30 março 2020

Onde Comer em Tiradentes: UaiThai

Quem mais, além da gente, também amaaaaa a culinária mineira, levante aí a mão? \0/ \0/

Gente, além de Tiradentes ser uma cidade fofa, super lindinha, repleta de cantinhos muito fotogênicos, e não à toa que ela é cenário de filmes, novelas, séries, em razão de seu Centro Histórico colonial, setecentista, muito bem preservado, se tem uma coisa que Tiradentes também esbanja, além de charme, é muito talento gastronômico!

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

Mas antes, veja cá as nossas dicas da cidade já publicadas:

Em janeiro de 2020, voltamos para Tiradentes e fizemos um circuito gastronômico super saboroso. Aproveitando o feriado no Rio de Janeiro, do dia 20, e a temperatura amena que fazia em Tiradentes em pleno verão, com direito a chuvinha e a usar um casaquinho final do dia, tudo isso super combinou com o nosso circuito de gostosuras e contribuiu para a gente explorar mais a gastronomia local.

Nas outras vezes em que estivemos em Tiradentes, também curtimos bastante a sua culinária e nos esbaldamos, para ser bem sincera (atolamos o pé na jaca kkkk), além de sempre sairmos da cidade encantados e felizes por ver como os restaurantes de lá prezam pela qualidade dos seus produtos e ótimo serviço de atendimento, afinal de contas, a simpatia do mineiro já precede a sua fama, não é mesmo?

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

O mais legal de Tiradentes é que você vai encontrar uma diversidade culinária tão incrível que fazer um tour pelos restaurantes, bares e cafés da cidade será um dos melhores programas por lá! Por exemplo, se você não for tão fã assim de gastronomia mineira, poderá escolher outra inspiração culinária, como italiana, do sudeste asiático, mexicana... e por aí vai! Não é a toa que um dos festivais da cidade é justamente o Festival de Gastronomia!

Portanto, reserve um bom tempo para apreciar uma das melhores coisas que a cidade oferece. E, para que não fiquem perdidos por lá sem saber por onde começar o tour "atolação do pé na jaca".

Restaurante UaiThai (@uaithaitiradentes)

Porque quando o trem é bom demais, a gente pede bis!!

Essa foi a segunda vez em que estivemos no Restaurante UaiThai, só para confirmar o que já sabíamos desde a primeira visita: ambiente perfeito, tanto de dia quanto à noite, com um cardápio para matar as saudades do Sudeste Asiático, com um toque autoral mineiro, e se surpreender com a criatividade do Chef Ricardo Martins, numa verdadeira explosão se sabores, texturas e aromas.

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

Assim, se você não for muito fã da comida mineira ou simplesmente desejar variar um cadinho, poderá dar um pulo pelos países do Sudeste Asiático, como Tailândia e Vietnã, que inspiraram o cardápio do UaiThai.

Nessa linha, ficamos encantados com o Restaurante Uai Thai que nos fez matar as saudades da gastronomia do sudeste asiático com pratos ousados e combinações bem inusitadas, isso sem contar o toque da cozinha molecular que desafiou os nossos sentidos!

Ambiente aconchegante, decoração fofa, com luminárias e parede estilo mural repleta de frases motivacionais e otimistas, um verdeiro mix de casario fofo setecentista, típico de Tiradentes, com remições à Ásia.

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

Isso tudo sem contar a vista para a a linda Serra de São José, que emoldura o fundo do restaurante!

E o anfiteatro secular em seus fundos!

Como se não bastasse, a rua onde se encontra é um charme e altamente fotogênica, com vista ao fundo para a Igreja Matriz.

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

Mas o que importa mesmo dizer que esse asiático totalmente mineirinho é um verdadeiro deleite para quem é fã de carteirinha como nós de pratos como Pad Thai e companhia! E não se esqueçam dos drinks que são incríveis também!

O curioso é que, em 2018, nós fomos à noite, para jantar, como vocês devem ter observado nas fotos acima. Já em 2020, nós fomos para almoçar e o clima era bem diferente. A vista para a serra, o ar mais bucólico, a iluminação... impressionante como muda, né?

E pudemos finalmente observar como é o anfiteatro dos tempos coloniais, que fica nos fundos do casario.

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

O mais legal foi observar como a casa seguia bombando! Lotada de gente em seus ambientes, com os garçons até um pouco atrapalhados rsrs... mas a gente estava sem pressa, então isso não foi um problema.

