07 outubro 2019

República Tcheca: outono combina com café!

República Tcheca: outono combina com café!

Aproveite o outono com um bom café na República Tcheca


Nada mais gostoso para espantar o frio ou recuperar as energias do que uma pausa para um café, não acham? E se tem um hábito europeu que nós amamos de paixão é justamente esse: sentar-se em um café e, sem pressa, apreciar a bebida, um lanche ou até mesmo uma refeição. Acho charmoso, elegante, aconchegante e, sempre que conseguimos encaixar em nosso roteiro de passeios, a gente faz essa pausa para conhecer um lugar novo, descansar os pés, recarregar a energia e seguir passeando depois.

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Outono - Café

Você é amante de café? Então certamente ficará encantado em visitar a República Tcheca, especialmente Praga ou Brno, as maiores cidades do país e também aquelas com uma variedade de lugares para apreciar esta bebida enquanto aprecia com as cores do outono, a estação do ano mais linda, sem sombra de dúvidas!

Abaixo, seguem algumas recomendações.

Praga - do café expresso clássico à alquimia


Hoje em dia, em Praga, é possível encontrar diversos cafés pela cidade. Mas, para facilitar na hora de escolher onde ir, vejam as indicações:

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Outono - Café

  • Místo (“Place”): café moderno no bairro de Dejvice, perto da estação de metrô Hradcanska, com vários tipos de café de diferentes regiões. Nos fins de semana, há um excelente brunch até as 15h!
  • Můj šálek kávy (“Minha xícara de café”): outro estabelecimento tradicional entre cafeterias no distrito de Karlín, perto da estação de metrô Křižíkova. É a empresa irmã de Místo, mas, aos fins de semana, se você quiser participar do brunch, deve fazer  reserva.
  • Mamacoffee: o pioneiro entre os cafés. Cerca de quinze anos atrás, eles começaram a torrar o próprio café e, assim, estabeleceram um desafio para todos os que vieram depois. Em todos os cafés da pequena cadeia Mamacoffee, é possível pedir não só diferentes tipos de café (café expresso, filtrado, prensa francesa e até mesmo de panela a vácuo), mas também algumas pequenas tapas.
  • EMA expresso bar: Neste lugar, muito perto da Casa Municipal, será servido espresso ou suas variedades. Aqui são moídos os produtos das torrefadoras mais reconhecidas na Europa. 
  • Super Tramp Coffee: muito perto do Teatro Nacional, você encontrará um pequeno café independente que está escondido no prédio da antiga oficina poligráfica. 
  • Kavárna co hledá jméno (Café que procura um nome): outro café independente da nossa seleção, localizado no bairro de Smíchov, a poucas paradas de bonde de Malá Strana. De dia café, à noite, concertos, exposições e cultura.
  • Styl interior ("Estilo interior"): muito perto da Praça Venceslau há um café que está localizado no corredor de uma casa barroca. O interessante é que o estabelecimento também funciona como um showroom para a empresa e acessórios interiores interessantes são vendidos lá. Ou seja, ao mesmo tempo em que toma um café, você pode levar uma lembrança útil daqui.
  • Momoichi: café japonês no bairro de Vinohrady. Seu cardápio, assim como seu interior, é perfeitamente adaptado ao estilo japonês, até o último detalhe. 
  • IF Café: Na ilha de Kampa, no térreo da vila de Werich, você pode visitar um café muito aconchegante com loja de doces. Aqui você pode tomar sua dose de cafeína e algo doce. Na praça Tylovo náměstí e nas ruas Jungmannova e Belgická, você encontrará outro IF Café.
  • Café Louvre: uma das mais antigas cafeterias que ainda funciona em Praga. É muito perto do Teatro Nacional. Não sabemos exatamente onde Franz Kafka ou Albert Einstein se sentavam, mas sabemos que os dois gostaram de visitar este lugar. Além disso, na hora do almoço, o cardápio oferece pratos muito saborosos a preços convidativos.

Brno – a cidade do café


A lista acima mencionada sugere que Praga lidera a cena da cafeteria na República Tcheca. Brno, a metrópole da Morávia, por sua vez, ganhou o título do centro cafeeiro tcheco. 

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Outono - Café

Os habitantes de Brno têm sua própria cultura do café - desde o início das torrefadoras locais até o grande festival de café que acontece todos os anos. Semana do café (1-7.10.) é organizada para comemorar o Dia Internacional do Café (1 de outubro). 

Onde você vai encontrar um bom café na Morávia?

