Conferimos em julho de 2019 as novidades do Puro, restaurante que oferece uma verdadeira experiência contemporânea e brasileira, com muita personalidade imprimida pelo Chef Pedro Siqueira, que resgata o conceito de cozinha afetiva, ou seja, pautado em pratos simples, elaborados com o que há de mais fresco no mercado, receitas que visam a estimular o seu paladar e suas memórias das comidas caseiras.
Uma casa de três andares, localizada no Jardim Botânico, um dos bairros mais bucólicos e agradáveis do Rio de Janeiro, complementa esse cenário aconchegante com um toque caseiro. Inclusive, de alguns pontos da casa é possível apreciar a beleza do próprio bicentenário e imperial Jardim Botânico.
No térreo, encontramos o bar, com um pequeno salão adornado com jarros de plantas, e uma varanda mais clean voltada para a Rua Pacheco Leão e parque Jardim Botânico.
No segundo andar, podemos acompanhar toda a alquimia do preparo dos pratos por meio de sua cozinha aberta. Neste andar também encontram-se os banheiros.
No terceiro andar, outro salão bem acolhedor charmoso, mais a concorrida varanda aberta, com vista para as copas das árvores do Jardim Botânico e mesas com vista também para o Cristo Redentor... nada mal, hein?
Ambientes intimistas, luz baixa, música de lounge no dia em que fomos, quando a casa celebrava a sua reabertura após uma renovação de ambientes, assinada pela TD Arquitetura, que trouxe ainda mais bossa para o restaurante, com conceito atualizado e também menu fresquinho.
Dentre as novidades temos: os drinques assumiram de vez o protagonismo no primeiro andar, transformado no Bar do Puro; o balcão do segundo piso agora acomoda a “mesa do chef”, disponível mediante reserva para quem quiser conferir de perto o “marcha e sai” da cozinha; e o terceiro pavimento se abriu ainda mais para a paisagem do Jardim Botânico, trazendo mais luz e verde para dentro do salão.
Os carretéis da decoração deram lugar a outro elemento ligado ao conceito de pureza do restaurante: a cerâmica, em projeto cenográfico do OnzeeOnze Estúdio com peças da ceramista Alice Felzenszwalb, que já assina a louça do Puro.
[puro] adj. Genuíno; verdadeiro; transparente; exclusivo; autêntico; natural; límpido; único; sincero.
Entre as novas criações do chef, há opções como o nhoque de sêmola com lagostim, abóbora e coco queimado e costelinha de porco com purê de batata defumado e repolho braseado. As receitas vegetarianas também se multiplicaram no novo cardápio, que incluiu alface americana grelhada com straciatella, castanhas e raspas de limão, lasanhete de pupunha com cogumelos e ervas frescas e coração de berinjela braseada com mel e balsâmico, ricota de búfala e pangrattato.
No dia da festa de reabertura, a casa preparou um cardápio com novidades e sucessos já consagrados que foram servidos no coquetel, como o frango frito com molho tártaro da casa, que estava muito saboroso, porém eu achei um pouco gorduroso. Pode ter sido algo só do dia. Como não sou muito fã de frituras, não foi o meu prato preferido.
Também experimentamos o bolinho de arroz carreteiro e maionese de biquinho. Este sim estava mais sequinho e me agradou mais. Vale provar.
Já o Atum Selado com guacamole, saladinha de milho tostado e tomate estava dos deuses! Amei!
Outro que também foi uma verdadeira explosão de sabores e estava formidável foi o Arroz Pegado de Rabada, kimchi, agrião e ovo estalado! Daqueles pratos que você precisa repetir!
O peixe do dia grelhado com tolete de pupunha assado, creme de espinafre, vinagrete de mel orgânico e dedo de moça foi outra grata surpresa! Muito gostoso!
- Brasileira: vodka VOA, melão, carambola, xarope de chá verde e limão siciliano
- Aroeira: vodka VOA, tangerina, xarope de canela e pimenta rosa
Sobre o chef Pedro Siqueira
Dono dos restaurantes Puro e Massa Trattoria e da pizzaria Ella, Pedro Siqueira tomou gosto pela gastronomia ainda na infância, não à toa é um intusiasta da cozinha com inspiração caseira. Paulista, de família gaúcha, sua formação é baseada na culinária francesa. O chef tem um currículo vasto, tendo passado por restaurantes renomados como Dom, de Alex Atala, Eau, com o chefe Pascal Valero, e Taillevent, três estrelas Michelin localizado em Paris.
Natural de São Paulo, foi apresentado à Cidade Maravilhosa – de onde nunca mais saiu -, pelo chef Erick Jacquin. No Rio de Janeiro, foi sous chef de Luca Gozzane, no Fasano Al Mare.
Natural de São Paulo, foi apresentado à Cidade Maravilhosa – de onde nunca mais saiu -, pelo chef Erick Jacquin. No Rio de Janeiro, foi sous chef de Luca Gozzane, no Fasano Al Mare.
No comando do Puro, o chef venceu a categoria de “Melhor Novidade” em 2015 pela premiação Rio Show Gastronomia, do jornal O Globo, e a de “Chef Revelação” no prêmio Veja Rio Comer e Beber 2016/2017.
Já o Massa, seu segundo endereço gastronômico, foi eleito “Melhor Novidade” pelo prêmio Melhores do Ano da Revista Época, em 2016.
No ano seguinte, Pedro foi eleito “Chef Revelação” pela revista Prazeres da Mesa. O mais recente prêmio foi conquistado à frente da Ella, escolhida a “melhor pizzaria” no Veja Rio Comer e Beber 2017/2018.
Já o Massa, seu segundo endereço gastronômico, foi eleito “Melhor Novidade” pelo prêmio Melhores do Ano da Revista Época, em 2016.
No ano seguinte, Pedro foi eleito “Chef Revelação” pela revista Prazeres da Mesa. O mais recente prêmio foi conquistado à frente da Ella, escolhida a “melhor pizzaria” no Veja Rio Comer e Beber 2017/2018.
Mais Informações sobre o Restaurante Puro
- Site: http://www.purorestaurante.com.br/
- Endereço: Rua Visconde de Carandaí, 43 - Jardim Botânico - RJ
- Telefone: 21 3284-5377
- Novo Cardápio do PURO - clique aqui
- Menu Convidativo: de segunda a sexta, exceto feriado - R$49,00 (pão + entrada + prato + sobremesa) ou R$39,00 (pão + prato)
- Reservas: para o primeiro horário: almoço 13:00 e jantar 20:00.
- Instagram: www.instagram.com/purorestaurante/
- TripAdvisor: com Certificado de Excelência entre 2017 e 2019, a casa tem nota 8, baseada em mais de 450 avaliações e encontra-se na posição 245 dentre quase 13 mil restaurantes avaliados pelo Fórum - clique aqui para ler os comentários
- Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 17h e das 19h à 00h; sábado, das 12h30 às 17h e das 19h à 00h; domingo, das 12h30 às 22h.
- Capacidade: 63 lugares
- Cc.: todos, exceto Diners.
- Valet: de segunda à sexta, à noite; sábado e domingo, o dia todo
Postar um comentário