Diga-se de passagem, o restaurante conta com 4 ambientes distintos:

• espaço mais reservado, com vista para a rua
  • corredor com mesas que acompanha o bar
  • um salão maior, onde ficamos das duas vezes, fechado e com vista para a serra (de dia)
  • a varanda, aberta e com vista para a serra e o anfiteatro.

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

E mais uma vez o chef Ricardo Martins nos apresentou uma cozinha única e autoral, ao misturar elementos frescos e leves da culinária tailandesa com o carinho da tradicional comida mineira. Sabores marcantes que proporcionam uma experiência gastronômica inesquecível.

Aliás, se vocês conseguirem observar o Chef Ricardo em ação, ficarão admirados com sua rapidez no comando da cozinha! Inclusive, quando fica tudo mais calmo, ele costuma passar de mesa em mesa e conversar com seus clientes. É uma simpatia de pessoa!

E lá fomos nós mais uma vez apreciar os pratos do UaiThai e começamos pelo espaguete de pupunha e rolinhos primavera de pato, que estavam ambos estupendos!

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

A apresentação dos pratos e os acompanhamentos eram perfeitos!

O espaguete de pupunha acompanhava shimeji e azeite de alho confitado, polentinha de milho verde, leite de coco, queijo da canastra, brotos frescos variados e azeite trufado. Um espetáculo.

Já os rolinhos primavera de pato acompanhavam pesto de couve e uma farofa com tâmaras e alho, e mais uma apresentação de prato lindíssima.

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

Aliás, as cerâmicas usadas pela casa são tão maravilhosas que eu saí de lá e fui comprar alguns pratos para casa em uma loja no centrinho histórico, a Casagrande Cerâmica Artesanal.

Bebemos alguns drinks da casa, que têm, como peculiaridade, nomes de cidades e países do Sudeste Asiático. Experimentamos o Bangkok e o Chiang Mai.

Para os principais, eu não resisti e fui de Pad Thai de camarão de novo, que é o meu favorito mesmo e o Pad Thai do UaiThai é muito muito especial e saboroso! Nunca decepciona!

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

Já o Julio quis ser light e escolheu a sopa Tom Yum Gung. Uma receita tailandesa que se assemelha a um caldo. Servido quente, leva camarões, folhas de limão rosa e namplá. Além disso, acompanha arroz de jasmim tailandês.

Eu não sou muito fã de sopas e caldos como o Julio, tampouco escolheria como opção para almoço, mas talvez para o jantar, já que a cidade é mais friazinha à noite. Em todo caso, o Julio aprovou!

Para sobremesa, mais uma vez a casa se superou!

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

O Siciliano Brulée, um creme de limão siciliano com queijo boursan de cabra, servido na própria casca do limão, finalizado com caramelo Brulée, é fora de série e foi o nosso preferido! Fresco, aromático, com uma apresentação tão impecável que dava até pena de comer.

Já o Romeu e Julieta, um clássico mineiro, também nos encantou: sorvete artesanal de queijo canastra com goiaba uaithai ao curry e hortelã. Huuuummmmm... de comer rezando!

E para finalizar, bem no estilo mineiro, não poderíamos dispensar um cafézin (quer dizer, o Julio... eu - Lily - não sou assim tão fã de café rsrs).

Blog Apaixonados por Viagens - Tiradentes - Gastronomia - Uaithai

Mas esse é especial porque é coado na hora! E é claro que a gente não deixaria de tomar o cafézinho na varanda, aproveitando a vista linda para a serra e para o anfiteatro!

Os preços da casa não são baratinhos... não espere uma barganha pelo fato de ser Tiradentes. São preços parecidos com o Rio de Janeiro ou São Paulo.

Agora, você paga por qualidade dos insumos, que são selecionados cuidadosamente pelo chef Ricardo.

A casa também tem todo um cuidado para atender a todos os perfis e paladares e deixa isso claro no seu menu, pois todos os pratos podem ser preparados para vegetarianos também.

• Dica: a casa costuma ficar muito cheia em feriados, finais de semana e alta temporada. Recomendo ligar para fazer reserva.

Mais Informações sobre o UaiThai

1. GENTEMMMMM BOM DEMAIS DA CONTA .
    DOIDIM PRA VOLTAR
    A GOIABADA ENTÃO....

1. O restaurante é maravilhoso, né? Eita saudades!!! Também queremos voltar!