânea típica, oferece muito espaço para esportes aquáticos, vela, canoagem e mergulho.

Você pode desfrutar de uma estadia relaxante nos muitos spas da região, incluindo a famosa Terme Euganee (Euganean Spas), com tratamentos e terapia de beleza para restaurar o equilíbrio entre corpo e mente.

Os amantes da boa comida podem seguir as muitas trilhas do vinho: de Bardolino a Pramaggiore, de Conegliano a outras áreas que se tornaram conhecidas por sua produção de vinho, parando nas vinícolas para provar excelentes vinhos e produtos típicos.

A agenda de eventos está sempre cheia; alguns desses eventos são reconhecidos mundialmente, especialmente a Bienal e o Carnaval de Veneza, seguidos de exposições e mostras de arte, vários festivais religiosos e de vilarejos e feiras de alimentos (sagre), até mesmo nas menores vilas da região.

Blog Apaixonados por Viagens - Veneza
Carnaval de Veneza


O que comer na Região do Vêneto


Embora a culinária seja diferente de uma província para outra, a comida da região é baseada em alguns ingredientes comuns: arroz, legumes e principalmente polenta.

Polenta, particularmente amada pelos nativos de Vêneto, é preparada e consumida com carne, peixe ou queijo. O feijão de Lamon (província de Belluno) é um produto típico da região, assim como os aspargos de Bassano del Grappa, o aipo de Verona e o radicchio vermelho de Treviso, que se tornou um ingrediente universal mesmo fora de Treviso.

Outra especialidade desta província é a soapa calda, uma sopa quente com pombo e frango; nas áreas próximas dos Alpes, você também pode comer cogumelos e veados, enquanto o platô de Asiago é conhecido por seu queijo.

Blog Apaixonados por Viagens - Verona
Verona

Na lagoa, por outro lado, são frutos do mar.

Entre os pratos típicos da região estão o risoto com vieiras, camarões e chocos, saor (sardinha marinada com vinagre e cebola), bacalhau seco ou bacalhau ao estilo Vicenza. A enguia cozida (bisato) é uma especialidade veneziana.

Existem muitas sobremesas típicas, incluindo bolinhos, zaletti (biscoitos de polenta), carnaval galani (doces) e o pandoro de Verona, que mais tarde se tornou nacionalmente famoso.

Vêneto também possui uma produção extensa e valiosa de vinhos tintos e brancos, incluindo Amarone di Valpolicella, Breganze Bianco, Bardolino e Soave, para citar apenas alguns. Os vinhos com passas são melhor representados pelo Recioto di Soave; os vinhos espumantes (espumante) também são os favoritos, em especial o Prosecco da Conegliano-Valdobbiadene. A produção de grappa é notável em Bassano del Grappa e em Conegliano.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR