Quem mais, além da gente, também amaaaaa a culinária mineira, levante aí a mão? \0/ \0/
Gente, além de Tiradentes ser uma cidade fofa, super lindinha, repleta de cantinhos muito fotogênicos, e não à toa que ela é cenário de filmes, novelas, séries, em razão de seu Centro Histórico colonial, setecentista, muito bem preservado, se tem uma coisa que Tiradentes também esbanja, além de charme, é muito talento gastronômico!
Mas antes, veja cá as nossas dicas da cidade já publicadas:
Gente, além de Tiradentes ser uma cidade fofa, super lindinha, repleta de cantinhos muito fotogênicos, e não à toa que ela é cenário de filmes, novelas, séries, em razão de seu Centro Histórico colonial, setecentista, muito bem preservado, se tem uma coisa que Tiradentes também esbanja, além de charme, é muito talento gastronômico!
Mas antes, veja cá as nossas dicas da cidade já publicadas:
Em janeiro de 2020, voltamos para Tiradentes e fizemos um circuito gastronômico super saboroso. Aproveitando o feriado no Rio de Janeiro, do dia 20, e a temperatura amena que fazia em Tiradentes em pleno verão, com direito a chuvinha e a usar um casaquinho final do dia, tudo isso super combinou com o nosso circuito de gostosuras e contribuiu para a gente explorar mais a gastronomia local.
Nas outras vezes em que estivemos em Tiradentes, também curtimos bastante a sua culinária e nos esbaldamos, para ser bem sincera (atolamos o pé na jaca kkkk), além de sempre sairmos da cidade encantados e felizes por ver como os restaurantes de lá prezam pela qualidade dos seus produtos e ótimo serviço de atendimento, afinal de contas, a simpatia do mineiro já precede a sua fama, não é mesmo?
Portanto, reserve um bom tempo para apreciar uma das melhores coisas que a cidade oferece. E, para que não fiquem perdidos por lá sem saber por onde começar o tour "atolação do pé na jaca".
Restaurante UaiThai (@uaithaitiradentes)
Porque quando o trem é bom demais, a gente pede bis!!
Essa foi a segunda vez em que estivemos no Restaurante UaiThai, só para confirmar o que já sabíamos desde a primeira visita: ambiente perfeito, tanto de dia quanto à noite, com um cardápio para matar as saudades do Sudeste Asiático, com um toque autoral mineiro, e se surpreender com a criatividade do Chef Ricardo Martins, numa verdadeira explosão se sabores, texturas e aromas.
Assim, se você não for muito fã da comida mineira ou simplesmente desejar variar um cadinho, poderá dar um pulo pelos países do Sudeste Asiático, como Tailândia e Vietnã, que inspiraram o cardápio do UaiThai.
Nessa linha, ficamos encantados com o Restaurante Uai Thai que nos fez matar as saudades da gastronomia do sudeste asiático com pratos ousados e combinações bem inusitadas, isso sem contar o toque da cozinha molecular que desafiou os nossos sentidos!
Ambiente aconchegante, decoração fofa, com luminárias e parede estilo mural repleta de frases motivacionais e otimistas, um verdeiro mix de casario fofo setecentista, típico de Tiradentes, com remições à Ásia.
Isso tudo sem contar a vista para a a linda Serra de São José, que emoldura o fundo do restaurante!
E o anfiteatro secular em seus fundos!
Como se não bastasse, a rua onde se encontra é um charme e altamente fotogênica, com vista ao fundo para a Igreja Matriz.
Mas o que importa mesmo dizer que esse asiático totalmente mineirinho é um verdadeiro deleite para quem é fã de carteirinha como nós de pratos como Pad Thai e companhia! E não se esqueçam dos drinks que são incríveis também!
O curioso é que, em 2018, nós fomos à noite, para jantar, como vocês devem ter observado nas fotos acima. Já em 2020, nós fomos para almoçar e o clima era bem diferente. A vista para a serra, o ar mais bucólico, a iluminação... impressionante como muda, né?
E pudemos finalmente observar como é o anfiteatro dos tempos coloniais, que fica nos fundos do casario.
O mais legal foi observar como a casa seguia bombando! Lotada de gente em seus ambientes, com os garçons até um pouco atrapalhados rsrs... mas a gente estava sem pressa, então isso não foi um problema.
Diga-se de passagem, o restaurante conta com 4 ambientes distintos:
- espaço mais reservado, com vista para a rua
- corredor com mesas que acompanha o bar
- um salão maior, onde ficamos das duas vezes, fechado e com vista para a serra (de dia)
- a varanda, aberta e com vista para a serra e o anfiteatro.
E mais uma vez o chef Ricardo Martins nos apresentou uma cozinha única e autoral, ao misturar elementos frescos e leves da culinária tailandesa com o carinho da tradicional comida mineira. Sabores marcantes que proporcionam uma experiência gastronômica inesquecível.
Aliás, se vocês conseguirem observar o Chef Ricardo em ação, ficarão admirados com sua rapidez no comando da cozinha! Inclusive, quando fica tudo mais calmo, ele costuma passar de mesa em mesa e conversar com seus clientes. É uma simpatia de pessoa!
E lá fomos nós mais uma vez apreciar os pratos do UaiThai e começamos pelo espaguete de pupunha e rolinhos primavera de pato, que estavam ambos estupendos!
A apresentação dos pratos e os acompanhamentos eram perfeitos!
O espaguete de pupunha acompanhava shimeji e azeite de alho confitado, polentinha de milho verde, leite de coco, queijo da canastra, brotos frescos variados e azeite trufado. Um espetáculo.
Já os rolinhos primavera de pato acompanhavam pesto de couve e uma farofa com tâmaras e alho, e mais uma apresentação de prato lindíssima.
Aliás, as cerâmicas usadas pela casa são tão maravilhosas que eu saí de lá e fui comprar alguns pratos para casa em uma loja no centrinho histórico, a Casagrande Cerâmica Artesanal.
Bebemos alguns drinks da casa, que têm, como peculiaridade, nomes de cidades e países do Sudeste Asiático. Experimentamos o Bangkok e o Chiang Mai.
Para os principais, eu não resisti e fui de Pad Thai de camarão de novo, que é o meu favorito mesmo e o Pad Thai do UaiThai é muito muito especial e saboroso! Nunca decepciona!
Já o Julio quis ser light e escolheu a sopa Tom Yum Gung. Uma receita tailandesa que se assemelha a um caldo. Servido quente, leva camarões, folhas de limão rosa e namplá. Além disso, acompanha arroz de jasmim tailandês.
Eu não sou muito fã de sopas e caldos como o Julio, tampouco escolheria como opção para almoço, mas talvez para o jantar, já que a cidade é mais friazinha à noite. Em todo caso, o Julio aprovou!
Para sobremesa, mais uma vez a casa se superou!
O Siciliano Brulée, um creme de limão siciliano com queijo boursan de cabra, servido na própria casca do limão, finalizado com caramelo Brulée, é fora de série e foi o nosso preferido! Fresco, aromático, com uma apresentação tão impecável que dava até pena de comer.
Já o Romeu e Julieta, um clássico mineiro, também nos encantou: sorvete artesanal de queijo canastra com goiaba uaithai ao curry e hortelã. Huuuummmmm... de comer rezando!
E para finalizar, bem no estilo mineiro, não poderíamos dispensar um cafézin (quer dizer, o Julio... eu - Lily - não sou assim tão fã de café rsrs).
Mas esse é especial porque é coado na hora! E é claro que a gente não deixaria de tomar o cafézinho na varanda, aproveitando a vista linda para a serra e para o anfiteatro!
Os preços da casa não são baratinhos... não espere uma barganha pelo fato de ser Tiradentes. São preços parecidos com o Rio de Janeiro ou São Paulo.
Agora, você paga por qualidade dos insumos, que são selecionados cuidadosamente pelo chef Ricardo.
A casa também tem todo um cuidado para atender a todos os perfis e paladares e deixa isso claro no seu menu, pois todos os pratos podem ser preparados para vegetarianos também.
- Dica: a casa costuma ficar muito cheia em feriados, finais de semana e alta temporada. Recomendo ligar para fazer reserva.
Mais Informações sobre o UaiThai
- Endereço: R. Padre Toledo, 157, Tiradentes
- Telefone: (32) 99927-9903
- Site: http://www.uaithai.com.br/
- Horário de Funcionamento: Fechado às Segundas, Terça a Sábado das 13h às 16h e das 19h às 23h, Domingo, das 13h às 16h
- Cardápio: clique aqui para conferir o cardápio
- TripAdvisor: Nota 9, com mais de mil avaliações e número 14, dentre dentre 146 restaurantes classificados pelo site, com Certificado de Excelência - clique aqui e confira os comentários
GENTEMMMMM BOM DEMAIS DA CONTA .
ResponderExcluirDOIDIM PRA VOLTAR
A GOIABADA ENTÃO....
O restaurante é maravilhoso, né? Eita saudades!!! Também queremos voltar!
Excluir