  • SKØG Urban Hub: é provavelmente o melhor café de Brno, está perto de Zelný trh e ao mesmo tempo é muito diferente dos outros porque o café provém da sua própria torrefação. No verão, você pode desfrutar de uma bebida gelada ou cascara (bebida de polpa desidratada dos frutos do café).
  • V Melounovém cukru: as pessoas aqui simplesmente o chamam de Cukr (açúcar). Os clientes visitam este estabelecimento para tomar café com cheesecake - uma torta que não tem equivalente em toda a cidade de Brno. As espécies de café no moinho mudam de acordo com a estação e o clima.
  • Cafe Mitte: é um pequeno café que fica muito perto da praça Náměstí Svobody e oferece cinco mesas, dez cadeiras e excelente serviço. O café é espalhado no piso térreo do albergue e os viajantes são bem-vindos. O café vem de  torrefações tchecas e estrangeiras, aqui eles preparam com muito cuidado não só para o expresso, mas também para o filtro. A especialidade aqui é affogato com sorvete caseiro de baunilha.
  • Café Momenta: um lugar tranquilo para pedir café com sobremesa, numa das praças mais bonitas, em Zelný trh, também nos dias mais movimentados. Pelo menos duas espécies de café estão sempre no moinho. O produto mais popular é o café expresso com tônico rosa. Prove um delicioso profiterole ou outra sobremesa com sorvete, no verão! Os interiores são projetados com bastante luxo em seus detalhes, mas no verão o lugar mais atraentes é o pátio ao ar livre exclusivo, excelente para apreciar a vista do mercado movimentado.
  • Café Pilát: este café está instalado no mosteiro capuchinho no monte Petrov. Aqui, eles preparam o café italiano que é torrado na região localizada ao pé do vulcão siciliano Etna, usando o método original: chama de madeira à qual se adiciona a lenha das oliveiras que crescem da terra vulcânica.
  • Podnik café bar: neste estabelecimento perto de Petrov é servido apenas café filtrado que é preparado em três variantes: Chemex, Hario V60 e Aeropress. Além da dose de cafeína para acordar, aqui você pode desfrutar de um maravilhoso café da manhã - até as duas da tarde.

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Outono - Café

Nossa experiência recente na República Tcheca:


Infelizmente, não tivemos tempo suficiente para parar em todos os cafés que vimos pelas frente. Vontade não faltou! Mas realmente faltou tempo para fazer tudo o que queríamos. Ainda assim, conseguimos encaixar duas pausas que foram muito bem aproveitadas em Český Krumlov e em Pilsen. 

Seguem nossas sugestões:

Em Český Krumlov


Nossa pausa providencial nesta cidade que parece ter saído de um verdadeiro Conto de Fadas foi no Kolektiv Cafe & Wine Bar, muito bem localizado a caminho do Castelo da cidade. Não entramos nele ao acaso, mas sim porque vimos o movimento e achamos interessante. 

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Outono - Café

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Outono - Café

Depois consultamos o TripAdvisor, que é o fórum de viajantes que sempre consultamos quando temos dúvida sobre um lugar, lemos as resenhas e a pontuação - nota 8 - com Certificado de Excelência em 2016 e 2017 e resolvemos conhecer em um momento muito oportuno para a gente: tinha começado a chover e estávamos com os pés bem moídos de tanto caminhar pela cidade. Pronto! Combinação perfeita! Clique aqui e veja os comentários sobre o café no TripAdvisor. 

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Outono - Café

Ambiente bem acolhedor, atendimento simpático, nós tomamos café e vinho quente, mas também experimentamos um muffin e um cookie!

Em Pilsen


Nem só de cerveja se vive em Pilsen rsrs... às vezes é necessário dar uma variada para cortar a ressaca e também para dar uma despertada. 

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Outono - Café

Não sei com vocês, mas o café em mim tem esse efeito de me deixar mais acordada, desperta e alerta. Então, sempre que a gente vai pegar a estrada, quando incluímos uma roadtrip (que foi o caso, pois fomos dirigindo de carro de Pilsen até Praga), fazemos uma pausa antes para um café para acordarmos rsrs...

No coração do Centro Histórico da Cidade de Pilsen, nossa pausa estratégica foi no CrossCafe, que, na verdade, é uma rede de cafés, surgida na cidade de Pislen. E, pela localização, bem em frente à catedral, na Namesti Republiky, após o nosso city tour, fizemos essa pausa para um café, um lanche rápido, pois comemos um sanduíche, antes de cairmos na estrada novamente. 

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Outono - Café

Gostei do ambiente com vista linda para a principal praça do Centro Histórico, a Namesti Republiky, que pareceu bem jovem e estava movimentado no horário que fomos, que era por volta das 14h. O preço não poderia ter sido melhor. Lembrando que a conversão é mais ou menos de 1 Coroa Tcheca para 0,17 reais brasileiros, vejam só a nota abaixo, que ficou em cerca de R$30,00.

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Outono - Café

Por fim, vejam as vantagens de incluir no seu passeio uma pausa em um café durante a sua viagem:

  • degustar uma ótima bebida: café, chocolate quente, vinho, cerveja... a maioria dos cafés serve todas as bebidas.
  • fazer uma refeição leve e rápida: a parada estratégica em um café pode otimizar seu tempo nos passeios, pois, em vez de "perder tempo" fazendo uma refeição mais demorada como almoço, você pode substituir por um lanche, um sanduíche, um muffin e um café, para recuperar as energias e seguir passeando mais, até parar para jantar.
  • pausa para descansar os pés, ir ao banheiro e acessar a internet, pois é muito comum os cafés disponibilizarem o wi-fi gratuitamente para seus clientes. 

Descubra mais acompanhando as tags nas redes sociais:



Postar um comentário

Botão do Whatsapp só funciona no celular

Digite o que procura e tecle "enter" para buscar